vc disse que conseguiu arrumar o seu amsn no ubuntu 7.10 me ensina? estou tendo esse problema na minha máquina
Recebi a mensagem pessoal acima após citar em outro tópico que eu havia arrumado o meu erro "Tkcximage" no Gusty.
Não sei se alguém já postou isto. Se sim, desculpe, se não, fica aqui o tutorial passo-a-passo.
Este tutorial também serve para quem estiver instalando o aMSN a partir de uma nova instalação com suporte anti-aliasing (fontes mais bonitas e definidas), o que também foi o meu caso, já que eu resolvi instalar "limpo" o Gusty final.
Nota 1: Este tutorial funcionou perfeito no Gusty, não garanto nas outras versões pois não testei, mas deve funcionar também.
Nota 2: Será instalada a versão SVN mais nova do aMSN que pode ou não conter bugs (a versão instalada aqui funciona bem).
Fontes:
Viva o Linux e
aMSN Wiki (este meu tutorial é uma "fusão" dos dois; os textos abaixo foram também copiados dos dois, mas em alguns casos adaptados por mim).
- - -
Vamos começar baixando os fontes do TCL8.5 e TK8.5 no site:
http://www.tcl.tk/software/tcltk/downloadnow85.html Garanta que você possui o pacote libxft-dev instalado:
#
apt-get install libxft-devFeito isso, vamos compilar o TCL e o TK. Descompacte os arquivos, entre na pasta tcl8.5*/unix/ e digite os comandos:
#
./configure --prefix=/usr#
make#
sudo make installCompilado o TCL, vamos compilar o TK. Descompacte os arquivos, entre na pasta tk8.5*/unix/ e digite os comandos:
#
./configure --prefix=/usr --enable-xft#
make#
sudo make install Após as compilações:
#
sudo rm /etc/bin/wish#
sudo ln -s /usr/bin/wish8.5 /usr/bin/wishFeito isso, precisamos atualizar mais um link, o tclsh. Faça assim:
#
rm /usr/bin/tclsh#
ln -s /usr/bin/tclsh8.5 /usr/bin/tclshAgora a instalação do aMSN.
Faça o download com o comando:
#
svn co https://amsn.svn.sourceforge.net/svnroot/amsn/trunk/amsn amsnGarantimos que temos a versão mais recente:
#
cd amsn && svn upEm seguida:
#
./configure --prefix=/usr Perceba se a saída do comando configure terminou assim:
compile time options summary
============================
X11 : yes
Tcl : 8.5
TK : 8.5
DEBUG : no
A saída deve especificar o TCL e TK 8.5, caso não, existe alguma coisa errada, reveja os primeiros passos. Ps: ignore as demais informações, o que importa é o TCL e o TK 8.5
Após tudo certo com o configure, digitamos:
#
make#
sudo make install E pronto, seu aMSN está rodando agora com suporte ao anti-aliasing nas fontes, e tudo deve funcionar perfeitamente!