Autor Tópico: Os dez mandamentes para novos usuários Linux!  (Lida 11453 vezes)

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Os dez mandamentes para novos usuários Linux!
« Online: 18 de Novembro de 2007, 11:02 »
Esse texto é de autoria do usuário "Presto" do Fórum PC no link abaixo. Achei interessante e resolvi trazer para o nosso aqui.

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=224752

Abs,

marcopolo.


Tradução livre, com algumas adaptações minhas, do artigo original que achei bem bacana.

      Os 10 mandamentos para os novos usuários de Linux:

   1. Não logarás como root.
   2. Usarás o gerenciador de pacotes sempre que possível.
   3. Serás parte de uma comunidade.
   4. Lerás a documentação e manuais.
   5. Usarás o sistema de suporte.
   6. Buscarás.
   7. Explorarás.
   8. Usarás a linha de comando.
   9. Não tentarás recriar o Windows.
  10. Não se darás por vencido.

1. Não logarás como root.
Use “sudo” o “su -” para as tarefas de administração do sistema.

2. Usarás o gerenciador de pacotes sempre que possível.
Às vezes, a instalação a partir do fonte não pode ser evitada, mas quando puder, use o gerenciador de pacotes da sua distro para instalar softwares, também poderás usá-lo para atualizá-lo ou removê-lo. Este é um dos pontos fortes do Linux.

3. Serás parte de uma comunidade.
Dê livremente o que recebeu gratuitamente. Ofereça ajuda e conselhos em tudo o que puder.

4. Lerás a documentação e manuais.
Sempre leia a documentação. As pessoas que escrevem softwares tentam antecipar as suas dúvidas, respondendo-as antes que pergunte.

5. Usarás o sistema de suporte.
Mudar para o Linux pode ser difícil. Pode ser até frustrante, mas há pessoas que podem e querem te ajudar. Deixe-os fazer o seu trabalho.
Se sua distribuição não oferece suporte profissional, existem certamente uma comunidade que o faz no lugar.

6. Buscarás.
Na maioria dos casos, suas perguntas e dúvidas já foram respondidas. Tente buscar as respostas antes de perguntar à alguém. O Google Linux é o primeiro lugar que podes procurar.

7. Explorarás.
O Linux lhe abre um novo mundo de opções e possibilidades. Tente tudo o que puder. Pode simplesmente existir dezenas de programas que fazem a mesma coisa que você deseja. Escolha o que melhor lhe agradar.

8. Usarás a linha de comando.
Especialmente para configurações. Use a interface gráfica para que o seu sistema funcione perfeitamente, mas tente conhecer a opção também na linha de comando. Em alguns casos, a linha de comando é a única forma segura de usar algumas das tantas características avançadas do Linux.

9. Não tentarás recriar o Windows.
O Linux não é e nem tenta ser clone do Windows. É diferente. Aceite e aprecie as diferenças.

10. Não se darás por vencido.
Nem sempre tudo corre as mil maravilhas para os iniciantes com sua primeira distribuição.
Tente com diferentes distribuições até encontrar a que mais goste. Instale outras versões de vez em quando. Tente com diferentes programas que sirvam para um mesmo propósito antes de fazer sua escolha (amarok, xmms, beep, exaile para música; azureus, ktorrent, deluge para bittorrent). Se não gosta dos programas “de fábrica”, lembre-se que você quase sempre pode mudar para um mais adequado.

Recomende.
« Última modificação: 18 de Novembro de 2007, 11:09 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline dhiegospector3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
  • a sociedade é feita de inteligentes, e ignorantes.
    • Ver perfil
Re: Os dez mandamentes para novos usuários Linux!
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2007, 12:26 »
muito bom o ensinamento amigo!!

eu to doido pra ter o ubuntu aqui no meu PC

eu sei que vai ser dificil... demas

se acostumar com ele e etc...

mas vamos lá!!

é com as coisas novas...
que se aprende a cada dia..

abraços.
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Os dez mandamentes para novos usuários Linux!
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2007, 12:41 »
   Grande Marcopolo, excelente contributo! Didático e sucinto, perfeito pra quem acabou de chegar no Linux. Parabéns a ti e aos demais autores, e ficam meus votos para a fixação deste tópico! ;)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Os dez mandamentes para novos usuários Linux!
« Resposta #3 Online: 18 de Novembro de 2007, 12:58 »
Tópico duplicado.


Já existe um tópico sobre isso:

    
Os 10 mandamentos para novos usuários de Linux
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,27950.0.html

Offline dhiegospector3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
  • a sociedade é feita de inteligentes, e ignorantes.
    • Ver perfil
Re: Os dez mandamentes para novos usuários Linux!
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2007, 13:37 »
...


uma duvida!!

alguém sabe se o ubuntu tem atualização dos drivers regularmente?

eu to no Xp ainda...
isso é so uma duvida que to precisando tirar e tal ;)
flw!
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Os dez mandamentes para novos usuários Linux!
« Resposta #5 Online: 18 de Novembro de 2007, 14:52 »
Tópico duplicado.


Já existe um tópico sobre isso:

    
Os 10 mandamentos para novos usuários de Linux
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,27950.0.html
   Não tinha visto o tópico do Cristiano, realmente já está lá desde o dia 13.

...


uma duvida!!

alguém sabe se o ubuntu tem atualização dos drivers regularmente?

eu to no Xp ainda...
isso é so uma duvida que to precisando tirar e tal ;)
flw!
   Sim, são atualizados através do Gerenciador de Atualizações do sistema quando há atualização disponível, salvo se o driver em questão for instalado de forma externa ao gerenciador de pacotes (pra entender mais sobre o conceito de gerenciamento de pacotes, pesquisa aqui no fórum por: "gerenciador de pacotes", "packet manager" "Synaptic", "deb", "rpm"...) Diferente do Windows, o Ubuntu possui repositórios próprios para seus programas, que são atualizados sempre que necessário através do próprio sistema. Tu não precisa ir no site baixar uma nova versão do Firefox por exemplo, a não ser que tu queira. Quando existir uma nova versão do Firefox disponível para o Ubuntu, o Gerenciador de Atualizações do sistema te avisa com um ícone na área de notificação (system tray), ou até baixa a atualização automaticamente, caso tu o configure para tal. O mesmo vale para os drivers. O próprio sistema operacional pode ser atualizado como um todo dessa forma (o Ubuntu tem atualizações semestrais regulares).

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Os dez mandamentes para novos usuários Linux!
« Resposta #6 Online: 18 de Novembro de 2007, 15:03 »
Tópico duplicado.


Já existe um tópico sobre isso:

    
Os 10 mandamentos para novos usuários de Linux
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,27950.0.html
   Não tinha visto o tópico do Cristiano, realmente já está lá desde o dia 13.

...


uma duvida!!

alguém sabe se o ubuntu tem atualização dos drivers regularmente?

eu to no Xp ainda...
isso é so uma duvida que to precisando tirar e tal ;)
flw!
   Sim, são atualizados através do Gerenciador de Atualizações do sistema quando há atualização disponível, salvo se o driver em questão for instalado de forma externa ao gerenciador de pacotes (pra entender mais sobre o conceito de gerenciamento de pacotes, pesquisa aqui no fórum por: "gerenciador de pacotes", "packet manager" "Synaptic", "deb", "rpm"...) Diferente do Windows, o Ubuntu possui repositórios próprios para seus programas, que são atualizados sempre que necessário através do próprio sistema. Tu não precisa ir no site baixar uma nova versão do Firefox por exemplo, a não ser que tu queira. Quando existir uma nova versão do Firefox disponível para o Ubuntu, o Gerenciador de Atualizações do sistema te avisa com um ícone na área de notificação (system tray), ou até baixa a atualização automaticamente, caso tu o configure para tal. O mesmo vale para os drivers. O próprio sistema operacional pode ser atualizado como um todo dessa forma (o Ubuntu tem atualizações semestrais regulares).

Eu também não sabia se havia esse tópico. Apenas quiz contribuir um pouquinho pelo muito que tenho recebido daqui. Eu exponho o autor e o link. Me descculpem, srs moderadores.

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Os dez mandamentes para novos usuários Linux!
« Resposta #7 Online: 18 de Novembro de 2007, 15:13 »
Eu também não sabia se havia esse tópico. Apenas quiz contribuir um pouquinho pelo muito que tenho recebido daqui. Eu exponho o autor e o link. Me descculpem, srs moderadores.

Marcopolo.
   Antes pecar pela redundância do que pela falta da informação! :)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Os dez mandamentes para novos usuários Linux!
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2007, 15:24 »
Eu também não sabia se havia esse tópico. Apenas quiz contribuir um pouquinho pelo muito que tenho recebido daqui. Eu exponho o autor e o link. Me descculpem, srs moderadores.

Marcopolo.
   Antes pecar pela redundância do que pela falta da informação! :)

Bem Marcopolo eu poderia falar que se tivesse usado a pesquisa não teria duplicado o tópico, mas vou te dizer que só erra quem faz, e acompanho sua trajetória e esforço aqui, e sei que só fez pensando no bem dó fórum.

Que fique a dica para pesquisar nas próximas vezes, e o parabéns pelo membro dedicado que é aqui.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Os dez mandamentes para novos usuários Linux!
« Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2007, 15:47 »
Pois é Cris, nunca imaginei que havia esse tópico, até pq, não é um de solicitação de ajuda, como é comum. Agora, receber um elogio seu, é um alento e tanto. Eu já disse a todos, que sou apenas um "jovem micreiro aos 64 anos" e que o "homem só fica velho quando deixa de aprender"!, essa frase está em minha assinatura. Eu domino bem o W$, mas como decidi aderir o Linux, caminho pelos "tapas e beijos" que só nos acrescentam conhecimentos e mais experiência.

Obs: Cris, posso deletar o tópico?

Muito obrigado também ao Glauber.

Abs,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline dhiegospector3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
  • a sociedade é feita de inteligentes, e ignorantes.
    • Ver perfil
Re: Os dez mandamentes para novos usuários Linux!
« Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2007, 15:57 »
glauco!


muito obrigado pelas respostas!


é uma enjoeira por exemplo...

vc ter que ir no site da microsoft atualizar o msn e etc...
ou baixar a outra versao do msn no baixaki...

no linux as coisas sao mais faceis * faceis nesse sentido de drivers*

porém nas outras coisas...
eu to apreensivo pra ter o ubuntu logo.
mas eu nem sei por onde começar..

vo deixa-lo durante umas duas semanas..
deixa-lo de cabeça pra baixo * giria popular*
senão der um lucro pra mim * lucro em questão de saber e etc.. *
volto denovo pra prisão

prisão = MICROSOFT

uhsuahsuahsuahsuahsuahusahusah!!

mas eu sei que devo estudar muito..
e é isso que eu to fazendo de uns dias pra cá!
abraços


===
Dhiego césar riva!
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Os dez mandamentes para novos usuários Linux!
« Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2007, 16:05 »
Pois é Cris, nunca imaginei que havia esse tópico, até pq, não é um de solicitação de ajuda, como é comum. Agora, receber um elogio seu, é um alento e tanto. Eu já disse a todos, que sou apenas um "jovem micreiro aos 64 anos" e que o "homem só fica velho quando deixa de aprender"!, essa frase está em minha assinatura. Eu domino bem o W$, mas como decidi aderir o Linux, caminho pelos "tapas e beijos" que só nos acrescentam conhecimentos e mais experiência.

Obs: Cris, posso deletar o tópico?

