Autor Tópico: Dual Boot entre Ubuntu 13.04 (em SSD) e Windows 8 (em HDD)  (Lida 5717 vezes)

Offline brunopaulo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Dual Boot entre Ubuntu 13.04 (em SSD) e Windows 8 (em HDD)
« Online: 27 de Setembro de 2013, 22:08 »
Olá!

A pouco adquiri uma ultrabook da Asus, modelo S46CM*, e estou pesquisando as melhores formas de configura-lo.
Infelizmente não posso ficar somente com uma distribuição linux instalada em meu computador, pois necessito de softwares disponíveis somente em Windows. Deste modo optei por configurar minha máquina com Dual Boot entre Ubuntu 13.04 e Windows 8.

Após muito pesquisar sobre instalação de distribuições Linux em SSD e configurações do Windows 8 para tecnologias de melhoria de performance por parte de SSD cheguei a conclusão de que o melhor a se fazer era particionar meu SSD, instalar o Ubuntu em uma dessas partições e deixar a outra parte livre para as configurações do Windows 8. Mas com isso me surgiram muitas dúvidas e gostaria que vocês me ajudassem com elas.

Deste modo meus HDs (SSD de 24Gb e HDD de 750Gb) ficariam da seguinte forma:

SSD - 24Gb (21Gb na verdade)
         |-> 8 Gb livres para configurações do Windows 8 (Intel Smart Response, Smart Start e demais)
         |-> 13 Gb para instalação do Ubuntu 13.04 (na verdade estou esperando o 14.04 LTS  ;) )

HDD - 750Gb
         |-> 150 Gb para Windows 8 e softwares instalados
         |-> 600 Gb para Arquivos

Minhas dúvidas agora são:

Há alguma configuração de BIOS necessária e/ou recomendada?
Como particionar o SSD para instalar o Ubuntu de 13Gb? É como em um HDD comum?
Qual o melhor Sistemas de Arquivos a se utilizar para a partição do Ubuntu? Ext4? Ext2?
Onde Instalar o GRUB?

Lembrando que o interessante é a melhoria da performance, tanto ao se iniciar o sistema quanto em seu uso.

Agradeço desde já a ajuda de todos.
Até mais.

*Especificações do modelo:
Asus S46CM-WX119H
Processador: 3ª Geração do Intel® Core™ i7 3517U (Dual Core) 3ª Geração - 1.9 GHz (Max 3.0 GHz Turbo Boost)
Memória: 8 GB (4GB + 4GB) - DDR3 1600 MHz
Disco rígido: 750 GB (5400 RPM) + SSD Cache 24GB
Tela: 14.0" LED-backlit TFT LCD
Wireless 802.11 B/G/N
Bluetooth™ 4.0
Sistema Operacional: Windows® 8
Placa de video: NVIDIA® GeForce® GT 635M - 2 GB DDR3 (Dedicada)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Dual Boot entre Ubuntu 13.04 (em SSD) e Windows 8 (em HDD)
« Resposta #1 Online: 28 de Setembro de 2013, 08:23 »
Cara, não é muito boa ideia ficar particionando SSD com pouca capacidade. Abre o Gparted e verifica se há um espaço sobrando, além dos 21 GB. Se tiver é o over provisioning.

Instala o Ubuntu no HD mesmo. Você particiona o HD com o Gparted (escolha "Experimentar Ubuntu"), faz uma partição de uns 12 à 30 GB para a raiz do sistema (/) e uns 50 GB ou mais para a /home, depende de quanto você vai precisar para guardar documentos, downloads, músicas e etc. Daí na hora da instalação, você escolhe "Instalação Avançada", é a última opção de 3 ou 4. Na próxima janela você vai escolher os pontos de montagem, aí que está o pulo do gato. Você vai escolher a partição de 12 à 30 GB para a /, e a outra para a /home, não é necessário formatar, e o Grub vc instala na mesma partição que a / (essa opção você encontra na caixa de seleção, parte de baixo da mesma janela). Muita atenção aí, é onde muita gente erra.

Como tem windows 8 aí, provavelmente há uma partição EFI, de 100 MB ou mais. Depois da instalação, pode ser que você tenha que usar o Boot Repair, para que possa dar boot tanto no windows como no Ubuntu.

Mais dicas: http://pplware.sapo.pt/linux/dual-boot-com-windows-8-e-ubuntu-12-10-uefi/
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Dual Boot entre Ubuntu 13.04 (em SSD) e Windows 8 (em HDD)
« Resposta #2 Online: 28 de Setembro de 2013, 12:05 »
Não é necessário criar a partição /boot?

Abçs!

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Dual Boot entre Ubuntu 13.04 (em SSD) e Windows 8 (em HDD)
« Resposta #3 Online: 28 de Setembro de 2013, 13:08 »
Não é necessário criar a partição /boot?

Abçs!

Depende, eu atualmente costumo criar, mas não precisa. Se for criar, 500 MB à 1024 MB tá bom.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !