Novo texto das regras

Iniciado por agente100gelo, 09 de Junho de 2008, 09:22

tópico anterior - próximo tópico

agente100gelo

Gostaria de anunciar a modificação do texto das regras em http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,36484.0.html

Não há nenhuma grande mudança sobre as permissões e proibições, mas tivemos o foco em ter regras mais objetivas e mais claras.

Você pode comparar com o texto anterior em http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,22077.0.html

Esperamos a cooperação dos usuários, especialmente nos limites dos tamanhos das assinaturas e avatares.

Antecipadamente agradecemos.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

agente100gelo

Citação de: IgorM0L online 23 de Junho de 2008, 18:44
  Com licensa aos senhores,
    Primeiramente quero agradecer ao espaço que foi aberto à comunidade quexionar as regras.


  Irei fazer uma breve crítica.
  Percebo que são proibídas mensagens de assuntos políticos.
  Acontece que, assuntos relacionados ao Software Livre, são por natureza, um assunto político. O Movimento Software Livre, é um assunto político. Logo, de acordo com as regras, nós não somos permitidos à quexionar ou debater quaisquer assuntos relacionados ao próprio Movimento SL.

Nós nunca vimos neste sentido. E discordo do seu posicionamento.

Política é fazer votos para uma agremiação política ou mesmo um candidato a um cargo eletivo. É também discutir regimes econômicos.

Software Livre tem certos aspectos relacionados a sociologia e economia. Podem ser discutidos de acordos com as regras.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Piras

Peço que corrijam a redundância, por favor:

"Os administradores e moderadores do fórum não se responsabilizam pelos possíveis danos ocasionados ocorridos por conteúdo publicado no fórum."

Não vou insistir no ponto da restrição relativa à política, religião e futebol, pois já exprimi minha opinião reiteradas vezes a respeito do assunto.

Se não querem política, que seja, o Administrador e os Moderadores tem poder para vetá-la. Mas, por favor, não maltratem minha inteligência com conceitos como este:

CitarPolítica é fazer votos para uma agremiação política ou mesmo um candidato a um cargo eletivo. É também discutir regimes econômicos.

Software Livre tem certos aspectos relacionados a sociologia e economia.

Se alguém me indicar um só dicionário respeitável que corrobore esta "bela" definição de política, retiro o que eu disse. Quanto a dizer que o software livre "tem certos aspectos relacionados a sociologia" (melhor seria dizer que é um fenômeno sociológico) e "economia" como se isto fosse estranho a política e isto quando na sua "bela" definição de política se fala que esta é "discutir regimes econômicos" (só?!?!), francamente, a coisa aqui beira o non sense. Melhor seria simplesmente dizer que não querem política, religião e futebol porque são temas que geram muita polêmica. Mesmo assim eu discordaria, mas reconhecendo que se trata de um motivo respeitável. 

mrbin

Pra saber o que é política, no mínimo Aristóteles deve conhecer.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

agente100gelo

Prezado Piras,

Dei minha posição sobre o que penso ser assuntos relacionados a política que não são bem-vindos no fórum, que evidentemente não se resumem a isso. Estou escrevendo um rápido texto, em um tempo livre e não um livro sobre o assunto. Acredito ser injustificável o tom de sua mensagem.

CitarMas, por favor, não maltratem minha inteligência com conceitos como este:

Seu posicionamento foi extremamente grosseiro.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

IgorM0L

#5
  Todos sabemos, provavelmente, que a palavra política vem do grego politeía, que controla todos os procedimentos da pólis, que pode significar cidade-Estado quanto sociedade, comunidade dentre outros, de acordo com a Wikipédia.
  Pois bem, o Movimento Software Livre (também chamado de Free Software Moviment) compõe comunidades, como a nossa por exemplo, certo? E ainda possuem princípios, ou seja, definições, desenvolvidas pela Free Software Foundation, correto? Ora, se então tratamos de uma comunidade com certos procedimentos - as definições e princípios da FSF -, logo então estamos tratando de uma política.




  Se tratamos de uma comunidade, temos de ir muito além de problemas técnicos. Temos de saber refletir sobre o que fazemos, e como fazemos. E essa capacidade, citada muito por Aristóteles, deve ser sim desenvolvida em um fórum correspondente a Comunidade Ubuntu do Brasil; se você reflete sobre si mesmo e outros conceitos, é praticamente impossível não discutir política. Logo, é impossível um fórum como esse não permitir assuntos políticos.

