Autor Tópico: StartUp-Manager - testando este bootloader gráfico  (Lida 28732 vezes)

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
StartUp-Manager - testando este bootloader gráfico
« Online: 06 de Agosto de 2007, 13:02 »
Muitos citaram, mas poucos testaram.

Agora temos um bootloader gráfico e já testado por mim  no Ubuntu 7.04.
Este programa se chama StartUp Manager.
Use com cautela, já que o programa, segundo, o site pode apresentar instabilidade. ->   Use it on your own risk!
Pessoalmente, não tive nehum problema até agora. Mas, fazer um backup do menu.lst é recomendável.
A versão atual é 1.0.9 (deb) e pode ser feito o download neste site:
http://web.telia.com/~u88005282/sum/

Instalado o programa
Ele se encontra em Sistema ->Administração -> StartUp-Manager



 
Veja como ficou a apresentação. Foi escolhido verde em fundo escuro
O caminho para o Windows Vista (não reconhecido) teve de ser incluído editando o menu.lst via terminal!

 
Alguns recursos interessantes:
1.Configura o tempo de carregamento bem como a ordem do SO
2.Permite mudar o visual do boot e incluir texto.
3.Uso de senha
4.Permite criar um disquete de recuperação...
5.Restauração do sistema para configuraçao inicial.

« Última modificação: 06 de Agosto de 2007, 19:57 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: StartUp-Manager - testando este bootloader gráfico
« Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2007, 14:23 »
Façam uma cópia de segurança do menu.lst antes de salvar qualquer mudança pelo startup manager porque ele reescreve este arquivo e ignorar as outras entradas, um perigo pra quem tem dualboot...bem, pelo menos no meu caso aconteceu isto.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: StartUp-Manager - testando este bootloader gráfico
« Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2007, 17:16 »
Façam uma cópia de segurança do menu.lst antes de salvar qualquer mudança pelo startup manager porque ele reescreve este arquivo e ignorar as outras entradas, um perigo pra quem tem dualboot...bem, pelo menos no meu caso aconteceu isto.
Concordo. Quem não estiver seguro do que está fazendo, é melhor não fazer.
Eu mesmo tive que refazer a opção de entrada do Windows Vista. Pode ser fácil para quem está familiarizado mas, para quem tem dificuldade, pode virar um caos.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2007, 17:34 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

arlei

  • Visitante
Re: StartUp-Manager - testando este bootloader gráfico
« Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2007, 17:32 »
Olá RC2006,

grande dica amigo, mais acho que seria interessante talvez vc frisar que o Startup-Manager funciona apenas com o Grub e não com o Grub-gfxboot, pois muita gente esta trocando o bom e velho Grub por esse mais cheio de "firulas".
Se for instalar o .DEB do mesmo ele até informa que ira remover o grub-gfxboot e instalar o grub, mais isso pode passar despercebido ao usuário e no final das contas o resultado não ser o esperado.

T+
Arlei

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: StartUp-Manager - testando este bootloader gráfico
« Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2007, 17:37 »
Olá RC2006,

grande dica amigo, mais acho que seria interessante talvez vc frisar que o Startup-Manager funciona apenas com o Grub e não com o Grub-gfxboot, pois muita gente esta trocando o bom e velho Grub por esse mais cheio de "firulas".
Se for instalar o .DEB do mesmo ele até informa que ira remover o grub-gfxboot e instalar o grub, mais isso pode passar despercebido ao usuário e no final das contas o resultado não ser o esperado.

T+
Arlei

Boa dica Arlei, então não vou testar, afinal toda máquina que instalo em dual boot coloco o Grub-gfxboot para já deixar o usuário mais impressionado.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: StartUp-Manager - testando este bootloader gráfico
« Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2007, 17:48 »
Olá RC2006,

grande dica amigo, mais acho que seria interessante talvez vc frisar que o Startup-Manager funciona apenas com o Grub e não com o Grub-gfxboot, pois muita gente esta trocando o bom e velho Grub por esse mais cheio de "firulas".
Se for instalar o .DEB do mesmo ele até informa que ira remover o grub-gfxboot e instalar o grub, mais isso pode passar despercebido ao usuário e no final das contas o resultado não ser o esperado.
Arlei
Boa colocação, Arlei.
Existe uma opção de restauração (ainda não testada) -> restore original settings.
Será que funciona? Se funcionar, menos mal!

 
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

arlei

  • Visitante
Re: StartUp-Manager - testando este bootloader gráfico
« Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2007, 17:58 »
Existe uma opção de restauração (ainda não testada) -> restore original settings.
Será que funciona? Se funcionar, menos mal!

Não sei amigo, nunca fiz uso deste programa, mais imagino eu que não seria este o caso, ou seja, acho que esta opção de restauração deve ser apenas em relação o menu.lst original. Acredito que antes de proceder as modificações em seu arquivo de configuração ele próprio deve gerar um backup para estes casos.

Acredito que o usuário do Grub-gfxboot que instalar o Startup-Manager, ele irá confirmar a remoção do Grub-gfxboot e instalação do Grub, a para contornar isso apenas fazendo o processo inverso manualmente.

T+
Arlei

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: StartUp-Manager - testando este bootloader gráfico
« Resposta #7 Online: 06 de Agosto de 2007, 18:00 »
Boa colocação, Arlei.
Existe uma opção de restauração (ainda não testada) -> restore original settings.
Será que funciona? Se funcionar, menos mal!
Acabei de testar e funcionou!!!
Fiz o reboot e agora estou com o quadro de opções do grub recuperado!!! igual a antes da instalação do startUp-manager.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: StartUp-Manager - testando este bootloader gráfico
« Resposta #8 Online: 06 de Agosto de 2007, 18:14 »
Estou baixando, já fiz um backup do meu menu.lst, postarei aqui os resultados.
Será que a próxima versão estará no LIve CD? Poderia ter um campo para "recuperar Grub" qdo se faz uma besteira e perde o Grub.

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: StartUp-Manager - testando este bootloader gráfico
« Resposta #9 Online: 06 de Agosto de 2007, 18:20 »
Pessoal,
Não está mantendo a configuração do meu Grub, qdo abro o startUp-Manager ele subescreve o meu GRub e perco a entrada do windows, ainda bem que fiz um backup antes.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: StartUp-Manager - testando este bootloader gráfico
« Resposta #10 Online: 06 de Agosto de 2007, 18:50 »
Pessoal,
Não está mantendo a configuração do meu Grub, qdo abro o startUp-Manager ele subescreve o meu GRub e perco a entrada do windows, ainda bem que fiz um backup antes.
É só editar o menu.lst substituido
sudo gedit /boot/grub/menu.lst
e acrescentar o seguinte fazendo as devidas correções para a sua máquina:
Código: [Selecionar]
# This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS
# on /dev/sda1
title Windows Vista/Longhorn (loader)
root (hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader +1
« Última modificação: 06 de Agosto de 2007, 18:56 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: StartUp-Manager - testando este bootloader gráfico
« Resposta #11 Online: 06 de Agosto de 2007, 19:08 »
Mas se é para entrar no terminal, entrar no gedit, modificar manualmente, acrescentar linhas, etc, qual a vantagem deste programa? Se é para fazer tudo isso então eu fico sem.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: StartUp-Manager - testando este bootloader gráfico
« Resposta #12 Online: 06 de Agosto de 2007, 19:47 »
Mas se é para entrar no terminal, entrar no gedit, modificar manualmente, acrescentar linhas, etc, qual a vantagem deste programa? Se é para fazer tudo isso então eu fico sem.
Talvez porisso que até hoje o Ubuntu nâo adotou este programa ou semelhante como padrão.
De qualquer modo, a única modificação que fiz via terminal foi esta.
Outras alterações, descritas na mensagem inicial, foram feitas por interface gráfica.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: StartUp-Manager - testando este bootloader gráfico
« Resposta #13 Online: 25 de Julho de 2008, 15:46 »
Valeu pela dica, hoje instalei o programa e funcionou tudo direito.
Usuário Linux- 449417

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: StartUp-Manager - testando este bootloader gráfico
« Resposta #14 Online: 26 de Julho de 2008, 07:38 »
Ja uso esse programa para configurar o grub a algum tempo no entanto ultimamente tenho um problema,quando se usa a protecção por password e depois de ir ao menu do grub tentar edita.lo a pass nunca é aceite,diz sempre failed.