Autor Tópico: Algumas considerações (negativas) sobre o Adobe Flash player para Linux  (Lida 11241 vezes)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Instigado pela frustração que venho tendo com o Adobe Flash player, especialmente no Hardy Heron, trago aqui a tradução de um artigo publicado no Slashdot, sobre a baixa qualidade do plugin disponível para Linux:

"mwilliamson escreve:

'Enquanto leio meu jornal matinal online, ainda não posso ver os vídeos embutidos por causa de um problema de auto-detecção no meu Flash player. Um em cada três ou quatro vídeos no Youtube derrubam meu navegador. Lembro de há um tempo atrás ter lido que a Adobe tem um time de desenvolvimento muito pequeno (possivelmente apenas um) trabalhando no port do Flash para Linux. Penso que é uma grande barreira controlando a aceitação do Linux como um SO para o desktop. Não importa o quanto estável, redondo, eficiente e correto o Linux rode numa máquina, o público vai continuar subvalorizando-o se o Flash continuar travando. Este é o pior exemplo do que é estar amarrado por um produto 3rd-party ruim sobre o qual nenhuma distro Linux tem controle. O GNASH é legal, mas ainda não está bem 100% (nota do tradutor: concordo plenamente com esta constatação, visto que já testei o referido plugin). Eu me sinto compelido a suspeitar à respeito da motivação da Adobe, mantendo o Flash Linux em estado tão deplorável.'"

Uso a versão 9.0 r124 do Flash player, que é a disponível nos repositórios padrão do Ubuntu. Pelo que leio aqui no fórum mesmo, parece que para as próximas versões a coisa está melhorando um pouco, já há até o tão necessário e solicitado suporte à transparências. Na versão que uso, principalmente após eu ter instalado o libflashsuport (que me permite ouvir os sons do Flash sem que eu precise fechar o Rhythmbox e reiniciar o Firefox, por exemplo), a situação do plugin está muito ruim. Crashs são rotina, alguns vídeos não carregam por completo, lags, e por aí vai.

Concordo com o autor do artigo no que diz respeito à isto ser uma barreira à adoção do Linux, e o fato de os desenvolvedores poderem fazer pouca coisa ou nada em relação à qualidade do plugin. Vou ficar na expectativa em relação à melhora nas próximas versões, e principalmente no amadurecimento das iniciativas opensource, como a abertura do Flex da própria Adobe (que decidiu abrir a aplicação sob uma licença baseada na da Mozilla) e o Moonlight (aplicação opensource em Mono com base no Silversight da Microsoft). E, mais interessante ainda, no suporte nativo da versão 3.1 do Firefox aos elementos do html5, permitindo a execução de áudio e vídeo no navegador sem a necessidade de plugins, penso que este é um avanço gigantesco. Fico na expectativa que as implementações livres ao Flash tenham o mesmo sucesso que o ODF vem galgando como padrão livre na formatação de documentos.

Fontes: Slashdot, Adobe Press Conference Room, br.mozdev.org.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Algumas considerações (negativas) sobre o Adobe Flash player para Linux
« Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2008, 22:58 »
 Bom artigo, valeu pela tradução, mas eu notei um certo ar de "teoria da conspiração" nos dizeres desse autor. Na qualidade de cético tenho dificuldades para acreditar que a Adobe ou qualquer outra empresa gaste tempo e neurônios para nos atrapalhar. Isso me lembra o caso da "sabotagem" da foxconn ao Linux... será possível que os caras fazem uma bios mal feita só para deixar o pessoal do GNU de cabelo em pé  ??? E pessoalmeten eu não acho o Flash atual ruim, se considerarmos o Flash 10. Eu ainda uso o Beta, e está rodando a 90%, eu diria. As travadas - normalmente quadrados cinzas - são eventuais, menos freqüentes que as do Opera 9.5 que eu uso. Acreditar em omissão por parte da Adobe eu acredito, mas pensar em segundas intenções é esquisito.


Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Algumas considerações (negativas) sobre o Adobe Flash player para Linux
« Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2008, 00:19 »
Bom artigo, valeu pela tradução, mas eu notei um certo ar de "teoria da conspiração" nos dizeres desse autor. Na qualidade de cético tenho dificuldades para acreditar que a Adobe ou qualquer outra empresa gaste tempo e neurônios para nos atrapalhar. Isso me lembra o caso da "sabotagem" da foxconn ao Linux... será possível que os caras fazem uma bios mal feita só para deixar o pessoal do GNU de cabelo em pé  ??? E pessoalmeten eu não acho o Flash atual ruim, se considerarmos o Flash 10. Eu ainda uso o Beta, e está rodando a 90%, eu diria. As travadas - normalmente quadrados cinzas - são eventuais, menos freqüentes que as do Opera 9.5 que eu uso. Acreditar em omissão por parte da Adobe eu acredito, mas pensar em segundas intenções é esquisito.

