Autor Tópico: Decepção com todas as distribuições Linux  (Lida 94921 vezes)

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #60 Online: 04 de Setembro de 2007, 00:24 »
Cristiano,
Quando eu elogio o windows, falo apenas da interface amigável (que o linux também possui) e intuitiva do seu sistema (ainda estamos chegando lá).
É exclusivamente sobre isso que eu falo. É claro que eu acho o cúmulo você ter que comprar anti-virus pro seu computador, saber que seu sistema é completamente vulnerável, consumo excessivo de hardware, etc...
Esse foi, inclusive, um dos motivos pra eu vir pro Linux. Sempre escutei que no Linux não "exsite" virus e nem o medo de se ter seu computador hackeado ou invadido (talvez até possa! Não sei sobre muito sobre isso), leve, etc...
Gosto do conceito do Linux, acho que ele tem quase tudo de bom! Tirando as facilidades do windows, não tem mais nada que eu veja de útil por lá.
Acho que você deve ser uma exceção no mundo da informática. Tenho computador desde 92, começando pelo DOS, depois veio o win3.11, seguido pelo win95,98 e finalmente no xp. É claro que tivemos zilhões de dificuldades durante esse tempo. Para isso que servem nossos comentários. Quando eu (ou qualquer outro usuário windows)digo que o win é melhor em algum ponto que o Linux (na minha modesta opinião), é pra fazer com que a curva da evolução do Linux seja muito mais rápida que a do windows. Eu quero mais é chegar em casa e não ter o dual boot na minha máquina!

Acredito tanto no Linux que estou aqui, aprendendo e participando neste fórum!
Quanto ao texto, concordo com tudo de ruím que já existiu no windows, exceto que isso seja uma desculpa para que tenhamos que passar pelos mesmos problemas no Linux. Quem já passou por tempos ruins não vai querer saber de passar tudo de novo!

Assim como você, eu também torço pra que o Linux cresça e fique mais fácil. E eu sei que ele vai! ;D

Bom, vou nessa que amanhã é dia de dureza!
Abraços,
Fernando

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #61 Online: 04 de Setembro de 2007, 00:29 »
De qualquer forma Fernando, não sei em que área você trabalha, mas vou te contar um segredo. Programação não é algo simples, não se sai querendo (desesperadamente) evoluir algo em curto prazo, e se sai normalmente não traz boas respostas, traz sim um windows ao Linux. Eu refuto mesmo as comparações, para mim é como comparar maças e bananas, eles são diferentes, com objetivos diferentes (apesar de aparentemente não ser), e portanto incomparáveis.

Mas lembrei de algo que acho no Windows que me deixa feliz, algo que vou fazer amanhã (hoje né) bem cedo. Formatar um HD tirando o Vista de lá....
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 00:33 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Piras

  • Visitante
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #62 Online: 04 de Setembro de 2007, 01:15 »
Quando se diz que os "programadores do Linux" devem fazer isto ou aquilo se incide no erro de ignorar que boa parte dos executáveis do Windows não são feitos pelos criadores deste sistema. Alguns dos programas mais populares do Windows são feitos por gente que faz um exe. e não um DEB ou RPM simplesmente porque imagina que  a imensa maioria dos usuários preferirá o exe. ao pacote Linux. E que o número de usuários que tentará instalar o programa no Linux é tão desprezível que nem vale a pena gastar dinheiro e trabalho preparando um pacote DEB ou RPM. Em outras palavras, domínio de mercado é uma vantagem em si mesma: o simples fato de boa parte do mercado desktop ser dominado pelo Windows favorece o domínio do Windows, numa espécie de círculo vicioso.

Por esta razão, mesmo os críticos mais ácidos deveriam agradecer pelo relativo sucesso do Ubuntu: hoje há muitos programas com sua versão DEB devido ao êxito da Cannonical. Distros mais puras como Slackware, Gentoo ou Arch podem ter suas virtudes, mas a verdadeira guerra contra o monopólio do Windows está sendo travada e, de algum modo vencida, por distros como Ubuntu, Suse, PCLinuxOS e Mandriva. Quanto maior for a parcela de mercado que estas distros tiveram, maior será a possibilidade de encontrarmos um DEB ou RPM ao lado de um exe. num site qualquer.

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #63 Online: 04 de Setembro de 2007, 01:27 »
Enquanto vocês se atracam, deixa eu levantar uma sugestão.

Na verdade eu não gosto de ficar sempre com o software mais novo, mas vários softwares ainda não estão 100% do jeito que eu gostaria, então eu fico na ânsia de atualizar justamente pra saber se a nova versão tem aquilo que eu preciso.
Valeu mesmo pela dica. Vou ver o que eu arrumo aqui. Tomara que eu não apague nenhum arquivo do sistema atualizando o Qt. ;D
Sds

Se você instalar a Qt apartir dos repositórios oficiais, sua necessidade já vai ser alcançada no que diz respeito ao last.fm.

Se você instala qualquer programa fora do repositório, ele não estará na árvore de dependências. Remover uma biblioteca da árvore pode trazer certos transtornos principalmente porque se um programa é atualizado todas as suas dependências são adaptadas à nova necessidade. O mais cômodo é buscar o que for possível no repositório e o se não tiver compilar.

Com o tempo você percebe que o programa A-2.0.3.1 depende da biblioteca B-3.8 ou superior. Pouco ou nada vai adiantar se você instalar a B-3.8.5.7.2b no lugar da B-3.8.0.6.1f que você já tinha na máquina e que o programa não mudou nada desde a B-3.8.0.1.9c que veio junto com o A-2.0.3.1. Uma biblioteca pode mudar muito de versão, mais veloz que os programas em muitos dos casos. Há sempre muito BugFix. Em outras palavras, via de regra, bibliotecas são a última coisa que você deve se preocupar em compilar, salvo se você seja um desenvolvedor daquela biblioteca.

Se você realmente quer atualizar e ter a última versão de um pacote, você pode ter duas soluções:
1) procurar habilitar os repositórios do tipo "unstable"
2) ler os changelogs para ver se a compilação da atualização preenche a sua necessidade.

Por exemplo, eu tenho a versão o pacote pidgin-2.0.2-3.fc6.1 do pidgin e vi que no site tem a versão 2.1.1, ou seja, estou super desatualizado, não? Eu sou louco pelo MSN e preciso de minha webcam funcionando nele. Mas quando eu leio o http://www.pidgin.im/ChangeLog, da versão que estou para a versão atual, nada foi feito sobre webcam e tudo o que foi feito para MSN foi "Limited support for MSN Messenger contacts" nos protocolos do Yahoo (caso vocês não saibam, estão querendo fazer com que essas duas redes conversem entre si). Daí eu pergunto: preciso compilar o novo pidgin? Por outro lado, se eu usasse o Finch e sempre reclamasse que não havia suporte de som, a última versão traz isso e se eu tivesse louco pelo suporte, esse poderia ser um motivo para compilar.

Mas se alguém realmente preza pela tranqüilidade de um sistema rodando redondo, mas sente falta de algo, talvez fosse mais fácil pesquisar e perguntar (necessariamente nessa ordem) se alguém conhece algo que supra a necessidade, em vez de desbravar sozinho uma selva por onde muitos já andaram e fizeram uma trilha.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #64 Online: 04 de Setembro de 2007, 08:39 »
Mas se alguém realmente preza pela tranqüilidade de um sistema rodando redondo, mas sente falta de algo, talvez fosse mais fácil pesquisar e perguntar (necessariamente nessa ordem) se alguém conhece algo que supra a necessidade, em vez de desbravar sozinho uma selva por onde muitos já andaram e fizeram uma trilha.

isso é sensato, Mestre Mythus  :D  :D [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #65 Online: 04 de Setembro de 2007, 20:43 »
Enquanto vocês se atracam, deixa eu levantar uma sugestão.

