Autor Tópico: Um alerta importante (11/12/2007)  (Lida 13218 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Um alerta importante (11/12/2007)
« Online: 11 de Dezembro de 2007, 10:10 »
Nas últimas semanas o canal de apoio do #ubuntu-br (e fiquei sabendo que muitos outros também) estão sofrendo uma série eventos nada confortáveis para quem está iniciando no mundo do GNU/Linux. Trata-se de um bando de garotinhos que mal sabem usar um computador e ficam ensinando coisas erradas para os novatos. Semana passada mesmo houve um caso onde um destes debiloides falou para um iniciante para executar um comando pelo terminal. Este comando simplesmente destruiu o sistema do iniciante, e o debiloide ficou se gabando, achando-se o máximo por ter sabotado um iniciante.
 
Então gostaria de iniciar uma campanha para avisar os iniciantes sobre estas brincadeiras de muito mal gosto. Com a popularidade do sistema GNU/Linux no país, é importante divulgar esta informação.
 
Nunca, eu repito nunca execute o seguinte comando:
 
Código: [Selecionar]
rm -rf /
Se alguém te recomendar um comando a ser executado pelo terminal, certifique-se com mais 2 pessoas que a informação está correta!  Eu entendo a frustração que é querer fazer algo funcionar no seu sistema, mas sua paciência pode te salvar de re-instalar tudo do zero!

Fonte: http://planeta.ubuntu-br.org//post/2633
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Um alerta importante (11/12/2007)
« Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2007, 14:15 »
Esse comando remove a pasta raiz? alguém pode confirmar?

Acho isso muito perigoso e tambem acho que o pessoal mais experiente no forum deveriam ter algum tipo de prioridade dentro da hierarquia existente que deixasse claro sua qualificação, assim como os moderadores, porem com o reconhecimento do pessoal do forum, mas por outro lado pode gerar certa polemica.

Eu  antes de fazer alguma coisa como seguir um tutorial tento ver se as coisas tem sentido e se a pessoa que escreveu tem credito no forum, e ainda se é para o ubuntu ou kubuntu e tambem as possibilidades de reverter se algo der errado ou não gostar do resultado.

Temos que considerar tambem que pessoas mal intencionadas sempre existirão, usuarios de outros sistemas  podem tambem tentar sabotar, o que não é nada impossivel.
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Um alerta importante (11/12/2007)
« Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2007, 14:23 »
O comando deleta tudo dentro da partição raiz, sem pedir confirmação.

Creio que se existem usuários fazendo isto, e ainda contando vantagem, a ação a ser tomada seria baní-lo, sem nem ao menos fazer antes uma advertência, pois é uma atitude infeliz, provavelmente vindo de alguém... deixa pra lá...

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Um alerta importante (11/12/2007)
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2007, 14:31 »
Estes lamentáveis acontecimentos ocorreram no canal IRC, não no fórum. Frustante porque é a primeira vez que tenho conhecimento de algo deste tipo com software livre.  :-\

De qualquer forma o aviso é bem-vindo.

Vale lembrar que ações como essas são passíveis de ação civil por perdas e danos.


Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Um alerta importante (11/12/2007)
« Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2007, 14:36 »
E lembro que quando eu comecei a usar o computador, na época do Windows, a moda era mandar a galera executar FORMAT C: ou DEL *.* no prompt do DOS, alegando se tratar de um joguinho secreto. A popularidade do Linux é boa, mas também traz esse tipo de coisa.

Só por curiosidade, isso também está acontecendo no fórum gringo. Há um tópico alertando os usuários (em inglês):

http://ubuntuforums.org/announcement.php?f=11

alexcosta67

  • Visitante
Re: Um alerta importante (11/12/2007)
« Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2007, 14:55 »
Alguém pegou uma dessas brincadeiras na net, como essa:

http://linux-facil.blogspot.com/2007/11/rm-rf.html


alarcon

  • Visitante
Re: Um alerta importante (11/12/2007)
« Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2007, 15:00 »
Esse comando remove a pasta raiz? alguém pode confirmar?

Acho isso muito perigoso e tambem acho que o pessoal mais experiente no forum deveriam ter algum tipo de prioridade dentro da hierarquia existente que deixasse claro sua qualificação, assim como os moderadores, porem com o reconhecimento do pessoal do forum, mas por outro lado pode gerar certa polemica.

Eu  antes de fazer alguma coisa como seguir um tutorial tento ver se as coisas tem sentido e se a pessoa que escreveu tem credito no forum, e ainda se é para o ubuntu ou kubuntu e tambem as possibilidades de reverter se algo der errado ou não gostar do resultado.

Temos que considerar tambem que pessoas mal intencionadas sempre existirão, usuarios de outros sistemas  podem tambem tentar sabotar, o que não é nada impossivel.

rm= remover. Como o nome indica, serve para deletar arquivos. É o equivalente ao DEL do DOS. Para deletar um diretório, use o rm -r, r de recursivo, como em rm -r teste. Se preferir o comando seja executado imediatamente, sem avisar sobre erros ou confirmar a cada arquivo, acrescente um f ( de forçar), como em rm -rf teste.

