bom dia pessoal, instalei o virtualbox mas quando voi iniciar da esse erro...
alguem pode ajudar???
Dá uma olhada no meu blog, a solução está lá.
opa blz amigo... desculpe minha ignorancia... mas fui até teu blog e não entri nada q pudesse me ajudar ...
Precisamos criar um grupo ‘vboxusers’ e acrescentar os usuarios que utilizaram o virtualbox a esse grupo :
sudo groupadd vboxusers
sudo usermod -G vboxusers -a login_do_usuario
Precisamos mudar as permissões de ‘/dev/vboxdrv’ objetivando permissão a esse disposito pelos usuarios do grupo ‘vboxusers’ :
sudo chmod 660 /dev/vboxdrv
sudo chgrp vboxusers /dev/vboxdrv
Para prevenir que as permissões de ‘/dev/vboxdrv’ não sejam apagadas no momento do boot, precisamos fazer algumas modificações no sistema de boot do Ubuntu. Dê um ALT+F2 e execute “gksu gedit /etc/udev/rules.d/40-permissions.rules”, e por fim acrescente ao final do arquivo :
KERNEL==”vboxdrv”, GROUP=”vboxusers”, MODE=”0660″
(cuidado, acima é usado aspas duplas, esse blog tem a mania de troca-lo por outros caracteres. Também, se trocar 660 por 666 vai tornar o dispositivo público)
Leia com atenção :
Dentro do VirtualBox existe uma tecla especial denominada “HostKey”, essa tecla serve para voce cambiar entre o sistema operacional “Host” e anfitrião. Se voce estiver dentro da máquina virtual e desejar retornar para o Linux, voce deverá teclar justamente a HostKey. O padrão do VirtualBox para a Hostkey é a tecla CTRL do lado direito. Porém, essa tecla pode ser inconveniente para usuários de Notebooks onde alguns modelos tem a tecla CTRL apenas do lado esquerdo do teclado. Se este for também o seu caso, a primeira coisa a fazer é trocar a “HostKey”, para isso vá em File->Global Settings->Input e então ligue a opção “auto caputure keyboard” e clicando com o mouse dentro do campo denominado “HostKey” pressione uma tecla do seu teclado que seja conveniente para ser usada como “HostKey”, dê absoluta preferência a tecla mortas no seu sistema, isto é, teclas que não tem utilidade (teclados multimidia são cheios destes) ou cuja utilidade é minima. Eu por exemplo, uso aquela tecla que chama o menu popup do windows, não sei como ela se chama, mas tem o logo do microsoft windows nele.
Compartilhando Arquivos entre Host e Guest machine
No host linux, abra o terminal e digite "VBoxManage sharedfolder add "winxp" -name MySharedFolder -hostpath "/home/user_name"
Mude user_name para o nome do seu usuário
-winxp = nome da VM que você quer compartilhar os arquivos
-MySharesFolder = nome da pasta que será apresentado no OS guest.
-/home/user_name = Diretório no host que vai ser compartilhado, nesse caso, sua home folder.
Dentro do OS guest, abra o terminal no windows e digite
"net use E: \\vboxsvr\MySharedFolder"
Pode ser escolhido qualquer letra em vez de E:
Agora no windows deverá aparecer um drive conectado ao linux, pode acontecer de ficar como disconnected, mas funciona mesmo assim, um bug da microsoft ;-)
Ve se resolve......