Autor Tópico: MP4 Desmonta sozinho o.O  (Lida 7213 vezes)

Offline Hawker Hurricane AII

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 153
    • Ver perfil
    • Software Livre Vale do Sinos
MP4 Desmonta sozinho o.O
« Online: 22 de Novembro de 2007, 10:50 »
Olá

Já venho sofrendo com este problema há algum tempo. Todas vez que conecto meu MP4 a porta USB o Ubuntu reconhece e abre duas janelas, um para a memória interna do MP4 e outra para o cartão de expansão; tudo muito bom e automático. Eu chego a ver os arquivos, mas em questão de 2 a 3 segundos recebo uma mensagem, como se tivesse arrancado o MP4 do computador sem ejetá-lo corretamente. Este é o problema, eu nem toco no MP4 e o sistema simplesmente me "corta" a comunicação com o dispositivo. Logo em seguida o MP4 começa a recarregar a bateria, indicando que realmente não está mais conectado ao sistema. Antigamente isso não ocorria, então acho que deve ser fruto de alguma atualização do sistema.

O que eu já sei:

1) As portas USB do minha máquina estão OK. Já testei as da frente e as de trás (soldadas na placa-mãe).
2) Consigo usar meu Pendrive perfeitamente.
3) Consigo usar minha câmera digital perfeitamente.
4) Já testei esse meu MP4 em outra máquina que roda Ubuntu 7.04 lá no trabalho e dá o mesmo erro.
5) Já testei OUTRO MP4 lá na máquina que roda Ubuntu 7.04 no trabalho e dá o mesmo problema.
6) Já testei o MEU MP4 em uma terceira máquina rodando o Ubuntu LIVE cd 7.04 e 7.10; ocorre o mesmo problema.
7) Já fiz a instalação limpa do Ubuntu 7.04 e o 7.10 na minha máquina, e de primeira o erro persistiu em ambas as versões.

Se esqueci alguma coisa posto depois. O fato é que eu ainda não testei com o ubuntu 6.06 e o 6.10 (que era o que eu usava). Mas vou fazer isso hoje. Acho muito estranho essa forma como o problema apareceu. Creio que seja uma atualização crítica, pois não costumo fazer atualizações não recomendadas, e lá no trabalho a instalação é básica e o problema também ocorre.

Mando agora duas imagens do que realmente ocorre aqui. Notem que na primeira, aparece os arquivos do cartão de expansão (olhem a localização). Na segunda já aparece a mensagem de aviso. Quando isso ocorre, as janelas que estiverem sendo usadas para exibir os arquivos do MP4, recarregam a Home do sistema automaticamente.





Falou
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB
Ubuntu Edgy Eft 6.10 @ sdb1 250GB
Linux User #401658 @ counter.li.org

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: MP4 Desmonta sozinho o.O
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2007, 23:00 »
Citar
o Ubuntu reconhece e abre duas janelas, um para a memória interna do MP4 e outra para o cartão de expansão

Como assim?... além da memória própria, seu MP4 ainda usa um cartão de memória removível?...  ???  O meu é um Titan 2 GB, e não dá problema em máquina nenhuma...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Hawker Hurricane AII

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 153
    • Ver perfil
    • Software Livre Vale do Sinos
Re: MP4 Desmonta sozinho o.O
« Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2007, 09:58 »
Sim, tem a memória interna e também uso em conjunto um microSD de expansão, sendo assim, são dois "discos" e duas janelas devem ser abertas.

Este é o meu MP4. Se mais alguém tiver um igual, por favor, verifique a conectividade. Lembrando que esse problema só ocorre no Ubuntu.

http://www.technaxx.de/webproducts/pmp/mv3_01.html

Falou
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB
Ubuntu Edgy Eft 6.10 @ sdb1 250GB
Linux User #401658 @ counter.li.org

Offline Hawker Hurricane AII

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 153
    • Ver perfil
    • Software Livre Vale do Sinos
Re: MP4 Desmonta sozinho o.O
« Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2007, 15:11 »
Acabei de testar no Ubuntu 6.06 e no 6.10. Mesmo problema. Isso está bem estranho. Ninguém tem idéia do que pode ser?

Valeu
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB
Ubuntu Edgy Eft 6.10 @ sdb1 250GB
Linux User #401658 @ counter.li.org

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: MP4 Desmonta sozinho o.O
« Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2007, 16:00 »
Idéia não tenho, mas eu tentaria conectar o MP4 sem o cartão (se é possível), para ver o que acontece.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Hawker Hurricane AII

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 153
    • Ver perfil
    • Software Livre Vale do Sinos
Re: MP4 Desmonta sozinho o.O
« Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2007, 19:02 »
Bom, tentei sem o cartão também e deu o mesmo erro. Mas um amigo que gosta de escovar a internet bit a bit achou a provável solução (digo provável porque ainda não testamos). Segue o link pra quem estiver usando algum dispositivo com o chip Rockchip e estiver enfrentando problemas.

http://hogwartslinux.wordpress.com/2007/08/18/mp4-xingling-chipe-rockchip-no-ubuntudebian/

Descobri em sites e fóruns estrangeiros que muita gente enfrenta este tip ode problema, entrei até em fórum de usuários Ubuntu da Alemanha. Só achei estranho ninguém aqui do Fórum usar algum MP4 com este chip. Mas tudo bem, a dica foi passada.