  Não é de minha intesão causar problemas e brigas. Já apaguei minha primeira mensagem pois, achei essa mais clara em termos de ponto de vista.
  Se eu perceber que vai acabar indo para o campo de "brigas", irei apagar esta também, pois minha crítica foi pensando em melhorar esse ambiente tão bom que é o Fórum do Ubuntu.

agente100gelo

Igormol,

O que não estou entendendo é a crítica a uma interpretação absurdamente extensiva de uma regra da forma que nós da moderação nunca tratamos. Nós optamos por ter regras mais simples, mas se for deixar mais claro este aspecto quero deixar bem claro: política, citadas nas regras, está restrito a questões partidárias, eleições, sistemas de governo. Não existe, evidente, nenhuma restrição a falar de software livre, até porque pensando assim, não existiria fórum.

Se o texto não ficou bom, porque não sugerir um novo texto? Tratar da forma desrespeitosa como fez o Piras, não leva a nada. É querer ver chifre em cabeça de cavalo para arranjar confusão.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

IgorM0L

#7
  Correto, compreendi sua colocação.
  Vocês estão então cosiderando Política Partidária de Governo, excluíndo então movimentos políticos relacionados à informática.

  Bom, eu apenas penso que deveria colocar essa breve nota, especificando a política em que a regra se trata.
  Mas no geral, concordo plenamente com a regra, e não desejo entrar em discussão se deveria ou não tratar de políticas estatais.
 
  Obrigado pela atenção.

clcampos

Engraçado que eu não esperava pela interpretação do IgorM0L visto que no fórum do PCLinux existem regras parecidas, veja parte delas:

Citação de: Fonte http://www.pclinuxos.com.br/forum/index.php?topic=31.0...

O que se caracteriza como conteúdo impróprio, passível de moderação:
1 - Ofensas diretas ou indiretas a outros usuários;
2 - Uso de mensagens e figuras de cunho político, religioso ou futebolístico, quando tiverem o objetivo de ofender ou provocar. Discussões a respeito desses assuntos são permitidas, desde que não criem brigas entre os usuários;
3 - Postar mensagens ou títulos usando MAIÚSCULA;
4 - Postar mensagens não relacionadas ao PCLinuxOS, exceto as presentes na seção Mente Livre;
5 - Mensagens com conteúdo publicitário ou venda de produtos. Existem sites específicos para isso;
6 - Uso de correntes ou mensagens consideradas como SPAM;
7 - Duplicação de mensagens ou o uso de flood (ficar "subindo" o tópico na lista através de mensagens seguidas);

8 - Uso de imagens que comprometam carregamento rápido das páginas ou o layout do fórum;
9 - Mensagens que façam apologia à pirataria;
10 - Mensagens cujo conteúdo constitua crime punível pela lei brasileira;
11 - Títulos ou mensagens com conteúdo como "socorro", "ajudem", "urgente", ou similares.
12 - Mensagens e figuras de cunho pornográfico são proibidas já que este fórum também é frequentado por menores de idade;

...

obs.: Antes de postar o texto conversei com o Eunir.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

IgorM0L

#9
  Sim, caro Cristiano, existiriam na verdade um regra extremamente IGUAL à presente no fórum do PCLOS. Acontece que, através de uma crítica, eu e Piras convencemos nosso caro amigo Samuel à alterar as regras, para que seja permitido tais assuntos, DESDE QUE não tenham intensão de ofender e provocar.
  Penso que isso tenho sido bem explícito no texto que você havia grifado.
 
  Bom, levar a discussão ao caminho que Cristiano propôs é totalmente irrelevante. A questão é somente um idéia, em forma de crítica, que dei para agente100gelo como uma tentativa minha à melhorar cada vez mais o fórum do Ubuntu. Se vocês entendem que o que eu proponho é irrelevante, por favor, me ignorem.
 
  Obrigado!

Piras

#10
Citação de: agente100gelo online 24 de Junho de 2008, 09:06
Prezado Piras,

Dei minha posição sobre o que penso ser assuntos relacionados a política que não são bem-vindos no fórum, que evidentemente não se resumem a isso. Estou escrevendo um rápido texto, em um tempo livre e não um livro sobre o assunto. Acredito ser injustificável o tom de sua mensagem.

CitarMas, por favor, não maltratem minha inteligência com conceitos como este:

Seu posicionamento foi extremamente grosseiro.


Não vi grosseria alguma em pedir que não maltratem a minha inteligência. Nem pedi que escrevessem um livro sobre o assunto. A questão é a seguinte: se você se dispõe a fazer uma definição que restringe a liberdade de outrem, espera-se no mínimo que a definição seja razoável, o que não foi o caso.

Quanto às regras do Fórum PCLinuxOS, usadas aqui como justificativas para o texto do Ubuntu, é preciso ressaltar dois detalhes importantes:

Primeiro, a tal regra foi inspirada neste fórum, e

Ante as manifestações contrárias à manutenção daquela regra, a mesma foi alterada pelo autor. Não houve intransigência.

Não me parece, portanto, que o exemplo tenha sido bem escolhido. 

agente100gelo

Citação de: Piras online 25 de Junho de 2008, 00:34
Citação de: agente100gelo online 24 de Junho de 2008, 09:06
Prezado Piras,

Dei minha posição sobre o que penso ser assuntos relacionados a política que não são bem-vindos no fórum, que evidentemente não se resumem a isso. Estou escrevendo um rápido texto, em um tempo livre e não um livro sobre o assunto. Acredito ser injustificável o tom de sua mensagem.

CitarMas, por favor, não maltratem minha inteligência com conceitos como este:

Seu posicionamento foi extremamente grosseiro.


Não vi grosseria alguma em pedir que não maltratem a minha inteligência. Nem pedi que escrevessem um livro sobre o assunto. A questão é a seguinte: se você se dispõe a fazer uma definição que restringe a liberdade de outrem, espera-se no mínimo que a definição seja razoável, o que não foi o caso.

Da próxima vez eu escreverei para um membro da Academia Brasileira de Letras para me ajudar a me comunicar com você. Pensando melhor, já que não consigo chegar ao nível de sua inteligência, é melhor não comunicar mais contigo. Encerro aqui meu diálogo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Eunir Augusto

Citação de: clcampos online 24 de Junho de 2008, 19:11
obs.: Antes de postar o texto conversei com o Eunir.

Amigos, peço desculpas pelo mal entendido ocorrido aqui, que não provieram de minha pessoa. Só vim aqui, não para discutir questoes administrativas, mas por duas razões: primeiro, pq meu nome foi citado, e segundo, para exemplificar o tipo de msgs que tratamos o pessoal do Ubuntu-br no PCLinuxOS Brasil:

http://www.pclinuxos.com.br/forum/index.php?topic=49.msg380#msg380

Era só isso, adm/moderadores. Sabemos da importância, e admiramos a dedicação e o esforço de vcs para manter este forum organizado e coeso. Desculpem minha intromissão.

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

samuelbh

Apenas expressando minha opinião, já que o autor das regras do fórum do PCLinuxOS fui eu.

Eu me baseei nas regras de vários fóruns de sucesso, como Ubuntu, BIG Linux, Fedora e outros para que pudesse criar as regras do fórum do PCLinuxOS. Mas em nenhum momento fiz a cópia descadarada, apenas escrevi com minhas palavras o melhor de cada um.

Sobre as regras deste fórum, reconheço a dificuldade que os moderadores e administradores tem para manter a ordem em um fórum com tantas pessoas cadastradas. É realmente difícil, e acho que manter as regras é sim importante para evitar excessos e o desrespeito.

Gostaria de sugerir que apenas especificassem, na parte que foi dado conflito, os tipos de assunto político que deveriam ser evitados, como questões partidárias. Eu resolvi abrir um pouco mais a regra do fórum PCLinuxOS pois acho que esses assuntos podem sim ser tratados, mas acho que as diferenças das pessoas devem ser respeitadas, por isso a limitação para que não se ofendesse outros.

Bem, desejo o melhor para vocês, e tenho apenas que parabenizar a todos, principalmente o agente100gelo, por manter um fórum tão bem estruturado.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Piras

Citação de: agente100gelo online 25 de Junho de 2008, 06:38
Citação de: Piras online 25 de Junho de 2008, 00:34
Citação de: agente100gelo online 24 de Junho de 2008, 09:06
Prezado Piras,

Dei minha posição sobre o que penso ser assuntos relacionados a política que não são bem-vindos no fórum, que evidentemente não se resumem a isso. Estou escrevendo um rápido texto, em um tempo livre e não um livro sobre o assunto. Acredito ser injustificável o tom de sua mensagem.

CitarMas, por favor, não maltratem minha inteligência com conceitos como este:

Seu posicionamento foi extremamente grosseiro.

Não vi grosseria alguma em pedir que não maltratem a minha inteligência. Nem pedi que escrevessem um livro sobre o assunto. A questão é a seguinte: se você se dispõe a fazer uma definição que restringe a liberdade de outrem, espera-se no mínimo que a definição seja razoável, o que não foi o caso.

Da próxima vez eu escreverei para um membro da Academia Brasileira de Letras para me ajudar a me comunicar com você. Pensando melhor, já que não consigo chegar ao nível de sua inteligência, é melhor não comunicar mais contigo. Encerro aqui meu diálogo.

Minha ressalva restringiu-se àquilo que foi devidamente citado, não se estendendo aos seus dotes intelectuais ou sua pessoa. Não me lembro nunca de ter subestimado a sua inteligência ou a de qualquer outro membro deste fórum. Até mesmo moderadores deste fórum já corrigiram conceitos e definições aqui expostos de maneira muito mais dura do que a minha. Mas se você quer levar a discussão a estes extremos, sou obrigado a dizer que o problema é seu.