Autor Tópico: Como posso otimizar o Ubuntu?  (Lida 101440 vezes)

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Como posso otimizar o Ubuntu?
« Online: 06 de Agosto de 2007, 17:27 »
Caros amigos, como sempre, volto a solicitar informações sobre o gerenciamento do Ubuntu e desta vez  eu gostaria de saber como posso otimizar o sistema, como se faz no ruwindows, ou seja, apagando arquivos inúteis, temperários e outras sujeiras mais, além de como faço para desfragmentar o hd?
Em paralelo, vou lá em "pesquisa" para ver se acho alguma coisa!

Abs,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Cleitonsb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2007, 18:23 »
Bem não to muito por dentro de como otimizar, mas tenho um bizu para o liberar mais espaço no seu hd:

Quando instalamos um programa no ubuntu, o sitema cria um arquivo .deb desse programa e suas dependencias. Esses aquivos servem inclusive pra vc copiar e instalar em outros computadores. Mas acabam por ocuparem muito espaço depois de um certo tempo. Esses arquivos ficam na pasta /var/cache/apt/archives. E se quizer liberar um pouco de espaço é so apagar todos esses aquivos. Lembrete: tem que apagar como root, pois é uma pasta do sistema. De forma alguma apague a pasta /archives , pois sem ele não sera possivel instalar outros programas.

Outro ideia, e não instalar programas que utilizam bibliotecas QT, proprias do kubuntu, pois isso deixa o sistema mais lento. Programas como k3b, amarok , kaffeine e familia, são proprios do kde.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Falou.

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 06 de Agosto de 2007, 19:37 »
Lógico, Cleiton, que vc ajudou! Só em responder já foi legal! Agora, eu já fiz essa dica +/- como vc citou, mas sobre as bibliotecas QT eu não sabia. No início, qdo adotei o Linux atravéz dessa maravilha que é o Ubuntu, eu instalei uma quantidade de programas pelo Synaptic sem saber o que era necessário ou não, mas como estou lendo tudo direto sobre esta minha mudança, devo chegar aonde pretendo, ou seja, deixando a máquina afinada, leve e operacional.
Muito obrigado pelo empenho!

Grande abraço e vamos aguardar mais respostas, se possível

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline golfinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2007, 21:24 »
Bem não to muito por dentro de como otimizar, mas tenho um bizu para o liberar mais espaço no seu hd:

Quando instalamos um programa no ubuntu, o sitema cria um arquivo .deb desse programa e suas dependencias. Esses aquivos servem inclusive pra vc copiar e instalar em outros computadores. Mas acabam por ocuparem muito espaço depois de um certo tempo. Esses arquivos ficam na pasta /var/cache/apt/archives. E se quizer liberar um pouco de espaço é so apagar todos esses aquivos. Lembrete: tem que apagar como root, pois é uma pasta do sistema. De forma alguma apague a pasta /archives , pois sem ele não sera possivel instalar outros programas.

Outro ideia, e não instalar programas que utilizam bibliotecas QT, proprias do kubuntu, pois isso deixa o sistema mais lento. Programas como k3b, amarok , kaffeine e familia, são proprios do kde.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Falou.

cara, axo q apenas TER as bibliotecas não implica em perda de qualidade.
A perda vai vir quando vc executar o programa... mas é minima, uso o k3b aki bunitinho e feliz
:)

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2007, 07:55 »
E aí Marcopolo ,beleza?
Então achei isso ↓ foi copiado daqui e aqui , na maior cara de pau hehehehe  :P

1 - Rodando os processos do boot em modo paralelo:

    O boot do ubuntu(upstart) funciona de maneira linear, ou seja, um script começa exatamente onde o outro termina. É claro que se todos eles rodassem ao mesmo tempo, o processo seria mais rápido, então é isso que vamos fazer:
    Abra o arquivo /etc/init.d/rc com seu editor favorito:
   
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/init.d/rc    É claro que o nano pode ser substituído pelo editor à sua escolha(vi, emacs, gedit, kedit, kate…)
    Agora ache a linha:
    CONCURRENCY=none
    e a mude para:
    CONCURRENCY=shell
    Verifique a sua escrita, se não tem nenhum erro, porque se não VOCÊ NÃO CONSEGUIRÁ DAR BOOT! Salve e reinicie.

2 - Precarregamento:

    Sim, exatamente isso, a velha técnica de pré-carregar os programas e bibliotecas que você mais usa, fazendo com que o início deles seja mais rápido.
    Abra um terminal e digite as seguintes palavras mágicas:
   
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install preload    E pronto, se quiser reiniciar, reinicie. Se não, avance :)

3 - Swappiness

    Pelo que eu entendi, isso define a prioridade da swap, ou seja, quanto menor esse valor, maior vai ser a prioridade da memória em relação à swap, logo, menos swap vai ser utilizada.
    Abra um terminal e digite:
   
Código: [Selecionar]
sysctl -q vm.swappiness    Você vai ver que esse valor é de 60. Vamos mudar para um menor:
    Abra o arquivo com seu editor preferido:
   
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/sysctl.conf    No final do arquivo, adicione o seguinte texto:
    vm.swappiness=10
    Você pode modificar esse 10 para um valor maior caso tenha menos que 512 de ram, ou diminuir para 0 caso tenha 1gb de ram ou mais.

4 - Otimizando o Xorg

    Desative todos os path de fontes, todos os dispositivos de entrada que você não possui. Se você não tem uma placa de vídeo boa, deveria pensar em diminuir a sua resolução e a taxa de bits(de 24 pra 16), faz uma diferença danada.

5 - Desabilitando serviços do sistema

    Se você não tem bluetooth, pra que carregar o serviço referente ao mesmo, não é? Para desativar esses serviços, você vai precisar do utilitário sysv-rc-conf:
   
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install sysv-rc-conf    Então rode o programa:
   
Código: [Selecionar]
sudo sysv-rc-conf    E desabilite tudo o que você não quer que inicie.

Bom, acho que isso é tudo, espero que tenham gostado :)
Nesse site tem bastante outras coisas que seria legal você verificarem, eu trouxe somente o que eu testei, e algumas coisas que eu fiz aqui que melhorou o desempenho :)
Créditos para o membro s4suk3 

No final  temos aquele bug do Gnome 

Boa sorte!

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2007, 08:15 »
As bibliotecas só ocupam espaço em disco, nada demais, e mesmo quando utilizadas, a perda de desempenho é mínima, imperceptível até.

Meu desktop é baseado em Qt e utilizo programas GTK sem problema algum, na mesma velocidade que como que se eu utilizasse o GNOME.

Se você realmente gosta de um computador mais rápido, eu recomendaria instalar o Xubuntu, que é baseado no XFCE, uma versão mais light do GNOME, que é um pouco mais chatinha de usar, mas economiza recursos.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 07 de Agosto de 2007, 09:55 »
Muito bom esse tópico...

Bem não to muito por dentro de como otimizar, mas tenho um bizu para o liberar mais espaço no seu hd:

Quando instalamos um programa no ubuntu, o sitema cria um arquivo .deb desse programa e suas dependencias. Esses aquivos servem inclusive pra vc copiar e instalar em outros computadores. Mas acabam por ocuparem muito espaço depois de um certo tempo. Esses arquivos ficam na pasta /var/cache/apt/archives. E se quizer liberar um pouco de espaço é so apagar todos esses aquivos. Lembrete: tem que apagar como root, pois é uma pasta do sistema. De forma alguma apague a pasta /archives , pois sem ele não sera possivel instalar outros programas.

Outro ideia, e não instalar programas que utilizam bibliotecas QT, proprias do kubuntu, pois isso deixa o sistema mais lento. Programas como k3b, amarok , kaffeine e familia, são proprios do kde.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Falou.


Amigo, não precisa remover manualmente o cache do APT, basta digitar: sudo apt-get clean

5 - Desabilitando serviços do sistema

    Se você não tem bluetooth, pra que carregar o serviço referente ao mesmo, não é? Para desativar esses serviços, você vai precisar do utilitário sysv-rc-conf:
   
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install sysv-rc-conf    Então rode o programa:
   
Código: [Selecionar]
sudo sysv-rc-conf    E desabilite tudo o que você não quer que inicie.
Boa sorte!

Amigo, existe uma versão Qt para esse programa, mais fácil de usar. Não me lembro o nome mas já usei muito... vale a pela....

Abraços...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 07 de Agosto de 2007, 10:31 »

Beleza, K7br!!


Bem, eu apenas iniciei o post com uma pergunta sobre uma possível otimização do Ubuntu, para que possamos eliminar os "residuos" acumulados no sistema, do mesmo jeito que usamos no Windows, ou seja, retirada de arquivos temporários e outras "sujeiras" que tornam a máquina com menos operatividade, meio lenta e estressante. Aqui, eu imagino que seja  no mínimo parecido com o de lá, mas não tenho conhecimentos ainda, já que sou iniciante no projeto Linux, com apenas um mes, egresso, claro, das bandas do "tio Bill"! Agradeço muito aos amigos K7br, que já me auxilia com algum tempo e os demais pelas prontas e objetivas respostas. Espero que estejam me entendendo no objetivo maior sobre a máquina e o sistema como um todo. Tenho 1 GB de memória RAM instalada no pc com um processador Celeron D com 2.66 Ghz. Continuo buscando novas informações para uma melhor performance!

Até semana que vem, qdo me ausentarei em viagem por 22 dias, continuarei ligadaço no fórum!

Um abraço grato a todos!

marcopolo.


======Editando====

Em tempo:

Amigo K7br, vc no meu entender, não está plagiando ninguém, apenas colaborando e divulgando mais conhecimentos, mesmo pq, vc credita a autoria do texto, como citado em seu post acima! Compartilhar conhecimentos não é errado, ao contrário, é muito gratificante e elogiávell! Parabéns!

Marcopolo
« Última modificação: 07 de Agosto de 2007, 20:55 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 07 de Agosto de 2007, 20:06 »
Grande post, k7br, valeu!...  vou testar por aqui e ver no que dá. Uma dúvida: não é possível desabilitar  os serviços desnecessários diretamente por Sistema>Administração> Serviços?... ou não é o mesmo?

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #9 Online: 07 de Agosto de 2007, 21:02 »
Olá VB5, tudo beleza?

Eu achei muito interessante essa informação do no amigo K7br, mas só vou experimentar qdo outro amigo mais antigo e mais safo, confirmar sua eficácia!

Um abraço,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #10 Online: 07 de Agosto de 2007, 21:09 »
Tentei as duas primeiras dicas até agora, sem problemas. Não senti muita diferença no boot ( talvez já estivesse bom), mas parece que os alicativos estão carregando bem mais rápido... falta testar o resto, posto depois!

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #11 Online: 07 de Agosto de 2007, 21:17 »
Ok, amigaço!! Vc se torna nosso "testa de ferro", né?

Vou aguardar, pois tenho medo que possa haver alguma cáka e eu não saber limpar!!
Mas te confesso que estou ansioso para testar! Esse K7br é 10 mesmo!

Abs,

Marcopolo.
« Última modificação: 07 de Agosto de 2007, 21:19 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #12 Online: 07 de Agosto de 2007, 21:30 »
Sobre os serviços, veja meu post acima: olhei e nõa está carregando nada desnecessário, ao que parece.  Falta testar as outras duas, pois tenho 512 MB de RAM; mas creio que os efeitos só  serão evidentes com mais tempo, então vou fazer com calma. Mas as duas primeiras, tudo bem!

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #13 Online: 07 de Agosto de 2007, 22:08 »
Falou, amigo! Estou na moita, mas vou testar só amanhã! Tenho na máquina  2 x 512 MB RAM DDR e talvez não sinta muita diferença e se não fizer bem, mal talvez não faça!!

gde [ ],

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Como posso otimizar o Ubuntu?
« Resposta #14 Online: 07 de Agosto de 2007, 22:10 »
Esse bug do Gnome (localhost) é impressionante. A diferença de velocidade em alguns aplicativos, após corrigido, é gritante. O Firefox levava quase dois segundos pra iniciar, agora não leva nem meio segundo.