Meu caro gabrieltomate, fica impossível te ajudar sem a sua configuração de Hardware e a versão do Ubuntu.
Pode ancontecer do Driver da Nvidia ou da ATI não funcionar com a sua placa de Vídeo no Linux, daí ter que usar o Driver fornecido pelo Xorg mesmo. Isto já me aconteceu num Install Fest aqui que participei, só funcionou direitinho com o Driver VESA.
Assim você ficaria sem aceleração 3D.

Obrigado pela resposta, acabei esquecendo de colocar as configurações, aí vão:
Ubuntu 6.10
Placa Mãe: ASUS A758X-MX (não sei se o problema é o firmware)
Processador: Athlon XP 2100+
Placa de Vídeo: NVIDIA 5200 FX
Memória: 512mb.
Funciona tudo beleza com o driver NV, sem aceleração.
Com a atualização para o NVIDIA (pelo envy, na mão-grande, etc.) eu consigo ver o logo da NVIDIA, entro no sistema, abro os programas só que de uma hora pra outra a tela começa a congelar e depois o PC trava. Mas isso só rola no GNU. No "sistema do diabo" não tem esse problema.
Queria rodar o Beryl e companhia por aqui, usar joguinhos que precisam de aceleração, esse tipo de coisa.
Tenho alguma forma de pegar um log disso e passar pra você? Para que assim tenha como me ajudar?
Meu caro gabrieltomate, fica impossível te ajudar sem a sua configuração de Hardware e a versão do Ubuntu.
Pode ancontecer do Driver da Nvidia ou da ATI não funcionar com a sua placa de Vídeo no Linux, daí ter que usar o Driver fornecido pelo Xorg mesmo. Isto já me aconteceu num Install Fest aqui que participei, só funcionou direitinho com o Driver VESA.
Assim você ficaria sem aceleração 3D.