Muito obrigado também ao Glauber.

Abs,

Marcopolo.

Marcolopo o Eunir criou um tópico exatamente como o nosso e optou por deletar ele. Você pode seguir este caminho ou deixar ele (já que acabaram tratando de outro assunto aqui), e no máximo ele será trancado.

[]'s

Cristiano

obs.: Só para constar, novamente, você é um excelente exemplo para mim, talvez um dos melhores, e mostra que idade não é motivo para nenhuma desculpa, e cada vez que vejo um jovem tentar usar o linux e desistir (alguns com pouquíssimo tempo tentando) te respeito mais ainda.

Parabéns a você novamente!
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Os dez mandamentes para novos usuários Linux!
« Resposta #12 Online: 18 de Novembro de 2007, 16:28 »
obs.: Só para constar, novamente, você é um excelente exemplo para mim, talvez um dos melhores, e mostra que idade não é motivo para nenhuma desculpa, e cada vez que vejo um jovem tentar usar o linux e desistir (alguns com pouquíssimo tempo tentando) te respeito mais ainda.

Parabéns a você novamente!
   Faço minhas as palavras. Muita vezes percebo que a resistência à mudança esta justamente nos mais jovens, quantos já passaram por aqui e desistiram ali adiante... E, se para alguns o avanço da idade implica em rigidez, para algumas pessoas, é um exercício da flexibilidade das idéias e do pensamento. Espero ter maturidade e estar flexível como tu Marcopolo, "When I'm sixty-four!", como dizia o Paul...  :)

vo deixa-lo durante umas duas semanas..
deixa-lo de cabeça pra baixo * giria popular*
senão der um lucro pra mim * lucro em questão de saber e etc.. *
volto denovo pra prisão

prisão = MICROSOFT

uhsuahsuahsuahsuahsuahusahusah!!

mas eu sei que devo estudar muito..
e é isso que eu to fazendo de uns dias pra cá!
abraços


===
Dhiego césar riva!
   Estuda cara, não tem erro. Pesquisa no fórum, busca por guias (como este), procura te interar de tudo, e sem pressa... vai com calma, uma das coisas mais legais é o aprendizado. No mais, podes usar o LiveCD (pesquisa no fórum) ou instalar em dual boot com o Windows (pesquisa no fórum ;D) enquanto está em fase de adaptação. Grande abraço, Gláuber.

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Os dez mandamentes para novos usuários Linux!
« Resposta #13 Online: 18 de Novembro de 2007, 20:44 »
Cris, fica ao critério da moderação deletar, já que existe outro nos mesmos moldes. Muito obrigado novamente pelas palavras de carinho e incentivo. Eu também te respeito muito e desejo merecer sua ajuda por muito tempo, até porquê, sou um calouro em Linux.

Estou aqui tentando reinstalar às duras penas, a vga no Gustsy e colocar em uso!

Mesma coisa ao amigo Glauber!

Gde abraço aos dois.

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline dhiegospector3k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 164
  • a sociedade é feita de inteligentes, e ignorantes.
    • Ver perfil
Re: Os dez mandamentes para novos usuários Linux!
« Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2007, 22:19 »
glauco...

é isso que eu to fazendo...
a melhor coisa do mundo é aprender!!!

eu contei pra maioria dos amigos meus...
que vo instalar o ubuntu aqui e tal...
 e eles meio que me desanimaram
falando que nunca vo aprende isso e tarara!!

mas como eu so uma pessoa persistente!

luto pelos meus ideias...
to aqui na luta..
pesquisar algumas coisas que eu nao conheço ainda * nao conheço nadaaaaaaaaaa do linux ¬¬¬' *



é pesquisando que se aprende!!
eu so sei se um dia eu ficar fera no linux
vo ter que demorar uns 5 anos..
pra ser um expert!

to com 14 anos de idade!!
tenho ainda um bom tempo...


abraços

====
Dhiego césar riva!
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.