Autor Tópico: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 30/06/07)  (Lida 82814 vezes)

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
ESTE TUTORIAL JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NA ÍNTEGRA NA WIKI EM PORTUGUÊS DO UBUNTU, para acessá-lo: http://wiki.ubuntubrasil.org/InstalandoEnlightenment17

Há alguns dias resolvi instalar aqui na minha modesta máquina (Celeron 2.6, 345 de ram e 32 de vídeo sem suporte a OpenGL) um gerenciador de janelas que, de acordo com este ótimo vídeo no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=6lOa8o1tgIU) é cheio de recursos visuais e possui uma belíssima interface. Pra minha surpresa esse gerenciador de janelas é a nova versão do Enlightenment, o que demonstra que o projeto mudou radicalmente e seu desenvolvimento anda acelerado.

    Instalei-o na minha máquina e fiquei maravilhado com a beleza e leveza dele. Cheio de recursos visuais (acho que a Microsoft se inspirou aqui pra fazer o Vista) sem necessitar de placa 3D. Ou seja, mesmo nos computadores mais arcaicos (ele pede apenas um processador de 300MHz e 128 de RAM pra rodar tranqüilo, com o mínimo mesmo sendo 100MHz e 64 RAM) este gerenciador pode oferecer beleza e agilidade. Porém, pesquisando pela web, percebi que quase ninguém – ao menos no Brasil – está se aventurando a usar o E17 (é assim que foi baseada esta nova versão). Talvez porque o projeto ainda esteja em desenvolvimento e ninguém quer correr riscos, ou porque alguém instalou no início do desenvolvimento e pegou ele com todos os bugs.... enfim, a verdade é que pouca gente usa ou sequer sabe que essa beleza existe. Por isso resolvi publicar este tutorial que visa auxiliar tanto na instalação quanto na configuração de alguns recursos do E17.

CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA

Requerimentos:
Mínimos: 100Mhz, 64 MB, Não necessita de placa 3D
Recomendado: 300Mhz, 128MB, Não necessita de placa 3D

Bibliotecas utilizadas e compatibilidade com aplicativos KDE/Gnome
O E17 utiliza bibliotecas próprias (EFL), as quais são compatíveis com bibliotecas do KDE e do Gnome - proporcionando uma total integração entre os ambientes. Portanto, você pode utilizar programas tanto baseados em GTK quanto em QT sem se preocupar na perca de desempenho.

Problemas/dificuldades encontrados:
(Tópico idealizado a partir da sugestão de Strokers, usuário do fórum Ubuntu)
Como ainda é uma versão em desenvolvimento alguns problemas/dificuldades são encontrados no E17, entre eles:

  • Dificuldade pra se editar o menu, já que não há um editor gráfico (não que eu tenha encontrado até agora) que seja tão simples quanto o do Gnome ou do KDE.
  • Falta de uma área de notificação, que por problemas no desenvolvimento foi retirada temporariamente.
  • Falta de maior flexibilidade com itens do Desktop, que apesar de serem exibidos normalmente não permitem configurações como as que estão disponíveis em ambientes como Gnome e KDE (exibir a pasta pessoa, unidades de mídia etc.).
  • Alguns bugs acabam fazendo a interface reiniciar, você vai tentar mexer em alguma configuração e ela dá o aviso de que um erro foi encontrado, lhe oferecendo as opções para reiniciar ou recuperar - se escolhido "recuperar" os programas abertos continuarão assim, o que não prejudica a produtividade. São raros.



INSTALAÇÃO


Alt+F2
Código: [Selecionar]
gksudo gedit /etc/apt/sources.list
No Feisty adicione as linhas:
Código: [Selecionar]
## E17 repository "edevelop.org"
deb http://edevelop.org/pkg-e/ubuntu feisty e17
deb-src http://edevelop.org/pkg-e/ubuntu feisty e17

No Edgy adicione as linhas:
Código: [Selecionar]
## E17 repository "edevelop.org"
deb http://edevelop.org/pkg-e/ubuntu edgy e17
deb-src http://edevelop.org/pkg-e/ubuntu edgy e17

No Dapper adicione as linhas:
Código: [Selecionar]
## E17 repository "edevelop.org"
deb http://edevelop.org/pkg-e/ubuntu dapper e17
deb-src http://edevelop.org/pkg-e/ubuntu dapper e17

Salve, feche o gedit e adicione a chave:
Código: [Selecionar]
wget http://lut1n.ifrance.com/repo_key.asc | sudo apt-key add repo_key.asc
Atualize os repositórios:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
E finalmente instale o Enlightenment 0.17:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install e17
Com o Enlightenment devidamente instalado, feche a seção e escolha o Enlightenment no seu Gerenciador de Sessões.

