Autor Tópico: Dica: Aumentando o tamanho da legenda no MPlayer  (Lida 32573 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Dica: Aumentando o tamanho da legenda no MPlayer
« Online: 19 de Julho de 2007, 18:20 »
Mais uma vez, eu sei que essa dúvida é bem frequente e já foi respondida de outras maneiras aqui no fórum. No entanto, esse tutorial que encontrei no site "bestlinux" me pareceu uma boa opção, bem detalhada. por isso estou postando mais essa opção aqui. Espero que seja útil pra alguém.   


Aumentando o tamanho da legenda no MPlayer


Acredito que eu não tenha sido o único que teve essa dúvida, até porque o MPlayer não costuma utilizar algumas configurações que estamos acostumados em aplicativos como Media Player Classic, no que diz respeito a legendas. Pois bem, aqui venho mostrar como aumentar o tamanho da legenda que normalmente usamos em filmes e séries baixados da net.
 
Estou supondo que você tenha o Mplayer devidamente instalado e já apresentando as legendas, porém não do tamanho que lhe agrada. Esta foi a  situação que encontrei aqui no PC.
 
Obs.: Só pra constar, estou utilizando aqui o Ubuntu 7.04 com todos os plugins e codecs devidamente instalados. Se você não está certo de que tem os devidos codecs instalados, verifique aí e depois siga os passos abaixo. Outra coisa: a legenda vem em um arquivo separado, normalmente com extensão .SRT. Se seu filme já tem legenda embutida não será possível mexer no tamanho dela.
 
Aí vai o passo-a-passo:
 
1 - Abra o MPlayer. Lembre-se que para o MPlayer encontrar sua legenda e a abrir corretamente a legenda deve ter o mesmo nome que o filme.
 
2 - Agora vá em Preferences (clicando com o botão direito em cima do MPlayer ou em cima da janela onde aparece o video), e depois na aba Font.
 
3 - Localize uma fonte True Type qualquer (Arial ou Times New Roman, por exemplo) clicando no botão Browser que está no campo fonte, na parte superior da janela.
 
3.1 - Eu copiei a fonte arial pra minha pasta pessoal pra ficar mais tranquilo, e nesta etapa eu localizei esta fonte dentro da minha pasta de usuário. Fiz isso pra não ter que ficar indo na partição Windows toda vez.
 
4 - Agora marque a opção "No Autoscale". Por fim, role a barra de rolagem "Text Scale", conforme o tamanho que você desejar.
 
A legenda irá aumentar ou diminuir conforme o valor da barra de rolagem.
 
Dica extra: Caso você queira deslocar a legenda, para cima ou para baixo, em relação a área do filme faça o seguinte:
 
A aba Subtitles & OSD, vá na opção Subtitle e em Position. Observe que a barra deve estar em 100, o que quer dizer que a legenda está na parte inferior em relação ao filme. Altere o  valor para 80, por exemplo, e a legenda irá ficar mais acima do filme.


-----------------------------

Autor da dica: João Fernando

Fonte: http://www.bestlinux.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2585&Itemid=127
« Última modificação: 23 de Outubro de 2007, 10:21 por gabriel0085 »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Dica: Aumentando o tamanho da legenda no MPlayer
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2007, 18:44 »
Outra Dica: Aumentando o tamanho da legenda no MPlayer (por linha de comando)


Código:

Código: [Selecionar]
mplayer nome_do_filme.avi -sub nome_da legenda.srt -subfont-text-scale 3
-O ultimo é o tamanho da legenda, no lugar do 3 você coloca o número que desejar.


Atalhos por linha de comando:

F - tela cheia
Espace - pausa, play
Q - sair


---------------------------------------------------------------

Fonte: Essa eu encontrei pelo fórum e resolvi deixar tudo junto pra facilitar pro pessoal.

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Dica: Aumentando o tamanho da legenda no MPlayer
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2007, 20:41 »
Para mudar a posição da legenda no mplayer é só usar as teclas 'R' e 'T'.
Para aumentar diminuir o som as teclas '*' e '/' do teclado numérico.
Para mudar a cor da legenda use os seguintes parâmetros: '-ass'  e '-ass-color corPreferida', sendo 'corPreferida' no formato 'RRGGBBAA'.
Outro modo de colocar a legenda na abaixo do filme, naquela banda preta, use o parâmetro:

-vo sdl

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Dica: Aumentando o tamanho da legenda no MPlayer
« Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2007, 10:40 »
Seguindo essas dicas, queria que alguem me desse outra: Qual é o melhor modo de video (mais qualidade e menos peso) para placas de video Nvidia no Mplayer?
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Fepunk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Dica: Aumentando o tamanho da legenda no MPlayer
« Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2007, 07:16 »
Seguindo essas dicas, queria que alguem me desse outra: Qual é o melhor modo de video (mais qualidade e menos peso) para placas de video Nvidia no Mplayer?

UP UP UP.....tenho exatamente a mesma duvida !!

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Dica: Aumentando o tamanho da legenda no MPlayer
« Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2007, 16:01 »
Eu acho que deve ser o gl2

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Dica: Aumentando o tamanho da legenda no MPlayer
« Resposta #6 Online: 21 de Agosto de 2007, 13:16 »
Galera, olhei isso e parece que é o modo xv. Pelo menos depois que pus aqui a imagem ficou com otima qualidade e otimo desempenho em relação aos outros.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum