Quem acompanha o forum viu que estava com dificuldades para fazer minha cam funcionar no meu novo ubuntu (é a primeira vez que uso ele), então depois de lutar muito resolvi fazer um pequeno manual de como se configurar um webcam no ubuntu. Espero que gostem :wink:
Configurando sua Webcam no Ubuntu
Se você é um feliz usuário de uma webcam mas não esta conseguindo faze-la funcionar no Linux Ubuntu (ou em qualquer distro), leia esse tópico, se não for leia também (é sempre bom aprender coisas novas :-p).
O suporte a webcam ainda é um ponto que precisa ser mais bem visto pelos desenvolvedores de IM (instant messenger), pois com isso muitas pessoas migraram para o Linux com maior facilidade. Vou fazer um relato dos passos a seguir para instalar sua webcam.
Verificando o drive certo para sua Webcam
Esse é um passo fundamental, errando aqui tenha certeza que você não vai ter êxito nos outros passos.
Para poder ver qual o modelo da sua webcam, ou você pode ver diretamente no manual (jeito mais fácil), mas se você é uma pessoa 'relaxada' e perdeu o manual (como eu :-p), não precisar ameaçar a mulher que te vendeu a camera a te dar outro :-p, basta ir ao terminal e digitar:
$ lsusb | grep Camera
Vai aparecer algo parecido com isso:
lnas90@adiltom:~$ lsusb | grep Camera
Bus 001 Device 003: ID 2770:9120 NHJ, Ltd Che-ez! Snap / iClick Tiny VGA Digital Camera
lnas90@adiltom:~$
Não se assuste não essa minha camera é uma velharia mesmo :-p, feito isso você procura pelo ID do fabricante da placa e pelo modelo especifico dela (quem mandou ser tão cabeça de vento e perder o manual :-p), o google ajuda muito nessas horas, é relativamente fácil descobrir tendo essas informações na mão.
Depois de saber o fabricante e o modelo da camera veja no google qual pacote que dá suporte a ela. Vou citar aqui os prováveis: Spca5xx, Sn9c102 (a minha foi essa) é so procurar que vai achar.
Preparativos
Antes de começar a compilar qualquer coisa vamos precisar de alguns programas instalados, algumas configurações a fazer (supondo que você esteja usando o Ubuntu 5.10) e umas coisas mais, mãos a obra.
1)Precisaremos dos pacotes kernel-source e kernel-headers, vamos instalar com o comando.
$ sudo apt-get install linux-headers-2.6.12-10-386
2)Instalando o source do kernel vamos agora instalar os compiladores
$ sudo apt-get install build-essential
3)Uma coisa MUITO IMPORTANTE, por causa de problemas com incompatibilidade entre as versões do gcc, so poderemos compilar qualquer drive se estivermos usando a mesma versão que foi compilado o nosso kernel, no caso do Ubuntu 5.10 a versão do gcc foi a 3.4(para saber basta rodar o comando less /proc/version a versão do gcc vai aparecer nas ultimas linhas), vamos ter que instalar.
$ sudo apt-get install gcc-3.4
4)Agora vamos definir essa versão como padrão, para que na hora de compilar seja ela usada.
$ CC=gcc-3.4
$ export CC
5)Por precaução execute o comando(ele vai criar um link para a fonte do kernel, alguns instaladores usam localizações diferentes).
$ sudo ln -s /usr/include/linux /usr/src/linux
6) Pronto nossos preparativos terminaram vamos agora instalar realmente esse drive (antes que você acabe com suas unhas de tanta ansiedade :-p).
Spca5xx
Esse modelo é como se fosse o coringa, atualmente tem suporte a mais de 170 cameras, você pode baixa-lo em
http://mxhaard.free.fr/download.html e para ver a lista de cameras que ele tem suporte é so ir no link
http://mxhaard.free.fr/spca5xx.htmlBaixe o drive e descompacte ele na sua pasta com o comando:
$tar -zxvf mais o nome do arquivo
Entre na pasta que ele gerou e la dentro execute os comandos.
$ make clean
$ make
$ sudo make install
Que são para limpar uma possível instalação anterior, configurar e instalar o drive respectivamente.
Por um erro no instalador (creio eu) ele instala o drive no local errado, teremos que concertar agora.
$ sudo rm /lib/modules/2.6.12-10-386/kernel/drivers/usb/media/spca5xx/spca5xx.ko
$ sudo ln -s /lib/modules/2.6.12-10-386/kernel/drivers/usb/media/spca5xx.ko /lib/modules/2.6.12-10-386/kernel/drivers/usb/media/spca5xx/spca5xx.ko
São comandos enormes eu sei, mas não mordem não :-p, o que eles fazem é simplesmente remover o drive antigo (o primeiro) e criar um link para o novo (segundo).
Depois de tudo feito so nos resta agora ativar o modulo, isso pode ser feito com o comando:
$ modprobe spca5xx
Se sua webcam for suportada por esse drive ele funcionará imediantamente (nem se preocupe em ter que reiniciar ;-p).
Logitech QuickCam
Segundo o desenvolvedor, este driver suporta as câmeras Logitech Quickcam Express (o modelo antigo), Logitech Quickcam Web, LegoCam, Dexxa Webcam, Labtec Webcam e alguns modelos da Logitech QuickCam Notebook.
Vamos instala-lo:
1)Baixe o drive no site do desenvolvedor
http://qce-ga.sourceforge.net/2)Descompacte ele com o comando:
$tar -zxvf mais o nome do arquivo
3)Entre na pasta que ele gerou e lá dentro execute o comando para criar o modulo:
$ make all
4)Ative o módulo com o comando:
# insmod mod_quickcam.ko
5)E para finalizar rode o script, que instalará o resto para você (a final de contas também temos que descansar :-p)
# ./quickcam.sh
6)Terminada a instalação entre em algum programa que use a webcam e faça o teste.
Sempre olhe a pasta dos módulos
Sim isso mesmo, no meu caso eu instalei corretamente o spca5xx e mesmo assim não funcionou(eu pensava que seria esse módulo, mas um reforço para verificar o primeiro item corretamente), fui dar uma 'bisoiada' (olhada ;-p) na pasta /lib/modules/2.6.12-10-386/kernel/drivers/usb/media/ é la que ficam os módulos responsáveis pelas webcans (coitado deles :-P), como já estava sem idéias resolve ir ativando modulo por modulo (pura preguiça de pesquisar :-( ) foi nessas tentativas que achei o modulo ideal para minha webcam, o modulo sn9c102, ativei ele com o comando:
$ sudo modprobe sn9c102 force_munmap=1
Para verificar se o sistema reconheceu dei o comando:
$ dmesg | grep Camera
e o resultado
lnas90@adiltom:~$ dmesg | grep Camera
[4294838.768000] sn9c102: V4L2 driver for SN9C10x PC Camera Controllers v1:1.24
lnas90@adiltom:~$
O sistema reconheceu a webcam, bom galera é so uma dica para vocês não cairem na mesma pegadinha que eu.
OBS: n liguem muito para ortografia to sem tempo pra revisar
OBS2: Tenho apenas 15 anos, gosto de brincar mesmo :roll: