Autor Tópico: Preso ao modo gráfico: Ubuntu não acessa o terminal puro  (Lida 3149 vezes)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Preso ao modo gráfico: Ubuntu não acessa o terminal puro
« Online: 05 de Junho de 2008, 22:42 »
E pensar que tem tanta gente reclamando que "cai na tela preta"... :-\ como eu gostaria de tê-la de volta! ;D Acho que está assim desde que instalei o Hardy, mas me dei conta só agora: dar um Ctrl+Alt+F1 (ou F2, F3, F4, F5, F6) me leva à uma tela vazia, não há linha-de-comando! Já descartei a possibilidade de ser o Compiz, testei com ele desativado e deu na mesma. A única forma de acessar o terminal puro em meu sistema é pelo recovery mode, fora dele, tenho apenas janelas e botões, terminal só pelo Gnome-Terminal dentro do modo gráfico. Alguém com problema parecido? Quero minha linha-de-comando de volta... :'(

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Preso ao modo gráfico: Ubuntu não acessa o terminal puro
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2008, 22:56 »
Pessoas, achei um tópico mais antigo que fala sobre o assunto, vou unificar minha dúvida com a de lá. Admins, sintam-se a vontade em mandar este tópico para aquela ilha distante e solitária! []'s, Gláuber.

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Preso ao modo gráfico: Ubuntu não acessa o terminal puro
« Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2008, 21:25 »
Cara, eu achei melhor reponder aqui. O que controla isto são os arquivos /etc/event.d/tty*. Veja como esta o meu /etc/event.d/tty1, que se refere ao primeiro terminal(Ctrl-Alt-F1):

Código: [Selecionar]
  # tty1 - getty
  #
  # This service maintains a getty on tty1 from the point the system is
  # started until it is shut down again.
 
  start on stopped rc2
  start on stopped rc3
  start on stopped rc4
  start on stopped rc5
 
  stop on runlevel 0
  stop on runlevel 1
  stop on runlevel 6
 
  respawn
  exec /sbin/getty 38400 tty1

Faça o seguinte teste no terminal:

sudo start tty1

Depois abra o terminal 1 (Ctrl-Alt-F1). Se iniciar então o problema deve ser no arquivo citado acima. Recomendo que leia este artigo http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5748&pagina=1
« Última modificação: 06 de Junho de 2008, 21:30 por tfmoraes »

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Preso ao modo gráfico: Ubuntu não acessa o terminal puro
« Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2008, 23:24 »
Infelizmente não deu certo... meu /etc/event.d/tty1 tá configurado da mesma forma que o teu. Tua dica é interessante e pode ter valia para a dúvida do alineri, então retiro meu pedido de exclusão do tópico e sugiro a integração dos tópicos num só.