Autor Tópico: como instalar antivirus, firewalls e demais programas  (Lida 7217 vezes)

Offline metalcoppi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
como instalar antivirus, firewalls e demais programas
« Online: 16 de Fevereiro de 2008, 12:46 »
ola baixei um antivirus e um firewall e nao sei como instala-los
se possivel me passem algum tutorial sobre isso também
desde obrigado

alarcon

  • Visitante
Re: como instalar antivirus, firewalls e demais programas
« Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 12:50 »
ola baixei um antivirus e um firewall e nao sei como instala-los
se possivel me passem algum tutorial sobre isso também
desde obrigado

Antes de qualquer coisa, é preciso ser mais preciso no pedido de ajuda, pois como alguém poderá lhe ajudar se não sabe qual é o firewall e qual é o antivirus que você abaixou.

O firewall é bom ter, já o antivírus só é necessário para varrer arquivos que você poderá enviar para máquinas windows ou usuários windows.

Offline metalcoppi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: como instalar antivirus, firewalls e demais programas
« Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 12:55 »
ola baixei um antivirus e um firewall e nao sei como instala-los
se possivel me passem algum tutorial sobre isso também
desde obrigado

Antes de qualquer coisa, é preciso ser mais preciso no pedido de ajuda, pois como alguém poderá lhe ajudar se não sabe qual é o firewall e qual é o antivirus que você abaixou.

O firewall é bom ter, já o antivírus só é necessário para varrer arquivos que você poderá enviar para máquinas windows ou usuários windows.
ok amigo entendo oq vc quis dizer mas na verdade naum sei como proceder para instalar qualker programa
achei certa vez um artigo falando sobre "make file" mas naum sei como utilizar isso
o antivirus q baixei foi o avg
o firewall é o guarddog-2.6.0.tar
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2008, 12:57 por metalcoppi »

alarcon

  • Visitante
Re: como instalar antivirus, firewalls e demais programas
« Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 13:00 »
Para saber como se instala programas no Ubuntu começe lendo este ótimo artigo do fórum:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html

Agora primeiramente dê preferencia para instalar programas pelos repositórios do Ubuntu (formato .deb) e só então se não encontrar neles passar para outros tipos de formato de instalação ok.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2008, 13:01 por alarcon »

Offline metalcoppi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: como instalar antivirus, firewalls e demais programas
« Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 13:04 »
Para saber como se instala programas no Ubuntu começe lendo este ótimo artigo do fórum:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html

Agora primeiramente dê preferencia para instalar programas pelos repositórios do Ubuntu (formato .deb) e só então se não encontrar neles passar para outros tipos de formato de instalação ok.

valew amigo obrigado pela paciencia e pela ajuda
estou iniciando faz alguns dias no ubuntu e estou gostando muito principalmente pela ajuda dos demais usuarios

alarcon

  • Visitante
Re: como instalar antivirus, firewalls e demais programas
« Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 13:07 »
Para saber como se instala programas no Ubuntu começe lendo este ótimo artigo do fórum:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html

Agora primeiramente dê preferencia para instalar programas pelos repositórios do Ubuntu (formato .deb) e só então se não encontrar neles passar para outros tipos de formato de instalação ok.

valew amigo obrigado pela paciencia e pela ajuda
estou iniciando faz alguns dias no ubuntu e estou gostando muito principalmente pela ajuda dos demais usuarios

O firewall eu uso, mas não é o Gaurddog e sim o Firestarter. Já no caso do antivirus eu não uso aqui por achar desnecessário, por que não compartilho nada com usuários windows.

Para mais fácil instalação do Guarddog use o Synaptic (menu Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic) ou o Adicionar/Remover... ( menu Aplicações ) ou mais ainda pelo terminal (menu Aplicações > Acessórios > Terminal) digite:

sudo apt-get update

sudo apt-get install guarddog

Agora lembro que o firewall Guarddog é mais indicado para o KDE (Kubuntu) do que para o Gnome (Ubuntu) e é um pouco mais complicado de configurar para um iniciante do que o firewall Firestarter que é mais fácil e apropriado para o Gnome (ubuntu).

« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2008, 13:14 por alarcon »

Offline metalcoppi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: como instalar antivirus, firewalls e demais programas
« Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 13:15 »
Para saber como se instala programas no Ubuntu começe lendo este ótimo artigo do fórum:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html

Agora primeiramente dê preferencia para instalar programas pelos repositórios do Ubuntu (formato .deb) e só então se não encontrar neles passar para outros tipos de formato de instalação ok.

valew amigo obrigado pela paciencia e pela ajuda
estou iniciando faz alguns dias no ubuntu e estou gostando muito principalmente pela ajuda dos demais usuarios

O firewall eu uso, mas não é o Gaurddog e sim o Firestarter. Já no caso do antivirus eu não uso aqui por achar desnecessário, por que não compartilho nada com usuários windows.

