Autor Tópico: Ubuntu hardy entre redes  (Lida 1898 vezes)

Offline eycmen

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Ubuntu hardy entre redes
« Online: 01 de Dezembro de 2008, 15:51 »
Olá pessoal,

tenho problemas como todos que estão se adaptando ao mundo linux. Em um pequeno colégio tem uma rede administrada pelo windons server 2003 com a faixa de ip 192.168.1.x, usando o winconnection 4, a rede tem que usar windows, pois tem alguns sistemas no server 2003 usado pelos funcionários que só rodam em plataforma windows. Coloquei uma máquina plugada na rede, recebendo IP fixo e com configuração no winconnection como proxy trasparente. Nesta máquina, instalei o ubuntu server 8 para gerenciar a rede do laboratótio com o IP 192.168.0.x, impedindo alguns alunos mais expertos com o msn e seus derivados.
Configurei o squid com proxy transparente e dhcp-server e tudo está funcionando normalmente, exceto:

1 - Nas máquinas do laboratório eu não consigo pingar para qualquer site externo, pelo pelo nome ou IP, sempre aparece "unknown host www.site.com.br", consigo navegar, mas não pinga! Não entendi isso, pois a máquina servidora (server ubuntu) está com todas as portas abertas na configuração do winconnection, com isso tem 1 máquina no laboratório que é usada pelos professores que necessita realizar ftp de sites externos e não passa!

Resumo:

Rede 1: 192.168.1.x (Windows Server 2003 com duas placas de rede)

Rede 2: 192.168.0.x (Ubuntu Hardy com duas placas de rede) com o ip do router direcionando para o server 2003.

Internet --> rede 1 (winconnection + proxy transparente) --> switch --> rede 2 (proxy trasnparente--> lab
     |                                                                                                                                       |
      <-------------------------------------Não acessa FTP ------------------------------------------>

Obrigado a quem puder me auxiliar.