Autor Tópico: APT-GET não funciona 7.10 WIRELESS DLINK ADSL [waiting for headers] Resolvido  (Lida 3902 vezes)

Offline FCorrea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Caros,
Necessito de ajuda. Instalei o kubuntu 7.10. Minha estação é wireless (placa dlink) conectada em um modem router ADSL (também DLINK). Ambos estão com a configuração padrão (PPPoE com provedor de acesso setado para um usuário/senha de um free number da antiga telemar) . O Kubuntu reconhece de cara a rede e connecta na internet sem problemas (navegação via browser ok). Pouco antes de finalizar ele tenta buscar atualizações na rede. Fica eternamente aguardando e finaliza informando que não pode estabelecer comunicação com os server-sources naquele momento. Recomenda tentar + tarde. Finaliza a instalação o o Kubuntu dá start normalmente.
A partir daí qualquer tentativo de apt-get (aptManager apt-get dist-upgrade apt-get update etc...) me retorna uma menssagem de :
0% (variando até 22% dependendo de alterações no /etc/apt/source.list) e mais nada. Não consigo atualizar nenhum pacote. Só consigo trabalhar com a linha inicial do CD Live. Alguém pode me ajudar? Estou com configurações erradas neste router/modem?
« Última modificação: 30 de Novembro de 2007, 10:16 por FCorrea »

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: APT-GET não funciona 7.10 WIRELESS DLINK ADSL [waiting for headers]
« Resposta #1 Online: 21 de Novembro de 2007, 10:32 »
Espero que alguém que tenha passado pelo mesmo problema possa te responder
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline FCorrea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: APT-GET não funciona 7.10 WIRELESS DLINK ADSL [waiting for headers]
« Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2007, 11:01 »
Sim o CD funciona. Já foi usado em outras instalações.
O problema está exatamente no "Tem uma fase da instalação que o Kubuntu complementa a instalação pela internet". Nesta fase o instalador demora cerca de 10 minutos e indica que não conseguiu acesso aos servidores (acredito que para atualizações na instalação (se não me engado em 66% ou 69%)) e recomenda tentar + tarde. Daí para frente ele conclui a instalação normalmente.
A partir deste ponto, com o sistema instalado qualquer tentativa de apt-get, aptitude, apedtmanager etc resulta no:
[ waiting for headers ].
A internet (hhtp via konqueror) funciona bem durante a instalação. Consigo navegar antes mesmo de iniciar o instalador.
Pontos notáveis do meu hardware:

HP Pavilion a6030br:
Intel® Pentium® D 925 3.0GHz Dual CoreMemória
1024MB DDR2 533Mhz
HD 250 GB 7200 rpm SATA 3G
DVD 16X, 8X +DL, 4x -DL, DVD+/-R/RW RAM LS
Audio Realtek ALC88
ATI RADEON XPRESS 1100 com memória dedicada de 128MB; compartilha até 256MB da memória RAM
Placa de Rede   placa de rede 10/100
Placa PCI wireless DWL-G510 F-Link
Mode/Router ADSL-G640T (firewall desativado, segurança desativada, somente pppoe ativo e funcionando. conecção internet por provedor gratuito da telemar user/password)
Reforço que toda navegação está ok.
Alguém pode me ajudar ou me dar uma luz de como encarar este problema?
Obrigado,
Francisco Corrêa

Offline JFoX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: APT-GET não funciona 7.10 WIRELESS DLINK ADSL [waiting for headers]
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2007, 12:34 »
Eu tenho exatamente o mesmo problema alguem me ajude
ps tenho poucas HORAS de linux

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: APT-GET não funciona 7.10 WIRELESS DLINK ADSL [waiting for headers]
« Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2007, 22:43 »
Nem imagino o que possa ser, mas voto sempre por isolar os problemas: isso acontece sempre com o mesmo repositório, ou é aleatório?...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: APT-GET não funciona 7.10 WIRELESS DLINK ADSL [waiting for headers]
« Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2007, 01:10 »
Tenho a impressão de que é somente na instalação no HD pois lembro-me que no final o script faz um download complementar e não é mostrado em qual repositório está sendo feito esse download complementar.  Talvez, antes de instalar, pudesse mudar a configuração de forma a que o nome do repositório seja também mudado. 

Meu ponto de vista particular:  sempre instalo usando rede cabeada e depois de tudo instalado e feitos os updates necessários é que parto para a rede wireless.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline FCorrea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: APT-GET não funciona 7.10 WIRELESS DLINK ADSL [waiting for headers]
« Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2007, 10:14 »
Caros,
Problema solucionado: o apt-get/aptitude/apt-manager se utilizam de uma via um pouco diferente do browser para resolver os nome. Todo o problema reside no DNS que voces estão recebendo via seu provedor (no meu caso da velox). Leiam os tutoriais abaixo e executem as instruções. Funciona perfeitamente.

1) acrescentem os dns primário e secundários como novos name servers em /etc/resolv.conf (eu estou utilizando os dns do opedns.com [recomendo]) : 208.67.222.222 and 208.67.220.220. Caso não saiba os seus ips, verifique a configuração do seu router/modem ou pergunte ao seu provedor.
nameserver 208.67.222.222
nameesrver 208.67.220.220
2) comentem a função make_resolv_conf() em /etc/dhcp3/dhclient-script (no Kubunto 7.10 este script está em /sbin/dhclient-script).
Comente acrescendo # no inicio de todas as linhas ou apague o trecho de código relativo a função (faça um backup do arquivo primeiro).
3) edite o arquivo /etc/dhcp3/dhclient.conf e acrescente a linha abaixo (no meu caso com os ip dos dns do opendns):
prepend domain-name-servers 208.67.222.222, 208.67.220.220;
4) reinicie a rede:
sudo /etc/init.d/networking restart

Isso foi suficiente para que o par desktop com wifi/ adsl modem/router/wifi com Kubuntu Gutsy Gibbon funcione perfeitamente com os pacotes de apt-get e similares.
Abaixo seguem os fontes de informação.

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=11544&highlight=d-link+adsl+router
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=282034

Todo o resto de informações/tentativas: fixar mac-adress no router;firewall; portas específicas; velocidade de rede; gambiaras na rota; explicações de repositórios não disponíveis; autenticação de provedores intermediários(???) etc. foi pura BALELA.
Um abraço a todos e boa sorte.
 
 

Offline JFoX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: APT-GET não funciona 7.10 WIRELESS DLINK ADSL [waiting for headers] Resolvid
« Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2007, 13:16 »
Sou novo no linux mas possuo o mesmo modem e nao tenho net no ubuntu (com o kubuntu tenho net no konqueor mas nao no apt-get nem em qualquer outro browser ou aplicação) please ajudem -me