Autor Tópico: O REAL motivo pelo qual usamos Linux  (Lida 16815 vezes)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
O REAL motivo pelo qual usamos Linux
« Online: 15 de MAR?O de 2008, 21:48 »
Achei este artigo tão legal, que vou traduzir na íntegra do inglês:


O REAL motivo pelo qual usamos Linux

Dizemos às pessoas que usamos Linux porque é seguro. Ou porque é free, porque é customizável, porque é free (o outro significado), porque tem um excelente suporte comunitário...

Mas tudo isso é só marketing besta. Dizemos aos usuários não-linuxeiros porque eles não entenderiam o real motivo. E quando dizemos estas falsas razões o suficiente, nós até podemos começar a acreditar nelas nós mesmos.

Mas lá no fundo, o real motivo permanece.

Usamos Linux porque é divertido!

É divertido mexer no sistema. É divertido mudar todas as configurações, quebrar o sistema, e então entrar no Modo de Recuperação e concertá-lo. É divertido ter mais de 100 distros para escolher. É divertido usar a linha-de-comando.

Deixa eu dizer de novo. É divertido usar a linha de comando.

Não é de admirar que não-linuxeiros não entedam.

O ponto conosco, fans de Linux, é - usamos Linux sem um motivo específico. Claro, gostamos de ter nosso trabalho feito. Com certeza, gostamos de ficar seguros contra vírus. Certamente, gostamos de economizar nosso dinheiro. Mas estes são apenas efeitos-colaterais. O que realmente gostamos é manusear o sistema, futucar, e descobrir coisas sem importância alguma mas ainda assim fatos fascinantes sobre o SO.

Há três razões fundamentais pelas quais Linux é tão divertido:

1. Linux te dá controle completo

Já tentou interromper um processo e o SO não deixou? Já tentou deletar um arquivo - e não pôde? Já imaginou que tinha direitos administrativos?

O Linux te deixa fazer tudo. Este é o grande benefício de se logar como usuário. Se logar como root o SO assume que você sabe o que está fazendo. No momento em que se torna root, tudo é permitido.

2. Linux não é amplamente utilizado

Este é um paradoxo. Freqüentemente reclamamos que o Linux não é amplamente utilizado. Mas este é um dos motivos pelo qual o utilizamos. Isto nos dá um sentimento de sermos especiais. Como se fôssemos melhores que "aquelas massas ignorantes".

Se o Linux se tornar amplamente utilizado, provavelmente mudaremos para outra coisa. Ou pelo menos criaremos uma distro obscura que apenas nós usamos. Porque, vamos encarar, queremos nos sentir especiais.

3. Linux é free (como um discurso)

Podemos obter o código-fonte de todos os nossos aplicativos. Se quisermos saber como determinada parte do SO funciona, nós podemos. Isto permite que otimizemos e fucemos em nossos sistemas. E adooooooooooramos muito otimizar nossos sistemas.

Claro que podemos dizer aos não-linuxeiros que usamos Linux porque é divertido - eles nos colocariam num hospício antes que você consiga dizer "anticonsolidamentarismo". Então vamos continuar dizendo os falsos porém plausíveis motivos pelos quais usamos Linux. Mas lá no fundo, saberemos o real motivo pelo qual usamos Linux.

E quem sabe, apenas quem sabe, da próxima vez que alguém me perguntar por que uso Linux, darei um sorrisão e responderei: "Porque usar Linux é DIVERTIDO!"

Texto original em inglês de Vlad Dolezal. Tradução minha.


