Autor Tópico: conexant no ubuntu 8.04  (Lida 7251 vezes)

Offline quasefalecido

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
conexant no ubuntu 8.04
« Online: 20 de Novembro de 2008, 10:18 »
pessoal eu estou com um probleminha aqui ,, instalei o ubuntu numa maquina que tem um modem conexant,, euncontrei os drives e tudo, instalei o gnome ppp e todos os pacotes que eram necessarios para o driver,

Ele conecta normalmente so que ele não navega, eu jah tentei fazer de tudo ,, alguem pode me ajudar??

obs: jah tentei configurar DNS manual, dezativar todas as conexões...

desde ja muito obrigado

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: conexant no ubuntu 8.04
« Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2008, 02:36 »
se lhe servir, esse problema acontecia com conexao adsl aqui, desconectei refiz o procedimento de conexao pelo terminal apos entrar com os dns e os dados da sua conexao .  Eu resolvi parando a conexao (digitando pppoe-stop ou adsl-stop dependendo da distribuição) e digitando ifconfig eth0 0.0.0.0


em seguida conecte-se novamente e veja se da para navegar. 


\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

alarcon

  • Visitante
Re: conexant no ubuntu 8.04
« Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2008, 18:23 »
é conecta e não navega, mas continua conectado, ou conecta e se desconecta logo em seguida sem permitir a navegação?

Se for a segunda opção, este link aqui pode lhe ajudar a resolver:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43667.msg258908.html#msg258908


Se for o primeiro caso parece ser problema tipico de DNS, mas tente isso aqui também:

comandos para serem executados no terminal:

sudo chmod 666 /etc/resolv.conf
sudo cp -f /etc/ppp/resolv.conf /etc/resolv.conf
sudo chmod 666 /etc/resolv.conf

sudo route add default ppp0

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: conexant no ubuntu 8.04
« Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2008, 13:31 »
Alarcon poderia por favor comentar (detalhar) os comandos  que voce postou ai em cima?

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

alarcon

  • Visitante
Re: conexant no ubuntu 8.04
« Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2008, 18:05 »
Alarcon poderia por favor comentar (detalhar) os comandos  que voce postou ai em cima?



Citar
sudo chmod 666 /etc/resolv.conf

altera a permissão do arquivo resolv.conf que se encontra em /etc para Leitura e Escrita tanto para o Dono, Grupo e Outros.


Citar
sudo cp -f /etc/ppp/resolv.conf /etc/resolv.conf

Este comando sobrescreve o resolv.conf que se encontra em /etc/ copiando o resolv.conf que se encontra em /etc/ppp para o local do que fica em /etc . É nesse arquivo que são colocados os DNS primário e secundário quando da conexão pelo provedor (forma automática).


Citar
sudo chmod 666 /etc/resolv.conf

altera a permissão do arquivo resolv.conf que se encontra em /etc para Leitura e Escrita tanto para o Dono, Grupo e Outros.


Citar
sudo route add default ppp0

este comando diz que a rota padrão deve ser pelo ppp0


Peguei estas informações num antigo script do Kurimim chamado conectamaisnaonavega, parece um pouco redundante os comandos dados, mas se funcionar é o que importa. Nunca testei.

Agora acho que o problema é de DNS (primário e secundário) mesmo, se for o caso do conecta, permanece conectado, mas não navega.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: conexant no ubuntu 8.04
« Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2008, 18:45 »
Aproveitando a "deixa" tambem tenho um modem conexant, o driver felizmente veio no cd de instalação, mas no formato rpm. vi aqui no forum que devo usar o alien para converter o arquivo para . deb mas como so posso me conectar pelo windows tenho que fazer o download das dependencias manualmente. Esta correto ?

isso e possivel? sendo que um pacote "puxa" outro?

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

alarcon

  • Visitante
Re: conexant no ubuntu 8.04
« Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2008, 18:54 »
Aproveitando a "deixa" tambem tenho um modem conexant, o driver felizmente veio no cd de instalação, mas no formato rpm. vi aqui no forum que devo usar o alien para converter o arquivo para . deb mas como so posso me conectar pelo windows tenho que fazer o download das dependencias manualmente. Esta correto ?

isso e possivel? sendo que um pacote "puxa" outro?




Para o Ubuntu 8.04 Hardy Heron 32bits use o pacote .deb do driver Conexnt fornecido pela DELL aqui:

http://linux.dell.com/files/ubuntu/hardy/modem-drivers/hsf/hsfmodem_7.68.00.09oem_i386.deb


para instalar, basta no terminal do Ubuntu digitar:

sudo dpkg -i hsfmodem_7.68.00.09oem_i386.deb


e seguir as orientações do instalador. Atenção que o arquivo baixado deve estar no mesmo local onde vc vai dar o comando acima. Coloque ele na sua pasta de usuário, assim quando for no menu Aplicações > Acessórios > Consola ou Terminal, o terminal do Ubuntu já vai ser aberto nesta pasta e por tanto bastará digitar o comando.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: conexant no ubuntu 8.04
« Resposta #7 Online: 04 de Dezembro de 2008, 18:58 »
sera que instalou? verifiquei no gerenciador de drivers restritos e estava ativado o modem.

