Autor Tópico: Instalação (bem sucedida) de avast! Anti Vìrus em Ubuntu 8.04 LTS Hardy Heron  (Lida 12140 vezes)

Offline jamt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Linux User: 216809
    • Ver perfil
Olá pessoal!

Estimulado pela atenção de todos que se manifestaram por ocasião daquela primeira dica em que relatei minha experiência pessoal sobre "Instalação (bem sucedida) de avast! Anti-Vírus" em "Ubuntu 7.04", em seguida "Ubuntu 7.10", resolvi reapresentá-la neste fórum, agora que fiz a migração para a atual versão "Ubuntu 8.04 LTS Hardy Heron".
 
A instalação foi bem sucedida, exceto quanto aos ícones, que tiveram que ser criados manualmente. O avast! fez a atualização  e funcionou normalmente, tanto em modo de texto como na interface gráfica. Aproveitei para fazer um escaneamento completo, inclusive uma partição ntfs, que abriga uma versão do Windows.

O procedimento foi o seguinte:

1. Registro: Navegar até "http://www.avast.com/por/desktop_protection.html", clicar no link "FREE avast! 4 for Linux Edition"  então, no lado superior direito, no campo "Quick Links", clicar em "registration", na página que vai aparecer localizar o menu "registration language" (fica na parte inferior da página), clicar no botão e escolher "Português (brasileiro)". Surgirá a página com o formulário de registro a ser preenchido e enviado. Em minutos chegará um e-mail com a senha para o registro. Essa providência é essencial para que o programa  comece a funcionar.

2. Download: Navegar até "http://www.avast.com/por/desktop_protection.html", clicar no link "FREE avast! 4 for Linux Edition" e então, no lado superior direito, no campo "Quick Links", clicar em "download", na página que vai surgir clicar no tipo de arquivo a ser baixado (.rpm, .deb, .targz,) conforme a respectiva Distribuição, (.deb no caso do Ubuntu).

3. Instalação: Não é necessário o modo de texto (comando de linha), basta utilizar o "Instalador de Pacotes gDebi", um Instalador para Arquivos do Debian que está disponível, suponho, em qualquer versão do Ubuntu, no menu "Aplicações", "Ferramentas do Sistema", "Instalador de Pacotes gDebi".
É essencial para que o avast! comece a funcionar a introdução da senha no campo respectivo, que produzirá a validação do programa.


A propósito da criação manual dos ícones, essencial para o acesso à interface gráfica, o procedimento foi o seguinte:

1- Na área de trabalho, num ponto livre qualquer, clicar com o lado direito do mouse, o que abrirá uma lista de opções. Clicar em "Criar Lançador", o que abrirá uma janela pequena com esse título ("Criar Lançador").

2- Nessa tela, existe um menu inicial, que já vem com a opção correta pré-selecionada, nada a fazer, deixe como está, ou seja:
Tipo:Aplicação (como já veio pré-selecionada a opção correta, nada a fazer, do contrário teríamos que usar o botão)

Em seguida, preencha os campos restantes:
Nome: avast!
Comando: /usr/bin/avastgui (este é justamente o caminho até o arquivo executável da interface gráfica)
Comentário: Anti Vírus

Clique no quadradinho do lado superior esquerdo, abrirá uma pequena janela com o título "Navegar nos Ícones". Apague totalmente o que estiver escrito nessa barra de endereçamento, clique com o cursor do mouse dentro dessa barra para ativá-la e digite "/usr/lib/avast4workstation/share/avast/icons/avast-appicon.png". Basta dar Enter e volta-se à tela anterior, clica-se em "Fechar" e está tudo pronto! O ícone do avast já aparece na área de trabalho.

3- Agora basta clicar nesse ícone que a interface gráfica do avast! surgirá. O primeiro cuidado deve ser introduzir no campo apropriado aquela senha (recebida por e-mail) para ativar o programa.


Aproveito para informar o acesso ao modo de texto, conforme as opções que seguem:

1-Abre-se um terminal e digita-se "sudo avast --testfull" (para examinar somente o diretório "home") , seguindo-se o pedido da respectiva senha, a qual digitada libera o comando.

2- Abre-se um terminal e digita-se o comando "sudo avast / --testfull" (para examinar TODAS as partições - inclusive ntfs!), seguindo-se o pedido da respectiva senha, a qual digitada libera o comando.
Atenção! Esta opção é bastante demorada. A minha máquina, de arquitetura i686 para 32 bits, Pentium IV - 2,66 Ghz, RAM 1.5 GB, com uma área de verificação de 10 GB em Linux e aproximadamente o dobro para o Windows, levou uma hora e 57 minutos.


É consenso na comunidade que o Linux pode muito bem "passar" sem anti-vírus, mas quem usa partições windows & linux num mesmo computador sabe que estará sujeito a uma  invasão no windows por eventuais "portas de entrada", mediante disquetes, CD's, DVD's ou mesmo "pontes virtuais" entre os dois sistemas, através de softwares que hoje possibilitam (com absoluto sucesso e vantagens de economia de tempo) que sistemas linux venham editar partições "fat32" e recentemente  "ntfs", assim como no caminho inverso sistemas windows editarem "ext2", "ext3" e outras partições linux.

É com essa perspectiva que ofereço minha contribuição, aberta a críticas e ponderações, que serão recebidas como valiosa possibilidade de eliminar lacunas de conhecimento e aprender.
« Última modificação: 06 de Maio de 2008, 09:05 por jamt »

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Parabéns!

Seu tutorial está muito bem escrito e muito bem explicado.

Eu, aqui, pelos motivos que seu tutorial declinou, uso o AVG tanto no Windows quanto no Linux, pois escanear a partição Windows pelo Linux possibilita resultados confiáveis pela ausência de vírus na memória durante o processo.
« Última modificação: 06 de Maio de 2008, 03:03 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Meus parabens pelo tópico! Está tudo muito bem explicado.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Se um dia precisar já sei como fazer
Mas uma das razoes para qual migrei para linux foi para não ter anti-tudo a consumir memória por isso até existir muitos virus para linux não instalo. Muita gente anda preocupada com segurança e eu não consigo compreender porquê, devem ter suas razões, eu nunca tive virus no linux e no windows apenas tive virus propositados (para testar a eficácia do kaspersky) acho que com as atualizações em dia e com algum juizo não há virus que resista.

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Se um dia precisar já sei como fazer
Mas uma das razoes para qual migrei para linux foi para não ter anti-tudo a consumir memória por isso até existir muitos virus para linux não instalo. Muita gente anda preocupada com segurança e eu não consigo compreender porquê, devem ter suas razões, eu nunca tive virus no linux e no windows apenas tive virus propositados (para testar a eficácia do kaspersky) acho que com as atualizações em dia e com algum juizo não há virus que resista.

Estas soluções de anti-virus para "linux" são na verdade para detecção e remoção de vírus nocivos a Windows... Eu normalmente instalo para assegurar que em caso de eu encaminhar e-mails que recebi a "amigos", não infecte seus pcs com Windows por não ver que encaminhei um e-mail infectado...

Questão de cuidado extra e respeito a amigos...

Mas até aí, concordo que a segurança do pc é de responsabilidade de cada dono, mas como são amigos sabe como é... ;)

Abrs.
Junior

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Avast INSTALADO AQUI!
Muito obrigado pela ajuda!
Pena que a interface gráfica dele é feinha, comparada com a do Windows...
Bom, coloquei ele ao invés do AVG pois tem aquilo que a versão vai trocar, parar de ter atualização, bom, vou dar um tempo, se não gostar, troco!
No Windows uso o AVG pois o 8.0 foi eleito o melhor anti-virus do mundo batendo o kapernsky (até hoje não sei escrever esse nome) se não usava o Avast mesmo.
« Última modificação: 06 de Maio de 2008, 22:10 por bred81 »
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline saurio33

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
  • www.saurio33.net
    • Ver perfil
    • Saurio33
Excelente tópico. :)
Só tenho dúvida numa coisa: O avast tem protecção residente? Não encontro processos a correr do Avast. Só funciona para fazer o scan?

Obrigado!

Offline jamt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Linux User: 216809
    • Ver perfil
Excelente tópico. :)
Só tenho dúvida numa coisa: O avast tem protecção residente? Não encontro processos a correr do Avast. Só funciona para fazer o scan?

Obrigado!


Realmente o avast! não dispõe de uma proteção residente. Ao que me consta, isso também ocorre com todos os demais congêneres com interface gráfica que rodam em Linux, como AVG e outros.

O colega poderia executar o comando "avast --help", onde são mostradas as mais diversas opções de escaneamento, como deleção automática do vírus ou reparação do arquivo infectado, as quais evitei detalhar no tutorial por tratar-se de procedimentos que envolvem um certo risco e para não tornar muito cansativa a leitura.

Observe em "avast --help" o parâmetro =continue(*), onde (*) é um número que varia de 1 a 4, conforme a opção escolhida.

Claro que rodar esses comandos exige atenção e cautela, ao meu ver deveríamos sempre rodar inicialmente um simples escaneamento, ficando tais comandos somente para o caso de ser constatado algum vírus.

Esteja à vontade para compartilhar com todos nós o conhecimento que vem acumulando no assunto.

« Última modificação: 13 de Maio de 2008, 11:34 por jamt »

Offline paulodeamericana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Instalação (bem sucedida) de avast! Anti Vìrus em Ubuntu 8.04 LTS Hardy Heron
« Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2008, 08:51 »
Eis um exemplo de como escrever bem!!!

Parabéns jamt!!!  E obrigado!...
ubuntu 9.04 (jaunty) Intel 1.8  GeForce 8400 GS