Fórum Ubuntu Linux - PT
12 de Março de 2010, 00:44 *
Olá, Visitante. Faça o login ou registre-se.
Perdeu o seu e-mail de ativação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Atualização no plugin de busca para Firefox e Internet Explorer.
 
   Home   Ajuda Regras Pesquisa Login Registre-se  
Anúncios
Páginas: [1] 2 3 ... 5   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Envy - Instalando os últimos Drivers da Nvidia ou ATI sem complicações!  (Lida 29488 vezes)
galactus
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu
*****
Deslogado Deslogado

Mensagens: 2.134



« em: 17 de Janeiro de 2007, 05:20 »

O Envy (um tracadilho com a palavra "Nvidia" em Italiano) é um Script via linha de comando escrito em Python por Alberto Milone (o já famoso tseliot do Fórum do Ubuntu em Inglês; famoso pelo tópico sobre o Driver de Vídeo das placas Nvidia).

O Envy procurará baixar a versão mais recente e estável dos sites da Nvidia e ATI (o Driver da ATI só foi incluído a partir da versão 0.8.1 do Envy), ou uma versão mais recente possível (mas não os mais novos) do Driver para as placas consideradas "Legacy".

Ao visitar o Blog do Alberto Milone você deverá encontrar uma versão estável (stable) e instável (unstable) do Envy. O próprio Alberto deixa claro em letras garrafais que você deve procurar utilizar sempre a versão estável.  Versões instáveis são para os que sabem o que estão fazendo.


Mas o que exatamente o Envy faz?

* Verifica se o seu sistema possui todos os pacotes necessários para rodar o instalador do Driver da Placa de Vídeo.
* Instalará apenas o Driver suportado por sua placa de Vídeo (no caso das Placas Nvidia, existem 3 séries de Drivers: os 97XX, os novos Legacy 96XX, e os legacy 71XX. O Envy tentará detectar o Modelo da sua placa de Vídeo e instalará o respectivo Driver mais apropriado para ela. Se a Detecção falhar, o Envy questionará você se gostaria de instalar uma versão diferente).
* Baixa, compila e instala o Driver mais recente para sua placa de Vídeo Nvidia ou ATI (os Drivers são baixados dos sites da Nvidia e ATI, portanto é bom saber sobre possíveis problemas envolvendo cada versão do Driver em questão antes de culpar o Envy se algo der errado).

Infelizmente está tudo em Inglês.

Por favor leiam tudo antes de realizar qualquer modificação!
É necessário que os repositórios Universe e Multiverse Oficiais do Ubuntu estejam ativos!
É necessário estar conectado a Internet para que tudo funcione bem!


Como proceder para instalar e executar o Envy:

1) Se você já possui alguma versão anterior do Envy instalada, remova a versão antiga para instalar a mais nova.  Se não possui o Envy instalado no sistema pule este passo.   No terminal:

Código:
sudo aptitude purge envy

Código:
sudo rm -R /usr/share/envy


2) Acesse diretamente a página do projeto: http://albertomilone.com/nvidia_scripts1.html  ou o Blog do Autor - http://albertomilone.com/wordpress e procure baixar a versão mais recente e estável do Envy. Lá você encotrará um arquivo  .deb (o executável do Ubuntu). Serve para as versões 6.06 (32 e 64bits) e 6.10 da família Ubuntu, as versões PPC não são  suportadas!



3) Instale o pacote baixado clicando duas vezes sobre ele. Se preferir o terminal, vá até o diretório em que baixou o Envy e digite:

Código:
sudo dpkg -i nome_da_versão_do_envy.deb 


4) Feche a sua sessão ou outras que possam estar abertas e use a seguinte combinação de teclas: CTRL+ALT+F1

Com isso você será levado a uma tela preta do terminal que vai tomar toda a área do seu monitor. É necessário fazer um novo Login.

5)  Digite então: envy + ENTER

6) Escolha Instalar ou Desinstalar o Driver da Nvidia ou ATI da Interface em modo texto. Daí em diante é só aguardar o término de todo o processo. Fique atento ao final do processo, geralmente é perguntado se você gostaria de configurar o Xorg automaticamente e ele já retorna ao modo gráfico se tudo correu bem.



Algumas considerações!

* E se deu errado e eu perdi a minha parte gráfica?
 Calma, não se desespere! Você não perdeu seus dados e nem o seu sistema. Volte a executar o Envy mas desta vez escolha a opção de retirar o Driver!  Tudo deve voltar ao normal.

* E se o Ubuntu resolver atualizar o Xorg ou o Kernel? O que vai acontecer?
Você perderá a parte gráfica do sistema! Mas calma, você nem vai precisar tomar tranqüilizantes!  Lingua  Basta repetir o processo de instalação do Envy. Como você não terá à parte gráfica, você será automaticamente levado ao terminal, daí é só executar o Envy.  Pode confiar que funciona, eu esperei uma atualização dessas para ver se tudo voltava ao normal repetindo o processo. Só então resolvi postar essa dica!





« Última modificação: 29 de Janeiro de 2007, 08:18 por galactus » Registrado
Kamei Hyoga
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 939

Ubuntu 8.04


WWW
« Responder #1 em: 17 de Janeiro de 2007, 16:09 »

Bem, vou testar aqui e já digo como foi.




Logo que eu dei o comando ele me pediu uma senha e eu digitei. Apareceu o menu e escolhi instalar os drivers da NVidia, mas parou ae. Tá dando vários erros:

Ubuntu Drapper 32 Bit

traceback (most recent call last):
 File "interface.py" , line 20 , in ?
    objects.mainmenu()
 File "usr/share/envy/instun/objects.py" , line 355 , in mainmenu
    menu1.process()

.
.
.

NameError: global name ' middlecards' is not defined


É isso. To querendo jogar alguns jogos e vou instalar pelo Synaptic mesmo.

« Última modificação: 17 de Janeiro de 2007, 16:30 por Kamei Hyoga » Registrado

Frenesi
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 12


« Responder #2 em: 18 de Janeiro de 2007, 22:54 »

bom eu rodei e ocorreu tudo bem... instalou... só que quando o X subiu,
só que subiu com as resoluções pequenas... ai dei um:

"sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg"

disse quais resoluções era para usar... e pronto... tudo ficou lindo  Sem Graça
Registrado
galactus
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu
*****
Deslogado Deslogado

Mensagens: 2.134



« Responder #3 em: 19 de Janeiro de 2007, 06:44 »

REalmente não sei o que poderia ser no caso do Kamei Hyoga. Quanto ao Frenesi, se for o Driver da Nvidia, pode reparar que o Nvidia Settings possuí opções para alterar as taxas de  resolução e atualização do monitor! Não precisava ir no dpkg. Pelo menos foi o que aconteceu comigo! Sorridente
Registrado
Frenesi
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 12


« Responder #4 em: 19 de Janeiro de 2007, 15:12 »

bom galactus vi que no Nvidia Settings possuía opções para alterar as taxas de  resolução e atualização do monitor,
só que ele não dava as opções que eu queria... a resolução soh apareceia a opção de ir ateh 1024x768 e onde eu uso 1280x1024
depois do dpkg apareceu todas as opcões  Contente
Registrado
junioralessandro
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 16


Sistemas de Informação - Nº 3421


« Responder #5 em: 19 de Janeiro de 2007, 15:49 »

Perfeito, estou rodando o Dapper aqui com uma placa NVidia GeForce FX 5200 e não tive nenhum probema com a instalação, muito bom galactus, estou utilizando um monitor philips modelo 107S6 resolução 1024x768 à 85 HZ tudo detectado, menos a taxa de atualização que fiz direto pela opção Nvidia X Server Settings pelo painel.
Registrado

CPU P-4 3.0E 478 800MHZ 1MB/ASUS P4S800-MX SE/2HDs 80GB SAMSUNG IDE 7200RPM/MEM DDR PC-400 1024MB
raphabonelli
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 87



« Responder #6 em: 26 de Janeiro de 2007, 09:30 »

Acabei de utilizá-lo aqui, para desinstalar o driver que eu utilizava (instalado via apt-get) e depois reinstalar o novo via Envy. E o que posso dizer, além de que o aplicativo é fantástico?

Tomara que em um futuro próximo vire padrão no Ubuntu... pois o lance é show de bola mesmo.

Para constar como dado, eu utilizo uma GeForce 6800XT 256DDR2.
Ele escolheu o driver sozinho e instalou o 1.0-9746
Registrado

.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."
advogama
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 176



« Responder #7 em: 27 de Janeiro de 2007, 17:18 »

Eu instalei o drive atual e deu tudo certo. O único problema é que diminuiu a taxa de atualização do monitor de 85 Hs. para 60 e, aparentemente não há opção para mudar. Tentei o comando "dpkg-reconfigure xserver-xorg" - ali eu realizei a configuração correta para que pudesse utilizar uma taxa de atualização maior, e mesmo assim não dá certo. Existe algum outro comando ou arquivo para configurar. eu sei que o monitor suporta pois eu utilizava com o drive da nvidia do repositório e mais, no Rwndows também funciona com essa taxa.
Registrado

Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.

vlad
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 25


« Responder #8 em: 27 de Janeiro de 2007, 20:24 »

Eu instalei o drive atual e deu tudo certo. O único problema é que diminuiu a taxa de atualização do monitor de 85 Hs. para 60 e, aparentemente não há opção para mudar. Tentei o comando "dpkg-reconfigure xserver-xorg" - ali eu realizei a configuração correta para que pudesse utilizar uma taxa de atualização maior, e mesmo assim não dá certo. Existe algum outro comando ou arquivo para configurar. eu sei que o monitor suporta pois eu utilizava com o drive da nvidia do repositório e mais, no Rwndows também funciona com essa taxa.

Verifica se colocando essa linhas (referentes a seu monitor) no xorg.conf ele retorna a frequência ao normal.

Section "Monitor"
   Identifier   "SyncMaster 997MB"
   Option      "DPMS"
   HorizSync   30-96  #Essa
   VertRefresh   50-160  #Essa
EndSection
Registrado
RC2006
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 819


Ubuntu 9.10


« Responder #9 em: 27 de Janeiro de 2007, 20:49 »

Funcionou com a minha Nvidia GeForce 6500 PCI Express.

Código:
5)  Digite então: envy + ENTER

Acho que nesta etapa, galactus , deveria reforçar que o micro deve estar conectado a internet.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2007, 20:59 por RC2006 » Registrado

Pentium D dual core 3.2GHZ 2GB - Windows Vista Business/Ubuntu 9.10
Netbook acer aspire one 1.6ghz 1gb Ram HD-120GB - XP/Ubuntu Netbook Remix 9.04
advogama
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 176



« Responder #10 em: 27 de Janeiro de 2007, 21:13 »



Segui sua dica, mas ainda não resolveu. Valeu mesmo assim.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2007, 21:41 por advogama » Registrado

Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.

pinduvoz
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 2.462



« Responder #11 em: 29 de Janeiro de 2007, 04:22 »

Usei o Envy conforme a dica e instalei o driver no meu Xubuntu fácil, fácil. Precisei só de um pouco de coragem, já que tinha usado o Envy numa instalação do Linux Mint (testei, já que é Ubuntu + codecs, java, flash etc.) e deu uma tremenda "caca".

Aliás, atualizei o driver já instalado, sem remover nada antes e sem nenhum problema para reiniciar o X.

Outro ponto: antes de utilizar o Envy, não conseguia instalar o nvidia-settings. Toda vez que eu tentava, o Synaptic marcava o nvidia-glx para remoção e um outro kernel (386, quando eu uso o generic que, pelo que eu li, é otimizado para 586 e 686) para instalação. O jeito era instalar o driver sem o nvidia-settings, problema que foi resolvido pelo Envy, pois, agora, os dois estão instalados e funcionando muito bem.

Valeu pela dica, recomendada para quem se habilitar.

P.
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2007, 22:24 por pinduvoz » Registrado

:: Linux Registered User nº 439378 ::
galactus
Equipe Ubuntu
Usuário Ubuntu
*****
Deslogado Deslogado

Mensagens: 2.134



« Responder #12 em: 29 de Janeiro de 2007, 08:19 »

Funcionou com a minha Nvidia GeForce 6500 PCI Express.

Código:
5)  Digite então: envy + ENTER

Acho que nesta etapa, galactus , deveria reforçar que o micro deve estar conectado a internet.

Já coloquei um aviso.
Registrado
ninjitisu
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 213


Design Dojo


WWW
« Responder #13 em: 29 de Janeiro de 2007, 10:46 »

Eu acompanho o blog do Alberto e vi hoje um mensagem para todos os usuarios de Dapper fazerem o upgrade para a nova versão(principalmente usuarios da ATI).

Para mais informações visitem o blog do Alberto Milone
Registrado

Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui
Perícope
Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 291



« Responder #14 em: 29 de Janeiro de 2007, 14:44 »

Eu já instalei a versão nova que, segundo o blog do bambino, é para o Dapper. Funcionou perfeitamente!

Só chamo atenção para esta dica do nobre devorador de mundos e pai coruja:

Citar
6)  Escolha Instalar ou Desinstalar o Driver da Nvidia ou ATI da Interface em modo texto. Daí em diante é só aguardar o término de todo o processo.

É aguardar mesmo, pois não há indicação de que esteja acontecendo alguma coisa e na linha

Código:
running local boot scripts (/et/rc/local)

tem-se a impressão de que o trem travou. No meu caso, foram 17 mb sendo baixados.

Grande dica!
Registrado

Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |
Páginas: [1] 2 3 ... 5   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Tema desenvolvido por FaBMak e n3t0
Powered by SMF 1.1.11 | SMF © 2006-2009, Simple Machines LLC
© 2010 Canonical Ltd. Ubuntu e Canonical são marcas registradas da Canonical Ltd.
XHTML 1.0 válido! CSS válido!