Enquete

Qual o melhor ambiente desktop para acompanhar distros voltadas para usuários domésticos e iniciantes?

GNOME (Ubuntu, Fedora, Mint, openSuse-gnome, Madriva-Gnome)
48 (71.6%)
KDE (Kubuntu, Kurumin, BIG LINUX, Madriva-KDE, openSuse-KDE, PCLinuxOS, etc)
17 (25.4%)
Xfce (zenwalk, Xubuntu, Dreamlinux, etc)
1 (1.5%)
outro
1 (1.5%)

Votos Totais: 64

Autor Tópico: KDE ou GNOME: Qual o melhor para distros voltadas para usuários domésticos?  (Lida 26618 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil


Motivos para preferir o GNOME:

Uns dizem que o modelo minimalista do GNOME é mais organizado e mais fácil de mexer, por isso ideal para iniciantes. E que é também mais prático que a confusão menus, opções, entradas duplas do KDE, mesmo para usuários mais experientes. E também que os programas concebidos para GNOME são mais práticos para manusear, mais intuitivos e com menus mais auto-explicaticos. 



Motivos para preferir o KDE:

Já outros defendem que esteticamente o KDE é mais bem trabalhado. E ao contrário do GNOME, há mais opções de configurações, sem deixar de ser simples. Por isso, o KDE seria o mais versátil para a diversidade dos usuários domésticos, servindo bem para os mais e para o menos experientes. E há ainda a semelhança com o Windows o que facilitaria a migração no caso de um iniciante. Além de uma parte dos defensores do KDE alegar que programas como amaroK, K3b, Ktorrent e kaffeine são bem superiores ao seus semelhantes do GNOME.     




« Última modificação: 09 de Novembro de 2007, 19:13 por gabriel0085 »

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: KDE ou GNOME: Qual o melhor para distros voltadas para usuários domésticos?
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2007, 16:25 »
votei gnome apesar de me dar bem com os dois ambientes.
Acho o menu do gnome mais bem organizado e intuitivo. Não tive muita dificuldade em me adaptar ao ubuntu. Já com o kubuntu e o kurumin achei tudo muito confuso.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

alexcosta67

  • Visitante
Re: KDE ou GNOME: Qual o melhor para distros voltadas para usuários domésticos?
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2007, 16:33 »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: KDE ou GNOME: Qual o melhor para distros voltadas para usuários domésticos?
« Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2007, 16:38 »

Lembrando que essa enquente não se refere à relação Ubuntu-Kubuntu, mas sim GNOME-KDE.



E fica a cargo do usuário qual distro ele ache que melhor aproveita algum desses ambientes.

Offline DimeDesign

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Ubuntusaurus Iniciantis
    • Ver perfil
Re: KDE ou GNOME: Qual o melhor para distros voltadas para usuários domésticos?
« Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2007, 16:42 »
Sou iniciante e inexperiente com Linux.

Já utilizei os dois e acredito que pode-se fazer de tudo com ambos.

Talvez seja mais questão de gosto. Neste caso, meu voto vai pro Gnome pois gosto mais dele.

DimeDesign
- Tentando evoluir para Ubuntusaurus Rex -
Semprom 3000+ ECS 741 - 1.5 gb - Barracuda 80 gb -X1650pro 512mb/128bits - - DVD LG - SBLive+ - LCD 17".

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: KDE ou GNOME: Qual o melhor para distros voltadas para usuários domésticos?
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2007, 16:50 »
Um professor meu contou uma vez de uma tentativa do governo de implantar o software livre aqui no meu estado, minha querida Paraíba. Após três meses, os funcionários queriam de volta a plataforma antiga, alegando não conseguirem trabalhar no openoffice por ser muito diferente do MS Office.

Em seguida, um aluno comentou ter feito atualização do IE 6 para o IE 7 no computador de uma mulher, não lembro a situação, e que depois ela ligou dizendo que não sabia usar aquele navegador do ícone com o aro amarelo, o qual era azul na versão anterior.