Você então vai se deparar com uma tela semelhante a esta:

1) Mudando o idioma
Perceba que seu sistema está em inglês, então você grita: “Filho da mãe!!! Eu não sei nada de inglês, vou tirar essa droga!” Calma... o primeiro passo de configuração é justamente mudar o idioma.

Clicando no símbolo do Enlightenment que fica na bandeja ou clicando em qualquer ponto da área-de-trabalho você terá acesso a este menu:



Você deve escolher justamente a opção mostrada na imagem, isto abrirá o Painel de configurações do E17. Então selecione as configurações de idioma:



Selecione “Portuguese” e aplique, depois abra as configurações avançadas em “Advance” e selecione todos os referentes a Português, sempre clicando em Appli.

2) Ativando temas GTK para as aplicações.

    Caso tente abrir algum aplicativo verá que a interface está simplesmente horrível, toda quadrada. Mas antes de me xingar muita calma... vamos aos passos.
    Abra o terminal e crie um arquivo de configuração para a interface no E17:
Código: [Selecionar]
gedit ~/.gtkrc-2.0
No documento criado insira as seguintes linhas:

Código: [Selecionar]
gtk-font-name = "Bitstream Vera Sans 10"
gtk-theme-name = "Human"
gtk-icon-theme-name = "Human"

Agora, basta fechar as aplicações que estiverem abertas. Abra qualquer outro aplicativo e o visual estará igual ao do Gnome com o tema Human do Ubuntu. Caso queira utilizar outros temas, basta explicitar qual deseja no arquivo que acabamos de criar, o mesmo vale para os ícones e para a fonte.

Para que os aplicativos abertos com o sudo (como o synaptic) também usem os seus temas gtk configurados no gtkrc que criamos, use o seguinte comando no terminal:
Código: [Selecionar]
sudo ln -s ~/.gtkrc-2.0 /root/.gtkrc-2.0
Isso vai criar um link simbólico para o arquivo .gtkrc-2.0 do seu usuário na pasta do usuário root, assim todas as aplicações administrativas também usarão o mesmo tema que suas aplicações normais. Ah... e não precisa editar as duas, como se trata de um link simbólico qualquer alteração no seu arquivo .gtkrc também será usada no que está na pasta /root.

DICA: No gnome-look você encontra um tema GTK semelhante ao tema padrão do E17 (http://www.gnome-look.org/content/show.php?content=38481). Descompacte este tema na pasta /usr/share/themes e você poderá utilizá-lo no E17 editando o arquivo .gtrkrc-2.0. Combina muito bem! :D

3) Ativando os módulos
    
    Uma das coisas mais impressionantes do E17 é o suporte a Gadgets ou Desklets sem ocupar mais espaço de memória, pois já fazem parte do sistema. Para ativá-los, abra o menu do E17 > Configurações > Modulos. Na tela que segue basta Selecionar o módulo desejado e marcar a opção Ativado (caso ainda não esteja). Entre os módulos você vai encontrar alguns muito legais, como fazer a sua tela nevar, chover ou até mesmo pegar fogo! Experimente ;D

4) Adicionando os módulos à bandeja.

   Com os módulos ativados, basta clicar com o botão direito do mouse na bandeja e selecionar o último menu: Shelf0.

Lá você encontra a opção “Configurar conteúdos da bandeja”). Adicione os gadgets e mova-os de acordo com suas preferências.




5) Instalando o iTask (barra de tarefas mais bonita e eficiente)
'''FONTE''': http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=415283&highlight=engage+feisty

No terminal (uma linha de cada vez):
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install subversion
sudo apt-get install e17-devel
cd ~
svn co http://itask-module.googlecode.com/svn/trunk/ itask-module/itask_ng
cd ~/itask-module/itask_ng/itask
./autogen.sh
make
sudo make install

Em seguida, é só ativar o módulo e adicioná-lo à bandeja. Caso seja respondido com algum erro, você deve renomear a pasta ~/.e/e/modules/itask/linux-gnu-i486 para ~/.e/e/modules/itask/linux-gnu-i686 (e vice-versa).

a barra fica mais ou menos assim:


6) Alterando o tema e o papel-de-parede

Menu Configurações > Temas.

    Nesta tela você encontrará vários temas interessantes para o E17, eu gosto muito do “ctuhulhain” que combina muito bem com o murrinagraphite (http://www.gnome-look.org/content/show.php/MurrinaGraphite?content=43171).

Menu Configurações > Papel de parede

Marque a opção “Pessoal” (topo da janela) e busque o papel de parede em “Figura”. Ou então use algum padrão do E17.

Mais temas: Quem quiser pode buscar mais temas, ícones e papéis de parede animados nos seguintes sites: http://www.get-e.org e http://www.e17-stuff.org/ (contribuição de MaxRaven, usuário do Guia do Hardware).


7) Adicionando uma área de notificação (trayer):

Por alguns problemas com a área de notificação, o E17 (ao menos por enquanto) não está com o módulo para os trays. Por isso vamos usar um alternativo, o trayer:

Instale-o:
Código: [Selecionar]
sudo aptitude install trayerEm seguida crie um arquivo .desktop para que ele seja reconhecido pelo sistema como aplicativo:
Código: [Selecionar]
gedit ~/.local/share/applications/trayer.desktop
e insira as linhas abaixo:
Código: [Selecionar]
[Desktop Entry]

Hidden=false

GenericName[pt_BR]=Trayer

NoDisplay=false

Comment[pt_BR]=Area de notificacao para

Name[pt_BR]=Trayer

#A linha abaixo deve ser editada de acordo com suas preferências, do jeito que se enccontra, ela irá criar uma área de notificação no canto inferior direito, que só ficará visível quando algum programa que usar o tray for acionado.
Exec=trayer --transparent true --edge bottom --align right --widthtype request --heighttype request

Type=Application

Version=1.0

Categories=acessorios;

StartupNotify=false

StartupWMClass=acessorios

GenericName=Trayer

Name=Trayer

Terminal=false

Comment=Area de notificacao

Depois adicione ele aos aplicativos que serão iniciados automaticamente
Código: [Selecionar]
gedit /home/rodrigo/.e/e/applications/startup/.order
Insira a seguinte linha:
Código: [Selecionar]
trayer.desktop
Feche a sessão e abra o E17 novamente.
Obs.: Para testar, basta abrir algum aplicativo com tray (Gaim, pidgin...)

8) Ativar o reconhecimento de mídias (auto-montagem)

abra o terminal e digite:
Código: [Selecionar]
gedit ~/.local/share/applications/gnome-volume-manager.desktop
No arquivo criado insira as seguintes linhas:
Código: [Selecionar]
[Desktop Entry]

Version=1.0

Encoding=UTF-8

Name=gnome-volume-manager

Hidden=false

GenericName[pt_BR]=gnome-volume-manager

NoDisplay=false

Comment[pt_BR]=Gerenciador de volumes do gnome

Name[pt_BR]=gnome-volume-manager

Exec=gnome-volume-manager

Type=Application

StartupNotify=false

GenericName=gnome-volume-manager

Terminal=false

Comment=Gerenciador de volumes do gnome

Salve e crie um arquivo na pasta de inicialização do E17:
Código: [Selecionar]
gedit /home/rodrigo/.e/e/applications/startup/.order
Insira a seguinte linha:
Código: [Selecionar]
gnome-volume-manager.desktop
Feche a sessão e abra o E17 novamente.

9) Adicionando aplicativos ao menu favoritos (botão direito do mouse na área de trabalho) ou Aprendendo a criar um ícone pro Nautilus

Alguns aplicativos simplesmente não aparecem no menu, então você pensa: “Puxa vou ter de ficar usando o executar sempre?”. Claro que não. O procedimento é simples, para demonstrar vamos adicionar o nautilus ao menu favoritos (já que o gerenciador usado pelo E17 é mais do que limitado).

No menu do E17 escolha “executar comando”. Digite “Pasta Pessoal”, o nautilus será aberto... no ícone da janela (canto superior esquerdo) você ativa um menu, nele basta clicar em “Add to favorite menu”.