veja a saida:


ricardo@ricardo-desktop:~$ sudo dpkg -i hsfmodem_7.68.00.09oem_i386.deb
Selecionando pacote previamente não selecionado hsfmodem.
(Lendo banco de dados ... 96567 arquivos e diretórios atualmente instalados.)
Descompactando hsfmodem (de hsfmodem_7.68.00.09oem_i386.deb) ...
Instalando hsfmodem (7.68.00.09oem) ...
Conexant HSF softmodem driver, version 7.68.00.09oem

If you need assistance or more information, please go to:
   http://www.linuxant.com/

When reporting a problem for the first time, please send
us the file generated by "hsfconfig --dumpdiag".

No pre-built modules for: Ubuntu-8.04.1 linux-2.6.24-19-generic i686-SMP

Trying to automatically build the driver modules...
(this requires a C compiler and proper kernel sources to be installed)

Building modules for kernel 2.6.24-19-generic, using source directory
/lib/modules/2.6.24-19-generic/build. Please wait...
done.

Automatically guessed region (using timezone): "BRAZIL"

Setting region for modem unit 0: "BRAZIL"

To change, use "hsfconfig --region" or "AT+GCI=<T35code>"
The current region can be displayed by entering "ATI9" in a terminal program.

Note: HDA support not compiled in the driver

Note: kernel module snd-via82xx-modem overridden by hsfmc97via
Note: kernel module snd-intel8x0m overridden by hsfmc97ich hsfmc97sis
Note: kernel module snd-atiixp-modem overridden by hsfmc97ati

Current parameters: ("hsfconfig --info")

Config for modem unit 0: /dev/ttySHSF0
   Device instance: 0-PCI-14f1:2f30-14f1:205d
   HW revision    : Basic2 2.18 Standard DAA 3VoltsIA
   HW profile name: hsfpcibasic2hsfi
   Current region : BRAZIL (T.35 code: 0016)

The /dev/modem alias (symlink) points to ttySHSF0



Essa linha : HDA support not compiled in the driver.    e  normal?

Como procedo agora? ja tenho os servidores dns, o loguin o numero de discagem e a senha, estou usando o IG.

identificação no windows:
In-Build CX11252-41z modem conexant

verifiquei no cd de instalação e tem o driver para linux mas em formato rpm.

 



 
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

alarcon

  • Visitante
Re: conexant no ubuntu 8.04
« Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2008, 19:06 »
Aparentemente foi instalado, então baixa o discador gnome-ppp deste link aqui:

http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/universe/g/gnome-ppp/gnome-ppp_0.3.23-1_i386.deb

coloca na sua pasta de usuário e para instalar ele basta dar um duplo clique e digitar a sua senha.


Depois é só iniciar no menu Aplicações> Internet > Gnome PPP e quando programa abrir digitar as informações pedidas, nome de acesso do provedor completo (com o @ e domínio), senha de acesso, telefone para discar, enfim suas configurações.

Só um detalhe clique em configurações do discador gnome-ppp e na aba opções deixe marcada a opção ignorar sequencias de terminal (modo burro)

Se mesmo assim ainda não conectar, veja o que falei aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43667.msg258908.html#msg258908

Outra coisa na aba opções, para alguns modems a opção verificar portadora deve ficar marcada e para outros não, portanto teste nos dois casos. Na aba Modem clique no botão detectar para ele detectar o dispositivo correto do modem, no caso seria o /dev/ttySHSF0
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2008, 19:10 por alarcon »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: conexant no ubuntu 8.04
« Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2008, 19:39 »
Fucionou perfeitamente. foi so confugurar, inserir os dados da conexao e conectar.

No caso da banda larga como eu deveria proceder? Adquirir o dns primario e secundario,nome de loguin e senha. Alem disso, posso deixar as duas conexoes a discada e a banda larga?
Estou postando do ubuntu agora.

Obrigado por compartilhar.
 
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

alarcon

  • Visitante
Re: conexant no ubuntu 8.04
« Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2008, 21:41 »
Fucionou perfeitamente. foi so confugurar, inserir os dados da conexao e conectar.

No caso da banda larga como eu deveria proceder? Adquirir o dns primario e secundario,nome de loguin e senha. Alem disso, posso deixar as duas conexoes a discada e a banda larga?
Estou postando do ubuntu agora.

Obrigado por compartilhar.
 

Nunca testei o uso de dois tipos de conexão ao mesmo tempo no Ubuntu, mas se sua banda larga é por conexão por modem ADSL, basta no terminal digitar:

sudo pppoeconf

e responder as perguntas que são feita a você via terminal. Aqui só respondi ao nome e senha de acesso do provedor, dando ENTER para todas as outras perguntas para ficar com as opções default (padrão). No meu caso uso modem ADSL bridge (Velox).