Achei este artigo tão legal, que vou traduzir na íntegra do inglês:
O REAL motivo pelo qual usamos LinuxDizemos às pessoas que usamos Linux porque é seguro. Ou porque é free, porque é customizável, porque é free (o outro significado), porque tem um excelente suporte comunitário...
Mas tudo isso é só marketing besta. Dizemos aos usuários não-linuxeiros porque eles não entenderiam o real motivo. E quando dizemos estas falsas razões o suficiente, nós até podemos começar a acreditar nelas nós mesmos.
Mas lá no fundo, o
real motivo permanece.
Usamos Linux
porque é divertido!
É divertido mexer no sistema. É divertido mudar todas as configurações, quebrar o sistema, e então entrar no Modo de Recuperação e concertá-lo. É divertido ter mais de 100 distros para escolher. É divertido usar a linha-de-comando.
Deixa eu dizer de novo.
É divertido usar a linha de comando.
Não é de admirar que não-linuxeiros não entedam.
O ponto conosco, fans de Linux, é - usamos Linux sem um motivo específico. Claro, gostamos de ter nosso trabalho feito. Com certeza, gostamos de ficar seguros contra vírus. Certamente, gostamos de economizar nosso dinheiro. Mas estes são apenas efeitos-colaterais.
O que realmente gostamos é manusear o sistema, futucar, e descobrir coisas sem importância alguma mas ainda assim fatos fascinantes sobre o SO.
Há três razões fundamentais pelas quais Linux é tão divertido:
1. Linux te dá controle completoJá tentou interromper um processo e o SO não deixou? Já tentou deletar um arquivo - e não pôde? Já imaginou que tinha direitos administrativos?
O Linux te deixa fazer tudo. Este é o grande benefício de se logar como usuário. Se logar como root o SO assume que você sabe o que está fazendo. No momento em que se torna root, tudo é permitido.
2. Linux não é amplamente utilizadoEste é um paradoxo. Freqüentemente reclamamos que o Linux não é amplamente utilizado. Mas este é um dos motivos pelo qual o utilizamos. Isto nos dá um sentimento de sermos especiais. Como se fôssemos melhores que "aquelas massas ignorantes".
Se o Linux se tornar amplamente utilizado, provavelmente mudaremos para outra coisa. Ou pelo menos criaremos uma distro obscura que apenas nós usamos. Porque, vamos encarar, queremos nos sentir especiais.
3. Linux é free (como um discurso)Podemos obter o código-fonte de todos os nossos aplicativos. Se quisermos saber como determinada parte do SO funciona, nós podemos. Isto permite que otimizemos e fucemos em nossos sistemas. E adooooooooooramos muito otimizar nossos sistemas.
Claro que podemos dizer aos não-linuxeiros que usamos Linux porque é divertido - eles nos colocariam num hospício antes que você consiga dizer "anticonsolidamentarismo". Então vamos continuar dizendo os falsos porém plausíveis motivos pelos quais usamos Linux. Mas lá no fundo, saberemos o
real motivo pelo qual usamos Linux.
E quem sabe, apenas quem sabe, da próxima vez que alguém me perguntar por que uso Linux, darei um sorrisão e responderei: "Porque usar Linux é DIVERTIDO!"
Texto original em inglês de Vlad Dolezal. Tradução minha.Como estudante de Psicologia e linuxeiro, achei muito legal encontrar um blog que fale sobre Psicologia e Linux, como o
Amazing Mind aqui, de onde tirei o texto. Acho que o post foi essencial, divertido, e falou tudo sobre minha relação com o Linux de uma forma que nem eu compreendia de forma tão clara: é
divertido! E como é! Acho que o Linux instiga nossas mentes, faz coçar nossas mãos e desafia nossa inteligência. E eu acho muito legal poder me divertir mexendo em algo que gosto como os computadores, e ao mesmo tempo sempre aprender algo novo e ainda mais apaixonante.
Fontes: An Amazing Mind, Slashdot