Autor Tópico: Sincronismo de relógio - atrasa conforme o tempo passa  (Lida 5146 vezes)

Offline andersguitar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Sincronismo de relógio - atrasa conforme o tempo passa
« Online: 20 de Setembro de 2009, 21:40 »
Boa noite. Possuo o famigerado notebook Itautec W7635. Eis o problema: conforme uso o sistema, o relógio vai perdendo o sincronismo. Como assim?
Se ajusto ele agora, por exemplo, com o horário de 21:30, amanhã ele vai estar atrasado. Isso depende do tempo que estiver ligado.
Pode atrasa 10, 20, 30 minutos...
Fiz um teste outro dia. Deixei só no relógio da bios, com a diferença de 5 minutos com um relógio. No outro dia, se manteve o sincronismo.
Isso acontece com o Ubuntu, Mandriva e qq outro sistema que eu instalar (só nao lembro o M$, mas acho que nao tinha esse problema...).
Já procurei na internet, e nada.
Vi que poderia ser algo relacionado ao driver rtc, mas não sei como proceder na correção desse "problema".
Apesar de "pequeno", é chato pacas.
Não cogito a idéia de ter de sincronizar com o ntp. Minha conexão de internet é péssima onde moro, e nem sempre está disponível...
A quem puder me ajudar...
Abraço!

Metaru

  • Visitante
Re: Sincronismo de relógio - atrasa conforme o tempo passa
« Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2009, 01:35 »
Cara terror ein...  :o  :o  :o

Já passei por isso a muitos anos atrás num Pentium 2, mas no meu caso a culpa foi do Kernel(na época ninguém acreditava, ninguém acreditou mas foi isso). Meu relógio as vezes ia além de não informar a hora certa, perder a hora... As vezes ele chegava a adiantar e atrasar 1 hora, 2 horas a olho nú.

Eu já ia falar em NTP(podia ser que o seu servidor de NTP estivesse bugado ou sei la) mas como você falou ai não deve usar NTP.

Seguinte se você usa sistemas com diferentes esquemas de hora e alterna muito entre eles pode ser isso.

Se você simplesmente estático no seu sistema nota que ele ta cometendo esse erro grave ai... então a culpa é do sistema em questão.

Recomendo você fazer mais um teste que é de deixar a máquina sem conexão, parada no sistema em questão(sem alternar) e se possível sem executar tarefas nela(sem rodar ou entrar em qualquer usuário ou executar programas, no máximo no terminal para fazer a tomada de tempo), parada mesmo, mas funcionando. Desative se for possível qualquer tipo de sistema de economia de energia. E veja se tem algum resultado melhor ou igual ao da bios.

Se for o kernel é ter um pouco de paciência e esperar correção, dependendo do que for se for um modulo você poderá interromper esse módulo ou remove-lo da lista de 'hotplug'. Se for algo mais intrinsico que não possa ser removido, pode existir algum parametro pra você executar no boot que resolva ou desative a função que está degradando o funcionamento correto do relógio.

No inicial e no final, depois que fizer a tomada de tempo use o comando dmesg cheque pra ver se ocorreu alguma diferença ou algum evento ocorreu durante o periodo do procedimento de teste.

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Sincronismo de relógio - atrasa conforme o tempo passa
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2009, 14:58 »
Estou tendo exatamente o mesmo problema, no mesmo modelo de Notebook (Itautec W7635), no Karmic Koala.

Estou usando ntp pra amenizar o problema. Mesmo assim atrasa alguns minutos...

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Sincronismo de relógio - atrasa conforme o tempo passa
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2009, 15:10 »
Vejam que interessante:

Eu ligo o meu Notebook, entro na BIOS, e percebo que o relógio está cerca de duas horas adiantado. Faço os devidos ajustes, inicio o sistema - Ubuntu 9.10, e o relógio está OK.

Em seguida, reinicio novamente o sistema e, pasmem, o relógio da BIOS está novamente duas horas adiantado. Desta vez não faço nenhuma correção. Apenas saio da BIOS e inicio o sistema normalmente, e o relógio está normal, com a hora correta, que provavelmente estará atrasada amanhã...

E agora? Que raios de bug é esse?  >:( :-\ :'(
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2009, 15:12 por rodrigo.miguel »

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Sincronismo de relógio - atrasa conforme o tempo passa
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2009, 15:13 »
Pode ser que não seja o mesmo caso com vocês mas eu tive este problema de atraso do relógio e a solução foi muito simples, a bateria da Bios estava fraca e a placa perdia milésimos de segundos devido a falta de voltagem necessária, troquei a bateria e o problema foi resolvido. Façam um teste.

Pode ser algo no gerenciamento de energia do Ubuntu relacionada a sua placa mãe, pode ser a bateria da Bios, pode ser a própria bateria do notebook ou gerenciamento no kernel.

Nota: Isso ocorre mesmo conectado na tomada ou também quando usado só na bateria?

Abraços
Versuri
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2009, 15:17 por Versuri »

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Sincronismo de relógio - atrasa conforme o tempo passa
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2009, 15:35 »
Pode ser que não seja o mesmo caso com vocês mas eu tive este problema de atraso do relógio e a solução foi muito simples, a bateria da Bios estava fraca e a placa perdia milésimos de segundos devido a falta de voltagem necessária, troquei a bateria e o problema foi resolvido. Façam um teste.

Pode ser algo no gerenciamento de energia do Ubuntu relacionada a sua placa mãe, pode ser a bateria da Bios, pode ser a própria bateria do notebook ou gerenciamento no kernel.

Nota: Isso ocorre mesmo conectado na tomada ou também quando usado só na bateria?

Abraços
Versuri

Percebo que atrasa enquanto estou usando o Note, ligado na tomada.

Já pensei sim em bateria (tanto da placa quanto do Note).

Mas como explicar a discrepância de duas horas entre o relógio da BIOS e o relógio do Ubuntu? Isso não tem nada a ver com bateria fraca...


Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Sincronismo de relógio - atrasa conforme o tempo passa
« Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2009, 15:38 »

Mas como explicar a discrepância de duas horas entre o relógio da BIOS e o relógio do Ubuntu? Isso não tem nada a ver com bateria fraca...


O fuso horário está configurado corretamente no Ubuntu?

Abraços
Versuri

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Sincronismo de relógio - atrasa conforme o tempo passa
« Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2009, 15:54 »

Mas como explicar a discrepância de duas horas entre o relógio da BIOS e o relógio do Ubuntu? Isso não tem nada a ver com bateria fraca...


O fuso horário está configurado corretamente no Ubuntu?

Abraços
Versuri

Código: [Selecionar]
koala@koala-laptop:~$ date
Qua Dez 16 15:49:07 BRST 2009

Afirmo que, ao menos no meu caso, há um problema entre o meu Notebook (BIOS, chpset, sei lá) e o Karmic.

Explico:

Tenho o 8.04.3 e o 9.10 instalados em dual boot neste Note.

Acabo de testar...

Ajustei o relógio da BIOS e entrei no 8.04. Tudo OK.
Reiniciei, entrei na BIOS. Relógio OK.
Iniciei o 9.10. Tudo OK.
Reiniciei, entrei na BIOS. Relógio adiantado duas horas.

Alguém explica este fenômeno?

Nota: o resultado do comando date é o mesmo no Hardy e no Karmic.

Código: [Selecionar]
koala@koala-laptop:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 Host Bridge
00:00.1 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 Host Bridge
00:00.2 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 Host Bridge
00:00.3 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 Host Bridge
00:00.4 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 Host Bridge
00:00.5 PIC: VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 I/O APIC Interrupt Controller
00:00.6 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 Security Device
00:00.7 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 Host Bridge
00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237/VX700 PCI Bridge
00:02.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 PCI to PCI Bridge Controller (rev 80)
00:03.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 PCI to PCI Bridge Controller (rev 80)
00:0f.0 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT8237A SATA 2-Port Controller (rev 80)
00:0f.1 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 07)
00:10.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.3 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.4 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 86)
00:11.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237A PCI to ISA Bridge
00:11.7 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT8251 Ultra VLINK Controller
00:12.0 Ethernet controller: VIA Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 7c)
00:13.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237A Host Bridge
00:13.1 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237A PCI to PCI Bridge
01:00.0 VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. CN896/VN896/P4M900 [Chrome 9 HC] (rev 01)
04:01.0 Audio device: VIA Technologies, Inc. VT1708/A [Azalia HDAC] (VIA High Definition Audio Controller) (rev 10)
05:01.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR2413 802.11bg NIC (rev 01)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Sincronismo de relógio - atrasa conforme o tempo passa
« Resposta #8 Online: 16 de Dezembro de 2009, 21:23 »
Eu tinha esse problema no kernel 2.6.24 no debian e resolvi dessa forma na época:

http://wiki.debian.org/rtc

A partir do kernel 2.6.28 ao 2.6.30 isso foi resolvido... (acima disso houve regressões)

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Sincronismo de relógio - atrasa conforme o tempo passa
« Resposta #9 Online: 17 de Dezembro de 2009, 13:15 »
Eu tinha esse problema no kernel 2.6.24 no debian e resolvi dessa forma na época:

http://wiki.debian.org/rtc

A partir do kernel 2.6.28 ao 2.6.30 isso foi resolvido... (acima disso houve regressões)

Hqx

Valeu pela dica.

Aqui não ocorre nenhum problema com o comando date -s ...

Nem é possível carregar o módulo genrtc (o mesmo para o rtc)

Logo, o problema persiste...

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Sincronismo de relógio - atrasa conforme o tempo passa
« Resposta #10 Online: 18 de Dezembro de 2009, 05:41 »
Dá uma olhada nisso aqui e veja se funciona:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=5379
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Sincronismo de relógio - atrasa conforme o tempo passa
« Resposta #11 Online: 18 de Dezembro de 2009, 20:34 »
Dá uma olhada nisso aqui e veja se funciona:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=5379

Agora sim!  ;D

O relógio da BIOS não é mais modificado quanto desligo ou reinicio o sistema.

Falta observar se o problema de atraso também foi resolvido.

Valeu!