Autor Tópico: Drivers para um Notebook Acer Aspire 4720.  (Lida 16132 vezes)

Offline Ramilton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Drivers para um Notebook Acer Aspire 4720.
« Online: 24 de Dezembro de 2007, 12:51 »
Ola pessoal eu comprei um notebook da marca Acer Aspire 4720

- intel core 2 duo processor T5250
- 160 GB HDD
- Mobile intel graphic media accelerator x3100
- 2 GB DDR2
- DVD
- 802.11 wlan

Ele veio com o windows xp e eu formatei e coloquei o ubuntu 7.10 so que nao esta funcioando o som, não recenhece a placa de video em fim nao esta reconhecendo nada. Sera que alguem poderia me ajudar??
Alguem sabe aonde devo encontrar os drivers necessario para o funcionamento perfeito do notebook?? Pois ja procurei na net e não consegui encontrar... eu detestaria ter que voltar pro windows...

Valeu pessoal.

Offline Segundo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Drivers para um Notebook Acer Aspire 4720.
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 19:58 »
Tenho problema semelhante com um acer aspire 4520. Estou tendo que me virar com dual boot. Espero noticias também.

Offline cristianoquaresma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
Re: Drivers para um Notebook Acer Aspire 4720.
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 20:18 »
Experimenta ir em sistema - administração - gerenciador de drives restritos, se tiver algum para instalar instale.

Offline cristianoquaresma

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
    • Ver perfil
Re: Drivers para um Notebook Acer Aspire 4720.
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 20:19 »
Tente ir em sistema - administração - gerenciador de drives restritos, se tiver algo pra instalar, é só instalar.

Offline Segundo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Drivers para um Notebook Acer Aspire 4720.
« Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 17:12 »
Consegui resolver o problema do som no meu acer 4520 baixando os drivers recentes da alsa.

Vai lá em www.alsa-project.org e faz download do pacote 1.0.16.

E um pacote .tar.bz2.

No lugar onde salvar, basta cilcar com o botao direito e clicar em extrair aqui.

Dentro da pasta tem as instrucoes de como instalar. De qualquer forma, vou colocar aqui:

No Terminal entra na pasta descopactada.

cd caminho

Ai executa ./configure

Em seguida, sudo make

E entao, sudo make install


Offline Segundo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Drivers para um Notebook Acer Aspire 4720.
« Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 22:46 »
Esqueci uma coisa: ANTES de fazer isso tudo é necessário executar o seguinte comando

sudo apt-get install libncurses5-dev

Espero ter ajudado.

Offline langeani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Drivers para um Notebook Acer Aspire 4720.
« Resposta #6 Online: 01 de MAR?O de 2008, 14:22 »
possuo um notebook acer aspire 5050 que estava com o mesmo problema de som. Só conseguia escutar o som se plugado no fone de ouvido, não conseguia obter nenhum som das caixas do micro.
Segui os passos e instalei o driver alsa e instalei conforme relatado acima. Porém agora só conigo escutar aquele sonzinho chato de quanto ficamos presionando uma tecla por muito tempo (um bip) e não consigo mais escutar o som pelo fone.
O que faço agora? quando tento clicar no icone do som junta a barra superior (aquela quefica perto da hora), dá a seguinte mensagem: "nenhum modulo ou dispositivo do gstreamer de controle de volume foi encontrado.
Alguém pode me ajudar?
Obrigado

Offline Manoboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 412
    • Ver perfil
Re: Drivers para um Notebook Acer Aspire 4720.
« Resposta #7 Online: 01 de MAR?O de 2008, 15:02 »
Pessoal,

Gostaria de saber se no notebook Acer de vcs o modem foi reconhecido.
Tenho um Acer 5920 rodando Ubuntu 7.10 e não detecta o modem.

Abraço.


Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Drivers para um Notebook Acer Aspire 4720.
« Resposta #8 Online: 01 de MAR?O de 2008, 17:57 »
possuo um notebook acer aspire 5050 que estava com o mesmo problema de som. Só conseguia escutar o som se plugado no fone de ouvido, não conseguia obter nenhum som das caixas do micro.
Segui os passos e instalei o driver alsa e instalei conforme relatado acima. Porém agora só conigo escutar aquele sonzinho chato de quanto ficamos presionando uma tecla por muito tempo (um bip) e não consigo mais escutar o som pelo fone.
O que faço agora? quando tento clicar no icone do som junta a barra superior (aquela quefica perto da hora), dá a seguinte mensagem: "nenhum modulo ou dispositivo do gstreamer de controle de volume foi encontrado.
Alguém pode me ajudar?
Obrigado

Dê dois cliques sobre o controle de volume na bandeja e verifique: 1) se o dispositivo utilizado é alsa; 2) se nas preferências não há nenhum dispositivo do gstreamer para ativar.

Offline langeani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Drivers para um Notebook Acer Aspire 4720.
« Resposta #9 Online: 02 de MAR?O de 2008, 00:10 »
Quando clico no controle de som na bandeja ele dá a seguinte mensagem: "nenhum modulo ou dispositivo do gstreamer de controle de volume foi encontrado."
Como vejo se tem algum pacote gstreamer para instalar? Se for no gerenciador de drivers restritos não tem.
Quando vou em Sistema>preferências>Som e seleciono o dispositivo que quero usar ele dá a seguinte mensagem: "audiotestsrc wave=sine freq=512 ! audioconvert ! audioresample ! gconfaudiosink profile=chat: Não foi possível abrir o recurso para escrita.".

HELP ME!!! Obrigado,

Offline langeani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Drivers para um Notebook Acer Aspire 4720.
« Resposta #10 Online: 02 de MAR?O de 2008, 11:40 »
Complementando o que escrevi acima. Eu reeinstalei os drivers da alsa como descrito acima.
No final da instalação aparece a seguinte mensagem no terminal: "WARNING!!! The mixer channels for the ALSA driver are muted by default!!!
**************************************************************************
You would use some ALSA or OSS mixer to set the appropriate volume."
Como resolvo isso?
Quando vou em Sistema>Preferências>Som, o som não funciona nem seu eu selecionar os dispositivos oss nem alsa.

Offline HMF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Drivers para um Notebook Acer Aspire 4720.
« Resposta #11 Online: 08 de MAR?O de 2008, 01:31 »
langeani,
Blz? também estou com o mesmo problema seu no meu acer 4720. o SO reconhece a placa d vídeo, mas ja fiz o procedimento acima descrito e nada, a não ser o som quase imperceptível q sai no fone d ouvido e com muitos ruidos.
Aliás, estou há aproximadamente um mês tentando resolver o problema do som sem sucesso, não sei se por algum problema de total incompatibilidade do ubuntu com minha placa d som ou se é por causa do meu pouco (quase nenhum) conhecimento sobre o linux.
Já tentei todos os procedimentos que vi em vários outros fóruns e nada resolveu até agora.
Se alguém puder ajudar eu agradeço, pois depois de muito apanhar, afinal foi meu primeiro contato com um SO linux, só não consegui configurar o som (dentre os dispositivos que tentei configurar claro).
Boa noite a todos, valeu.

Offline langeani

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Drivers para um Notebook Acer Aspire 4720.
« Resposta #12 Online: 12 de MAR?O de 2008, 15:39 »
Estou quase reinstalando o Ubuntu, pois não sei como desfazer essas atualizações que fiz. Ai com uma nova atualização pelo menos eu volto a ter som pelo fone de ouvido.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Drivers para um Notebook Acer Aspire 4720.
« Resposta #13 Online: 12 de MAR?O de 2008, 16:48 »
Estou quase reinstalando o Ubuntu, pois não sei como desfazer essas atualizações que fiz. Ai com uma nova atualização pelo menos eu volto a ter som pelo fone de ouvido.


Talvez seja o caso, se você não fizer tanta questão, de testar uma outra distro. Sempre (ou quase sempre) há alguma que não apresenta os problemas de antes. Testa um Debian ou um Linux Mint, que são bem parecidos com o Ubuntu, pra ver se você não se satisfaz...