Autor Tópico: Catálogo MP3  (Lida 6308 vezes)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Catálogo MP3
« Online: 02 de Janeiro de 2009, 20:22 »
Pessoal, eu sou novo no Ubuntu e o instalei embaixo do Vista. Estou achando ótimo e pretendo utilizá-lo cada vez mais intensamente até sentir que posso dispensar, em definitivo, o Windows.

Uma das coisas que estou sentindo falta é um software para gerenciar um catálogo de músicas. No Windows uso o MediaMonkey, que lê todas as tag's dos arquivos MP3, WMA, OGG, FLAC, etc. e todos os meus CDs de áudio, gerando um catálogo de todas as minhas músicas. Com este catálogo, eu posso pesquisar por gênero, artista, álbum, pasta, título, etc. E posso, também, gerar playlists. Além disso, ele é também um player.

Já dei uma olhada no Amarok, no Rhythmbox e no Audacious mas nenhum deles chega perto do MediaMonkey (e mesmo das facilidades de catálogo no novo Windows Media Player).

Alguém conhece algum para me sugerir?

Valeu por antecipacão.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Cláudio Novais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 501
  • I'm ubuntued
    • Ver perfil
    • UBUNTUED.info
Re: Catálogo MP3
« Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2009, 21:15 »
Já experimentou o songbird? veja aqui:
http://ubuntued.info/2008/12/songbird-uma-excelente-alternativa-ao-itunes.html

Quanto ao facto de não gostar do amarok, acho estranho e única explicação para isso é o facto de não ter perdido (ganho?) algum tempo com esse excelente programa. Sou como você e garanto-lhe que não melhor que o Amarok. Aquela caixa de texto que filtra as tags é simplesmente perfeita: rápida, suporta todo o tipo de tags e ainda permite utilizar o caracter "-" para retirar determinada tag, por exemplo:
"martin solveig -everybody"
Esta linha apresentaria todas as ocorrencias de martin solveig e retiraria todas as ocorrencias de everbody.

Para além disso, o amarok, tal como o songbird, cria playlists dinâmicas, conforme o que você ouve e conforme a quantidade de música que ouve. Neste último caso, gosto muito do amarok porque ele cria uma pontuação para cada música conforme o que você ouve dela. Se ouvir só uma parte da música ele diminui a cotação se ouvir a musica toda ele aumenta. e através destas cotações cria playlists.

Por fim, os dois programas permitem obter informações dos artistas, obter as capas dos albums e permite guardar as letras das músicas. Tudo automático. Não sei do que precisa mais.. :D

Abraço.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Catálogo MP3
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2009, 18:24 »
Unrater, obrigado pela sua resposta. Vou, como você disse, investir mais algum tempo "fuçando" o Amarok e o Songbird mas, até agora, eu notei a falta de algumas coisas que tenho no MediaMonkey Gold e que não achei em nenhum dos programas do Ubuntu. O que eu acho mais interessante nele é que é uma ferramenta do tipo "all-in-one" para lidar com arquivos de música. Alguns exemplos de facilidades que ele tem (na versão Gold que adquiri):

( 1 ) conversão de formatos: ele converte qualquer formato "de" e "para" (entre outros: MP3, WMA, FLAC, OGG, AAC, M4A, ...) e na taxa de  bits que você quiser
( 2 ) ele mostra todas as alternativas em formato de árvore como no Windows Explorer ou no Nautilus. Eu posso acessar esta árvore por artista, álbum, gênero, etc. e também pela própria árvore de pastas. E eu posso ouvir as músicas chegando por qualquer das árvores, seja por artista, por álbum ou -- o que não vi no Amarok e no Songbird -- pela própria árvore de pastas do meu disco (já vi que no Songbird há um complemento que faz isto -- acessar pela árvore de pastas do sistema de arquivos -- e vou pesquisar um pouco mais mas me pareceu que ele só mostra os diretórios e seu conteúdo, não me permitindo alterar o nome das pastas e/ou dos arquivos).
( 3 ) a árvore por artista mostra os artistas isoladamente, mesmo que eles estejam, em determinadas faixas, atuando junto com outro artista. Basta separar, nas tag's, os artistas por ponto-e-vírgula.
( 4 ) mais ainda: eu posso chegar numa destas árvores e mudar o nome do artista, o nome do álbum, o gênero, etc. (p.ex., posso alterar, na árvore por artista, "Led Zepelin" para "Led Zeppelin" e ele altera automaticamente todas as tag's que estão com "Led Zepelin" em todos os arquivos do catálogo, mesmo que o artista esteja sozinho ou com outros artistas -- e o mesmo vale para nome de álbum, gênero, etc.). E a maioria destas operações são acessíveis com um simples toque no botão direito do mouse.
( 5 ) eu posso mover músicas de uma pasta para outra sem precisar ir ao Windows Explorer -- eu as movo diretamente dentro do MediaMonkey e ele altera a posição delas no meu sistema de arquivos. Também posso, na árvore do Monkey, alterar nomes de pastas e de arquivos.
( 6 ) ele grava e "ripa" CD's
( 7 ) posso ajustar o volume das faixas de um álbum inteiro, ou de um gênero inteiro ou de um artista inteiro ou qualquer outra combinação dessas
( 8 ) posso gerar relatórios do meu catálogo em formatos HTML, XLS e XML
( 9 ) posso incluir, no catálogo, meus CDs de áudio, com seus títulos, intérpretes, faixas (e intérpretes por faixa), etc. E, no momento de buscar uma música ou um álbum ou um intérprete, os CDs catalogados também entram na pesquisa.

E para tudo isto ele utiliza uma interface extremamente intuitiva.

Eu imagino que várias destas facilidades podem existir em programas no Linux mas ainda não as encontrei juntas em um único programa, o que facilita o gerenciamento do meu catálogo. Mas, é claro, não será isto que me fará desistir ou não do Windows.

Mas, como eu disse, agradeço muito sua atenção e vou pesquisar melhor as facilidades do Amarok e do Songbird -- principalmente este último pois, por sua origem Mozilla, promete bastante.

Um abraço.
« Última modificação: 17 de Maio de 2009, 21:41 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1