Beleza pessoal !!!
Seguinte ALL, como disse os amigos
csat e
sylvester, existe no Ubuntu 8.04 os "drivers restritos" que facilitam e muito a instalação do driver da sua placa de vídeo e o envy, que tambem é uma ferramente maravilhosa para a instalação do driver. Mas como nem tudo são flores você poderá estar se deparando com o mesmo probleminha que eu sempre tive com o gerenciador de "drivers restritos"... eu instalava a minha placa de vídeo por ele sem problemas, porém o compiz-fusion nunca era ativado e a aceleração 3D ficava sofrível, tentei reinstalar os drivers por esse método inúmeras vezes e o problema sempre persistia. Como era um problema isolado eu verifiquei que deveria ser um problema com a minha placa de vídeo em aceitar o driver e não com o Ubuntu em sí. Como eu resolví??? Instalei manualmente o driver, como vc está tentando fazer, e sempre com sucesso absoluto. Então eu vou te passar os passos e você segue aí pra ver se funciona também com você.
sudo aptitude update
sudo aptitude install linux-headers-`uname -r` build-essential gcc gcc-3.4 xserver-xorg-dev
sudo aptitude install mc
sudo rm /etc/init.d/nvidia-*
sudo apt-get --purge remove nvidia-glx nvidia-settings nvidia-kernel-common
Agora baixe o driver mais atual no site da NVIDIA (
www.nvidia.com) e salve ele na sua Área de Trabalho (vc pode salvar em qualquer lugar, mas como minha memória NÃO É LÁ DAS MELHORES eu sempre gasto muito tempo procurando o driver salvo qnd eu o coloco em outro lugar q não seja na área de trabalho !!!
)
Depois de baixado e salvo o driver, você digita no terminal:
sudo /etc/init.d/gdm stop
E depois tecle:
CNRL- ALT- F1Agora acesse sua Área de Trabalho, ou o local onde salvou o driver, neste exemplo eu salvei na Área de Trabalho:
cd /.../Desktop
Acessado o local onde salvou o driver agora digite:
sudo chmod +x NVIDIA-Linux-x86...
E depois:
sudo sh ./NVIDIA-Linux-x86...
Espere a instalação, dê OK em tudo MENOS NA PARTE ONDE PEDEM PRA VOCÊ FAZER DOWNLOAD DE MÓDULO PRÉ-COMPILADOS NO SITE DA NVIDIA, nessa parte você tecla em NO ou CANCEL.
Depois de instalado você faz:
sudo mcedit /etc/default/linux-restricted-modules-common
No final do texto você encontrará essa parte: DISABLED_ MODULES=””, deixe ela assim:
DISABLED_ MODULES=”nv”Depois digita F2, confirme e depois F10 pra sair e salvar.
Digite:
sudo shutdown -r now
Só isso !!! Não tem erro !!!
Depois posta aquí pra ver se deu tudo certo !!!
Abraço !!!
ps: Uma coisa que eu sempre faço antes de instalar o Driver NVIDIA é habilitar o driver VESA e só depois de instalado o Driver NVIDIA, habilitar o mesmo com o
Telas e Placas de Vídeo, que você habilita indo em Sistemas - Preferências - Menú Principal - Outras - Telas e Placas de Vídeo.
ps: Esse é um mini-tutorial que eu encontrei aquí no Ubuntuforum-br quando eu comecei minha "jornada" no mundo Linux com a versão 6.10 do Ubuntu, não me lembro mais quem o escreveu, mas sempre o utilizei com sucesso absoluto. Ele já ME POUPOU ENORMES DORES DE CABEÇA na época em que tinhamos que instalar tudo na mão. Bons tempos... boas coisas !!!