Fórum Ubuntu Linux - PT
19 de Março de 2010, 12:11 *
Olá, Visitante. Faça o login ou registre-se.
Perdeu o seu e-mail de ativação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Sejam todos bem-vindos e fiquem atentos às novas regras de utilização do fórum.

Home   Ajuda Regras Pesquisa Login Registre-se  
Anúncios
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tutorial: Instalando o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon num dispositivo USB  (Lida 6916 vezes)
gabriel0085
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« em: 26 de Outubro de 2007, 22:25 »

Fonte (inglês): http://www.pendrivelinux.com/2007/09/28/usb-ubuntu-710-gutsy-gibbon-install/

Instalando o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon num dispositivo USB (Tradução)

USB Ubunu 7.10 install from Linux: Este tutorial habilita você a instalar, dar boot e rodar o Ubuntu 7.10 (Gusty Gibbon) a partir de um USB. Além de instalar o Ubuntu num dispositivo USB e dar boot pelo USB, este tutorial e irá habilitá-lo para salvar automaticamente suas mudanças e configurações   de volta e depois restaurá-las em cada outro boot usando uma segundo “casper-rw” persitent partition .

O tutorial foi escrito para aqueles que já estão familiarizados em trabalhar com o ubuntu ou outro ambiente Linux desktop.Se você não tem acesso ou prefere não usar um computador Windows (numa lanhouse por exemplo), este tutorial do Ubuntu Linux num pendrive é pra você.

Ubuntu 7.10 está com o boot um pouco mais lento que em versões anteriores. No entanto, uma vez instalado e rodando, a performance é muito melhor que de quando é executado a partir do  LiveCD.

Pré-requisitos para ter o Ubuntu 7.10 num USB:

-Ubuntu 7.10 ISO
-Gravador de CD
-Dispositivo USB de 1GB (recomendado – 2GB ou mais)
-U710fix.tar

Ubuntu 7.10 USB – Tutorial de instalação:

Dica: Você acelera drasticamente  o processo de instalação copiando (Ctrl+c) e colando (Ctrl+v) comandos no terminal ao invés de digitá-los manualmente. Não esqueça de substituir o “x” nos comandos pela letra correspondente ao seu drive.

1. Faça download da ISO Ubuntu 7.10  e grave-o em um CD.

2. Insira o CD e o Pendrive USB na máquina.

3. Reinicie seu computador a partir do LiveCD.

4. Abra a janela do terminal e digite sudo su

5. Digite fdisk -l para listar os dirves/partições disponíveis. Anote qual o dispositivo do seu pendrive (por exemplo: /dev/sda). Durante todo o tutorial substitua “x” pela letra correspondente ao ao seu pendrive. Por exemplo, se o seu pendrive é [/b]sdb[/b], substitua “x” por “b”.

6. Digite umount /dev/sdx1

7. Digite fdisk /dev/sdx

- Digite p para mostrar a partição existente e [/b]d[/b] para deletá-la
- Digite p novamente para mostrar qualquer partição restante (se existir partições, repita o primeiro passo)
- Digite n para criar uma nova partição
- Digite p para partição primária
- Digite 1 para fazer desta a primeira partição.
- Aperte enter para usar o primeiro cilindro padrão.
- Digite +750M para definir o tamanho da partição.
- Digite a para tornar a partição ativa.
- Digite 1 parea selecionar a partição 1.
- Digite t para modificar o sistema de arquivos da partição.
- Digite 6 para selecionar o sistema de arquivos fat16
- Digite 2 para tornar esta a segunda partição
- Aperte enter para usar o cilindro padrão
- Aperte enter novamente para usar o último cilindro padrão.
- Digite w para escrever a nova tabela de partições

8. Digite umount /dev/sdx1 para ter certeza que a primeira partição está desmontada. 

9. Digite mkfs.vfat -F 16 -n ubuntu710 /dev/sdx1 para formatar a primeira partição.

10. Digite umount /dev/sdx2 apenas para ter certeza de que a segunda partição está desmontada 

11. Digite mkfs.ext2 -b 4096 -L casper-rw /dev/sdx2 para formatar a segunda partição

12. Remova e recoloque seu pendrive. 

13. Volte ao terminal e digite apt-get update

14. Digite apt-get install syslinux mtools

15. Digite syslinux -sf /dev/sdx1

16. Digite cd /cdrom

17. Digite cp -rf casper disctree dists install pics pool preseed .disk isolinux/* md5sum.txt README.diskdefines ubuntu.ico casper/vmlinuz casper/initrd.gz /media/ubuntu710/
Ignore qualquer erro do tipo "cannot create symbolic link"

18. Digite cd /home/ubuntu

19. Digite wget pendrivelinux.com/downloads/U710fix.zip

20. Digite unzip -o -d /media/ubuntu710/ U710fix.zip

21. Reinicie o computador, configure sua BIOS ou boot menu para iniciar pela USB e reinicie novamente.

Você deve possuir agora um pendrive USB Ubuntu 7.10 Gusty Gibbon que salva automaticamante suas mudanças e as restaura no boot seguinte.

Nota: Se você está tendo problemas para fazer o Ubuntu dar boot, seu pendrive pode estar com com a MBR corrempida.
Para reparar a MBR do seu dispositivo USB, vá ao terminal e digite sudo apt-get install lilo. Depois digite lilo -M /dev/sdx (substitua x pela letra correspondente ao seu pendrive)
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2007, 12:15 por gabriel0085 » Registrado
gabriel0085
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #1 em: 26 de Outubro de 2007, 22:25 »

Tradução terminada. Se encontrarem algum erro, por favor avisem que eu altero o tópico.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2007, 22:49 por gabriel0085 » Registrado
henrique_melo
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #2 em: 03 de Dezembro de 2007, 11:22 »

Realmente funciona, porem vc não está instalando o ubuntu no pendrive e sim criando um live cd mais veloz, apenas tranferiu os arquivos de instalação do live cd para o pendriver. Obrigado.
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #3 em: 03 de Dezembro de 2007, 11:47 »

Realmente funciona, porem vc não está instalando o ubuntu no pendrive e sim criando um live cd mais veloz, apenas tranferiu os arquivos de instalação do live cd para o pendriver. Obrigado.
Também fiquei com a mesma ideia...
No entanto excelente dica Gabriel!

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/
gabriel0085
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #4 em: 03 de Dezembro de 2007, 12:19 »

Também fiquei com a mesma ideia...
No entanto excelente dica Gabriel!

Bem, como é possível fazer alterações na instalação e recarregará-las no próximo boot, é como se fosse o mesmo comportamento é de uma instalação padrão.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2007, 13:45 por gabriel0085 » Registrado
leandromdelima
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

My fate to live and die in the shadows.

« Responder #5 em: 03 de Dezembro de 2007, 13:27 »

Mas e os aplicativos como OO por exemplo, podem ser instalados normalmente e utilizados posteriormente?
Sempre me lamentei por não ter um rolex de ouro, até o dia que encontrei um homem que não tinha braços.  Dei dois tiros nele e ainda hoje me lamento por não ter um rolex de ouro.
gabriel0085
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #6 em: 03 de Dezembro de 2007, 13:49 »

Mas e os aplicativos como OO por exemplo, podem ser instalados normalmente e utilizados posteriormente?

leandromdelima,

confesso que não cheguei a testar a dica, pois esse tema - linux em pendrives - não me interessa muito.

Eu encontrei a dica na net e achei que poderia ser interessante para alguém aqui do fórum, então eu traduzi e postei.

O pessoal que se interessa pelo tema ficaria muito agradecido se alguém pudesse testar a dica e verificar essas dúvidas.   
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2007, 13:51 por gabriel0085 » Registrado
fabio_k
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

VGN-CS160AW

« Responder #7 em: 18 de Dezembro de 2007, 22:52 »

gostei, mesmo por que com o livecd, eu acho que demora muito a instalação Triste
profbaco
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #8 em: 29 de Janeiro de 2008, 09:27 »

Problemas ao voltar o Pen-Drive....

Olá galera tudo bem? Fiz igualzinho ao tutorial e funcionou perfeitamente, e já até instalei o Ubuntu, agora estou com o seguinte problema o meu pen-drive é de 2GB e gostaria de voltar ele a situação anterior com os 2 GB de espaço livre no entando ele não deixa... só coloca 515 ou 750 mb.
Como eu faço para alocar todo o espaço novamente do pen-drive? Já tentei remontar a partição primária não fazendo nada com a outra mas mesmo assim não deu certo. Fiz desta maneira
7. Digite fdisk /dev/sdx
- Digite p para mostrar a partição existente e [/b]d[/b] para deletá-la
- Digite p novamente para mostrar qualquer partição restante (se existir partições, repita o primeiro passo)
- Digite 1 para fazer desta a primeira partição.
- Aperte enter para usar o primeiro cilindro padrão.
- Digite +2063M para definir o tamanho da partição.
- Digite a para tornar a partição ativa.
- Digite 1 parea selecionar a partição 1.
- Digite t para modificar o sistema de arquivos da partição.
- Digite 6 para selecionar o sistema de arquivos fat16  (JÁ MUDEI PARA O 7 QUE É NTFS TB)
- Digite w para escrever a nova tabela de partições

No entando não acontece nada... SERÁ QUE ALGUÉM PODE ME AJUDAR?
Administrador
Usuário Ubuntu
Deslogado Deslogado

Era uma vez numa galáxia distante...

« Responder #9 em: 29 de Janeiro de 2008, 09:53 »

Verifique os arquivos ocultos.
Existe uma pasta .trash (ou .Trash) que precisa ser esvaziada.
profbaco
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #10 em: 29 de Janeiro de 2008, 12:14 »

Eu já verifiquei não tem nada de oculto pois nas na frente eu formato o pen-drive. Alguma outra sugestão?
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #11 em: 29 de Janeiro de 2008, 22:27 »

Eu tentei usar este tutorial, mas não está funcionando.
Na hora do boot aparece:
Código:
Unknow keyword in syslinux.cfg.
Could not find kernel image: linux
boot:
  Imprimir  

Ir para: