dtomadon, obrigado por tentar me ajudar!
na verdade estou usando o BigLinux 4.2, tentei os dois modos, no alternativo criei os arquivos fdi, rules e login, porém não obtive nenhum resultado então apaguei eles, estou insistindo no primeiro que me pareceu mais "fácil", porém a única net que tenho é a do modem, ou seja baixo o pacote no windows e instalo dps no linux, quando tentei instalar o wvdial ele me pediu um monte de dependências, parti então pro kppp.
Hoje baixei o Kubuntu 9.04, será que com ele vou ter menos dor de cabeça?
Caro amigo também uso o mesmo big e estou conectado com modem tim 3m onda ms501hs usando o segundo modo o alternativo, tenta dá seguinte forma e ve se funciona
ATENÇÃO: MODO ALTERNATIVO DE CONFIGURAÇÃO, DESSA VEZ USANDO O NETWORKMANAGER EM VEZ DO GNOME-PPP E COM O CARREGAMENTO DO DRIVER AUTOMATICO
ATENÇÃO 2: NO CASO DO MODEM ONDA MSA501HS, ONDE TIVER 0037, TROQUE POR 0001, COMO REPORTADO PELO USUÁRIO DTOMADON
ATENÇÃO 3: NO CASO DO MODEM AIKO 83D (VENDIDO PELA VIVO), basta mudar o 0037 por 0057 (em todos os scripts), COMO REPORTADO PELO USUARIO WILLIAMCO
DESSA VEZ FICOU SHOW DE BOLA!
VALIDA PARA VERSÃO DO UBUNTU = UBUNTU INTREPID
Não plugue o modem ainda. Faça os passos de 1 a 6 primeiro
1) Instale o pacote usbmodeswitch deste endereço:
http://ppa.launchpad.net/pmarti/ppa/ubuntu/pool/main/u/usbmodeswitch/Ele é necessário porque o modem tem duas funções: pendrive e modem 3G e sua função é alternar entre um e outro.
2) Crie o script /sbin/tim-web com as linhas
Código:
#!/bin/bash
sleep 5;
/usr/sbin/usb_modeswitch -v 0x19d2 -p 0x2000 -V 0x19d2 -P 0x0037 -m 0x01 -M 55534243123456782000000080000c85010101180101010101000000000001;
e torne-o executável com o comando:
Código:
sudo chmod a+x /sbin/tim-web
3)Crie o arquivo /usr/share/hal/fdi/preprobe/20thirdparty/10-onda-msa420hs.fdi com o conteúdo:
Código:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<deviceinfo version="0.2">
<device>
<match key="usb.vendor_id" int="0x19d2"> <!-- ONDA -->
<match key="usb.product_id" int="0x2000"> <!-- MSA420HS -->
<merge key="info.ignore" type="bool">true</merge>
</match>
</match>
<match key="serial.device" string="/dev/ttyUSB2">
<append key="info.capabilities" type="strlist">modem</append>
<append key="modem.command_sets" type="strlist">GSM-07.07</append>
<append key="modem.command_sets" type="strlist">GSM-07.05</append>
</match>
</device>
</deviceinfo>
4)Crie o arquivo /etc/udev/rules.d/45-onda-msa405hs.rules com as linhas
Código:
ACTION!="add", GOTO="ONDA_End"
SUBSYSTEM=="usb", SYSFS{idProduct}=="2000", SYSFS{idVendor}=="19d2", RUN+="/sbin/tim-web"
SUBSYSTEM=="usb", SYSFS{idProduct}=="0037", SYSFS{idVendor}=="19d2", RUN+="/sbin/modprobe usbserial vendor=0x19d2 product=0x0037"
LABEL="ONDA_End"
5) Insira você mesmo no grupo dialout com o comando: sudo adduser <seulogin> dialout
6) Dê reboot;
7) Após o Reboot, plugue o modem. O ubuntu detectará o modem e oferecerá um assistente para configuração. Escolha TIM na pergunta "Service Provider". Para conectar de agora em diante, é só plugar o modem, aguardar ~10s, clicar no Gerenciador de Rede e marcar a opção "TIM".
As vezes o networkmanager pede senha quando não consegue conectar, deixe em branco e insista. Isso acontece quando o sinal fica baixo
Todo este procedimento foi retirado deste mesmo tópico, desculpe pela demora em responder é o meu tim-web que tá um lixo hoje!!!!!rsrsrs