Autor Tópico: Como adicionar uma impressora da rede no ubuntu e fazê-la funcionar (claro)  (Lida 17767 vezes)

Offline illo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
??? Boa noite a todos! Preciso muito da ajuda de vocês para adicionar uma impressora hp laserjet 1020 de Ubuntu para ubuntu mesmo, pq no meu trabalho estão me cobrando isso! Por favor, agradeço desde já!
Sou novato no ubuntu!, please, Somebody help me!
« Última modificação: 03 de MAR?O de 2009, 22:53 por illo »

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar impressoras de Ubuntu para ubuntu
« Resposta #1 Online: 03 de MAR?O de 2009, 22:23 »
Puxa, cara, tem muita coisa sobre isso na internet. Se você tivesse digitado a mesma pergunta do título do seu tópico no Google, teria algumas centenas de opções, como essa:
http://www.gdhpress.com.br/blog/impressoras-ubuntu/

Offline illo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar impressoras de Ubuntu para ubuntu
« Resposta #2 Online: 03 de MAR?O de 2009, 22:39 »
Obrigado amigo, no momento estou lendo, já pesquisei no google, mas só acho com servidor samba, e queria apenas me conectar a uma impressora pela url. Na verdade já consegui adicionar a impressora pela url mas ela não imprimi na máquina cliente!

Adoro o Ubuntu 7.04 e quero aprender nele, gostaria muito que alguém compartilhasse algumas informações para mim.

Estou a procura da solução para as impressoras, qualquer ajuda é sempre bem-vinda!

obrigado!

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar impressoras de Ubuntu para ubuntu
« Resposta #3 Online: 03 de MAR?O de 2009, 22:49 »
Eu uso o método acima há um bom tempo e qualquer pc com Ubuntu que conecta aqui em casa consegue imprimir. Nem precisa de URL, basta estarem na mesma rede com as permissões apropriadas. Também é interessante abrir o Firestarter e acompanhar um processo de impressão que falhe, talvez seja necessário liberar alguma porta. Aqui foi necessário liberar o serviço lpp (porta 631) para a faixa de rede do meu roteador (192.168.1.1 a 192.168.1.255, ou simplesmente 192.168.1.1/24).
Teste aí, é muito simples e a impressora já aparece quase que instantaneamente nas configurações do outro PC.

Offline illo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como adicionar uma impressora da rede no ubuntu e fazê-la funcionar (claro)
« Resposta #4 Online: 03 de MAR?O de 2009, 22:57 »
:-\ Desculpe a minha ignorância, mas eu não sei liberar a porta 631.
Lá no meu trabalho, quando tento adicionar a impressora eu digito a url do pc servidor, e o ubuntu adiciona a impressora, mas só que ele não imprimi.

Achei o método que me mostrou no blog um pouco complicado, =(

Desculpe...

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Como adicionar uma impressora da rede no ubuntu e fazê-la funcionar (claro)
« Resposta #5 Online: 03 de MAR?O de 2009, 23:19 »
illo, não é complicado, acho que você superestimou os passos que estão no blog. Faça assim:
No PC que a impressora está instalada fisicamente, vá em Sistema -> Administração -> Impressão.
Na janela "Configuração da impressora", vá em Server -> Settings e marque a opção "Publish shared printers connected to this system".
Clique em OK, depois clique com o botão direito na impressora, vá em Propriedades e, em Políticas, marque a opção Compartilhar.
Clique em OK novamente, feche a janela e abra o programa Firestarter. Instale-o, se não estiver instalado. Vá na aba Política, clique com o botão direito em "Permitir serviço", clique em Adicionar e digite a porta 631. Veja a faixa de IPs da tua rede, normalmente 192.168.x.x ou 10.0.x.x e inclua a no espaço "IP, máquina ou rede", no formato que coloquei lá em cima, como 192.168.1.1/24, por exemplo. Clique no botão Adicionar, feche o Firestarter e pronto, a impressora está disponível na rede.

Offline illo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como adicionar uma impressora da rede no ubuntu e fazê-la funcionar (claro)
« Resposta #6 Online: 04 de MAR?O de 2009, 09:08 »
Muito obrigado! Tudo certo, ubuntu domina!

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Como adicionar uma impressora da rede no ubuntu e fazê-la funcionar (claro)
« Resposta #7 Online: 04 de MAR?O de 2009, 21:47 »
Que bom que deu certo, cara. Edite o primeiro post e coloque [RESOLVIDO] no título do tópico, isso facilita a vida de quem mais precisar dessa informação.

Offline illo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Como adicionar uma impressora da rede no ubuntu e fazê-la funcionar (claro)
« Resposta #8 Online: 04 de MAR?O de 2009, 21:53 »
Desculpe Glauco, me precipitei pq havia adicionado a impressora no windows, mas quando tento acessá-la o windows trava a janela das impressoras.

Tudo deu certo, adicionei a impressora, o driver, ele foi copiado para a pasta /system do windows mas aí, bem na hora que a impressora aparece na parte do Painel de Controle\Impressoras o pc trava. É possível executar qualquer outra tarefa, mas esta janela fica travada, tipo como se faltasse o OK do windows.

Se você souber de algo mais eu agradeceria muito!!

Obrigado!
Vou tentar amanhã com esse post do carlos morimoto:
http://www.guiadohardware.net/dicas/compartilhando-impressoras-linux.html

vamos ver se ao menos ele consegue!

Vlw!