Autor Tópico: ubuntu em netbook acer  (Lida 8306 vezes)

Offline ricksv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
ubuntu em netbook acer
« Online: 30 de Novembro de 2012, 09:08 »
olá pessoal,preciso da ajuda de vcs para tirar umas dúvidas minha, tenho um netbook acer modelo ZG5 com 8 gigas SSD de hd e 1,5 gigas de ram.
quero tirar o win xp e instalar o ubuntu para netbook então gostaria de saber qual versão instalar a 10.04 ou 10.10? formato a partição em qual sistema de arquivos ext3 ou ext2 ? li em um post da internet que o ext2 é o melhor para HDs SSD, desempenho irá ser melhor que o win xp?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: ubuntu em netbook acer
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2012, 09:31 »
quero tirar o win xp e instalar o ubuntu para netbook então gostaria de saber qual versão instalar a 10.04 ou 10.10? formato a partição em qual sistema de arquivos ext3 ou ext2 ? li em um post da internet que o ext2 é o melhor para HDs SSD, desempenho irá ser melhor que o win xp?

Ola

Pode escolher qualquer um dos dois, já estão desatualizados mesmo...

Se tem um ssd, use o Lubuntu com a interface netbook, é de facil customização e voce terá um ambiente extremamente rapido

Seu netbook tem placa de video intel GMA 950, e para esta placa os drivers já vêm inseridos no kernel, não precisando customização.

Evite o uso de Ext2, ela é muito sujeita a problemas em relação a ext3. Dê preferência ao novo sistema Ext4, e depois desabilite o "journaling" para maior velocidade.

Depois do sistema instalado, voce deverá instalar o pacote => jupiter para fazer sua bateria durar mais

Se desejar, instale também o zram, para guardar os arquivos temporários em memoria ram e não no disco, aumentando a velocidade e a vida util do SSD.

Remova aplicativos desnecessários a um netbook, como gravador de cd, tecologias assistivas (se não quer que seu Ubuntu "fale"), bluetooth, etc, e terá uma maquininha que roda a jato.

Tenho um EeePc da Asus com celeron 900mHz e 4 gB de ram com SSD de 4gB e roda muito bem

[]'s

Offline ricksv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
Re: ubuntu em netbook acer
« Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2012, 10:11 »
obrigado amigo por ajudar, mas como desabilito o journaling ? vc acha que se eu instalar o ubuntu eu consigo rodar o compiz nesse netbook?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: ubuntu em netbook acer
« Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2012, 10:27 »
O journaling voce desabilita depois do sistema instalado.

Voce citou que queria a versão netbook do Ubuntu, que não foi prevista para usar o compiz. Logo, algo não está batendo em seus desejos.

O compiz é pensado para um ambiente desktop completo e não no ambiente netbook.

Com o Lubuntu voce poderá colocar o compiz mas na interface completa e não na netbook.

Já que estamos falando de ambiente completo agora, teste o Xubuntu também, ele vem com um visual parecido com o do Mac e é bem agradável.

Baixe as Iso, grave num pendrive e teste para ver qual se adapta melhor a seu gosto, depois voce decide.

São todos iguais nos repositorios, o que muda é a imterfae grafica.

[]'s

Offline ricksv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
Re: ubuntu em netbook acer
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2012, 10:34 »
estou no tabalho agora mas quando chegar em casa vou testar o ubuntu netbook 10.10 e o xubuntu 10.10 para netbook (se é que existe uma versão do xubuntu para netbook). quanto ao compiz vou deixar de lado essa idéia.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: ubuntu em netbook acer
« Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2012, 12:11 »
O xubuntu não tem interface netbook, como eu disse é o Lubuntu quem tem.

Só não entendi porque está insistindo em usar a versão 10.

Ela é do tempo do lançamento deste modelo de netbook, onde varios bugs foram corrigidos para ele em versões mais novas.

De qualquer maneira, boa sorte aí.

[]'s

Offline ricksv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
Re: ubuntu em netbook acer
« Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2012, 14:14 »
insisto na versão 10.  pelo fato de achar as versões mais novas como a 12.04 estão pesadas e claro que estou me referindo as versões para netbook,ou estou enganado? pelo menos a versão desktop está muito mais pesada que a 10.10.
existe a versão netbook da 12.04?

Offline ruysteiner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: ubuntu em netbook acer
« Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2012, 22:02 »
Possuo um Netbook Acer, instalei o Xubuntu e está ótimo

clodoaldops

  • Visitante
Re: ubuntu em netbook acer
« Resposta #8 Online: 01 de Dezembro de 2012, 15:30 »
-instale o lubuntu-12.10

Offline EkkiP CAR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: ubuntu em netbook acer
« Resposta #9 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 23:05 »
Olá amigos! tenho um Net ACER AOA 110 ZG5..

havia instalado o Ubuntu 10.10 Maverik..
usei uns 20 dias, mas achei ele pesado...

Achei esse tópico aqui e baseado nas dicas que o Tota passou, acabei instalando o Lubuntu 12.10..
Ele ficou muito legal.. bem rápido..

Mas ele pede para atualizar, aceito a atualização e depois de tudo instalado e atualizado ele atrapalha o funcionamento do Java.
daí todo site que abro da o aviso lá em cima da tela: Java(TM) is requires to display some elements on this page

Dai formatei de novo e instalei o lubuntu outra vez..
Agora pouco ele pediu pra atualizar e novamente atrapalhou o Java..

Oq devo fazer? Será que vou ter que formatar de novo e não deixar Atualizar mais?!



Obrigado!!
Rumo a liberdade! Windows Off...

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: ubuntu em netbook acer
« Resposta #10 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 09:36 »
Olá amigos! tenho um Net ACER AOA 110 ZG5..

havia instalado o Ubuntu 10.10 Maverik..
usei uns 20 dias, mas achei ele pesado...

Achei esse tópico aqui e baseado nas dicas que o Tota passou, acabei instalando o Lubuntu 12.10..
Ele ficou muito legal.. bem rápido..

Mas ele pede para atualizar, aceito a atualização e depois de tudo instalado e atualizado ele atrapalha o funcionamento do Java.
daí todo site que abro da o aviso lá em cima da tela: Java(TM) is requires to display some elements on this page

Dai formatei de novo e instalei o lubuntu outra vez..
Agora pouco ele pediu pra atualizar e novamente atrapalhou o Java..

Oq devo fazer? Será que vou ter que formatar de novo e não deixar Atualizar mais?!



Obrigado!!

Qual Java vc tem instalado aí? O openjdk ou o java da Oracle? E para qual versão está atualizando? A versão 6 ou a 7? Digita java --version (ou java -version, não lembro) em um terminal, e posta aqui o resultado.

O Ubuntu vem via de regra com o openjdk-jre-6, desinstale tudo o que for relacionado ao java e instale a versão 7 do openjdk-jre, procure aí na Central de Programas. Tem q instalar também o openjdk-7-jamvm e o openjdk-7-icedtea (eu não lembro os nomes direito, não estou no ubuntu...).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline EkkiP CAR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: ubuntu em netbook acer
« Resposta #11 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 18:39 »
Olá Sergio!

No terminal deu isso:

anderson@anderson-AOA110:~$ java -version
O programa 'java' pode ser encontrado nos seguintes pacotes:
 * default-jre
 * gcj-4.6-jre-headless
 * gcj-4.7-jre-headless
 * openjdk-7-jre-headless
 * openjdk-6-jre-headless
Tente: sudo apt-get install <pacote selecionado>
anderson@anderson-AOA110:~$ ^C
anderson@anderson-AOA110:~$

A atualização que eu estou "aceitando" e ocasiona essa falha de Java.. São as atualizações que o Computador indica para fazer, Recomendadas, de Segurança etc etc.. Eu aceito, ele faz o processo, e depois de reiniciar, ferrou tudo! Qse todo site que abre dá o aviso:  Java(TM) is requires to display some elements on this page

Sou totalmente "crú" em Linux.. Migrei do win faz uns 3 mêses!


Agradeço a atenção!

Abraço
Rumo a liberdade! Windows Off...