Agora seria sudo rm -rf /, pois o rm -rf / só apagaria aquilo no qual o usuário comum tem permissão para alterar, mas que não deixa de causar um grande estrago no sistema. Estou certo ou estou errado?

Sugestão: Acrescentem as suas assinaturas uma mensagem de alerta, por exemplo a que está na minha assinatura no momento.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2007, 15:27 por alarcon »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Um alerta importante (11/12/2007)
« Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2007, 15:11 »
Agora seria sudo rm -rf /, pois o rm -rf / só apagaria aquilo no qual o usuário comum tem permissão para alterar, mas que não deixa de causar um grande estrago no sistema. Estou certo ou estou errado?

Sugestão: Acrescentem as suas assinaturas uma mensagem de alerta, por exemplo a que está na minha assinatura no momento.

Esta certíssimo, mas infelizmente estas brincadeiras sempre vem com o sudo junto, vide o link para um vídeo postado neste fórum a algum tempo.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Um alerta importante (11/12/2007)
« Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2007, 16:07 »
Obrigado pelo aviso!

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Um alerta importante (11/12/2007)
« Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2007, 19:20 »
Citar
rm= remover. Como o nome indica, serve para deletar arquivos. É o equivalente ao DEL do DOS. Para deletar um diretório, use o rm -r, r de recursivo, como em rm -r teste. Se preferir o comando seja executado imediatamente, sem avisar sobre erros ou confirmar a cada arquivo, acrescente um f ( de forçar), como em rm -rf teste.

Agora seria sudo rm -rf /, pois o rm -rf / só apagaria aquilo no qual o usuário comum tem permissão para alterar, mas que não deixa de causar um grande estrago no sistema. Estou certo ou estou errado?

Explicadissimo, valeu alarcon!!!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline nuno_nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 328
  • Linux Ubuntu 12.04 / Windows 7 Ultimate
    • Ver perfil
    • Nuno Nunes Blog
Re: Um alerta importante (11/12/2007)
« Resposta #10 Online: 11 de Dezembro de 2007, 19:37 »
Muito Obrigado pela Informação...

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Um alerta importante (11/12/2007)
« Resposta #11 Online: 11 de Dezembro de 2007, 22:53 »
Estes lamentáveis acontecimentos ocorreram no canal IRC, não no fórum. Frustante porque é a primeira vez que tenho conhecimento de algo deste tipo com software livre.  :-\

De qualquer forma o aviso é bem-vindo.

Vale lembrar que ações como essas são passíveis de ação civil por perdas e danos.




É exata/ como frisou o agente100gelo o fato infeliz/ se deu no canal IRC, como está mencionado no texto publicado pelo Og Maciel no Planeta Ubuntu Brasil, o que me surpreendeu, pois ñ compreendeo muito esse tipo de gente. E então decidi publicá-lo, p/ também alertar os demais foristas, destacando principal/ tal citação:

Citar
Se alguém te recomendar um comando a ser executado pelo terminal, certifique-se com mais 2 pessoas que a informação está correta!

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Um alerta importante (11/12/2007)
« Resposta #12 Online: 11 de Dezembro de 2007, 23:30 »
Citar
Nas últimas semanas o canal de apoio do #ubuntu-br (e fiquei sabendo que muitos outros também) estão sofrendo uma série eventos nada confortáveis para quem está iniciando no mundo do GNU/Linux. Trata-se de um bando de garotinhos que mal sabem usar um computador e ficam ensinando coisas erradas para os novatos. Semana passada mesmo houve um caso onde um destes debiloides falou para um iniciante para executar um comando pelo terminal. Este comando simplesmente destruiu o sistema do iniciante, e o debiloide ficou se gabando, achando-se o máximo por ter sabotado um iniciante.

putz, cara, que coisa triste.

extremamente educativo sobre o que não fazer e principalmente como não ser.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Piras

  • Visitante
Re: Um alerta importante (11/12/2007)
« Resposta #13 Online: 12 de Dezembro de 2007, 00:50 »
Citar
Nas últimas semanas o canal de apoio do #ubuntu-br (e fiquei sabendo que muitos outros também) estão sofrendo uma série eventos nada confortáveis para quem está iniciando no mundo do GNU/Linux. Trata-se de um bando de garotinhos que mal sabem usar um computador e ficam ensinando coisas erradas para os novatos. Semana passada mesmo houve um caso onde um destes debiloides falou para um iniciante para executar um comando pelo terminal. Este comando simplesmente destruiu o sistema do iniciante, e o debiloide ficou se gabando, achando-se o máximo por ter sabotado um iniciante.

putz, cara, que coisa triste.

extremamente educativo sobre o que não fazer e principalmente como não ser.


Muito bem dito. A estupidez humana não conhece limites.

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Um alerta importante (11/12/2007)
« Resposta #14 Online: 12 de Dezembro de 2007, 00:59 »
Cara...

É por essas e outras que eu penso que toda pessoa que queira usar um computador deva se submeter a uma espécie de exame psicotécnico, ou de sanidade mental. Não pelas pessoas enganadas (pois têm boa fé), mas pelas que enganam.  E tais exames devem ser refeitos periodicamente.

Não vejo outra solução.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil