Autor Tópico: Mover instalação, todas as configurações e programas para outro hd, teria como?  (Lida 4300 vezes)

Offline Vingador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • Wellington Gomes - Conhecimento não compartilhado é igual a conhecimento nulo.
Bom pessoal, eu fiz a instalação do Ubuntu na minha maquina e não esperava me adaptar tão rapidamente ao sistema, devido a isto, deixei apenas 10 GB para o mesmo, acontece que com 3 meses de uso, já não se faz mais necessario a presença de outro sistema operacional, no meu caso o windows que eu usava, mas ainda as pessoas aqui o usam.

Minha pergunta é a seguinte seria possivel eu mover está instalação que eu tenho nesta partição de 10 GB para um outro HD que tenho aqui de 40 GB, com todas as configuraçãoes e programas que eu tenho instalados? Acredito que seja posssivel sim, pois o hardware continuaria o mesmo. Acontece que não sei por onde começar, caso alguém possa me dar uma força quanto a isto ficarei grato.

Um forte abraço a todos!

Wellington
« Última modificação: 11 de Setembro de 2007, 04:19 por Vingador »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Mover instalação, todas as configurações e programas para outro hd, teria co
« Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2007, 08:22 »
Salve, Vingador!

Isso te ajuda? http://sergioaraujo.pbwiki.com/dd#Outrom%C3%A9tododeclonarhds

boa sorte  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: Mover instalação, todas as configurações e programas para outro hd, teria co
« Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2007, 09:00 »
Ola Wellington

Uma recomendação que faço quando assisto alguém na instalação de linux, é a de criar sempre pelo menos duas partições:
- /home - onde vão estar os dados dos utilizadores
- / (root)

Desse modo é possível preservar os dados do utilizador mesmo mudando de distribuição.
Por exemplo, a /home que utilizo já serviu Mandrake, FedoraCore, depois troquei PC, passei por várias versões OpenSuse, depois Kubuntu 7.04, Ubuntu 7.04 , Ubuntu 7.10 (alpha) e de volta para o Ubuntu 7.04.

Sempre que quero fazer uma nova instalação, faço backup do /etc/ em alguns casos da /local (conforme a distribuição)
Instalo o sistema sobre o / (root) formatando essa partição.
E claro, mantenho sempre o /home sem formatar
« Última modificação: 11 de Setembro de 2007, 09:04 por alexcunha »

Offline golfinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Mover instalação, todas as configurações e programas para outro hd, teria co
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2007, 09:19 »
Welligton, oq o alexcuna disse realmente é uma ótima solução


mas não faça como eu e deixe apenas 3gb pro sistema... rapidinho ele irá ficar lotado!

Outra coisa, vc pode manipular as partições pelo GPARTED(pelo cd de boot, livecd) como ele vc pode copiar partições inteiras pra outros lugares... ele é facil e intuitivo de mexer! :)


Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Mover instalação, todas as configurações e programas para outro hd, teria co
« Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2007, 09:46 »
Minha pergunta é a seguinte seria possivel eu mover está instalação que eu tenho nesta partição de 10 GB para um outro HD que tenho aqui de 40 GB, com todas as configuraçãoes e programas que eu tenho instalados?

Pelo que entendi, nosso amigo quer fazer um ghost  8) O comando dd é o mais simples e mais indicado pra isso, em minha modesta opinião. o q vcs acham?

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

arlei

  • Visitante
Re: Mover instalação, todas as configurações e programas para outro hd, teria co
« Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2007, 10:24 »
Minha pergunta é a seguinte seria possivel eu mover está instalação que eu tenho nesta partição de 10 GB para um outro HD que tenho aqui de 40 GB, com todas as configuraçãoes e programas que eu tenho instalados?

Pelo que entendi, nosso amigo quer fazer um ghost  8) O comando dd é o mais simples e mais indicado pra isso, em minha modesta opinião. o q vcs acham?

[ ]s

Ola Eunir,

concordo que usar o "dd" é muito simples e rápido, mais nem um pouco intuitivo. Eu particularmente sugiro sempre o uso do Partimage, que é um shell script em dialog usando o mesmo engine do "dd", porém com aquela interface em modo texto onde bastam selecionar opções.

Sempre fiz uso deste aplicativo para criar imagens de minhas partições a partir de um liveCD como o que também sugiro por ser pequeno, com interface gráfica, ótimo reconhecimento do hardware e vir com inúmeras outras ferramentas também como o gParted.

O Parted Magic.

Aqui no fórum mesmo podem ser encontrados outros tópicos tratando do assunto.

[]'s
Arlei

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Mover instalação, todas as configurações e programas para outro hd, teria co
« Resposta #6 Online: 11 de Setembro de 2007, 13:59 »
grande Arlei!!!

eu nunca usei isso daí nao  ;) msmo assim, se o cara ta ligando 2 hds, colocando um master e outro slave da msma ide, ou sei la, dois masters distintos, e fazendo o pc dar boot pelo cd ao inves de direto pelo hd, pressuponho que ele não seja tao leigo e ache mais simples usar o dd.

mas muito boa tua dica. dica aí pra quem gosta de exitar o terminal  ;)

vlw, Arlei, obrigado
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: Mover instalação, todas as configurações e programas para outro hd, teria co
« Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2007, 14:05 »
Bom pessoal, eu fiz a instalação do Ubuntu na minha maquina e não esperava me adaptar tão rapidamente ao sistema, devido a isto, deixei apenas 10 GB para o mesmo, acontece que com 3 meses de uso, já não se faz mais necessario a presença de outro sistema operacional, no meu caso o windows que eu usava, mas ainda as pessoas aqui o usam.

Minha pergunta é a seguinte seria possivel eu mover está instalação que eu tenho nesta partição de 10 GB para um outro HD que tenho aqui de 40 GB, com todas as configuraçãoes e programas que eu tenho instalados? Acredito que seja posssivel sim, pois o hardware continuaria o mesmo. Acontece que não sei por onde começar, caso alguém possa me dar uma força quanto a isto ficarei grato.

Um forte abraço a todos!

Wellington

Wellington,

Complementando a minha resposta anterior, eu diria que os 10gb são "quase suficientes".
É que além da / (root) e /home eu mantenho as partições do windows.

Por várias razões mantenho este habito desde há uns 8 anos:
Mantenho partições fat32 (partições do windows) onde guardo a maioria dos meus dados de maior tamanho: todos os documentos, filmes, musicas, downloads, etc. Tenho disco externos serve de armazém de dados adicional e salvaguarda de backups vários.

A / (root) que tenho, deve ter uns 10gb estando ocupada a 60%
A /home que mantenho é pequena (talvez uns 8gb). Serve para manter os settings/definições das aplicações que mais utilizo. Tem poucos documentos, tem os meus projectos web e as bases de dados (/home/mysql).
Tudo o resto está como já disse, nas partições fat32 (partições utilizadas pelo windows).

No seu caso, poderia simplesmente não fazer nada. Manter o sistema como está e manter os dados da partição windows. Alternativa, ajustava o tamanho das partições actuais (gparted) e criava uma partição adicional para o /home

Também no windows mantenho esta disciplina de separação entre partições que se destinam ao sistema e a partições de dados. Enfim, herança de hábitos que ganhei em tempos utilizando sistemas unix/xenix. No momento de reinstalar ou recuperar um sistema, revela-se muito útil.

Se precisar de ajuda detalha sobre algum item que eu referi, estou ao dispor.

Offline Vingador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • Wellington Gomes - Conhecimento não compartilhado é igual a conhecimento nulo.
Re: Mover instalação, todas as configurações e programas para outro hd, teria co
« Resposta #8 Online: 12 de Setembro de 2007, 02:37 »
Pessoal Obrigado pelas grandes dicas e pela ótima recepção de vocês!

Eunir Augusto, grande dica está do "add" não conhecia e já favoritei e estou procurando me aprofundar mais nesta ferramente em questão.

alexcunha, essa dica  pramin vair ser de grande utilidade, porque vivemos formatando os computadores aqui, sabe como é né... pc com mais de um usuário...

arlei, O Parted Magic me parece ser bem intuitivo em algumas buscas no google...vou começar os testes aqui depois retorno pra postar os resultados.

mais uma vez...Obrigado a todos pelas dicas!

[]

Wellington




Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Mover instalação, todas as configurações e programas para outro hd, teria co
« Resposta #9 Online: 12 de Setembro de 2007, 08:54 »
Eunir Augusto, grande dica esta do "dd" não conhecia e já favoritei e estou procurando me aprofundar mais nesta ferramente em questão.

Wellington, faz o seguinte: Olha os artigos sobre ele que vc vai se impressionar  ;)

O melhor artigo que li sobre dd foi: http://br-linux.org/tutoriais/003156.html

Abraços e boa sorte, cara!  ;) t++
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Vingador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • Wellington Gomes - Conhecimento não compartilhado é igual a conhecimento nulo.
Re: Mover instalação, todas as configurações e programas para outro hd, teria co
« Resposta #10 Online: 14 de Setembro de 2007, 05:37 »
Pessoal voltei para dizer que consegui efetuar o que eu queria com grande sucesso.

Primeiramente usei o dd pra fazer backup de minha partição raiz, apos feito isso usei o Parted Magic para efetuar o redimencionamento da mesma, o processo demorou por volta de 2 horas com total sucesso.

Visto que consegui liberar espaço para minha partição raiz à redimencionando não achei necessário a restauração da imagen para o outro hd, ou seja, apenas guardei essa imagen caso futuramente eu queira restaura-la e com isso apredi um pouco sobre essa ferramenta maravilhosa que é o dd.

Quanto as minhas impressões sobre o Parted Magic... simples no sentido de leveza e bastante funcional uma ferramenta maravilhosa e poderosa que agora não vai sair de dentro da minha mochila ;D.

Obrigado mais uma vez... Eunir, Alex e Arlei pelas dicas!

[]'s

Wellington
« Última modificação: 14 de Setembro de 2007, 05:39 por Vingador »

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Mover instalação, todas as configurações e programas para outro hd, teria co
« Resposta #11 Online: 14 de Setembro de 2007, 08:18 »

Obrigado mais uma vez... Eunir, Alex e Arlei pelas dicas!


tranquilo, Wellington. precisando pode contar comigo  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)