Também prefiro passar longe de teorias de conspiração, e não foi esse o tom que percebi no artigo. Minha compreensão foi mais no sentido de um certo desleixo por parte da Adobe, que penso pode ser justificado pela pouca presença do Linux no mercado de desktops caseiros, que é o foco do app em questão. Entendo que ficamos num círculo vicioso, onde o interesse da Adobe em melhorar o plugin do flash para o Linux é diretamente proporcional à presença de mercado (lê-se quantidade de usuários, neste caso, domésticos) do sistema operacional, e a presença de mercado deste é condicionada, entre outras coisas, pelo bom funcionamento de recursos como este plugin. Por isso vejo com muito bons olhos as soluções abertas, que não dependem da boa vontade de uma empresa em particular para oferecer uma solução otimizada ao Linux.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Algumas considerações (negativas) sobre o Adobe Flash player para Linux
« Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2008, 20:18 »
Com ou sem conspiração o fato é que o Flash para Linux é um lixo mesmo!

E não fica só no fechar navegador em algum site com animações flash. Ainda tem os travamentos e muitas vezes ocupa área que você  quer ver no site.  E tem mais, você abre três ou quatro abas de um mesmo site com muitas animações flash no Linux o uso do processador dispara para 70-80%, se abrir mais de 5 abas, vixi, vai para 100% facinho, facinho.
E eu to falando de um Pentium D a 3.4GHZ!!!! Por isso usar um navegador no Linux  em um PC antigo é complicado.

E pode testar várias distros que vai dar no mesmo.

Aí você abre os mesmos sites no Vista, ele consome um horror em memória, mas o uso do processador fica lá em baixo, 10-15%. As vezes dá uns picos de 30%, mas logo estabiliza. Não trava, não fecha e não tampa nada do seu campo de visão!

É uma vergonha o que a Adobe/Macromedia faz com a versão flash para Linux.   
« Última modificação: 18 de Agosto de 2008, 20:55 por galactus »
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline alessandro_ufms

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: Algumas considerações (negativas) sobre o Adobe Flash player para Linux
« Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2008, 20:50 »
O flash em linux é uma droga mesmo, desde que comecei a usar o Linux eu vejo isso. Mas me parece que melhoraram a velocidade na nova versão que está saindo, porém não se compara nem um pouco com o flash do Windows. No meu computador posso rodar qualquer tipo de flash, com a quantidade que eu quiser que não chega a 20% do meu processador, agora no Linux, mesmo eu usando a versão RC do flash 10 vai a 100% fácil (Core2Duo 2.2GHz). É uma pena que um recurso tão necessário nos dias de hoje, seja para assistir vídeos em flash ou para animações mais "bonitinhas", esteja tão desvalorizado no Linux.

Mesmo assim não podemos cruzar os braços e só ficar reclamando, todos os bug que eu acho eu reporto lá no feedback deles: http://www.adobe.com/cfusion/mmform/index.cfm?name=fp_beta_feedback

Já reportei vários travamentos do Firefox 3.0.1 devido as transparências. Por exemplo, o site da nvidia.com fecha o firefox. Se desativar as transparências não trava mais.

Offline Bud Spencer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • ResuLinux + Texas Flood = Sucesso!
    • Ver perfil
    • Pão de M.U.G.E.N.
Re: Algumas considerações (negativas) sobre o Adobe Flash player para Linux
« Resposta #5 Online: 19 de Agosto de 2008, 07:29 »
Esses problemas devem acontecer com vocês porque vcs estão usando o Firefox 3

Já que o suporte e o firefox 2 não teve encerramento as atualizações, continuo usando o 2

Eu sou como o Debian, devagar e sempre.
Removido pela Moderação.

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Algumas considerações (negativas) sobre o Adobe Flash player para Linux
« Resposta #6 Online: 19 de Agosto de 2008, 12:11 »
Por isso é que eu acho que neste momento o projecto mais urgente para o software livre é o gnash.
http://www.gnu.org/software/gnash/
Ainda está longe de ser perfeito, mas o java livre por exemplo já é uma realidade no Fedora ( o Fedora é o unica distribuição no momento que tem o java livre 100 por cento compativel com a Sun), embora muitos acreditassem ser uma missão impossível.
Espero que em breve possamos dizer que o gnash atingiu um nível que não precisemos da Adobe para nada!

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline marmeiry

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Algumas considerações (negativas) sobre o Adobe Flash player para Linux
« Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2008, 00:43 »
Eu Tô pagando os pecados. depois de usar linux indo e voltando por quase dez anos, reolvi abandonar de vez o rWindows, e instalei o Ubuntu 8.04. Tudo legal, configurado, uma beleza. nada a dever pro outro. meu problema agora é o Baseball. explico. Assisto os jogos pela MLB.TV, pela internet, ocorre que eles usam o Silverlight. Tentei acessar e o Firafox tava com o Gnash como padrão, resultado era que nem abria a página do vídeo. Consegui instalar o Moonlight 0.8, dai já abria a página de vídeos, mas o visualizador aparecia bloqueado, não entrava nada. Resolvi desativar tudo e coloquei o Flash 9, finalmente consegui abrir os vídeos e assistir, mas ora trava, ora acelera. tá uma coisa horrível. Vou tentar o beta do Flash 10 pra ver, ou esperar essa galera fazer o moonlight funcionar no site. Mas não gostaria de voltar para o piratão.

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Algumas considerações (negativas) sobre o Adobe Flash player para Linux
« Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2008, 01:14 »
 O Flash 10 deve funcionar. Mesmo ainda não sendo a versão definitiva, tem funcionado muito bem.


Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Algumas considerações (negativas) sobre o Adobe Flash player para Linux
« Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2008, 09:00 »
E tem consumido processamento demasiado ? Porque aqui até aquecer o processador ele aquece
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Algumas considerações (negativas) sobre o Adobe Flash player para Linux
« Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2008, 09:33 »
Eu Tô pagando os pecados. depois de usar linux indo e voltando por quase dez anos, reolvi abandonar de vez o rWindows, e instalei o Ubuntu 8.04. Tudo legal, configurado, uma beleza. nada a dever pro outro. meu problema agora é o Baseball. explico. Assisto os jogos pela MLB.TV, pela internet, ocorre que eles usam o Silverlight. Tentei acessar e o Firafox tava com o Gnash como padrão, resultado era que nem abria a página do vídeo. Consegui instalar o Moonlight 0.8, dai já abria a página de vídeos, mas o visualizador aparecia bloqueado, não entrava nada. Resolvi desativar tudo e coloquei o Flash 9, finalmente consegui abrir os vídeos e assistir, mas ora trava, ora acelera. tá uma coisa horrível. Vou tentar o beta do Flash 10 pra ver, ou esperar essa galera fazer o moonlight funcionar no site. Mas não gostaria de voltar para o piratão.
É a MS lutando contra o Flash Player, e a gente é que sofre.
Usuário Linux- 449417

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Algumas considerações (negativas) sobre o Adobe Flash player para Linux
« Resposta #11 Online: 29 de Agosto de 2008, 10:56 »
O Flash me atormenta, fora os erros de transparências, os problemas com o som e os picos de processamente excessivo, tudo isso é tolerável na medida do possível, agora fechar o navegador do nada é uma encheção sem tamanho!  >:(

Eu com trocentas abas abertas, respondendo em um ou mais fóruns, pesquisando e fazendo outras coisas, de repente abro uma página com um vídeo qualquer e TUDO fecha, do nada. Menos mal que o Firefox depois do 2 salva as abas abertas, senão seria inviável navegar com o Linux com mais ou menos 25% das páginas abertas "crasheando".
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Shigueo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Algumas considerações (negativas) sobre o Adobe Flash player para Linux
« Resposta #12 Online: 14 de Abril de 2009, 07:41 »
Aqui tbm tá triste, moro no Japão e necessito do adobe pra assistir
a maioria da programação que tem na Net,
já testei o Adobe Flash 10 no Ubuntu 9.04 (Beta)
e quando utilizo recursos como tela cheia , meu processador vai para 100% de uso.
Isso que estou usando um Coreo Duo 2.33,
Espero que alguém consiga resolver isso o mais rápido possível ....
contato: cshigueo@hotmail.com

Offline Skid Vicious

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 234
    • Ver perfil
Re: Algumas considerações (negativas) sobre o Adobe Flash player para Linux
« Resposta #13 Online: 14 de Abril de 2009, 13:33 »
Caramba!  Depois do Flash 10, nunca mais nem lembrei dele...  Não da problema nunca, aqui nunca trava ou congela navegador.  E uso nos 3 PCs de casa, 2 com 8.10 e um com 8.04.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Algumas considerações (negativas) sobre o Adobe Flash player para Linux
« Resposta #14 Online: 14 de Abril de 2009, 13:39 »
Caramba!  Depois do Flash 10, nunca mais nem lembrei dele...  Não da problema nunca, aqui nunca trava ou congela navegador.  E uso nos 3 PCs de casa, 2 com 8.10 e um com 8.04.

Comigo também.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!