Olá pessoal!
Estimulado pela atenção de todos que se manifestaram por ocasião daquela primeira dica em que relatei minha experiência pessoal sobre "Instalação (bem sucedida) de avast! Anti-Vírus" em "Ubuntu 7.04", em seguida "Ubuntu 7.10", resolvi reapresentá-la neste fórum, agora que fiz a migração para a atual versão "Ubuntu 8.04 LTS Hardy Heron".
A instalação foi bem sucedida, exceto quanto aos ícones, que tiveram que ser criados manualmente. O avast! fez a atualização e funcionou normalmente, tanto em modo de texto como na interface gráfica. Aproveitei para fazer um escaneamento completo, inclusive uma partição ntfs, que abriga uma versão do Windows.
O procedimento foi o seguinte:
1. Registro: Navegar até "
http://www.avast.com/por/desktop_protection.html", clicar no link "FREE avast! 4 for Linux Edition" então, no lado superior direito, no campo "Quick Links", clicar em "registration", na página que vai aparecer localizar o menu "registration language" (fica na parte inferior da página), clicar no botão e escolher "Português (brasileiro)". Surgirá a página com o formulário de registro a ser preenchido e enviado. Em minutos chegará um e-mail com a senha para o registro. Essa providência é essencial para que o programa comece a funcionar.
2. Download: Navegar até "
http://www.avast.com/por/desktop_protection.html", clicar no link "FREE avast! 4 for Linux Edition" e então, no lado superior direito, no campo "Quick Links", clicar em "download", na página que vai surgir clicar no tipo de arquivo a ser baixado (.rpm, .deb, .targz,) conforme a respectiva Distribuição, (.deb no caso do Ubuntu).
3. Instalação: Não é necessário o modo de texto (comando de linha), basta utilizar o "Instalador de Pacotes gDebi", um Instalador para Arquivos do Debian que está disponível, suponho, em qualquer versão do Ubuntu, no menu "Aplicações", "Ferramentas do Sistema", "Instalador de Pacotes gDebi".
É essencial para que o avast! comece a funcionar a introdução da senha no campo respectivo, que produzirá a validação do programa.
A propósito da criação manual dos ícones, essencial para o acesso à interface gráfica, o procedimento foi o seguinte:
1- Na área de trabalho, num ponto livre qualquer, clicar com o lado direito do mouse, o que abrirá uma lista de opções. Clicar em "Criar Lançador", o que abrirá uma janela pequena com esse título ("Criar Lançador").
2- Nessa tela, existe um menu inicial, que já vem com a opção correta pré-selecionada, nada a fazer, deixe como está, ou seja:
Tipo:Aplicação (como já veio pré-selecionada a opção correta, nada a fazer, do contrário teríamos que usar o botão)
Em seguida, preencha os campos restantes:
Nome: avast!
Comando: /usr/bin/avastgui (este é justamente o caminho até o arquivo executável da interface gráfica)
Comentário: Anti Vírus
Clique no quadradinho do lado superior esquerdo, abrirá uma pequena janela com o título "Navegar nos Ícones". Apague totalmente o que estiver escrito nessa barra de endereçamento, clique com o cursor do mouse dentro dessa barra para ativá-la e digite "/usr/lib/avast4workstation/share/avast/icons/avast-appicon.png". Basta dar Enter e volta-se à tela anterior, clica-se em "Fechar" e está tudo pronto! O ícone do avast já aparece na área de trabalho.
3- Agora basta clicar nesse ícone que a interface gráfica do avast! surgirá. O primeiro cuidado deve ser introduzir no campo apropriado aquela senha (recebida por e-mail) para ativar o programa.
Aproveito para informar o acesso ao modo de texto, conforme as opções que seguem:
1-Abre-se um terminal e digita-se "sudo avast --testfull" (para examinar somente o diretório "home") , seguindo-se o pedido da respectiva senha, a qual digitada libera o comando.
2- Abre-se um terminal e digita-se o comando "sudo avast / --testfull" (para examinar TODAS as partições - inclusive ntfs!), seguindo-se o pedido da respectiva senha, a qual digitada libera o comando.
Atenção! Esta opção é bastante demorada. A minha máquina, de arquitetura i686 para 32 bits, Pentium IV - 2,66 Ghz, RAM 1.5 GB, com uma área de verificação de 10 GB em Linux e aproximadamente o dobro para o Windows, levou uma hora e 57 minutos.
É consenso na comunidade que o Linux pode muito bem "passar" sem anti-vírus, mas quem usa partições windows & linux num mesmo computador sabe que estará sujeito a uma invasão no windows por eventuais "portas de entrada", mediante disquetes, CD's, DVD's ou mesmo "pontes virtuais" entre os dois sistemas, através de softwares que hoje possibilitam (com absoluto sucesso e vantagens de economia de tempo) que sistemas linux venham editar partições "fat32" e recentemente "ntfs", assim como no caminho inverso sistemas windows editarem "ext2", "ext3" e outras partições linux.
É com essa perspectiva que ofereço minha contribuição, aberta a críticas e ponderações, que serão recebidas como valiosa possibilidade de eliminar lacunas de conhecimento e aprender.