RC2006
Usuário Ubuntu
Deslogado
Ubuntu 9.10
|
 |
« em: 06 de Agosto de 2007, 13:02 » |
|
Muitos citaram, mas poucos testaram. Agora temos um bootloader gráfico e já testado por mim no Ubuntu 7.04. Este programa se chama StartUp Manager. Use com cautela, já que o programa, segundo, o site pode apresentar instabilidade. -> Use it on your own risk!Pessoalmente, não tive nehum problema até agora. Mas, fazer um backup do menu.lst é recomendável. A versão atual é 1.0.9 (deb) e pode ser feito o download neste site: http://web.telia.com/~u88005282/sum/Instalado o programa Ele se encontra em Sistema ->Administração -> StartUp-Manager  Veja como ficou a apresentação. Foi escolhido verde em fundo escuro O caminho para o Windows Vista (não reconhecido) teve de ser incluído editando o menu.lst via terminal! Alguns recursos interessantes: 1.Configura o tempo de carregamento bem como a ordem do SO 2.Permite mudar o visual do boot e incluir texto. 3.Uso de senha 4.Permite criar um disquete de recuperação... 5.Restauração do sistema para configuraçao inicial.
|
|
|
|
« Última modificação: 06 de Agosto de 2007, 19:57 por RC2006 »
|
Pentium D dual core 3.2GHZ 2GB - Windows Vista Business/Ubuntu 9.10 Netbook acer aspire one 1.6ghz 1gb Ram HD-120GB - XP/Ubuntu Netbook Remix 9.04
|
|
|
Nossile
Usuário Ubuntu
Deslogado
Loading...
|
 |
« Responder #1 em: 06 de Agosto de 2007, 14:23 » |
|
Façam uma cópia de segurança do menu.lst antes de salvar qualquer mudança pelo startup manager porque ele reescreve este arquivo e ignorar as outras entradas, um perigo pra quem tem dualboot...bem, pelo menos no meu caso aconteceu isto.
|
|
|
|
|
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y
|
|
|
RC2006
Usuário Ubuntu
Deslogado
Ubuntu 9.10
|
 |
« Responder #2 em: 06 de Agosto de 2007, 17:16 » |
|
Façam uma cópia de segurança do menu.lst antes de salvar qualquer mudança pelo startup manager porque ele reescreve este arquivo e ignorar as outras entradas, um perigo pra quem tem dualboot...bem, pelo menos no meu caso aconteceu isto.
Concordo. Quem não estiver seguro do que está fazendo, é melhor não fazer. Eu mesmo tive que refazer a opção de entrada do Windows Vista. Pode ser fácil para quem está familiarizado mas, para quem tem dificuldade, pode virar um caos.
|
|
|
|
« Última modificação: 06 de Agosto de 2007, 17:34 por RC2006 »
|
Pentium D dual core 3.2GHZ 2GB - Windows Vista Business/Ubuntu 9.10 Netbook acer aspire one 1.6ghz 1gb Ram HD-120GB - XP/Ubuntu Netbook Remix 9.04
|
|
|
|
arlei
Visitante
|
 |
« Responder #3 em: 06 de Agosto de 2007, 17:32 » |
|
Olá RC2006,
grande dica amigo, mais acho que seria interessante talvez vc frisar que o Startup-Manager funciona apenas com o Grub e não com o Grub-gfxboot, pois muita gente esta trocando o bom e velho Grub por esse mais cheio de "firulas". Se for instalar o .DEB do mesmo ele até informa que ira remover o grub-gfxboot e instalar o grub, mais isso pode passar despercebido ao usuário e no final das contas o resultado não ser o esperado.
T+ Arlei
|
|
|
|
|
|
|
|
clcampos
Administrador
Usuário Ubuntu

Deslogado
.:: User Linux #439596 ::.
|
 |
« Responder #4 em: 06 de Agosto de 2007, 17:37 » |
|
Olá RC2006,
grande dica amigo, mais acho que seria interessante talvez vc frisar que o Startup-Manager funciona apenas com o Grub e não com o Grub-gfxboot, pois muita gente esta trocando o bom e velho Grub por esse mais cheio de "firulas". Se for instalar o .DEB do mesmo ele até informa que ira remover o grub-gfxboot e instalar o grub, mais isso pode passar despercebido ao usuário e no final das contas o resultado não ser o esperado.
T+ Arlei
Boa dica Arlei, então não vou testar, afinal toda máquina que instalo em dual boot coloco o Grub-gfxboot para já deixar o usuário mais impressionado.
|
|
|
|
|
|
|
|
RC2006
Usuário Ubuntu
Deslogado
Ubuntu 9.10
|
 |
« Responder #5 em: 06 de Agosto de 2007, 17:48 » |
|
Olá RC2006,
grande dica amigo, mais acho que seria interessante talvez vc frisar que o Startup-Manager funciona apenas com o Grub e não com o Grub-gfxboot, pois muita gente esta trocando o bom e velho Grub por esse mais cheio de "firulas". Se for instalar o .DEB do mesmo ele até informa que ira remover o grub-gfxboot e instalar o grub, mais isso pode passar despercebido ao usuário e no final das contas o resultado não ser o esperado. Arlei
Boa colocação, Arlei. Existe uma opção de restauração (ainda não testada) -> restore original settings. Será que funciona? Se funcionar, menos mal!
|
|
|
|
|
|
|
|
|
arlei
Visitante
|
 |
« Responder #6 em: 06 de Agosto de 2007, 17:58 » |
|
Existe uma opção de restauração (ainda não testada) -> restore original settings. Será que funciona? Se funcionar, menos mal!
Não sei amigo, nunca fiz uso deste programa, mais imagino eu que não seria este o caso, ou seja, acho que esta opção de restauração deve ser apenas em relação o menu.lst original. Acredito que antes de proceder as modificações em seu arquivo de configuração ele próprio deve gerar um backup para estes casos. Acredito que o usuário do Grub-gfxboot que instalar o Startup-Manager, ele irá confirmar a remoção do Grub-gfxboot e instalação do Grub, a para contornar isso apenas fazendo o processo inverso manualmente. T+ Arlei
|
|
|
|
|
|
|
|
RC2006
Usuário Ubuntu
Deslogado
Ubuntu 9.10
|
 |
« Responder #7 em: 06 de Agosto de 2007, 18:00 » |
|
Boa colocação, Arlei. Existe uma opção de restauração (ainda não testada) -> restore original settings. Será que funciona? Se funcionar, menos mal!
Acabei de testar e funcionou!!! Fiz o reboot e agora estou com o quadro de opções do grub recuperado!!! igual a antes da instalação do startUp-manager.
|
|
|
|
|
|
|
|
Versuri
Usuário Ubuntu
Deslogado
Linux #436528 - Ubuntu #9933
|
 |
« Responder #8 em: 06 de Agosto de 2007, 18:14 » |
|
Estou baixando, já fiz um backup do meu menu.lst, postarei aqui os resultados. Será que a próxima versão estará no LIve CD? Poderia ter um campo para "recuperar Grub" qdo se faz uma besteira e perde o Grub.
|
|
|
|
|
|
|
|
Versuri
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #9 em: 06 de Agosto de 2007, 18:20 » |
|
Pessoal, Não está mantendo a configuração do meu Grub, qdo abro o startUp-Manager ele subescreve o meu GRub e perco a entrada do windows, ainda bem que fiz um backup antes.
|
|
|
|
|
|
|
|
RC2006
Usuário Ubuntu
Deslogado
Ubuntu 9.10
|
 |
« Responder #10 em: 06 de Agosto de 2007, 18:50 » |
|
Pessoal, Não está mantendo a configuração do meu Grub, qdo abro o startUp-Manager ele subescreve o meu GRub e perco a entrada do windows, ainda bem que fiz um backup antes.
É só editar o menu.lst substituido sudo gedit /boot/grub/menu.lst e acrescentar o seguinte fazendo as devidas correções para a sua máquina: # This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS # on /dev/sda1 title Windows Vista/Longhorn (loader) root (hd0,0) savedefault makeactive chainloader +1
|
|
|
|
« Última modificação: 06 de Agosto de 2007, 18:56 por RC2006 »
|
|
|
|
Versuri
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #11 em: 06 de Agosto de 2007, 19:08 » |
|
Mas se é para entrar no terminal, entrar no gedit, modificar manualmente, acrescentar linhas, etc, qual a vantagem deste programa? Se é para fazer tudo isso então eu fico sem.
|
|
|
|
|
|
|
|
RC2006
Usuário Ubuntu
Deslogado
Ubuntu 9.10
|
 |
« Responder #12 em: 06 de Agosto de 2007, 19:47 » |
|
Mas se é para entrar no terminal, entrar no gedit, modificar manualmente, acrescentar linhas, etc, qual a vantagem deste programa? Se é para fazer tudo isso então eu fico sem.
Talvez porisso que até hoje o Ubuntu nâo adotou este programa ou semelhante como padrão. De qualquer modo, a única modificação que fiz via terminal foi esta. Outras alterações, descritas na mensagem inicial, foram feitas por interface gráfica.
|
|
|
|
|
|
|
|
Ioca100
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #13 em: 25 de Julho de 2008, 15:46 » |
|
Valeu pela dica, hoje instalei o programa e funcionou tudo direito.
|
|
|
|
|
|
|
|
gatohumano
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #14 em: 26 de Julho de 2008, 07:38 » |
|
Ja uso esse programa para configurar o grub a algum tempo no entanto ultimamente tenho um problema,quando se usa a protecção por password e depois de ir ao menu do grub tentar edita.lo a pass nunca é aceite,diz sempre failed.
|
|
|
|
|
|
|
|
|