Na verdade eu não gosto de ficar sempre com o software mais novo, mas vários softwares ainda não estão 100% do jeito que eu gostaria, então eu fico na ânsia de atualizar justamente pra saber se a nova versão tem aquilo que eu preciso.
Valeu mesmo pela dica. Vou ver o que eu arrumo aqui. Tomara que eu não apague nenhum arquivo do sistema atualizando o Qt. ;D
Sds

Se você instalar a Qt apartir dos repositórios oficiais, sua necessidade já vai ser alcançada no que diz respeito ao last.fm.

Se você instala qualquer programa fora do repositório, ele não estará na árvore de dependências. Remover uma biblioteca da árvore pode trazer certos transtornos principalmente porque se um programa é atualizado todas as suas dependências são adaptadas à nova necessidade. O mais cômodo é buscar o que for possível no repositório e o se não tiver compilar.

Com o tempo você percebe que o programa A-2.0.3.1 depende da biblioteca B-3.8 ou superior. Pouco ou nada vai adiantar se você instalar a B-3.8.5.7.2b no lugar da B-3.8.0.6.1f que você já tinha na máquina e que o programa não mudou nada desde a B-3.8.0.1.9c que veio junto com o A-2.0.3.1. Uma biblioteca pode mudar muito de versão, mais veloz que os programas em muitos dos casos. Há sempre muito BugFix. Em outras palavras, via de regra, bibliotecas são a última coisa que você deve se preocupar em compilar, salvo se você seja um desenvolvedor daquela biblioteca.

Se você realmente quer atualizar e ter a última versão de um pacote, você pode ter duas soluções:
1) procurar habilitar os repositórios do tipo "unstable"
2) ler os changelogs para ver se a compilação da atualização preenche a sua necessidade.

Por exemplo, eu tenho a versão o pacote pidgin-2.0.2-3.fc6.1 do pidgin e vi que no site tem a versão 2.1.1, ou seja, estou super desatualizado, não? Eu sou louco pelo MSN e preciso de minha webcam funcionando nele. Mas quando eu leio o http://www.pidgin.im/ChangeLog, da versão que estou para a versão atual, nada foi feito sobre webcam e tudo o que foi feito para MSN foi "Limited support for MSN Messenger contacts" nos protocolos do Yahoo (caso vocês não saibam, estão querendo fazer com que essas duas redes conversem entre si). Daí eu pergunto: preciso compilar o novo pidgin? Por outro lado, se eu usasse o Finch e sempre reclamasse que não havia suporte de som, a última versão traz isso e se eu tivesse louco pelo suporte, esse poderia ser um motivo para compilar.

Mas se alguém realmente preza pela tranqüilidade de um sistema rodando redondo, mas sente falta de algo, talvez fosse mais fácil pesquisar e perguntar (necessariamente nessa ordem) se alguém conhece algo que supra a necessidade, em vez de desbravar sozinho uma selva por onde muitos já andaram e fizeram uma trilha.
Muito sensato esse seu texto, Mythus!
Com essa explicação entendo agora que atualizar algum software no Ubuntu, que não esteja no repositório, seja algo bastante complicado. Tanto para um leigo quanto eu quanto para o próprio sistema!
Eu já rodei por todo o repositório do Ubuntu, mas infelizmente ainda não encontrei  o que preciso. A partir de agora, não terei mais essa pressa pra atualizar meus softwares. Vou usando o dual boot até me sentir confortável com os softwares do Ubuntu. Tomara que surjam várias novidades com a vinda da versão 7.10.
Valeu mesmo pela explicação. Gostei muito das suas colocações!
sds

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #66 Online: 04 de Setembro de 2007, 20:46 »
Fernando, de qualquer forma tome cuidado, procure começar estas mudanças por softwares menos importantes, ou que você ve que não vão mudar muito outros pacotes (dependências). Ontem mesmo um membro teve problemas por adicionar repositórios com arquivos muito mais recentes.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 20:48 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #67 Online: 04 de Setembro de 2007, 23:21 »
Eu já rodei por todo o repositório do Ubuntu, mas infelizmente ainda não encontrei  o que preciso. A partir de agora, não terei mais essa pressa pra atualizar meus softwares. Vou usando o dual boot até me sentir confortável com os softwares do Ubuntu. Tomara que surjam várias novidades com a vinda da versão 7.10.

