Autor Tópico: Dell Vostro 1400 + Ubuntu | Soluções de problemas  (Lida 7831 vezes)

Offline rrsn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Dell Vostro 1400 + Ubuntu | Soluções de problemas
« Online: 14 de Abril de 2008, 14:18 »
Como não encontrei nada parecido, vou acumular nesse tópico todas as soluções para os problemas que tive ao usar o ubuntu no Dell Vostro 1400. Escrevi pouco e fui direto ao ponto. Se alguém tiver dúvida sobre alguns nomes usados aqui como "Grub" sugiro que faça uma pesquisa na WEB.

1. Dual Boot
Criei duas partições depois da partição do windows, sem apagar a partição do Media Direct:
 - Partição Ext
 - Partição Swap

2. Dell Wireless 1505 Draft (802.11n)
1. Install Ndiswrapper Common and Ndiswrapper Utils (You can do it using synaptic)
2. Download The Driver from ftp://ftp.dell.com/network/R151517.EXE and unzip it somewhere. You will see a folder named DRIVER
3. Execute the following commands

Código: [Selecionar]
sudo ndiswrapper -i /download_directory/DRIVER/bcmwl5.inf
sudo ndiswrapper -l
sudo modprobe ndiswrapper

4. Then, set ndiswrapper to load on startup:

Código: [Selecionar]
sudo ndiswrapper -m
gksudo gedit /etc/modules

and add the following module to the list

ndiswrapper

5. Restart (This is a must)

3. Travando após login
Vi em muitos fóruns a recomendação de instalar a ultima imagem para kernel 386 "linux-image-386". No pé da letra não sei exatamente o que isso quer dizer. Porém foi o que resolveu o problema com os travamentos.
Para instalar é simples, basta procurar por "linux-image-386" no synapctis, instalar, seguir as orientações e pronto. Para quem vai fazer isso pela primeira vez, vai notar que no Grub vai aparecer duas novas linhas para boot. linux-image-386 e linux-image-generic. Escolha linux-image-386

Todas as configurações que estão ligadas ao kernel serão perdidas como a placa de vídeo. Mas isso não é problema, basta fazer o processo de ativação dos dispositivos restritos.

4. Switch automático entre plug frontais de som e caixas embutidas

Adicione a linha "options snd-hda-intel probe_mask=1 model=3stack" no arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base"

ele também faz o switch automático entre as caixas de som embutidas e o plug do fone de ouvido

5. Criando uma rede ad-hoc
No meu caso foi simples.
no console rode os seguintes comandos na sequência:

O primeiro comando serve para listar os dispositivos de rede, o wireless normalmente é wlan0, vou utilizar esse como exemplo
Código: [Selecionar]
sudo iwconfig
sudo iwconfig wlan0 mode Ad-Hoc
sudo iwconfig wlan0 essid NOME_DA_REDE
sudo iwconfig wlan0 channel 8
sudo iwconfig wlan0 key off
sudo ifconfig wlan0 10.10.10.#

1. "key off" para rede sem senha, foi o unico jeito para fazer funcionar com window
2. "10.10.10.#" onde # é o numero para cada computador, como em uma rede ad hoc normalmente se tem apenas 2 computadores, definia 1 e 2 para os computadores
« Última modificação: 29 de Abril de 2008, 12:45 por rrsn »

Offline GaBa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Dell Vostro 1400 + Ubuntu | Soluções de problemas
« Resposta #1 Online: 17 de Abril de 2008, 14:18 »
Você usou o cd 'comum' do ubuntu ou usou aquele dvd da dell?

Offline rrsn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Dell Vostro 1400 + Ubuntu | Soluções de problemas
« Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2008, 19:56 »
Usei o cd comum oferecido pelo propio Ubuntu
Você usou o cd 'comum' do ubuntu ou usou aquele dvd da dell?

Offline brunodm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
    • Brogzinho - Reinventando a Informação
Re: Dell Vostro 1400 + Ubuntu | Soluções de problemas
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2008, 00:18 »
Tenho o mesmo note que vc e solucionei os problemas da mesma forma. Agora instalei o 8.04 e as teclas de brilho continuam funcionando porém só com 3 níveis de brilho... Você tem alguma sugestão pra resolver o problema? Grato
Bruno Donate Magalhães
http://brogzinho.blogspot.com
brunodonate@gmail.com

Offline rrsn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Dell Vostro 1400 + Ubuntu | Soluções de problemas
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2008, 13:53 »
Bom, eu não instalei o 8.04. Acredito que tenha um arquivo de configuração simples para isso igual a placa de vídeo para definir as resoluções suportadas, no seu caso os níveis de brilho.

Tenho o mesmo note que vc e solucionei os problemas da mesma forma. Agora instalei o 8.04 e as teclas de brilho continuam funcionando porém só com 3 níveis de brilho... Você tem alguma sugestão pra resolver o problema? Grato

Offline donniedarko18

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Dell Vostro 1400 + Ubuntu | Soluções de problemas
« Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2008, 10:23 »
bom dia sou novato no ubuntu porem já consigo me virar meio q sozinho, porem tenho um note igual
ao seu e minha wiriless também. segui os passo ai blz e realmente funcionou muito bem realmente instala
a placa de rede. porem agora estou com outro problema ele acha a rede e pede a chave de conexao
coloco a chave mais ele nao conectar. se vcs poderem me ajudar.
valeuuu

Offline pedrohandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Dell Vostro 1400 + Ubuntu | Soluções de problemas
« Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2008, 23:54 »
Muuuito Obrigado!
Quanto ao som sair para o fone de ouvido me resolveu muito! Só que sai no PC ao mesmo tempo.
Alguem sabe como retirar?

Obrigado pela ajuda!!
--------------------------------------------------------
 - A dúvida é o princípio da sabedoria (Segurs)

 - Eu sou o que sou em virtude do que todos nós somos - Sou UBUNTU