Autor Tópico: Multimídia no Ubuntu 7.04!  (Lida 188807 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Multimídia no Ubuntu 7.04!
« Online: 21 de Janeiro de 2007, 10:08 »
Este tutorial serve para as versões 32bits do Feisty Fawn ou Ubuntu/Kubuntu/Xubuntu/Edubuntu 7.04.  Meus agradecimentos ao Thiago E. de Oliveira, Carlosfrancoba, Gabriel e Epreis pelas dicas.

Por favor leiam todo o tutorial antes de realizar quaisquer mudanças!

Nunca foi tão fácil instalar os pacotes multimídia no Ubuntu.  Querem ver?

Imagine que você acaba de instalar o Ubuntu 7.04, monta a sua partição de dados ou do Windows com dois cliques pelo Nautilus e em seguida procura executar um arquivo MP3 clicando duas vezes nele.  O que acontece? O Ubuntu 7.04 vai detectar que você não possui o Codec que permite a reprodução do arquivo MP3 pelo Totem, avisa isso a você e desde que esteja conectado a internet instalará o codec necessário abrindo o Totem e em seguida reproduzindo o arquivo MP3. Isso também acontece se você tentar reproduzir arquivos AVI, WMV e MPEG.

Resumindo, com este novo recurso de instalação de Codecs sob demanda você conseguirá reproduzir a maioria dos principais arquivos de áudio e vídeo através do Totem, não me refiro aos DVDs.  No caso dos DVDs a coisa é diferente. 

Como o Ubuntu é distribuído internacionalmente alguns Codecs não podem ser colocados por padrão. Mas o trabalho realizado na biblioteca Gstreamer é tão bom que talvez não seja necessário instalar o W32codecs da MS.

Há sim, se você usuário do Kubuntu e Xubuntu estiver se perguntando sobre este recurso neles, já aviso que no Kubuntu ele está presente (ele abre o Amarok ou Kaffeine), no Xubuntu ainda não sei!

Se não quiser seguir a instalação de Codecs sob demanda do Ubuntu você poderá usar o Automatix 2:

http://www.getautomatix.com/

Ou realizar a velha e boa instalação via Synaptic/Adept em modo gráfico ou apt-get pelo terminal de todos os pacotes necessários. Qual o motivo da instalação via Synaptic/Adept ou apt-get ser melhor? Vocês notarão que 95% dos pacotes que serão instalados são dos repositórios oficiais do Ubuntu. Se você pretende atualizar o Ubuntu de uma versão para outra é importantíssimo utilizar ao máximo apenas pacotes e os repositórios oficiais.   

Estou assumindo que você está fazendo a instalação desses pacotes após uma instalação nova do Feisty Fawn (Ubuntu 7.04). Foi exatamente o que fiz aqui na minha máquina. Ao final dele o seu Feisty Fawn deverá ser capaz de lidar com os seguintes tipos de arquivos multimídia (foram os que consegui testar): mp3, Ogg-Vorbis, m4a (aac), mpc (musepack), ape (vejam o final do tutorial), XviD, wma,  avi, wmv (os protegidos pela DRM não são suportados), divx, mpeg, rmvb (prefira usar o Xine ou o Realplayer para reproduzí-lo), MPEG-4/MPEG-10 (H264, para máquinas poderosas, de preferência com Placas de vídeo dedicadas da Nvidia), PDF, streaming de vídeos (trailers do sites da  Apple e Omelete), MIDI, arquivos compactados em RAR, ZIP, 7ZIP e ACE, Flash, Java (para acessar sites de Bancos e rodar aplicações que exijam o Java instalado), assistir DVDs (prefira o Xine, Kaffeine ou Mplayer, o Totem dá muitos problemas), fontes da Microsoft e etc.

Entenda que mesmo com o Codec necessário para execução de um determinado arquivo multimídia instalado, pode acontecer da aplicação escolhida por você para reproduzí-lo, não dar suporte a ele. Por isso é importante que você teste vários programas de sua escolha para tal. Como exemplo vou falar dos arquivos APE ( o formato Monkey Audio ). Mesmo depois de instalada as bibliotecas necessárias para sua reprodução, se você não instalar o suporte à arquivos APE no XMMS ou no BMP, você não conseguirá executar os arquivos APE!