A pergunta que não quer calar: "o que precisas que ainda não foi encontrado?"
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #68 Online: 05 de Setembro de 2007, 00:12 »
A pergunta que não quer calar: "o que precisas que ainda não foi encontrado?"

hehe O Mestre Mythus sempre lendo meus pensamentos  :D  :D
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #69 Online: 06 de Setembro de 2007, 14:18 »
Eu já fiz minha escolha e quero Linux para mim. Agora espero que as empresas produtoras de software foquem mais no Linux também. Quando tiver um logmein para Linux e um programa para Palm melhor que o do gnome com biblioteca gtk, e quando eu tiver um pc melhor (pentium III com 256 de RAM para jogos emulados não dá), aí mudo completamente para Linux.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #70 Online: 07 de Setembro de 2007, 04:52 »
Eu já fiz minha escolha e quero Linux para mim. Agora espero que as empresas produtoras de software foquem mais no Linux também. Quando tiver um logmein para Linux e um programa para Palm melhor que o do gnome com biblioteca gtk, e quando eu tiver um pc melhor (pentium III com 256 de RAM para jogos emulados não dá), aí mudo completamente para Linux.

Esse LogMeIn é algo como ssh + vnc?

Tem que ser em gtk o programa utilizado para palm? J-Pilot não serve?

Abraços
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #71 Online: 07 de Setembro de 2007, 13:00 »
Eu já rodei por todo o repositório do Ubuntu, mas infelizmente ainda não encontrei  o que preciso. A partir de agora, não terei mais essa pressa pra atualizar meus softwares. Vou usando o dual boot até me sentir confortável com os softwares do Ubuntu. Tomara que surjam várias novidades com a vinda da versão 7.10.

A pergunta que não quer calar: "o que precisas que ainda não foi encontrado?"
Olá Mythus,
Olha, eu tenho consciência de que a falta dos softwares de que eu preciso no Linux, é culpa unicamente das empresas de softwares.

Skype - Já falei em outros tópicos aqui. O skype é importante demais pra mim. Tenho família que mora fora e é muito importante ter a webcam funcionando. Infelizmente a Skype não preza pelos usuários Linux da mesma forma que preza pelos do windows e Mac.

Autocad 2002 ou versões superiores - Sou engenheiro e minha esposa é arquiteta. Apesar de eu utilizar menos agora, a minha esposa trabalha 101% com esse software. Infelizmente o wine ainda não emula direito o Autocad 2002 ou superior. Quem mexe no Autocad sabe que é difícil substitui-lo por outro.

DVDLabPro + DIKO - Meu hooby é autorar DVDs com as séries que eu mais gosto e fotos e videos pessoais. Já utilizei todos os softwares do Linux e não achei nenhum com o potencial do DVDLabPro. Gosto de fazer DVDs com 2 tipos de áudio e 2 tipos de legenda, menus com botões animados, textos com várias formatações, etc... O ManDVD, que eu considero o mais intuitivo de todos os softwares no Linux, ainda está longe do DVDlab.

Mathcad - Esse eu ainda nem procurei no Linux. Não posso dizer que me faz falta, pois não sei se existe uma versão Linux ou algum software parecido. Tenho que estudar um pouco mais.

É por isso que, toda vez que sai uma versão nova dos softwares semelhantes no Linux, eu tento logo instalá-los pra ver se as ferramentas que me fazem falta foram implementadas.
Já tentei me adaptar com os softwares nativos Linux, mas como já havia dito, eles ainda estão um pouco longe dos utilizados no Windows.
Mesmo assim continuo utilizando o Ubuntu. Utilizo o openOffice para trabalhar sem problemas, o amule funciona perfeitamente, deluge baixa todos os torrentz que preciso, o wine emula o meu dicionário da michaelis (aqueles que vem no cd do discador  do UOL. Velho mais eficiente!:) ) e o único jogo que jogo no computador roda no Linux (Wolfenstein - ET).

Bem, acho que esse post ficou grande demais. Consegui expor praticamente tudo que uso num computador!
O tutorial da rapaziada do inkscape me deu até vontade de aprender a fazer gifs e jpegs e papeis de parede personalizados (principalmente pros DVDs que eu autoro). Já to até dando meus chutes iniciais nele.
O Linux está abrindo portas que eu não tinha no windows e isso é bem legal. Mas ainda dependo do Windows!

Deixa eu parar por aqui senão eu não paro de escrever. Abraços pra todos.


alarcon

  • Visitante
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #72 Online: 08 de Setembro de 2007, 12:12 »
Eu já rodei por todo o repositório do Ubuntu, mas infelizmente ainda não encontrei  o que preciso. A partir de agora, não terei mais essa pressa pra atualizar meus softwares. Vou usando o dual boot até me sentir confortável com os softwares do Ubuntu. Tomara que surjam várias novidades com a vinda da versão 7.10.

A pergunta que não quer calar: "o que precisas que ainda não foi encontrado?"
Olá Mythus,
Olha, eu tenho consciência de que a falta dos softwares de que eu preciso no Linux, é culpa unicamente das empresas de softwares.

Skype - Já falei em outros tópicos aqui. O skype é importante demais pra mim. Tenho família que mora fora e é muito importante ter a webcam funcionando. Infelizmente a Skype não preza pelos usuários Linux da mesma forma que preza pelos do windows e Mac.

Autocad 2002 ou versões superiores - Sou engenheiro e minha esposa é arquiteta. Apesar de eu utilizar menos agora, a minha esposa trabalha 101% com esse software. Infelizmente o wine ainda não emula direito o Autocad 2002 ou superior. Quem mexe no Autocad sabe que é difícil substitui-lo por outro.

DVDLabPro + DIKO - Meu hooby é autorar DVDs com as séries que eu mais gosto e fotos e videos pessoais. Já utilizei todos os softwares do Linux e não achei nenhum com o potencial do DVDLabPro. Gosto de fazer DVDs com 2 tipos de áudio e 2 tipos de legenda, menus com botões animados, textos com várias formatações, etc... O ManDVD, que eu considero o mais intuitivo de todos os softwares no Linux, ainda está longe do DVDlab.

Mathcad - Esse eu ainda nem procurei no Linux. Não posso dizer que me faz falta, pois não sei se existe uma versão Linux ou algum software parecido. Tenho que estudar um pouco mais.

É por isso que, toda vez que sai uma versão nova dos softwares semelhantes no Linux, eu tento logo instalá-los pra ver se as ferramentas que me fazem falta foram implementadas.
Já tentei me adaptar com os softwares nativos Linux, mas como já havia dito, eles ainda estão um pouco longe dos utilizados no Windows.
Mesmo assim continuo utilizando o Ubuntu. Utilizo o openOffice para trabalhar sem problemas, o amule funciona perfeitamente, deluge baixa todos os torrentz que preciso, o wine emula o meu dicionário da michaelis (aqueles que vem no cd do discador  do UOL. Velho mais eficiente!:) ) e o único jogo que jogo no computador roda no Linux (Wolfenstein - ET).

Bem, acho que esse post ficou grande demais. Consegui expor praticamente tudo que uso num computador!
O tutorial da rapaziada do inkscape me deu até vontade de aprender a fazer gifs e jpegs e papeis de parede personalizados (principalmente pros DVDs que eu autoro). Já to até dando meus chutes iniciais nele.
O Linux está abrindo portas que eu não tinha no windows e isso é bem legal. Mas ainda dependo do Windows!

Deixa eu parar por aqui senão eu não paro de escrever. Abraços pra todos.



Programas matemáticos para linux procure por:

- GNU Octave
- Scilab
- XMaxima
- SciPy
- GAP (Groups, Algorithms, Programming) - http://www.gap-system.org/

Pragramas CAD para Arquitetura:

- CYCAS ( http://www.cycas.de/ )
- OCTREE ( http://www.octree.de/html/frames/eng/f_home.htm )


Programa muito parecido com AutoCAD e com módulos para Arquitetura:

- BricsCad ( http://www.bricscad.com/ )


Simulation softwares for multiphysics simulation:

- ELMER
- Calculix v1.6
- Tochnog
- Impact
- MBDyn

Só sugestões para você procurar e avaliar, se for o caso, se atende suas necessidades.

Veja este site que é antigo mais faz uma comparação de programas equivalentes em windows e linux:

http://www.planetarium.com.br/planetarium/noticias/2003/2/1046459036


Quanto a autoração você já usou Avidemux + DeVeDe (http://ubuntu.no.sapo.pt/avi_para_dvd.html) ou o DVDStyler ( http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5632&pagina=1  e http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5632&pagina=2) e o Kino?


« Última modificação: 08 de Setembro de 2007, 16:12 por alarcon »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #73 Online: 08 de Setembro de 2007, 12:26 »
vlw pela dica, alarcon

indiretamente me ajudou  ;) hehe [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

alarcon

  • Visitante
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #74 Online: 08 de Setembro de 2007, 12:35 »
vlw pela dica, alarcon

indiretamente me ajudou  ;) hehe [ ]s

De nada amigo :P

Não sei se foi você que disse ser formado em geografia, mas que tal experimentar uma distro nacional baseada no kurumin chamada de Poseidon voltada para o mundo cinetífico (acadêmico):

Veja os detalhes aqui:

http://www.poseidon.furg.br/index.php?option=com_content&task=view&id=21&Itemid=52

Uma prévia:

Citar
Geoprocessamento:

- SPRING 4.1 (Sistema de informações geográficas – SIG/GIS – completo)
- GRASS 6.0.1 (Sistema de informações geográficas – SIG/GIS – completo) + plugin GDAL 1.2.5
- GMT 3.4.4 (Programa para processar dados geográficos, criar mapas, etc...)
- PROJ (Programa para aplicar projeções geográficas em dados)
- QGIS 0.7 (SIG leve e simples) + plugin para trabalhar com vetores do GRASS
- Terraview 3.0.3 Plus (Vizualizador de dados geográficos)
- GPSDrive e GPSMan (Programas para trabalhar com GPS)
- JUMP (Sistema de informações geográficas)
- gpx2shp (Conversor de dados GPX para Shapefile)


Visualização 2D/3D/4D:

- OpenDX 4.3 (Modelagem e visualização em 2D e 3D)
- Vis5D (Programa de visualização de dados em 2D, 3D e 4D)

Matemática e Estatística:

- R 2.0.1 (Programa estatística avançado) + diversas bibliotecas (GeoR, GeoRglm, GStat, GAM, - GRASS, abind, car, effects, lmtest, multicomp, mvtnorm, relimp, rgl, sandwich, sm, strucchange, zoo) + interface gráfica do R para análises estatísticas (usando a biblioteca Rcmdr) + módulo spgrass (permiter trabalhar com dados do GRASS no R - geoestatística)
- Fityk (Programa para ajustar curvas em dados - peak fitting)

Modelagem numérica:

- Octave 2.1 (Linguagem para computação numérica)
- Scilab (Linguagem para computação numérica)

e etc.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2007, 12:37 por alarcon »