Valeu ae gente. Obrigado pela força VB5.
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB
Ubuntu Edgy Eft 6.10 @ sdb1 250GB
Linux User #401658 @ counter.li.org

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: MP4 Desmonta sozinho o.O
« Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2007, 00:10 »
é o cabo. o meu estava ssim também, depois que troquei o cabo ele voltou ao normal.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: MP4 Desmonta sozinho o.O
« Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2007, 03:10 »
Afinal, a dica indicada resolveu?

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: MP4 Desmonta sozinho o.O
« Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2007, 15:11 »
Bom, tentei sem o cartão também e deu o mesmo erro. Mas um amigo que gosta de escovar a internet bit a bit achou a provável solução (digo provável porque ainda não testamos). Segue o link pra quem estiver usando algum dispositivo com o chip Rockchip e estiver enfrentando problemas.

http://hogwartslinux.wordpress.com/2007/08/18/mp4-xingling-chipe-rockchip-no-ubuntudebian/
...


Já uso a dica do site citado faz um bom tempo e funciona perfeitamente com meu mp4!
Criei um arquivo chamado "45-rockchipusb.rules" na pasta /etc/udev/rules.d
com o conteúdo:

Código: [Selecionar]
BUS=="scsi", SYSFS{vendor}=="RockChip", RUN+="/bin/sh -c '/bin/echo 128 > /sys/block/%k/device/max_sectors'"

e pronto!


pelo que entendi no forum gringo esse comando limita a velocidade de acesso ao mp4, o windows limita automaticamente, mas para nosso ubuntu esse 'workaround' resolve muito bem!
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2008, 22:00 por Arthur Cruz »

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: MP4 Desmonta sozinho o.O
« Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2007, 15:16 »
Bom, tentei sem o cartão também e deu o mesmo erro. Mas um amigo que gosta de escovar a internet bit a bit achou a provável solução (digo provável porque ainda não testamos). Segue o link pra quem estiver usando algum dispositivo com o chip Rockchip e estiver enfrentando problemas.

http://hogwartslinux.wordpress.com/2007/08/18/mp4-xingling-chipe-rockchip-no-ubuntudebian/
...


Já uso a dica do site citado faz um bom tempo e funciona perfeitamente com meu mp4!
Criei um arquivo chamado "45-rockchipusb.rules" na pasta /etc/udev/rules.d
com o conteúdo:
Código: [Selecionar]
BUS==”scsi”, SYSFS{vendor}==”RockChip”, RUN+=”/bin/sh -c ‘/bin/echo 128 > /sys/block/%k/device/max_sectors’”
e pronto!


pelo que entendi no forum gringo esse comando limita a velocidade de acesso ao mp4, o windows limita automaticamente, mas para nosso ubuntu esse 'workaround' resolve muito bem!

Obrigado, Arthur, por compartilhar essa experiência com a gente.

Offline Hawker Hurricane AII

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 153
    • Ver perfil
    • Software Livre Vale do Sinos
Re: MP4 Desmonta sozinho o.O
« Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2007, 20:17 »
Pois é gente, o cabo não está quebrado. Uso ele em várias máquinas e tudo certo.

Arthur, fiz a regra como mostrado aqui no fórum e ainda sim continuo com problemas. Estou agora com o Ubuntu 7.10.

Vou fazer a mesma coisa na máquina do trabaho e posto o resultado.

Valeu
Luftwaffe Flugzeugführer

Data Storage @ sda2 80GB
Ubuntu Edgy Eft 6.10 @ sdb1 250GB
Linux User #401658 @ counter.li.org

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: MP4 Desmonta sozinho o.O
« Resposta #11 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 22:06 »
Editei meu post anterior pois vi que o código postado estava errado, problema com as aspas!

Reparei tanto tempo depois pois precisei da dica novamente!  ;D
Agora está tudo certo, pena que não puderam aproveitar a dica antes...


abraços! o/

Offline skeletiom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: MP4 Desmonta sozinho o.O
« Resposta #12 Online: 24 de MAR?O de 2008, 23:21 »
Ae, eu estava com esse problema e até tinha postado uma pergunta em outro tópico parecida. Resolveu meu problema. Valeu!