Como estudante de Psicologia e linuxeiro, achei muito legal encontrar um blog que fale sobre Psicologia e Linux, como o Amazing Mind aqui, de onde tirei o texto. Acho que o post foi essencial, divertido, e falou tudo sobre minha relação com o Linux de uma forma que nem eu compreendia de forma tão clara: é divertido! E como é! Acho que o Linux instiga nossas mentes, faz coçar nossas mãos e desafia nossa inteligência. E eu acho muito legal poder me divertir mexendo em algo que gosto como os computadores, e ao mesmo tempo sempre aprender algo novo e ainda mais apaixonante. :)

Fontes: An Amazing Mind, Slashdot
« Última modificação: 15 de MAR?O de 2008, 23:04 por glaubergoncalves »

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: O REAL motivo pelo qual usamos Linux
« Resposta #1 Online: 15 de MAR?O de 2008, 22:32 »
Glauber,

Muito legal o texto!

Pra mim o Linux é como um Lego adulto. Nunca fico parado sempre mexendo em alguma coisa. Cada hora é um parafuso que eu quero apertar ou soltar.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: O REAL motivo pelo qual usamos Linux
« Resposta #2 Online: 16 de MAR?O de 2008, 05:56 »
Sou sincero.. comecei a usar linux porque não tinha dinheiro para um Mac.
Então resolvi experimentar o linux até ter esse dinheiro disponível, já que estava farto dos problemas do windows.
Hoje já poderia comprar um Mac mas estou mais virado a comprar um Dell com Ubuntu.
Acho que o principal motivo é mesmo pela diversão de poder mexer no sistema, além das vantagens de ter um sistema gratis, livre de virus e bem rápido.
Algo que também me agrada é a comunidade.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: O REAL motivo pelo qual usamos Linux
« Resposta #3 Online: 16 de MAR?O de 2008, 08:11 »
Acho que é isso mesmo, agora,se o Linux ficar muito popular ,vou de freeBSD, Nexenta etc.
« Última modificação: 16 de MAR?O de 2008, 17:12 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: O REAL motivo pelo qual usamos Linux
« Resposta #4 Online: 16 de MAR?O de 2008, 10:25 »
Citar
Usamos Linux porque é divertido!

É divertido mexer no sistema. É divertido mudar todas as configurações, quebrar o sistema, e então entrar no Modo de Recuperação e concertá-lo. É divertido ter mais de 100 distros para escolher. É divertido usar a linha-de-comando.

totalmente verdade, no meu caso. em especial "quebrar o sistema", hehehe, noobão.

Acho que é isso mesmo, agora,se o Linux ficar muito popular ,vou de freeBSD.

não ligaria pra isso não. gosto do sistema e de como trabalhar com ele, o aprendizado tem sido muito bom.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline barinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 218
  • Linux na veia!
    • Ver perfil
    • Barinho's Flickr!
Re: O REAL motivo pelo qual usamos Linux
« Resposta #5 Online: 16 de MAR?O de 2008, 12:31 »
Pois e !
Tomara q fique bastante popular mesmo ...
O q vale e também fato de usar o linux e por ser bastante customizavel, free e bastante seguro :D

[ ]s
:: Twitter | Last.fm
:: Ubuntu user #1453
:: Powered by Ubuntu

Offline greylica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: O REAL motivo pelo qual usamos Linux
« Resposta #6 Online: 16 de MAR?O de 2008, 14:39 »
Sou profissional da área de informática e animação 3D.
Eu qualifico o Linux como um sistema de alto nível, no qual se pode confiar profissionalmente sem surpresas.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: O REAL motivo pelo qual usamos Linux
« Resposta #7 Online: 16 de MAR?O de 2008, 14:58 »
É divertido mesmo heheh

Que atire a primeira pedra quem nunca abriu o terminal, digitou uma letra qualquer, apertou TAB 2x só pra descobrir um programinha novo e ler o man do mesmo pra brincar com o programa heheheh

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: O REAL motivo pelo qual usamos Linux
« Resposta #8 Online: 16 de MAR?O de 2008, 20:09 »
Realmente o Linux é isso...é uma diversão...vou mais longe, é quase uma doutrina.
Alguém imagina até quando isso vai durar?
Será possível que possa perdurar sem que a M$ mude tudo?
Não creio que seja possível por muito tempo.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O REAL motivo pelo qual usamos Linux
« Resposta #9 Online: 16 de MAR?O de 2008, 21:24 »
Não creio que seja possível por muito tempo.

Essa eu não entendi....

Bem eu só uso Linux porque gosto, acho melhor, e é a evolução natural para mim que usava um Unix muito antigo....
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: O REAL motivo pelo qual usamos Linux
« Resposta #10 Online: 16 de MAR?O de 2008, 21:31 »
Não creio que seja possível por muito tempo.

Essa eu não entendi....

Bem eu só uso Linux porque gosto, acho melhor, e é a evolução natural para mim que usava um Unix muito antigo....


Nós vivemos num mundo capitalista, daí...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O REAL motivo pelo qual usamos Linux
« Resposta #11 Online: 16 de MAR?O de 2008, 21:42 »
Nós vivemos num mundo capitalista, daí...

dai?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: O REAL motivo pelo qual usamos Linux
« Resposta #12 Online: 16 de MAR?O de 2008, 21:51 »
Daí tudo é possível...
Nós que aqui no Fórum divulgamos, ajudamos, ensinamos e, fazemos todo o possível para manter isso que aí está, não somos nem de longe donos de nada...os donos são outros.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O REAL motivo pelo qual usamos Linux
« Resposta #13 Online: 16 de MAR?O de 2008, 21:58 »
Daí tudo é possível...
Nós que aqui no Fórum divulgamos, ajudamos, ensinamos e, fazemos todo o possível para manter isso que aí está, não somos nem de longe donos de nada...os donos são outros.

Mais o Linux não pode ser pensado em termos de dono.

Não vejo possibilidade de que acabe, pelo simples fato que eu não vou deixar de usar, e muitos aqui também não. Caso alguma empresa resolva investir contra as empresas que mantem distros pode até tentar, pode derrubar algumas, mas além de achar que não consegue acabar com todas também não vejo como acabar com comunidades, como a do Debian, por exemplo, e sempre vai ter uma distro para mim usar.

Isto seria como RIAA tentar processar todos os usuários que baixam música pela internet, e mesmo eles estando errados (e olha que nós não estamos errados ao escolher o Linux) são tantos que é virtualmente impossível processar todos.

Para mim o Linux não é uma onda que veio, esta passando e vai embora. Primeiro porque tem apoio de empresas importantes, segundo que tem muitos usuários, terceiro que os concorrentes já sabem que ele existe, e que devem lidar com ele, acho que a fase de tentar acabar com ele já foi.

Isso é minha opinião pessoal, mas sou tão confiante que toda minha vida profissional é baseada no Linux.

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 16 de MAR?O de 2008, 22:01 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: O REAL motivo pelo qual usamos Linux
« Resposta #14 Online: 16 de MAR?O de 2008, 22:06 »
Prefiro pensar que as relações humanas seguem em movimento permanente, fluído, não são estáticas. Vivemos em um mundo capitalista... vivemos? E nesse capitalismo, ainda valem as mesmas regras que existiam lá atrás, quando a Microsoft começou a construir seu monopólio? E qual o impacto deste monopólio no estado atual das coisas, num mundo onde o Netscape não existe mais e o Bill Gates não é o ser humano que mais concentra renda no planeta... o que exatamente representa, hoje, concentrar renda, possuir um "monopólio"... numa web que enfatiza com tanta força a importância da relação colaborativa entre as pessoas e seu conteúdo? Não sou ingênuo a ponto de ignorar a força do mercado capital e a influência de quem tem poder dentro dele... mas são coisas que passam em minha mente e não posso deixar de considerá-las em questionamentos como o que estamos tendo aqui... será que ainda precisamos de donos, ou quem sabe as relações humanas, mesmo as comerciais, começam a chegar num ponto onde o valor está no todo, na força das próprias pessoas que se relacionam...

P.S.: sem falar, obviamente, que Linux é muito mais divertido... :D