Autor Tópico: Fazer download de pacotes externamente  (Lida 14891 vezes)

Offline Kayo He

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Fazer download de pacotes externamente
« Online: 20 de MAR?O de 2013, 18:48 »
Então pessoal, recentemente migrei do Win7 para o Ubuntu 12.10 e estava tendo problemas na instalação, em minha última tentativa obtive êxito ao desativar o download de atualizações e programas terceirizados, então gostaria de saber se existe alguma forma de baixar as atualizações e outros pacotes de instalação através do Win7, visto que mantenho o mesmo através do sistema de DualBoot.

Estou realmente satisfeito com o Ubuntu 12.10, por isso aproveito para pedir ajuda quanto a conexão pelo Ubuntu, pois não quero depender do Win7 (que já acredito ser um SO fraco e limitado) para obter uma conexão estável. Tenho o interesse de baixar programas de Código-Aberto e estudá-los, algo que é bem restrito no SO do Windows, e este é o principal motivo do meu interesse pelo Ubuntu.
Oque acontece é que a conexão WiFi pelo Ubuntu é estabelecida, mas fica instável e ocasionalmente cai, interrompendo o download de pacotes, algo que não acontece no Win7, oque seria uma solução improvisada pois poderia baixar os arquivos através do Win7 e instalá-los no Ubuntu.

Infelizmente não consegui acessar o terminal do Ubuntu 12.10 pois aparentemente os tutoriais feitos para Ubuntu estão desatualizadas na questão da interface:
Citar
Aplicativos > Acessórios > Consola. Também é possível acessá-lo após pressionar ALT+F2 e digitar Terminal.
Eu disponibilizarei as informações necessárias assim que alguém me ensinar como acessar o terminal, bem como os códigos que devo utilizar para adquirir as informações

Não tenho como me conectar à cabo, já que compartilho a conexão com outras pessoas na residência, mas mantenho o roteador a distância de 1m da cama, e o sinal é excelente. Devo admitir também que o serviço que possuo é muito fraco (600Kbts e ping 500~), porém é o melhor disponível no estado (Amapá), alguns são mais rápidos, porém limitados e instáveis, além de preços de instalação astronômicos com mensalidades acima de R$1.000,00.

Como a conexão é estável no Win7 (navegação mais lenta, porém não há quebra definitiva de sinal), e sabendo que o Ubuntu é Código-Aberto, acredito ser possível criar uma conexão mais estável pelo Ubuntu, seja pela instalação de algum drive (sendo que o download teria de ser feito pelo Win7), seja literalmente editando o próprio sistema para estabilizar a conexão, porém não sei como fazê-lo.
Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Fazer download de pacotes externamente
« Resposta #1 Online: 20 de MAR?O de 2013, 20:07 »
Vou tentar te ajudar quanto a rede wireless..!

Execute em terminal (Ctrl + Alt + T) os seguintes comandos e poste os resultados aqui (Ctrl + Shift + C).

sudo lshw -C network
ifconfig -a
iwconfig
nm-tool
rfkill list wifi


A propósito, teste o Ubuntu 12.04 que é bem mais estável e é LTS (Longo Tempo de Suporte - 5 anos creio eu)..

Bem vindo ao Fórum e a Família Ubuntu Linux.. ;D

Offline Kayo He

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Fazer download de pacotes externamente
« Resposta #2 Online: 20 de MAR?O de 2013, 20:37 »
Testarei o LTS assim que possível, obrigado pela dica ^^'

sudo lshw -C network
Código: [Selecionar]
  *-network               
       descrição: Interface sem fio
       produto: WiFi Link 5100
       fabricante: Intel Corporation
       physical id: 0
       informações do barramento: pci@0000:06:00.0
       nome lógico: wlan0
       versão: 00
       serial: 00:22:fb:76:08:b4
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical wireless
       configuração: broadcast=yes driver=iwlwifi driverversion=3.5.0-17-generic firmware=8.83.5.1 build 33692 latency=0 link=no multicast=yes wireless=IEEE 802.11abgn
       recursos: irq:49 memória:d1500000-d1501fff
  *-network
       descrição: Ethernet interface
       produto: 88E8055 PCI-E Gigabit Ethernet Controller
       fabricante: Marvell Technology Group Ltd.
       physical id: 0
       informações do barramento: pci@0000:08:00.0
       nome lógico: eth0
       versão: 14
       serial: 00:1d:ba:f0:50:89
       capacidade: 1Gbit/s
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm vpd msi pciexpress bus_master cap_list rom ethernet physical tp 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd 1000bt 1000bt-fd autonegotiation
       configuração: autonegotiation=on broadcast=yes driver=sky2 driverversion=1.30 latency=0 link=no multicast=yes port=twisted pair
       recursos: irq:46 memória:d0120000-d0123fff ioport:9000(tamanho=256) memória:d0100000-d011ffff

ifconfig -a
Código: [Selecionar]
eth0      Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:1d:ba:f0:50:89 
          UP BROADCAST MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
          IRQ:16

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:1571 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:1571 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:124538 (124.5 KB) TX bytes:124538 (124.5 KB)

wlan0     Link encap:Ethernet  Endereço de HW 00:22:fb:76:08:b4 
          inet end.: 10.0.0.102  Bcast:10.0.0.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::222:fbff:fe76:8b4/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:2537 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:2574 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:1752412 (1.7 MB) TX bytes:403868 (403.8 KB)

iwconfig
Código: [Selecionar]
wlan0     IEEE 802.11abgn  ESSID:"INTELBRAS" 
          Mode:Managed  Frequency:2.437 GHz  Access Point: 00:1A:3F:FF:02:DA   
          Bit Rate=1 Mb/s   Tx-Power=15 dBm   
          Retry  long limit:7   RTS thr:off   Fragment thr:off
          Power Management:off
          Link Quality=70/70  Signal level=-24 dBm 
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:0  Invalid misc:45   Missed beacon:0

lo        no wireless extensions.

eth0      no wireless extensions.

nm-tool
Código: [Selecionar]
NetworkManager Tool

State: connected (global)

- Device: eth0 -----------------------------------------------------------------
  Type:              Wired
  Driver:            sky2
  State:             unavailable
  Default:           no
  HW Address:        00:1D:BA:F0:50:89

  Capabilities:
    Carrier Detect:  yes

  Wired Properties
    Carrier:         off


- Device: wlan0  [INTELBRAS] ---------------------------------------------------
  Type:              802.11 WiFi
  Driver:            iwlwifi
  State:             connected
  Default:           yes
  HW Address:        00:22:FB:76:08:B4

  Capabilities:
    Speed:           1 Mb/s

  Wireless Properties
    WEP Encryption:  yes
    WPA Encryption:  yes
    WPA2 Encryption: yes

  Wireless Access Points (* = current AP)
    *INTELBRAS:      Infra, 00:1A:3F:FF:02:DA, Freq 2437 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 96 WPA
    JrFavacho:       Infra, 90:F6:52:5D:6F:7A, Freq 2462 MHz, Rate 54 Mb/s, Strength 24 WPA WPA2

  IPv4 Settings:
    Address:         10.0.0.102
    Prefix:          24 (255.255.255.0)
    Gateway:         10.0.0.1

    DNS:             192.168.254.254
    DNS:             168.126.63.2

rfkill list wifi
Código: [Selecionar]
0: sony-wifi: Wireless LAN
Soft blocked: no
Hard blocked: no
3: phy0: Wireless LAN
Soft blocked: no
Hard blocked: no
Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Fazer download de pacotes externamente
« Resposta #3 Online: 20 de MAR?O de 2013, 21:30 »
É amigo..! Parece estar tudo certo com suas interfaces de rede..!

Tente usar o Ubuntu 12.04, garanto satisfação..!

Offline Kayo He

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Fazer download de pacotes externamente
« Resposta #4 Online: 20 de MAR?O de 2013, 22:47 »
Primeiramente obrigado. Farei o Down do Ubuntu 12.04 e postarei aqui se a conexão estabilizou.

Enquanto isso peço ajuda de alguém que saiba se é possível fazer Downloads dos pacotes de atualização e instalação (de programas diversos) através de outro SO, pois baixá-los diretamente através do Ubuntu tem se mostrado uma tarefa difícil. Se for possível baixar as atualizações de outra forma pelo próprio Ubuntu, como através de .torrent seria uma solução mais satisfatória.
Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Fazer download de pacotes externamente
« Resposta #5 Online: 20 de MAR?O de 2013, 23:21 »
Ola

É sim possível baixar tudo do Ubuntu em qualquer outro sistema operacional.

Basta ir a => http://packages.ubuntu.com/

Digite o nome do pacote, verique as dependencias exigidas, baixe, salve numa midia removivel e leve para a maquina Ubuntu sem tede.

O seu problema será apenas saber qual pacote baixar, uma vez que o GNU/Linux não foi projetado para isto.

Pacotes em torrent você não irá encontrar.

O melhor mesmo é voce consertar sua rede.

Comece indo no gerenciador de redes e baixe os MTU para 1492 e veja se melhora a instabilidade

[]'s

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Fazer download de pacotes externamente
« Resposta #6 Online: 21 de MAR?O de 2013, 06:53 »
Uma coisa que está chamando minha atenção é que vc tem uma conexão ótima (70/70, Strength 96 WPA) e ainda assim pega a taxa mínima do wireless (1Mbps). Isso não deveria acontecer...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Kayo He

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Fazer download de pacotes externamente
« Resposta #7 Online: 21 de MAR?O de 2013, 07:22 »
zekkerj
Percebi isso também, mas não tenho certeza sobre oque significa nem a causa. Se for em questão de conexão com a rede isso identificaria o motivo das quedas, pelo Win7 a conexão está sempre na casa dos +96Mbps.

Baixei, formatei e instalei o Ubuntu 12.04, mas continua instável. Tentei acessar o terminal para colocar as informações atualizadas, porém o terminal pede um login e está sempre anunciando como "Login Inválido", é algo parecido com isso:

Código: [Selecionar]
Kayo vgn-fw455j login: Kayo*
password: ***
Onde * eu digito o nome de usuário e em *** eu digito a senha, mas não está passando.

Tota
Agradeço o link de pacotes ^^'
Quanto ao MTU, fiz o recomendado, porém ainda não testei a estabilidade por tempo suficiente para dizer se normalizou. Até agora não caiu.

Por hora vou lhes passar as informações que consigo:

Citar
General
Interface: 802.11 WiFi (wlan0)
Hardware Address: 00:22:FB:76:08:B4
Driver: iwlwifi
Speed: 150 Mb/s
Security: WPA/WPA2

IPv4
IP Address: 10.0.0.102
Broadcast Address: 10.0.0.255
Subnet Mask: 255.255.255.0
Default Route: 10.0.0.1
Primary DNS: 192.168.254.254
Secondary DNS: 168.126.63.2

Aqui a velocidade de conexão WiFi está excelente.
Lembrando que após a redução do MTU não houve mais queda de conexão, porém não vou poder ficar de olho que o sono tá chegando, então por hora é isso, deixarei baixando as atualizações do Ubuntu 12.04 e quando acordar vejo se ficou tudo OK.

Agradeço a todos pelas respostas.

Tota
Por curiosidade, o que vem a ser a redução de MTU?
« Última modificação: 21 de MAR?O de 2013, 07:48 por Kayo He »
Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Fazer download de pacotes externamente
« Resposta #8 Online: 21 de MAR?O de 2013, 10:03 »
Citar
o que vem a ser a redução de MTU?

MTU == "Maximal Transmission Unit".

É o maior tamanho de pacote que o IP pode transmitir em uma conexão. Qualquer pacote maior que isso será fragmentado.

Quem compartilha ADSL costuma ter problema com MTU pois o ADSL usa PPPoE (PPP sobre Ethernet). Ocorre que um quadro Ethernet tem tamanho máximo de 1518 bytes, que descontado o cabeçalho, deixa 1500 bytes de carga útil. Já o PPP tem um cabeçalho de 8 bytes, assim quem usa ADSL com PPPoE deveria mandar pacotes com tamanho máximo de 1492 bytes (1500 - 8 ).

Se sua máquina não percebe que está atrás de uma conexão ADSL, ela tenta usar MTU de 1500 bytes, que é o padrão pra conexão cabeada ou wireless. O resultado é que seus pacotes sofrem fragmentação, o que prejudica o download de arquivos grandes. O sintoma principal é que você consegue navegar, mas as figuras das páginas não abrem.
« Última modificação: 21 de MAR?O de 2013, 10:06 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Fazer download de pacotes externamente
« Resposta #9 Online: 21 de MAR?O de 2013, 10:06 »
Toda participação do Zekkerj, um grande aprendizado..!  ;D ;D

Offline Kayo He

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Fazer download de pacotes externamente
« Resposta #10 Online: 21 de MAR?O de 2013, 14:31 »
De fato, agradeço pela ajuda de todos os usuários que vieram ao tópico.
A boa notícia é que as atualizações foram transferidas e instaladas com êxito. A má notícia é que a conexão continua instável, após reiniciar o notebook ao acordar e começar a baixar outros pacotes (Gimp) e navegar comecei a dar uma olhada em "Connection Information", notando que a velocidade de conexão continua variando entre 1Mb/s e 150Mb/s, as quedas também continuam.

Outra boa notícia é que descobri a razão pela qual o login no terminal não estava passando, falha minha de digitar "Kayo" ao invés de "kayo", portanto, tive acesso as informações do terminal. Infelizmente não consigo postar as informações aqui pois não sei como copiar o texto do Prompt de Comando. Oque noticiei utilizando o código "nm-tool" é que a taxa reduziu para apenas 54Mb/s, porém a o sinal continua ótimo (Str 100 WPA).
Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Fazer download de pacotes externamente
« Resposta #11 Online: 21 de MAR?O de 2013, 14:44 »
Citar
Oque noticiei utilizando o código "nm-tool" é que a taxa reduziu para apenas 54Mb/s

Pode ignorar essa informação. Vale a informação do "iwconfig", que é mais correta.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Kayo He

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Fazer download de pacotes externamente
« Resposta #12 Online: 21 de MAR?O de 2013, 18:25 »
iwconfig
Código: [Selecionar]
Bit Rate: 135 Mb/s   TX-Rate: 15 dBm
Link Quality: 70/70  Signal Level: 18 dBm
Retry long limit: 7
Tx excessive retries: 6   Invalid misc: 2

O problema mesmo é que continua caindo.
Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Fazer download de pacotes externamente
« Resposta #13 Online: 22 de MAR?O de 2013, 00:31 »
Vi lá em cima, na informação completa do iwconfig, que o gerenciamento de energia está desligado (conforme o Gerenciador de Redes/Network Manager faz). Tente ativar esse recurso, veja como fica o comportamento da rede.

sudo iwconfig wlan0 power on
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Kayo He

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 35
    • Ver perfil
Re: Fazer download de pacotes externamente
« Resposta #14 Online: 22 de MAR?O de 2013, 04:17 »
sudo iwconfig wlan0 power on
Sem resultados. Não sei se isso tem haver com eu estar usando o notebook sem Bateria, pois uso sem bateria desde que tive problemas com drivers no Windows.
Se alguém pudesse me dar a dica de como copiar o texto do terminal eu poderia postar as informações atualizadas aqui ("Ctrl+Shift+C" não funciona nestes terminais).

Fiquei sabendo que a conexão com internet do estado inteiro começou a ter problemas de instabilidade recentemente, problemas de satélite ou algo semelhante. Não sei se o Ubuntu é configurado para quando a conexão com a internet cair ele tentar reconectar, oque seria estranho. Não acredito que este seja o problema já que a própria velocidade de conexão com o roteador está instável.

O estado sempre teve problemas de internet, nunca foi oferecido um serviço de qualidade, bem queria uma forma de contornar isso, mas este não é o assunto do tópico. O notebook já tem uns 5 anos (Sony Vaio FW-455J) mas está em ótimas condições, o roteador deve ter uns 2 anos, não acredito que seja problema com software já que no Win7, que considero um SO bem mais fraco que Ubuntu, a velocidade de conexão está sempre ótima (96~150kbts), não havendo os problemas de desconexão, mas a instabilidade em relação a internet é semelhante.

Ou seja, a instabilidade com relação a internet parece não ter nada haver com meus hardwares ou softwares, mas sim com as empresas que prestam serviços de internet para o estado. Ainda assim gostaria de resolver a instabilidade da conexão com a rede wifi, pois aparentemente uma coisa não tem haver com a outra, e a queda na conexão me faz travar no download de pacotes. Inclusive agora estou com isso travado:
http://i45.tinypic.com/167w30z.png

Algumas informações:
http://i45.tinypic.com/24350l2.png

Também apareceu uma mensagem recentemente afirmando que a rede estava configurada como "Local" e que isto não era recomendado, só não sei onde editar esta configuração.
Lembrando também que não instalei nenhum Driver adicional, estou apenas com os que foram instalados com o Ubuntu.
« Última modificação: 23 de MAR?O de 2013, 01:14 por Kayo He »
Notebook: Processador: Intel Core2 Duo T6500 2.10GHz x2 - RAM: 4 GB - Rede: Intel WiFi Link 5100 AGN - Vídeo: ATI Radeon HD 4650 - HD: Toshiba MK3254GSY ATA 320 GB