Autor Tópico: Instalação (bem sucedida) de avast! Anti-Vírus em Ubuntu 8.04 "Hardy Heron"  (Lida 17484 vezes)

Offline jamt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Linux User: 216809
    • Ver perfil
   

Olá pessoal!

Estimulado pela atenção de todos que se manifestaram por ocasião daquela primeira dica em que relatei minha experiência pessoal sobre "Instalação (bem sucedida) de avast! Anti-Vírus" em "Ubuntu 7.04", em seguida "Ubuntu 7.10", resolvi reapresentá-la neste fórum, agora que fiz a migração para a atual versão "Ubuntu 8.04 LTS Hardy Heron".
 
A instalação foi bem sucedida, exceto quanto aos ícones, que tiveram que ser criados manualmente. O avast! fez a atualização  e funcionou normalmente, tanto em modo de texto como na interface gráfica. Aproveitei para fazer um escaneamento completo, inclusive uma partição ntfs, que abriga uma versão do Windows.

O procedimento foi o seguinte:

1. Registro: Navegar até "http://www.avast.com/por/desktop_protection.html", clicar no link "FREE avast! 4 for Linux Edition"  então, no lado superior direito, no campo "Quick Links", clicar em "registration", na página que vai aparecer localizar o menu "registration language" (fica na parte inferior da página), clicar no botão e escolher "Português (brasileiro)". Surgirá a página com o formulário de registro a ser preenchido e enviado. Em minutos chegará um e-mail com a senha para o registro. Essa providência é essencial para que o programa  comece a funcionar.

2. Download: Navegar até "http://www.avast.com/por/desktop_protection.html", clicar no link "FREE avast! 4 for Linux Edition" e então, no lado superior direito, no campo "Quick Links", clicar em "download", na página que vai surgir clicar no tipo de arquivo a ser baixado (.rpm, .deb, .targz,) conforme a respectiva Distribuição, (.deb no caso do Ubuntu).

3. Instalação: Não é necessário o modo de texto (comando de linha), basta utilizar o "Instalador de Pacotes gDebi", um Instalador para Arquivos do Debian que está disponível, suponho, em qualquer versão do Ubuntu, no menu "Aplicações", "Ferramentas do Sistema", "Instalador de Pacotes gDebi".
É essencial para que o avast! comece a funcionar a introdução da senha no campo respectivo, que produzirá a validação do programa.


A propósito da criação manual dos ícones, essencial para o acesso à interface gráfica, o procedimento foi o seguinte:

1- Na área de trabalho, num ponto livre qualquer, clicar com o lado direito do mouse, o que abrirá uma lista de opções. Clicar em "Criar Lançador", o que abrirá uma janela pequena com esse título ("Criar Lançador").

2- Nessa tela, existe um menu inicial, que já vem com a opção correta pré-selecionada, nada a fazer, deixe como está, ou seja:
Tipo:Aplicação (como já veio pré-selecionada a opção correta, nada a fazer, do contrário teríamos que usar o botão)

Em seguida, preencha os campos restantes:
Nome: avast!
Comando: /usr/bin/avastgui (este é justamente o caminho até o arquivo executável da interface gráfica)
Comentário: Anti Vírus

Clique no quadradinho do lado superior esquerdo, abrirá uma pequena janela com o título "Navegar nos Ícones". Apague totalmente o que estiver escrito nessa barra de endereçamento, clique com o cursor do mouse dentro dessa barra para ativá-la e digite "/usr/lib/avast4workstation/share/avast/icons/avast-appicon.png". Basta dar Enter e volta-se à tela anterior, clica-se em "Fechar" e está tudo pronto! O ícone do avast já aparece na área de trabalho.

3- Agora basta clicar nesse ícone que a interface gráfica do avast! surgirá. O primeiro cuidado deve ser introduzir no campo apropriado aquela senha (recebida por e-mail) para ativar o programa.


Aproveito para informar o acesso ao modo de texto, conforme as opções que seguem:

1-Abre-se um terminal e digita-se "sudo avast --testfull" (para examinar somente o diretório "home") , seguindo-se o pedido da respectiva senha, a qual digitada libera o comando.

2- Abre-se um terminal e digita-se o comando "sudo avast / --testfull" (para examinar TODAS as partições - inclusive ntfs!), seguindo-se o pedido da respectiva senha, a qual digitada libera o comando.
Atenção! Esta opção é bastante demorada. A minha máquina, de arquitetura i686 para 32 bits, Pentium IV - 2,66 Ghz, RAM 1.5 GB, com uma área de verificação de 10 GB em Linux e aproximadamente o dobro para o Windows, levou uma hora e 57 minutos.


É consenso na comunidade que o Linux pode muito bem "passar" sem anti-vírus, mas quem usa partições windows & linux num mesmo computador sabe que estará sujeito a uma  invasão no windows por eventuais "portas de entrada", mediante disquetes, CD's, DVD's ou mesmo "pontes virtuais" entre os dois sistemas, através de softwares que hoje possibilitam (com absoluto sucesso e vantagens de economia de tempo) que sistemas linux venham editar partições "fat32" e recentemente  "ntfs", assim como no caminho inverso sistemas windows editarem "ext2", "ext3" e outras partições linux.

É com essa perspectiva que ofereço minha contribuição, aberta a críticas e ponderações, que serão recebidas como valiosa possibilidade de eliminar lacunas de conhecimento e aprender.

« Última modificação: 06 de Maio de 2008, 09:43 por jamt »

Offline carioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 134
    • Ver perfil
    • Mageia do Brasil
Re: Instalação (bem sucedida) de avast! Anti-Vírus em Ubuntu 7.10 "Gutsy Gibbon"
« Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 12:59 »
 :D
caro colega,
embora por unanimidade da maioria das opiniões que dizem que não há necessidade do antivirus no gnu linux, bastanto no máximo um bom firewall do tipo do guarddog ou do firestarter. é interessante o tópico pelo fato de ser praticamente um tutorial para instalar o avast free para o linux.e os queiram instalar podeem ter a liberdade de usar o avast free. parabéns, colega. fique com Deus! um abraço.

 :)
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: Instalação (bem sucedida) de avast! Anti-Vírus em Ubuntu 7.10 "Gutsy Gibbon"
« Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 13:49 »
No caso de ter 2 SOs sendo um windows, como é meu e seu caso eu acho interessante o uso deste processo. Segurança nunca é demais, ainda mais quando tem que se dividir espaço com um windows no HD.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Instalação (bem sucedida) de avast! Anti-Vírus em Ubuntu 7.10 "Gutsy Gibbon"
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 17:05 »
No caso de ter 2 SOs sendo um windows, como é meu e seu caso eu acho interessante o uso deste processo. Segurança nunca é demais, ainda mais quando tem que se dividir espaço com um windows no HD.

A meu ver  não há necessidade de se instalar um anti-virus no Linux só pq vc tem uma partição com Windows, visto que a arquitetura dos sistemas é completamente distinta.  Eu era um dos que criticavam a existência de anti-virus para linux até o dia que li um post de um amigo dizendo que usava não para proteger seu linux, mas sim para evitar que ele propagasse vírus e pragas para seus amigos que utilizavam windows.
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline acborba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 277
    • Ver perfil
    • http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14155.0.html
Re: Instalação (bem sucedida) de avast! Anti-Vírus em Ubuntu 7.10 "Gutsy Gibbon"
« Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 17:07 »
No caso de ter 2 SOs sendo um windows, como é meu e seu caso eu acho interessante o uso deste processo. Segurança nunca é demais, ainda mais quando tem que se dividir espaço com um windows no HD.

A meu ver  não há necessidade de se instalar um anti-virus no Linux só pq vc tem uma partição com Windows, visto que a arquitetura dos sistemas é completamente distinta.  Eu era um dos que criticavam a existência de anti-virus para linux até o dia que li um post de um amigo dizendo que usava não para proteger seu linux, mas sim para evitar que ele propagasse vírus e pragas para seus amigos que utilizavam windows.
Realmente vendo por esse ponto de vista até seria interessante instalar um antivirus no linux!  :)
"Ubuntu Linux 8.04 / Athlon XP 2400+ / Asus A7v8x-x / GForce Fx 5200 128MB / 1GB / 80GB + 80GB"

Offline Tio Paul

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
    • Esc. Est. Des. Rodrigues Campos
Re: Instalação (bem sucedida) de avast! Anti-Vírus em Ubuntu 7.10 "Gutsy Gibbon"
« Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 14:30 »
Engraçado, segui todos os passos e deu um erro antes de instalar no "Instalador de pacotes gdeb"

Error: Wrong architecture 'i386'

Será que é porque eu tenho instalado o Gutsy 64 bits????

Me ajudem...
Tio Paul - Ubuntu 9.10 e Ubuntu 10.04 - Pentium Core 2 Duo 4400 2Ghz - 3 Gb SdRam - HD 160 Mb - Geforce NVidia 7300
Linux counter user number #393686    -    The Ubuntu Counter Project - user number # 22402
"Abra o seu código, abra a sua mente!"

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Instalação (bem sucedida) de avast! Anti-Vírus em Ubuntu 7.10 "Gutsy Gibbon"
« Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 15:04 »
Engraçado, segui todos os passos e deu um erro antes de instalar no "Instalador de pacotes gdeb"

Error: Wrong architecture 'i386'

Será que é porque eu tenho instalado o Gutsy 64 bits????

Me ajudem...

Certamente...

Offline farinha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Instalação (bem sucedida) de avast! Anti-Vírus em Ubuntu 7.10 "Gutsy Gibbon"
« Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 15:11 »
No caso de ter 2 SOs sendo um windows, como é meu e seu caso eu acho interessante o uso deste processo. Segurança nunca é demais, ainda mais quando tem que se dividir espaço com um windows no HD.

A meu ver  não há necessidade de se instalar um anti-virus no Linux só pq vc tem uma partição com Windows, visto que a arquitetura dos sistemas é completamente distinta.  Eu era um dos que criticavam a existência de anti-virus para linux até o dia que li um post de um amigo dizendo que usava não para proteger seu linux, mas sim para evitar que ele propagasse vírus e pragas para seus amigos que utilizavam windows.

Bem... eu continuo a dizer que não vale a pena. Se os seus amigos querem usar Windows que é vulnerável a virus e outros que tais o problema é deles, eles é que têm que ter a preocupação em protegerem-se.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Instalação (bem sucedida) de avast! Anti-Vírus em Ubuntu 7.10 "Gutsy Gibbon"
« Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 15:38 »
Cada um decide o que instalar e utilitários que reputam necessários. Uma coisa é recomendar um comportamento a outra é criticar uma decisão. Este tópico não é lugar para postarem críticas à decisão de se ter um antivírus no Linux.

Se não houvesse demanda não haveria produtos. O antivirus não só impede a propagação como pode ser usado para varrer uma partição do Windows.