Autor Tópico: Conexão internet com IP fixo  (Lida 4684 vezes)

Offline Andy Diver

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Conexão internet com IP fixo
« Online: 08 de Setembro de 2009, 19:34 »
Pessoal, há uma semana estou com um problema que não consigo resolver.
Tenho um servidor ubuntu danto acesso pelo Samba e internet pelo Squid para 15 estações WinXP.
O servidor possui 2 placas de rede uma eth0 (internet) e eth1 (local).
Meu IP de internet é fixo, mas quando eu configuro no etc/network/interfaces a placa eth0 com o IP dele, a internet nao funciona.
Quando eu coloco iface eth0 dhcp a internet funciona nas estações, mas o outook não funciona de jeito nenhum.
Já fiz várias configurações de iptables e nada.
Minha dúvida é: se deixo dhcp na placa a internet funciona, se coloco o IP fixo ela não funciona. O que eu faço? As estações precisam abrir o outlook.
Quando eu deixo o ip fixo na eth0 e na eth1 eu consigo pingar eles nas estações. Mas a internet não funciona. O QUE EU FAÇO ???
Que mais eu devo configurar no servidor e nas estações win?
Obrigado

Offline bruno_moita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
  • Conhecimento é poder
    • Ver perfil
    • Minhas experiências nos estudos para LPI
Re: Conexão internet com IP fixo
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2009, 13:04 »
Seu servvidor tem o ambiente gráfico (Gnome, kde) instalados? Ou é apenas modo texto?

Se tiver interface gráfica, voce deve ou remover o pacote de gerenciamento de redes grafico, ou configurar sua rede pela interface grafica.

Quanto ao que pode olhar, já verificou o arquivo /etc/resolv.conf? Neste arquivo estarão suas configurações de DNS. Verifique se são as configurações recomendadas pelo seu provedor.
es
Quando alterou a configuração da sua interface de rede para a internet, verificou se havia rota? Basta executar o comando route, a linha que tiver default, é a que indica sua rota padrão.

Quando ao Outlook, voce citou o iptables, pode verificar se as portas usadas pelo seu e-mail estão abertas, utilizando comndo netstat -nat.
Bruno Simões
MSN: brunosimoes@gmail.com
Blog: http://brunopintosimoes.blogspot.com/

Offline Andy Diver

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Conexão internet com IP fixo
« Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2009, 16:49 »
Não tenho ambiente gráfico e os DNS estão configurados, caso contrário não conseguiria navegar. Mas só navego com dhcp, ip fixo não funciona.
Meu problema é que não consigo configurar o outlook, ele não lê nem recebe mensagens. Já abri todas as portas com iptables e nada.
Tenho que alterar algo no outlook ou ele pegas as configurações de proxy do IE?

Obrigado

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Conexão internet com IP fixo
« Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2009, 22:05 »
Só tem uma explicação, vc está configurando o /etc/network/interfaces incorretamente. Poste aqui o conteúdo do arquivo.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline Andy Diver

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Conexão internet com IP fixo
« Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2009, 22:45 »
Está assim:
eth0 - speedy - IP fixo 200.161.132.xxx netmask 255.255.255.192
eth1 - rede local

#
auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet dhcp
nds-nameserver 200.204.0.10

auto eth1
iface eth1 inet static
address 192.168.0.1
netmask 255.255.255.0
network 192.168.0.0
broadcast 192.168.0.255


Eu configuro o proxy no Internet Explorer com 192.168.0.1 porta 3128 funciona perfeitamente. Mas quando coloco o IP fixo do modem não funciona mais. Mesmo pegando IP pelo dhcp ele retorna o 200.161.132.xxx

Meu grande problema é o Outlook, já abri tudo que é porta no iptables e nao funciona de jeito nenhum.

T+

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Conexão internet com IP fixo
« Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2009, 17:18 »
Está assim:
eth0 - speedy - IP fixo 200.161.132.xxx netmask 255.255.255.192
eth1 - rede local

#
auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet dhcp
nds-nameserver 200.204.0.10

O correto é:
dns-nameserver 200.204.0.10

auto eth1
iface eth1 inet static
address 192.168.0.1
netmask 255.255.255.0
network 192.168.0.0
broadcast 192.168.0.255


Eu configuro o proxy no Internet Explorer com 192.168.0.1 porta 3128 funciona perfeitamente. Mas quando coloco o IP fixo do modem não funciona mais. Mesmo pegando IP pelo dhcp ele retorna o 200.161.132.xxx

Se vc tem duas placas de rede, então vc tem duas redes. Não tem como a rede interna acessar a rede externa diretamente. Se vc usar o Squid para fazer proxy na rede interna, a primeira configuração está correta. Configurar o Internet Explorer para usar o proxy, no caso o servidor Squid.

Meu grande problema é o Outlook, já abri tudo que é porta no iptables e nao funciona de jeito nenhum.

T+


Como vc está configurando o iptables ? O seu problema é que vc não está configurando o iptables para fazer mascaramento de IP.

Para facilitar sua vida utilize o UFW, ao invés de comandos obscuros do iptables. Dá uma olhada na parte "IP Masquerading" do manual do UFW.
https://help.ubuntu.com/8.04/serverguide/C/firewall.html

Dá mais uma lida sobre redes Linux, porque acho que vc está confundindo um pouco os conceitos.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2009, 17:25 por FaBMak »
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak