Autor Tópico: Ligação wireless via porta USB  (Lida 3877 vezes)

Offline mjmacedo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Ligação wireless via porta USB
« Online: 26 de Maio de 2008, 18:41 »
Boas,

Sou um (muito) recente utilizador de LINUX e da distribuição UBUNTU (8.04) em particular pelo que peço desde já desculpa não só pela ingenuidade da pergunta como pelo facto da mesma poder já ter sido respondida anteriormente.

A minha questão prende-se com a ligação wireless. Comprei um adaptar USB (ASUS) que ligo no computador onde tenho instalado o LINUX como SO único. O router wireless é um Linksys.

Quando ligo, abre uma caixa que me indica a rede wireless (sinal que a reconhece) e onde me pede para entrar com a password WEP. Quando entro a password (128 bit) o ícone apararece com animação como que à procura, passado uns segundos fixa um dos pontos em verde e continua à procura por vários outros segundos. No final, por uns breves instantes os dois pontos ficam verdes para, imediatamente depois, voltar a abrir a caixa onde me pede a password e todo volta ao princípio em ciclos sucessivos.

Alguém me pode dar uma dica acerca do que posso fazer?

Obrigado, desde já

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Ligação wireless via porta USB
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2008, 20:06 »
@mjmacedo

Olá, bem-vindo ao fórum! :)

Eu também tenho um 'wireless sever da Linksys' (wrt54g v8.2 usando o firmware dd-rt 24 rc7 build 9433) e nele configurei segurança WPA Personal (WPAPSK / TKIP). Eu acho mais tranqüila (e eficiente) do que WEP. Você está usando WEP-PASSPHRASE, certo? Já tentou colocar WEP em hexadecimal (o Linksys gera as chaves para você)? De qualquer forma pode ser alguma incompatibilidade do adaptador wireless. De qualquer forma, abra um terminal e digite:

Código: [Selecionar]
lsusb
e retorne a saída do comando.

Danpos.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ligação wireless via porta USB
« Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2008, 20:13 »
Aparenta ser que esta a usar a palavra de passe errada.

Se chegas até o pedido de palavra de passe é que tudo esta a contento nas ligações.

Se tem acesso por uma maquina ligada por cabo ao linksys verifica as configurações wi-fi e a palavra de passe.

Outra coisa, põe o  computador bem perto do linksys para testar.

Aqui comigo, o windows liga a 20 metros e o Linux apenas a 5 metros apenas. Minha placa é Intel num laptop. Sem duvidas para meu caso o driver do windows ( feito pela intel ) é infinitamente superior ao da comunidade Linux.

Dando um click no icone ( o dos pontos verdes ) podera ver o nivel de sinal. Voltando a meu caso, só tenho conexão com mais de 50% de sinal.


@mjmacedo

Olá, bem-vindo ao fórum! :)

Eu também tenho um 'wireless sever da Linksys' (wrt54g v8.2 usando o firmware dd-rt 24 rc7 build 9433) e nele configurei segurança WPA Personal (WPAPSK / TKIP). Eu acho mais tranqüila (e eficiente) do que WEP. Você está usando WEP-PASSPHRASE, certo? Já tentou colocar WEP em hexadecimal (o Linksys gera as chaves para você)? De qualquer forma pode ser alguma incompatibilidade do adaptador wireless. De qualquer forma, abra um terminal e digite:

Código: [Selecionar]
lsusb
e retorne a saída do comando.

Danpos.

Danpos,

acho que nem precisa lsusb. ele chega a ver a rede, pois o icone muda para conectado.

Pode ser que ele esteja vendo a rede do vizinho ao invés da dele, daí a senha não ser aceita. Porisso eu pedi para dar um clique no icone para ver o sinal e obviamente a rede )


[],s

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Ligação wireless via porta USB
« Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2008, 20:44 »
@Tota

Bem colocado. :) A minha dúvida é que, dependendo do adaptador wireless dele, pode ser que esteja usando um driver 'bugado' e então eu poderia sugerir uma solução de estabilidade ... ;)

Danpos.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ligação wireless via porta USB
« Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2008, 21:30 »
@Tota

Bem colocado. :) A minha dúvida é que, dependendo do adaptador wireless dele, pode ser que esteja usando um driver 'bugado' e então eu poderia sugerir uma solução de estabilidade ... ;)

Danpos.

Mas aí não seria apenas o clássico conecta mas não navega ?

A autenticação é feita pelo módulo wpasupplicant independente de driver.... ( caso dele )

De qualquer forma vamos esperar a resposta.

[],s

Offline mjmacedo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ligação wireless via porta USB
« Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2008, 14:57 »
Pessoal,

Obrigado pelas ajudas e as minhas desculpas por só agora responder mas estive fora estes dois dias. Mas não pensem que vou desistir assim tão facilmente  :D

Infelizmente continuo com o mesmo problema. Passando a responder às vossas questões/sugestões:

Abri um terminal, conforme me foi sugerido e executei o comando #lsusb

O resultado foi:
Bus 002 Device 003:ID 0b05:1723 ASUSTEK Computer, Inc
Bus 002 Device 002:ID 09da:0006 A4 Tech Co., Ltd Optical Mouse WOP-35/TRUST 450L Optical Mouse
Bus 002 Device 001:ID 0000:0000
Bus 001 Device 001:ID 0000:0000

Quanto à palavra passe, é certo que estou a usar a WEP-PASSPHRASE mas o valor que estou a introduzir é o correcto (verificado dezenas de vezes) e é o mesmo que serve para ligar os restantes (4) computadores cá de casa...

Ainda não consegui por o computador junto do router mas irei fazê-lo em breve.

Quanto ao sinal, quando clico no ícone, a barra de sinal aparece sensivelmente a meio.

Como referi na minha mensagem inicial, o ícone fica activo em busca da rede, passado algum tempo o botão inferior passa a verde, continuando à procura de rede e, passado algum tempo, ambos ficam verdes e cai de imediato n(em menos de um segundo) abrindo a caixa de diálogo para voltar a introduzir a password.

Se alguém tem mais hipóteses para o que fazer, estou (muito) receptivo a sugestões.

Obrigado desde já.

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Ligação wireless via porta USB
« Resposta #6 Online: 29 de Maio de 2008, 17:24 »
@mjmacedo

O teu adaptador wireless tem o chipset RT73 da Ralink e tem suporte nativo no Ubuntu Hardy Heron (também tem para ndiswrapper). Fonte: este link.

Citar
70 - Card: ASUS WL-167G
  • Chipset: Ralink RT73
  • usbid: 0b05:1723
  • Driver: Win XP Driver from CD Rom (RT73.sys, RT73.inf)
  • Other: Ubuntu Edgy Eft 6.10 (kernel-2.6.17)

Conecte na internet usando o teu adaptador ethernet com fios e faça (habilite o repositório para atualizações pré-liberadas):

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update
sudo apt-get install linux-backports-modules-hardy

isto vai instalar um kernel mais atualizados e o pacote de módulos backports, com os drivers do projeto rt2x00 SerialMonkey. Se instalou o ndiswrapper, desinstale-o para não haver conflitos.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove --purge ndiswrapper
Funciona perfeita e estavelmente com criptografia WPA (aqui em casa são 3 máquinas com adaptadores da Ralink RT73).

Danpos.