Então vamos lá, por onde começar? A primeira coisa a fazer é verificar a lista de repositórios. Certifique-se que toda lista esteja ativa. Na versão 7.04, apenas o repositório Backports está inativo. Após ativar o repositório Backports e atualizar a sua lista, vamos colocar a mão na massa!   Não sabe como fazer isso?  Tá na mão: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=18757.0

Primeira Etapa:

Com a lista em ordem instalaremos os seguintes pacotes apenas com a lista oficial:

ubuntu-restricted-extras ( Ele instalará os seguintes pacotes com suas dependências – Sun Java 6, Flash 9, Fontes da Microsoft, Gstreamer Ugly e Ugly Multiverse e Libdvdread )
sun-java6-fonts
cpdvd (para copiar o conteúdo de um DVD para o HD, modo texto)
faac
faad
ffmpeg
flac
gstreamer0.10-ffmpeg
gstreamer0.10-gl
gstreamer0.10-pitfdll
gstreamer0.10-plugins-bad
gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse
gstreamer0.10-sdl
lame
mp3gain
x264-bin (para codificar arquivos de vídeo H264/AVC)
mpg123 (para ouvir mp3 no Nautilus quando passar o ponteiro do mouse sobre a música)
mpg321 (para ouvir mp3 no Nautilus quando passar o ponteiro do mouse sobre a música)
gqmpeg (para ouvir ogg no Nautilus quando passar o ponteiro do mouse sobre a música)
regionset (modifica a região de codificação para reprodução de DVDs - uso em modo texto)
mjpegtools
sox
mplayer (Reprodutor de Vídeo e Áudio)
mplayer-fonts (fontes necessárias par ao Mplayer mostrar legendas)
mplayer-skins (temas para o Mplayer)
mozilla-mplayer (plugin do Mplayer para o Firefox poder tocar Trailers da Internet, é preciso remover o totem-mozilla se quiser usar este)
xine-ui (Outro reprodutor de Vídeo e Áudio)
libxine1 (bibliotecas do Xine-ui)
libxine-extracodecs (para o Xine tocar MP3, mas me parece que ele perdeu a função, só o libxine1 é o suficiente)

*Atendendo a pedidos!

rar (para compactar arquivos no formato RAR, use o Compactador de arquivos ou File Roller no Ubuntu para isso)

unrar (para descompactar arquivos no formato RAR, use o Compactador de arquivos ou File Roller no Ubuntu para isso)

p7zip e p7zip-full (suporte aos arquivos 7zip [7z - LZMA], ZIP, Zip64, CAB, RAR, ARJ, GZIP, BZIP2, TAR, CPIO, RPM, ISO e DEB) – Do que pude averiguar o Fille roller será capaz de descompactar, mas não compactar no formato 7zip.  Você terá que usar a linha de comando para compactar arquivos 7zip. Não tenho arquivos 7zip para testar isso. Alguém pode testar se isso realmente funciona?)

unace (suporte para arquivos ACE, vizualização e descompactação)


Para os que gostam do bom e velho modo texto do apt-get é só fazer (copie aqui com o CRTL+C e depois dentro da janela do terminal do Ubuntu cole com o SHIFT+CRTL+V):

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras sun-java6-fonts cpdvd faac faad ffmpeg flac gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-gl gstreamer0.10-pitfdll gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-sdl lame mp3gain x264-bin mpg123 mpg321 gqmpeg regionset mjpegtools sox xmms xmms-flac xmms-mp4 xmms-musepack xmms-scrobbler xmms-skins xmms-status-plugin
xmms-wma mplayer mplayer-fonts mplayer-skins mozilla-mplayer xine-ui libxine1 libxine-extracodecs rar unrar p7zip-full p7zip unace

Se você marcar para instalação todos os pacotes listados acima: 91 pacotes serão instalados, 178MB de espaço extra será utilizado e 63,1MB precisarão ser baixados!


Se gostar do XMMS, sugiro a instalação dos seguintes pacotes:

xmms (Tocador de áudio estilo Winamp)
xmms-flac (permite ao xmms reproduzir arquivos FLAC – sem perda na qualidade de Áudio)
xmms-mp4 ( permite ao xmms reproduzir arquivos mp4/aac)
xmms-musepack (permite ao xmms reproduzir arquivos MPC)
xmms-scrobbler (quando ativado, envia informações das músicas que você ouve para o Last.fm)
xmms-skins (temas diferentes para o xmms)
xmms-status-plugin (quando ativado, coloca um ícone xmms no dock do Gnome e KDE)
xmms-wma (permite ao xmms reproduzir arquivos WMA)

Se você marcar para instalação todos os pacotes listados acima: 9 pacotes serão instalados, 8,7MB de espaço extra será utilizado e 2,1MB precisarão ser baixados!

Segunda Etapa

Agora vamos colocar uma lista não oficial, o projeto Medibuntu. O projeto Medibuntu serve exatamente para tornar disponíveis aqueles pacotes que não podem ser colocados nos repositórios oficiais como padrão.
Ele se encontra neste endereço: http://medibuntu.sos-sts.com/index.php
Uma lista com todos os pacotes que ele dispõe estão aqui: http://medibuntu.sos-sts.com/packages.php

Vamos adicionar essa lista com os seguintes comandos (no terminal):

Código: [Selecionar]
wget -q http://medibuntu.sos-sts.com/repo/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add -
Código: [Selecionar]
sudo wget http://medibuntu.sos-sts.com/sources.list.d/feisty.list -O /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list
Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
Não deve demorar e logo em seguida o ícone de atualização deve pipocar na sua tela. Vários pacotes poderão ser atualizados, realize a atualização por sua conta e risco. Como fica claro na descrição dos pacotes, eles NÃO são suportados pela Canonical! Realizei a atualização e ainda não percebi nada de errado com o sistema. Vocês podem dizer se algo deu errado.

Agora você poderá instalar os seguintes pacotes:

w32codecs (Codecs da Microsoft)
libdvdcss2 (Permite reprodução de DVDs encriptados)
acroread (Adobe Acrobat Reader - PDF)
acroread-plugins
mozilla-acroread (Plugin do Firefox para abrir arquivos PDF da internet)


Em modo texto:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install w32codecs libdvdcss2 acroread acroread-plugins mozilla-acroread
Se você marcar para instalação todos os pacotes listados acima: 6 pacotes serão instalados, 151MB de espaço extra será utilizado e 58,3MB precisarão ser baixados!


Vocês ainda poderão instalar o Skype e o Google Earth com o repositório do Medibuntu:

skype (Skype é um programa muito simples com recursos super bacanas. Como por exemplo: falar com outros usuários Skype de computador para computador, ligar para telefones fixos e celulares com o SkypeOut, receber chamadas em qualquer lugar do mundo com o seu Número SkypeIn, transferir arquivos, enviar mensagens SMS, fazer chamadas com vídeo, chat, participar de Skypecasts e Papo Skype, conferências.)

googleearth (Com o programa você pode encontrar qualquer localidade na Terra, algumas com tanta precisão que é possível ver ruas, cruzamentos, até hospitais e os restaurantes mais famosos em mapas 3D.)

Em modo Texto:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install skype googleearth

Se não quiser permancer com a lista do Medibuntu ativa é só colocar o símbolo da Cerquilha "#" na frente dela.


Terceira Etapa

Vamos instalar o Real Player 10  para Linux baixado do site da Real Player: http://www.real.com/linux/

Você vai baixar o arquivo RealPlayer10GOLD.bin.  Em seguida, pelo terminal,  vá até  a pasta que você baixou o arquivo e realize os sequintes comandos:

Torne o arquivo executável:
Código: [Selecionar]
chmod +x RealPlayer10GOLD.bin
Para instalar o Real Player:
Código: [Selecionar]
sudo ./RealPlayer10GOLD.bin
Quando lhe pedir um local para instalar o RealPlayer inserir (se ele já não mostrar esse diretório):

/usr/bin/RealPlayer

Quando lhe pedirem para configurar um system-wide symbolic links, responda "y". Depois disso aceite o prefixo para ligações simbólicas (Pressione "ENTER").

Agora já pode remover o pacote de instalação se quiser:

Código: [Selecionar]
rm RealPlayer10GOLD.bin



Considerações Finais!


No caso deste tutorial eu optei por instalar o Mplayer e o plugin do Mplayer para o FireFox, com isso você poderá assistir trailers dentro da janela do Navegador. Se você não gostar  você pode mudar, você têm mais três opções. Você pode usar o Totem (opção padrão), o Kaffeine ou  a extensão do Firefox Media Player Connectivity. É só trocar os pacotes mplayer, mozilla-mplayer e mplayer-fonts por:

Código: [Selecionar]
(Totem)
totem-xine
totem-mozilla

(Kaffeine)
kaffeine
kaffeine-mozilla


Para a extensão do Firefox: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/446


Se você tiver uma conexão de alta velocidade (falo em mais de 1MB, de preferência de 2MB em diante) pode usar o Totem ou Kafeine sem problemas. Se não for o seu caso, use o Mplayer. O que acontece é o seguinte, os Trailers estão cada vez maiores, no site da Apple já temos trailers de mais de 150MB! Isso mesmo, tudo isso. O Mplayer é o único dos três que é capaz de baixar o arquivo e depois tocá-lo ao clicarmos em “Atualizar” no Firefox, assim poderemos assistir ao trailer sem pulos ou travadas. Os outros dois não fazem isso. Mostrarão o trailer de acordo com a velocidade de sua conexão! Se você clicar em atualizar o download começara da estaca zero!  O Kaffeine e a extensãodo FireFox abrem uma janela fora do Navegador.

O Ubuntu 7.04 está usando o plugin Totem-mozilla no Firefox. Mesmo instalando o pacote do Mplayer para o Firefox é necessário remover o plugin do Totem para o Firefox e reinstalar o plugin do Mplayer. O plugin do Totem mostrará os trailers, mas na velocidade da sua conexão, você não poderá baixá-los no seu PC para assistir sem travadas numa conexão mais lenta.


Suporte aos arquivos MIDI: É só seguir o Tutorial do Éderson: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=7018.0

Problemas com Som e Imagem nos arquivos RMVB: Prefira utilizar o Xine-ui ou o Real Player para reproduzir os arquivos RMVB. Se ainda sim tiver problemas de Som, sigam a dica do bartbrasil: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=19066.0


Para pré-visualizar (ouvir) os arquivos mp3 e ogg no Nautilus: tenha certeza de ter habilitado essa função nele, pois mesmo com aqueles pacotes instalados você não será capaz de ouvir nada sem ter habilitado o Nautilus. Como fazer isso? Dentro do Nautilus vá até: Editar > Preferências > pré-visualização. Mude as seguintes caixas de diálogo: Outros tipos de arquivos (aqui o principal é mudar o tamanho do arquivo que poderá ser pré-visualizado, escolha o tamanho máximo de arquivo que ele poderá tocar quando você passar o ponteiro do Mouse sobre ele) e Arquivos de Som (deixa na opção “Sempre”).  Se não quiser nada disso, apenas não instale os três pacotes que listei quanto a esta funcionalidade, assim o Nautilus carregará mais rapidamente as imagens na sua tela e consumirá menos recursos do processador, não notei aumento no consumo de RAM por causa disso.

Tocador de MP3/Ogg alternativo para o Gnome: Por padrão o Ubuntu tem instalado o Rhythmbox como tocador de mp3/ogg. Se você gosta de um tocador mais ao estilo do Amarok do KDE (que já vem como padrão no Kubuntu) e não gostaria de instalar o mesmo no Ubuntu, seus problemas acabaram! Instale o Listen Gnome. É só usar o Synaptic para isso, procure pelo pacote listen.

Arquivos APE (Monkey Audio):Primeiro certifique-se de ter instalado o XMMS ou o BMP. Eu particularmente prefiro o XMMS, mas como gosto não se discute, faça a sua escolha. Os dois estão presentes nos repositórios oficias do Feisty. É só dar uma busca por eles no Synaptic.  Depois visite o site Rarewares Debian Unstable ( http://rarewares.org/index.html) siga as instruções de como adicionar os repositórios dele e use seguintes pacotes:

bmp-mac_0.1.1-0.1_i386.deb - Se preferir o BMP
xmms-mac_0.3.1-0.1_i386.deb - Se preferir o XMMS
monkeys-audio_3.99+update4+build4-0.0_i386.deb
libmac2_3.99+update4+build4-0.0_i386.deb


Para converter o arquivo APE em Cd de Áudio usando o Gnomebaker, instale o pacote gstreamer0.8-monkeysaudio_0.8.2-0rarewares1_i386.deb

Flash no Konqueror:

Se você gostar de usar o Konqueror no lugar do Firefox para navegar no Kubuntu, é necessário um passo a mais para o Flash plugin funcionar corretamente. Depois de ter instalado o pacote normalmente, abra o Konqueror e vá até: Settings → Configure Konqueror. Desça até Plugins e clique em "Scan for new plugins".  Reinicie o Konqueror.


Ouvir Rádio OnLine na família Ubuntu!
Como vocês já devem ter percebido a grande maioria das Rádios OnLine só funcionam com controles ActiveX do Windows. Portanto esqueça tentar ouvir essas Rádios no Linux. Sugiro a instalação do StreamTurner (só procurar no Synaptic/Adept) ou o Lastfm (que pode ser baixado pelo Synaptic/Adept ou do próprio site: http://www.last.fm/ )


Jogos com Shockwave Flash!
Neste caso temos como contornar o problema. Não existe uma versão Shockwave para Linux, então intale e configure o Wine, depois instale o FireFox para Windows através do Wine e por fim instale o Shockwave dentro do Firefox para Windows. É estranho mas funciona! É só procurar o Tutorial sobre Wine no Fórum ou no Guia do Hardware.



Bom, basicamente era isso pessoal! Daqui a pouco vamos fazer até pipoca com isso tudo!  :P

Aguardo notícias de vocês se está tudo funcionando a contento.

« Última modificação: 09 de Maio de 2007, 18:58 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 - ainda em Versão Alpha!
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2007, 12:50 »
Bom post, Galactus. Nunca acreditei quando vc disse que ia aposentar o tutorial Multimídia para o 7.04...rsrs
« Última modificação: 20 de Abril de 2007, 19:46 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 - ainda em Versão Alpha!
« Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2007, 14:49 »
Quanto ao Flash, qual a versão dele?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 - ainda em Versão Alpha!
« Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2007, 16:05 »
Quanto ao Flash, qual a versão dele?


9.0.31!

É a versão final?

Pois é RC2006, eu usei os repositórios do Cristian e do Seveas. Só consegui assistir DVDs com o pacote do libdvdcss2 do Seveas.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 - ainda em Versão Alpha!
« Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2007, 18:54 »
É a versão final sim! Legal!  ;D E triste, vo ter que aposentar meu tutorial de flash que ficou tão legal com imagens!  :P

Offline adm-roan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • UnionRO
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 - ainda em Versão Alpha!
« Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2007, 01:54 »
O Ubuntu, realmente está crescendo! A filosofia do Ubuntu é muito boa, com isso, pode conseguir muitos usuários!

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 - ainda em Versão Alpha!
« Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2007, 02:13 »
Meio estranho eles ainda considerarem o java como algo restrito, já que ele foi GPL'zado. ;)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 - ainda em Versão Alpha!
« Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2007, 21:00 »
Tive que reinstalar o Feisty, e agora não consigo instalar quase, nada, fiz update, ativei universe e multiverse e não adiantou.

Editado:

Achei finalmente uma sources.list que funciona, por isso, resolvido.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2007, 22:30 por Agent Orange »

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Herd 3 - Versão Alpha!
« Resposta #8 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 14:14 »
Citar
Meio estranho eles ainda considerarem o java como algo restrito, já que ele foi GPL'zado.
A versão actual não está liberada sob GPL ...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Herd 3 - Versão Alpha!
« Resposta #9 Online: 02 de Fevereiro de 2007, 14:25 »
Eu também tive que reinstalar o Feisty, a última mega atualização com Kernel e Xorg mais Driver da Nvidia (ainda por cima eu tava usando o  Beryl) fez com o que o X fosse pro pau mesmo! Não teve como recuperar. Com isso instalei o Edubuntu Feisty, e o Java dessa vez foi instalado com o meta pacote ubuntu-restricted-extras sem problemas.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Herd 3 - Versão Alpha!
« Resposta #10 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 08:07 »
Uma pergunta: uma empresa detentora da patente do MP3 não tinha aberto o código fonte? Acho que tinha lido isso no Br-Linux. Se abriu, porque ainda não é padrão o MP3 nas distribuições?
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Herd 3 - Versão Alpha!
« Resposta #11 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 11:05 »
Uma pergunta: uma empresa detentora da patente do MP3 não tinha aberto o código fonte? Acho que tinha lido isso no Br-Linux. Se abriu, porque ainda não é padrão o MP3 nas distribuições?

Foi mesmo? Qual foi o artigo?  O que eu sei é que já desenvolveram codecs livres para ler o MP3, acho que você está se referindo a Fluendo
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Herd 3 - Versão Alpha!
« Resposta #12 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 15:46 »
É... Sei lá Galactus hehe Acho que era esse cara mesmo. Ah! Eu sei lá se li ou tava viajando na maionese e delirei com isso hahaha Mas acho que era isso mesmo.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Herd 3 - Versão Alpha!
« Resposta #13 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 16:48 »
Citar
Uma pergunta: uma empresa detentora da patente do MP3 não tinha aberto o código fonte? Acho que tinha lido isso no Br-Linux. Se abriu, porque ainda não é padrão o MP3 nas distribuições?
O problema do MP3 não tem nava a ver com código fonte, o MP3 é um formato com patente registada, se você desenvolve ou distribui um software que utiliza ele tem que pegar uma licença, seja código aberto ou fechado, a fluendo está pagando.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Multimídia no Ubuntu 7.04 Herd 3 - Versão Alpha!
« Resposta #14 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 17:37 »
Citar
A Thomson Consumer Electronics controla o licenciamento da patente do MPEG-1/2 Layer 3 nos poucos países que reconhecem patentes de software, tais como Estados Unidos da América e Japão.

Em setembro de 1998, o Instituto Fraunhofer enviou um comunicado a diversos desenvolvedores de programas MP3, exigindo cobrança de royalties por essa patente. O comunicado informava que o licenciamento era necessário para "distribuir e/ou vender decodificadores e/ou codificadores", e que os produtos não licenciados infringiam os "direitos sobre a patente do Instituto Fraunhofer e da Thomson. Para produzir, vender e/ou distribuir produtos que se utilizem do padrão MPEG-1/2 Audio Layer 3 e, portanto, de suas respectivas patentes, é necessário obter uma licença."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mp3#Licen.C3.A7as_e_patentes



Citar
"Apesar das restrições da patente, a perpetuação do formato mp3 continua; as razões para isso aparentemente são efeitos da rede causados por:

- Familiaridade com o formato.
- Grande quantidade de musica disponível no formato mp3.
- Ampla variedade de software e hardware que se utilizam do formato.
- A falta de restrições de DRM, que faz com que o mp3 seja facilmente editado, copiado e distribuído através de redes.
- A maioria dos usuários domésticos não sabem e não se importam com a polêmica das patentes, que é em geral irrelevante para sua escolha de formato de musica para uso pessoal.(tradução livre)

http://en.wikipedia.org/wiki/Mp3#Licensing_and_patent_issues



Se quiser comprar a licença:

http://www.mp3licensing.com/



Procurei o registro da patente de mp3 no Brasil e não achei. Não sei em relação aos acordos internacionais que tornam uma marca ou patente registrados no exterior válidos no território Nacional!