Obs: Caso a aplicação que você quer adicionar não tenha a opção “Add to favorite menu”, edite o arquivo /home/rodrigo/.e/e/applications/menu/favorite.menu e o adicione (o problema deste procedimento é que você tem de saber o nome do arquivo .desktop do aplicativo que deseja adicionar.

Para adicionar algum outro aplicativo que esteja no menu “Aplicativos”, basta ir no painel de configurações e editar as opções do menu “favoritos”




Estas são algumas das configurações possíveis no E17, que podem melhorar a experiência e performance. São mínimas, pois estou usando ele a apenas uns quatro dias. Quem souber de mais dicas, favor contribuir!

Estas são algumas das configurações possíveis no E17, que podem melhorar a experiência e performance. São mínimas, pois estou usando ele a apenas uns quatro dias. Quem souber de mais dicas, favor contribuir!

Bom proveito e usem com moderação!

ATENÇÃO: o E17 ainda é uma versão em desenvolvimento, portanto eventuais bugs podem surgir. Mas nada que vá lhe fazer perder a paciência...

Algumas screens:

« Última modificação: 30 de Junho de 2007, 08:48 por cyberlion »
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline Strokes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2007, 22:39 »
eita, que soda essa interface, mas tenho algumas duvidas
essa interface eh toda baseada em cima do gnome? ou eh tipo o kde e etc?
você teve algum problema com ela ultimamente?

vlw :D

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2007, 10:03 »
Boa dúvida... esqueci de adicionar isso ao tuto. Essa interface utiliza bibliotecas próprias, elt se não me engano (uma outra grande vantagem). E ela é compatível tanto com Gnome quanto com KDE, ou seja, ela abre programas das duas bibliotecas com uma velocidade impressionante. E o melhor: ela roda até mesmo no mais pre-histórico dos computadores... já imaginou rodando essa belezinha num K6? Quem não ficaria doido pra usar Linux depois de ver a leveza e beleza com tão pouco hardware?
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Darcamo

  • Visitante
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 23/06/07)
« Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2007, 11:14 »
Testei o E17 a um tempo atrás e posso dizer que realmente ele é extremamente rápido e a interface é muito bonita.
Só alguns problemas como esses bugs que reiniciam o E17 (vc não perde nada, apenas a decoração da janela é reiniciada) são meio chatos. Acabei voltando para o Gnome, mas acho que vale a pena dar uma chance para o E17.
Boa dica.

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 23/06/07)
« Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2007, 11:18 »
Testei o E17 a um tempo atrás e posso dizer que realmente ele é extremamente rápido e a interface é muito bonita.
Só alguns problemas como esses bugs que reiniciam o E17 (vc não perde nada, apenas a decoração da janela é reiniciada) são meio chatos. Acabei voltando para o Gnome, mas acho que vale a pena dar uma chance para o E17.
Boa dica.

Pois é, mas volto a lembrar que esses erros estão cada vez mais raros. Como você testou há algum tempo creio que eles eram mais constantes... hoje estão bem raros mesmo.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline Strokes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2007, 12:45 »
Boa dúvida... esqueci de adicionar isso ao tuto. Essa interface utiliza bibliotecas próprias, elt se não me engano (uma outra grande vantagem). E ela é compatível tanto com Gnome quanto com KDE, ou seja, ela abre programas das duas bibliotecas com uma velocidade impressionante. E o melhor: ela roda até mesmo no mais pre-histórico dos computadores... já imaginou rodando essa belezinha num K6? Quem não ficaria doido pra usar Linux depois de ver a leveza e beleza com tão pouco hardware?
Cara, fiquei realmente muito interessado nele, achei muito lindo, vou dar uma testada.
Então eu não teria problemas em instalar aplicativos Gnome nele certo?

Offline josecaetano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 23/06/07)
« Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2007, 16:05 »
E aí cara, parabéns pelo tutorial.
Gostei muito do Enlightenment, muito clean e com um visual bem legal.
Tive alguns problemas com ele, dei uma fuçada mas não estou conseguindo acertar...
Não consigo fazer uma barra pra ícones, tipo aquela a esquerda do relógio no gnome, pra ficar o ícone do aMsn, do emule minimizado, amarok, etc..
Queria saber também se você saberia como colocar os cds e dvds na tela, como no gnome, e como faço pra pegar um relógio digital ao invés desses de ponteiro??
Agradeço desde já qualquer ajuda.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 23/06/07)
« Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2007, 16:39 »
Vou testar seu tutorial num K6II 400 com 128 Mb Ram. Estava na dúvida do que fazer com esta máquina. Baixei o Puppy Linux e o SimpleMEMPIS (acho que é isto mesmo), mas por falta de tempo ainda não fiz nada. Só que com este tutorial já coloquei o Feisty Server para baixar e vou instalar a interface que você esta indicando.

Obrigado e parabéns pelo tutorial.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 23/06/07)
« Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2007, 12:46 »
E aí cara, parabéns pelo tutorial.
Gostei muito do Enlightenment, muito clean e com um visual bem legal.
Tive alguns problemas com ele, dei uma fuçada mas não estou conseguindo acertar...
Não consigo fazer uma barra pra ícones, tipo aquela a esquerda do relógio no gnome, pra ficar o ícone do aMsn, do emule minimizado, amarok, etc..
Queria saber também se você saberia como colocar os cds e dvds na tela, como no gnome, e como faço pra pegar um relógio digital ao invés desses de ponteiro??
Agradeço desde já qualquer ajuda.


Valeu pelo elogio!
Quanto às dúvidas são bem simples:
1) a barra de notificação: dê uma conferida na dica "6" (trayer)
2) Eu ainda não testei, mas acredito que com aplicativos como o iDesk dê pra colocar esses ícones - assim como se faz no Flux e OpenBox.
3) O relógio digital é o Tclock, ative o módulo (veja o tutorial pra saber como fazer) e em seguida adicione ele à bandeja.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline josecaetano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 25/06/07)
« Resposta #9 Online: 25 de Junho de 2007, 13:02 »
ok cara, muito obrigado pela resposta.
novamente, parabéns pelo tutorial.

Offline Strokes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 75
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 25/06/07)
« Resposta #10 Online: 25 de Junho de 2007, 13:08 »
Bah, eu cheguei a fica total tonto com os efeitos, só não curti o sistema de tray :-\
Mas tirando isso é legal. Vlw pela dica cara :D

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 23/06/07)
« Resposta #11 Online: 25 de Junho de 2007, 13:19 »
Vou testar seu tutorial num K6II 400 com 128 Mb Ram. Estava na dúvida do que fazer com esta máquina. Baixei o Puppy Linux e o SimpleMEMPIS (acho que é isto mesmo), mas por falta de tempo ainda não fiz nada. Só que com este tutorial já coloquei o Feisty Server para baixar e vou instalar a interface que você esta indicando.

Obrigado e parabéns pelo tutorial.

Acho que vai ficar muito bom sim! Aqui ele consome apenas de 80 a 90 de ram... mas cuidado com o Ubuntu, às vezes o E17 pode ficar mais pesado justamente por causa dos serviços dele (Ubuntu) e não do gerenciador de janelas.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 25/06/07)
« Resposta #12 Online: 25 de Junho de 2007, 14:00 »
Nunca fui dado a essas aventuras que não me tragam algo que eu já tenha e esteja satisfeito....

Mas o tutorial ficou tão bom que eu irei agora mesmo instalar o E17....depois posto alguns coments...

Muito bom mesmo o tutorial.

------

Perguntinha: E sobre o efeito mais usado/adorado/básico/indispensável do beryl/compiz. As janelinhas tremuland... tem como habilitar isso?

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 25/06/07)
« Resposta #13 Online: 25 de Junho de 2007, 14:59 »
Perguntinha: E sobre o efeito mais usado/adorado/básico/indispensável do beryl/compiz. As janelinhas tremuland... tem como habilitar isso?

Olha, quanto ao Beryl/Compiz não posso dizer porque minha placa de vídeo é uma porcaria de ProSavage8 (sem suporte a OpenGL), portanto fico impossibilitado de usar essas coisas. Mas estou aguardando alguém que use postar sua experiência com o E17 para que eu possa adicionar ao tutorial.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline david_6-8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
Re: Instalar, configurar e aproveitar o E17 no Ubuntu (Atualizado 25/06/07)
« Resposta #14 Online: 25 de Junho de 2007, 15:04 »
muito fixe mas ainda tem muitos bugs!!
Padrão de Pacotes no linux é INDISPENSÁVEL! junte-se a nós
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,25549.0.html
o crescimento do linux depende deste padrão,apóie você também!