Para mais fácil instalação do Guarddog use o Synaptic (menu Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic) ou o Adicionar/Remover... ( menu Aplicações ) ou mais ainda pelo terminal (menu Aplicações > Acessórios > Terminal) digite:

sudo apt-get update

sudo apt-get install guaddog

Agora lembro que o firewall Guaddog é mais indicado para o KDE (Kubuntu) do que para o Gnome (Ubuntu) e é um pouco mais complicado de configurar para um iniciante do que o firewall Firestarter que é mais fácil e apropriado para o Gnome (ubuntu).


baixei o adobe flash player como proceder para sua instalaçao

alarcon

  • Visitante
Re: como instalar antivirus, firewalls e demais programas
« Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 13:21 »
Para saber como se instala programas no Ubuntu começe lendo este ótimo artigo do fórum:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html

Agora primeiramente dê preferencia para instalar programas pelos repositórios do Ubuntu (formato .deb) e só então se não encontrar neles passar para outros tipos de formato de instalação ok.

valew amigo obrigado pela paciencia e pela ajuda
estou iniciando faz alguns dias no ubuntu e estou gostando muito principalmente pela ajuda dos demais usuarios

O firewall eu uso, mas não é o Gaurddog e sim o Firestarter. Já no caso do antivirus eu não uso aqui por achar desnecessário, por que não compartilho nada com usuários windows.

Para mais fácil instalação do Guarddog use o Synaptic (menu Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic) ou o Adicionar/Remover... ( menu Aplicações ) ou mais ainda pelo terminal (menu Aplicações > Acessórios > Terminal) digite:

sudo apt-get update

sudo apt-get install guaddog

Agora lembro que o firewall Guaddog é mais indicado para o KDE (Kubuntu) do que para o Gnome (Ubuntu) e é um pouco mais complicado de configurar para um iniciante do que o firewall Firestarter que é mais fácil e apropriado para o Gnome (ubuntu).


baixei o adobe flash player como proceder para sua instalaçao

Ainda sobre o Guarddog se você quiser saber como configurá-lo, depois de ter instalado o mesmo, de uma forma básica veja este link:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,6632.0.html

Com relação ao flash, basta você usar o navegador firefox e abrir uma página que contém flash que ele irá instalar automativamente o flash.

Veja também este link :
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,25857.0.html

que mostra como instalar tudo referente a multimídia no Ubuntu 7.10 Gutsy.

Para o flash e pelo terminal (menu Aplicações > Acessórios > Terminal) digite:

sudo apt-get -y install gsfonts gsfonts-x11 flashplugin-nonfree

Offline metalcoppi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: como instalar antivirus, firewalls e demais programas
« Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 15:05 »
Para saber como se instala programas no Ubuntu começe lendo este ótimo artigo do fórum:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html

Agora primeiramente dê preferencia para instalar programas pelos repositórios do Ubuntu (formato .deb) e só então se não encontrar neles passar para outros tipos de formato de instalação ok.

valew amigo obrigado pela paciencia e pela ajuda
estou iniciando faz alguns dias no ubuntu e estou gostando muito principalmente pela ajuda dos demais usuarios

O firewall eu uso, mas não é o Gaurddog e sim o Firestarter. Já no caso do antivirus eu não uso aqui por achar desnecessário, por que não compartilho nada com usuários windows.

Para mais fácil instalação do Guarddog use o Synaptic (menu Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic) ou o Adicionar/Remover... ( menu Aplicações ) ou mais ainda pelo terminal (menu Aplicações > Acessórios > Terminal) digite:

sudo apt-get update

sudo apt-get install guaddog

Agora lembro que o firewall Guaddog é mais indicado para o KDE (Kubuntu) do que para o Gnome (Ubuntu) e é um pouco mais complicado de configurar para um iniciante do que o firewall Firestarter que é mais fácil e apropriado para o Gnome (ubuntu).


baixei o adobe flash player como proceder para sua instalaçao

Ainda sobre o Guarddog se você quiser saber como configurá-lo, depois de ter instalado o mesmo, de uma forma básica veja este link:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,6632.0.html

Com relação ao flash, basta você usar o navegador firefox e abrir uma página que contém flash que ele irá instalar automativamente o flash.

Veja também este link :
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,25857.0.html

que mostra como instalar tudo referente a multimídia no Ubuntu 7.10 Gutsy.

Para o flash e pelo terminal (menu Aplicações > Acessórios > Terminal) digite:

sudo apt-get -y install gsfonts gsfonts-x11 flashplugin-nonfree

o adobe flash player ja esta instalado porem naum consigo ver nenhum video no youtube
aparece uma msg de q é preciso baixer o flash
vc tem ideia do q pode estar ocorrendo

alarcon

  • Visitante
Re: como instalar antivirus, firewalls e demais programas
« Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 15:17 »
amigo veja o link que te passei:

Citar
Veja também este link :
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,25857.0.html

que mostra como instalar tudo referente a multimídia no Ubuntu 7.10 Gutsy.

que lá ensina a instalar tudo referente a multimídia, pois deve ser somente a falta de codecs.

OBS: Estou considerando que você está usando o Ubuntu 7.10 Gutsy, se for outra versão me avise.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2008, 15:19 por alarcon »

Offline metalcoppi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: como instalar antivirus, firewalls e demais programas
« Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 15:27 »
eu estou utilizando o ubuntu 7.10
fui abrir o gerenciador de pacotes synaptic e apareceu essa msg
E: dpkg was interrupted, you must manually run 'dpkg --configure -a' to correct the problem.
E: _cache->open() failed, please report.

naum sei oq significa essa msg pq hj eu ja utlizei o gerenciador

alarcon

  • Visitante
Re: como instalar antivirus, firewalls e demais programas
« Resposta #11 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 15:35 »
eu estou utilizando o ubuntu 7.10
fui abrir o gerenciador de pacotes synaptic e apareceu essa msg
E: dpkg was interrupted, you must manually run 'dpkg --configure -a' to correct the problem.
E: _cache->open() failed, please report.

naum sei oq significa essa msg pq hj eu ja utlizei o gerenciador


Veja que no próprio erro já traz a solução neste ponto aqui:

E: dpkg was interrupted, you must manually run 'dpkg --configure -a' to correct the problem.

que diz basicamente isto:

dpkg foi interrompido, você deve executar manualmente 'dpkg --configure -a' para corrigir o problema.


o detalhe é que como você só pode fazer isso como root (superusuário) você deve acrescentar antes do comando indicado a palavra sudo ficando assim: sudo dpkg --configure -a

Abra um terminal (menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite:

sudo dpkg --configure -a

Detalhe feche o synaptic antes de executar o comando.

« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2008, 15:38 por alarcon »

Offline metalcoppi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: como instalar antivirus, firewalls e demais programas
« Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 16:00 »
deu certo o gerenciador ja esta funcionando novamente

alarcon

  • Visitante
Re: como instalar antivirus, firewalls e demais programas
« Resposta #13 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 16:05 »
Vou dar umas dicas referente ao link sobre multimídia que lhe forneci (http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,25857.0.html). Para uma instalação do básico do básico aconselho a instalar logo estes aqui:

Abra um terminal, feche o synaptic antes se estiver aberto, e digite (copie e cole é melhor):

sudo apt-get install -f


sudo apt-get update


depois digite(copie e cole é melhor):

sudo apt-get -y install cpdvd regionset x264 gqmpeg mp3gain mjpegtools libdvdread3 mpeg2dec vorbis-tools id3v2 mpg321 mpg123 libswfdec0.3 libflac++6 ffmpeg cdda2wav toolame libmp4v2-0 lame lame-extras libmad0 libjpeg-progs libmpcdec3 libquicktime1 flac faac faad sox toolame ffmpeg2theora libmpeg2-4 uudeview flac  libmpeg3-1 mpeg3-utils mpegdemux liba52-0.7.4-dev a52dec esound


depois digite(copie e cole é melhor):

sudo apt-get install -y gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-fluendo-mp3 gstreamer0.10-fluendo-mpegdemux gstreamer0.10-gl gstreamer0.10-gnonlin gstreamer0.10-pitfdll gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-farsight gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-sdl gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-schroedinger gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse


depois digite(copie e cole é melhor):

sudo apt-get -y install gstreamer-dbus-media-service gstreamer-tools

depois digite(copie e cole é melhor):

sudo apt-get -y install mplayer mplayer-fonts mplayer-skins mplayer-skin-blue mozilla-mplayer mencoder

depois digite(copie e cole é melhor):

sudo apt-get -y install gxine libxine1-plugins libxine1-ffmpeg totem-xine


depois digite(copie e cole é melhor):

sudo apt-get -y install avifile-player avifile-utils avifile-mad-plugin avifile-mjpeg-plugin avifile-vorbis-plugin avifile-win32-plugin avifile-xvid-plugin avifile-win32-plugin avifile-divx-plugin avifile-utils avifile-xvid-plugin avifile-divx-plugin xvid4conf avifile-mjpeg-plugin avifile-vorbis-plugin avifile-mad-plugin


depois digite(copie e cole é melhor):

sudo apt-get -y install vlc vlc-plugin-esd mozilla-plugin-vlc wxvlc vlc-plugin-arts

isto não encerra todas as opções fornecidas no link indicado que tem muito mais que isso, mas deve resolver o problemas dos vídeos.

Caso ainda não funcione baixe mais este dois pacotes aqui:

w32codecs(Codecs da Microsoft):
http://packages.medibuntu.org/pool/non-free/w/w32codecs/w32codecs_20071007-0medibuntu0.6.06.1_i386.deb

libdvdcss2(Permite reprodução de DVDs encriptados):
http://packages.medibuntu.org/pool/free/libd/libdvdcss/libdvdcss2_1.2.9-2medibuntu4_i386.deb

e depois de baixados basta dar um duplo clique sobre cada um e se for o caso de baixar algumas dependências confirme.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2008, 19:54 por alarcon »

Offline metalcoppi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: como instalar antivirus, firewalls e demais programas
« Resposta #14 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 16:29 »
veja a msg  q apareceu no pc
Lendo lista de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Reading state information... Pronto
libdvdread3 já é a versão mais nova.
libdvdread3 está para ser instalado manualmente.
libmad0 já é a versão mais nova.
libmad0 está para ser instalado manualmente.
libmpeg2-4 já é a versão mais nova.
libmpeg2-4 está para ser instalado manualmente.
Nota, selecionando liba52-0.7.4-dev ao invés de a52dec
Você deve querer executar `apt-get -f install' para corrigir isso:
Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
  cpdvd: Depende: transcode mas não vai ser instalado
         Depende: cpvts mas não vai ser instalado
  faac: Depende: libfaac0 (>= 1.24clean) mas não vai ser instalado
  faad: Depende: libfaad2-0 (>= 2.0.0+cvs20040908+mp4v2+bmp) mas não vai ser instalado
  ffmpeg: Depende: libavcodec1d (>= 0.cvs20070307) mas não vai ser instalado
          Depende: libavformat1d (>= 0.cvs20070307) mas não vai ser instalado
          Depende: libavutil1d (>= 0.cvs20070307) mas não vai ser instalado
          Depende: libimlib2 mas não vai ser instalado
          Depende: libswscale1d (>= 0.cvs20070307) mas não vai ser instalado
  ffmpeg2theora: Depende: libavcodec1d (>= 0.cvs20070307) mas não vai ser instalado
                 Depende: libavformat1d (>= 0.cvs20070307) mas não vai ser instalado
                 Depende: libavutil1d (>= 0.cvs20070307) mas não vai ser instalado
                 Depende: libgsm1 (>= 1.0.10) mas não vai ser instalado
                 Depende: libswscale1d (>= 0.cvs20070307) mas não vai ser instalado
  id3v2: Depende: libid3-3.8.3c2a mas não vai ser instalado
  libquicktime1: Depende: libavcodec1d (>= 0.cvs20070307) mas não vai ser instalado
                 Depende: libavutil1d (>= 0.cvs20070307) mas não vai ser instalado
  mjpegtools: Depende: libmjpegtools0c2a (>= 1:1.8.0) mas não vai ser instalado
  mpg123: Depende: oss-compat mas não vai ser instalado
  sox: Depende: libgsm1 (>= 1.0.10) mas não vai ser instalado
       Depende: libsamplerate0 mas não vai ser instalado
  sun-java6-bin: Depende: sun-java6-jre (= 6-03-0ubuntu2) mas não vai ser instalado
  x264: Depende: libx264-54 mas não vai ser instalado
E: Dependências desencontradas. Tente `apt-get -f install' sem nenhum pacote (ou especifique uma solução).
coppi@coppi-desktop:~$

vixe ainda tow apanhando para instalar o avg ja olhei neste link mas naum consegui
file:///home/coppi/%C3%81rea%20de%20Trabalho/como%20instalar%20programas
em março vou fz um curso de linux na faculdade kem sabe pego mais o jeito