O KDE 4, pelo que vi, está realmente muito bom, meus parabéns para sua equipe, irei testá-lo com certeza, mas para um usuário doméstico, por mais parecido que seja com o Windows, não conseguirá usá-lo, já que ficou preso no outro sistema( sem desmerecê-lo, é claro ).

O que quero dizer é que não importa a interface gráfica, Gnome ou KDE, usuários acostumados com Windows sempre dirão que é complicado demais, que é diferente demais, que não conseguirá usar, enfim, tudo para não ter que se adaptar ao novo sistema, mesmo que seja simples e funcional como o Gnome ou bem trabalhado como o KDE.

Infelizmente, essa é a lei da inércia que rege a humanidade, se está funcionando( mesmo que não tão bom quanto deveria ), pra que mudar?

O pior bug que encontramos em qualquer sistema operacional está localizado na interface entre a cadeira e o teclado

Só pra saber: votei no gnome
« Última modificação: 09 de Novembro de 2007, 16:57 por livio »

alarcon

  • Visitante
Re: KDE ou GNOME: Qual o melhor para distros voltadas para usuários domésticos?
« Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2007, 16:51 »
Conheci verdadeiramente o Gnome junto com o Ubuntu 5.10, digo verdadeiramente por que só tinha usado ele no Fedora core 4 e tinha detestado. Antes só usava o KDE ( kurumin, kalango, Slackware e etc) e não entendia quem gostava do Gnome.

Tinha esta idéia ruim do gnome por causa do fedora, da época, que trazia o gnome configurado de uma forma que não gostava, por exemplo, o nautilus que a cada clique numa pasta abria outra janela o que tornava a navegação do mesmo um saco com várias janelas do nautilus abertas. Coisas de marinheiro de primeira viagem, pois não sabia que se podia alterar isso. Pesava que assim é que era a forma de uso normal do Gnome e que não tinha outra. Depois fui ver que tudo é questão de customização e o Ubuntu utiliza o Gnome perfeitamente.

Graças ao Ubuntu 5.10 comecei a usar o Gnome e simpatizar com ele, não largando mais o Gnome desde então.

Tenho duas distribuições Linux aqui, o Archlinux e o Ubuntu. O Archlinux inicialmente eu instalei com o Gnome , mas depois de um tempo pensando, resolvi mudar para o KDE somente para não ficar sem usar o KDE por muito tempo e esquecer de sua forma de uso, mas nada que mude o meu gosto para o Gnome. Uso muito pouco o Archlinux/KDE sendo o Ubuntu/Gnome a minha distribuição linux principal na qual fico a maior parte do tempo.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2007, 16:57 por alarcon »

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: KDE ou GNOME: Qual o melhor para distros voltadas para usuários domésticos?
« Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2007, 17:29 »
qualquer um... desde que esteja bem configurado...

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: KDE ou GNOME: Qual o melhor para distros voltadas para usuários domésticos?
« Resposta #8 Online: 09 de Novembro de 2007, 19:45 »
qualquer um... desde que esteja bem configurado...

Pois é. Se houvesse uma opção como esta para votar, seria a minha. Mas como prefiro KDE (gosto pessoal), votei nele.

Tanto faz GNOME ou KDE para quem é "cru" no Linux e não sabe o que é GNOME ou KDE. Tanto faz, desde que configurado de maneira inteligente. E, na verdade, ainda não entendo esse pessoal que acha o KDE parecido com o Windows.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: KDE ou GNOME: Qual o melhor para distros voltadas para usuários domésticos?
« Resposta #9 Online: 09 de Novembro de 2007, 20:56 »
Sempre essa enquete é complicada de responder, pois cada qual tem sua característica e uso final de acordo c/ cada usuário.
Passei a conhecer o Gnome no Ubuntu, e real/ gosto muito.
Mas acontece que além de ser usuário avançado de PC, já conhecia o Linuix desde os tempos de Kurumin (kde).

Ontem lendo, os 3 artigos abaixo.
http://leandrosan.wordpress.com/2007/11/02/porque-eu-gosto-do-kde/
http://leandrosan.wordpress.com/2007/11/03/porque-gosto-do-kde-pii-desmistificando-o-bicho/
http://www.itweb.com.br/noticias/index.asp?cod=43279

Acabei votando no KDE, visando muito o usuário iniciante, que usa o ambiente Windows a muito tempo.

Sou usuário do Gnome, mas reconhece o poder de certos aplicativos feitos no e p/ o KDE, como por exemplo o scribus, que preciso usar.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: KDE ou GNOME: Qual o melhor para distros voltadas para usuários domésticos?
« Resposta #10 Online: 09 de Novembro de 2007, 21:47 »
eu gosto mais do gnome por causa da facilidade,poucas configurações,simplicidade.

se tem uma coisa que eu acho melhor no KDE é o kbfx que substitui o Kicker (menu)...não gosto do menu do gnome...
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: KDE ou GNOME: Qual o melhor para distros voltadas para usuários domésticos?
« Resposta #11 Online: 10 de Novembro de 2007, 10:41 »
KDE, na cabeça.

Se bem que nao gostodo Kde, ele é mais parecido com Windows. Só o fato a barra do menu do gnome afugenta usuários inexperientes que sao acostumados com Windows.

Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: KDE ou GNOME: Qual o melhor para distros voltadas para usuários domésticos?
« Resposta #12 Online: 10 de Novembro de 2007, 11:17 »
Para quem manja de linux o melhor é o gnome, mais simples e prático.
Para quem quer algo mais "windows" o KDE é a melhor opção porque já vem com mega-pacotes para iniciantes não terem que se preocupar em instalar, além do que o visual é mais "amigável" principalmente para novatos.
Mas para aqueles que já dominam o linux podem aventurar em gnome visto que poderá deixá-lo com uma aparência legal e super-leve o meu ubuntu já está em 3.2 giga de uso e gasta de memória de 101mb a 179mb no máximo quando está rodando muitos aplicativos ao mesmo tempo isso porque tenho uma capacidade de 512mb de memória de 80 giga de hd.
Não estou dizendo que tem kde entende menos de linux, visto que o kde tem aplicativos que são melhores do que o do gnome o que facilita a vida de um iniciante que não quer quebrar a cabeça num terminal.
Afinal muitos que imigram para o linux só sabem o comando next, next e finish.
Já usei o kde não faltava nada em termos do que precisava só achava ele meio pesado.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 11:21 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: KDE ou GNOME: Qual o melhor para distros voltadas para usuários domésticos?
« Resposta #13 Online: 10 de Novembro de 2007, 12:48 »
Eu discordo desses discursos conciliadores: "qualquer um desde que esteja bem configurado".

Eu prefiro o GNOME pois acho que é mais intuitivo para os iniciantes em processo de adpatação. Já o KDE eu considero uma péssima escolha para iniciantes: confuso e cheio de excessos.   

Mas afirmar que não faz diferença qual dos dois se escolha "desde que esteja bem configurado" é ignorar os argumentos reais do porquê que cada um pode ser mais prático ou de mais fácil adaptação para um iniciante.         

Como se o fato de um dos dois ambientes estar "bem configurado" mudasse a essência de seu funcionamento.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 12:51 por gabriel0085 »

isdiru

  • Visitante
Re: KDE ou GNOME: Qual o melhor para distros voltadas para usuários domésticos?
« Resposta #14 Online: 10 de Novembro de 2007, 13:12 »
Boas,sou iniciante e instalei o Ubuntu e Kubuntu,achei muito mais facil o Ubuntu com o Gnome,fiquei com ele nas meus computadores.

"O pior bug que encontramos em qualquer sistema operacional está localizado na interface entre a cadeira e o teclado"(livio)
Ubuntu 7.10 é uma das vitimas desse  bug mencionado pelo livio.