Autor Tópico: Huawei e220 não funciona até quando?  (Lida 8045 vezes)

Offline hkupty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Huawei e220 não funciona até quando?
« Online: 04 de Dezembro de 2009, 20:07 »
Boa tarde,

Minha namorada possui um note antigo com ubuntu e recentemente eu atualizei-o para a versão do nosso querido koala.
Entretanto ela utiliza um modem 3g da tim (Huawei e220) que, como vim a descobrir, não funciona nessa nova versão devido à uma falha de kernel (todos eles após o 2.6.31-11)..

Acontece que eu instalei um pacote .deb a partir dessa lista (http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/) com a versão mais recente, 2.6.32 e a mesma ainda apresenta a falha no modem.
Pra quem não sabe, os sintomas são esses:
O Modem é identificado, mas logo depois o kernel identifica o disco interno e remove o modem pra dar lugar pro disco de storage e depois desconecta o modem por inteiro..

gostaria de saber se vai ser lançada alguma versão do kernel em tempos próximos contendo a atualização, ou então a melhor solução para o problema, pois eu tenho até amanhã especificamente para devolver o notebook para ela e, na pior das hipóteses, eu eu dou um backroll pra versão 9.4 ou eu instalo outra distro que rode o modem na versão mais atual do kernel, para que ela use a internet feliz =]

Grato,
Henry J. Kupty

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Huawei e220 não funciona até quando?
« Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2009, 20:01 »
Dá uma lida neste tutorial do morimoto, acredito que lhe esclarecerá alguns pontos.

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/3g-linux/

Continuando com problemas reporta aqui.
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Huawei e220 não funciona até quando?
« Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2009, 20:36 »
Olá,

Eu tive um problema que acho que foi o mesmo que o seu e a solução é simples: basta ativar o módulo do modem.
Você faz isso da seguinte maneira:

1. Digite "lsusb" no terminal e veja o resultado. O meu aparece da seguinte maneira:

ednilton@edlap:~$ lsusb
Bus 001 Device 002: ID 0bda:8189 Realtek Semiconductor Corp. RTL8187B Wireless 802.11g 54Mbps Network Adapter
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 005: ID 12d1:1003 Huawei Technologies Co., Ltd. E220 HSDPA Modem / E270 HSDPA/HSUPA Modem
Bus 002 Device 002: ID 05c8:0100 Cheng Uei Precision Industry Co., Ltd (Foxlink)
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub


Vê a linha vermelha? Diz que o meu modem é igual ao seu, mas na verdade ele é um e160.

2. Na linha vermelha tem números importantes. No meu caso, eu carrego o módulo do modem da seguinte maneira:
"modprobe usbserial vendor=0x12d1 product=0x1003"

É só isso. Eu configurei a internet 3G todinha e quando fui conectar parecia que o modem não estava plugado. Porém, quando carreguei o módulo, funcionou que é uma beleza. Às vezes ainda acontece de depois de o modem ser conectado não aparecer na lista de conexões, aí eu carrego o módulo e lá aparece ele. Eu estou usando a TIM WEB aqui e funciona (mal porque a TIM é uma porcaria aqui onde moro).

Bem, tenta isso aí, adaptando os números para os que você vai obter com o "lsusb".

Boa sorte!
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2009, 20:38 por ednso »
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline estranho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Huawei e220 não funciona até quando?
« Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2009, 21:42 »
Mais uma opção

Utilizo o mesmo modem e às vezes me ocorre o mesmo.
No meu caso, basta que eu clique sobre o ícone do modem (criado na área de trabalho) com o botão direito e escolha a opção "Remover com segurança a unidade". Feito isto,  ao acessar o ícone do gerenciador de redes (no topo direito do painel) o modem está acessível.

Espero que você encontre uma solução satisfatória para seu problema.

Vlw.

Offline hkupty

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Huawei e220 não funciona até quando?
« Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2009, 23:23 »
eu já passei pelas soluções apresentadas.. o fato é que realmente há um problema de kernel aqui.. (https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/449394) então eu não consigo..
Se eu, repetidas vezes, der o comando lsusb, o meu resultado varia entre aparecer e não aparecer o modem e aparecer denovo..

Acho que não deixe claro, mas o mesmo funcionava na versão 9.04.. gostaria de saber se tem uma solução específica pra versão 9.10 ou se é questão de esperar um novo kernel, dessa vez corrigido..

PS: ganhei até semana que vem pra 'consertar' o note dela.. to pensando em migrar pr'outra distro se até sexta não der resultado.. =/

Offline toso51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
  • Vai uma bebida... Tema do Chromium: Tiësto
    • Ver perfil
Re: Huawei e220 não funciona até quando?
« Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2009, 00:38 »
Tente isso :


Primeiro, abra o Terminal (Aplicativos>Acessórios>Terminal). Digite o seguinte código:

sudo gedit /etc/ppp/options

Após colocar a senha de root (Administrador) será aberto o arquivo "options" no programa gedit (similar ao notepad do Windows).

Agora tome cuidado para não apagar nada deste arquivo, apenas adicione os códigos que colocarei abaixo em negrito; antes da última linha deste arquivo, na qual deve estar escrito algo do tipo "# ---<End of File>---" (este símbolo "#" quer dizer comentar, e é importante não apagar nenhum destes símbolos para evitar de dar problema, este arquivo esta cheio deste símbolo, mas tem partes que ele não possui este símbolo e é para deixar do jeito que esta, para evitar incompatibilidades).

connect-delay 1000
ipcp-max-configure 40
ipcp-max-failure 40


Salve o arquivo e faça a conexão com a internet.


Se não conectar de primeiro, reinicialize o computador e tente novamente, é provável que venha a conectar. Eu utilizo o modem TIM WEB Huawei E226 e funciona bem.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2009, 00:41 por toso51 »
Ubuntu 13.04 - Chromium !

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Huawei e220 não funciona até quando?
« Resposta #6 Online: 18 de Dezembro de 2009, 18:40 »
Dá uma lida neste tutorial do morimoto, acredito que lhe esclarecerá alguns pontos.

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/3g-linux/

Continuando com problemas reporta aqui.

Baixei o script do Morimoto (Guia do Hardware) e ele funcionou beleza só que eu tenho que executá-lo para instalação todas as vezes que quero utilizar o modem (no meu caso, é um Huawei E220 da Claro). Explico melhor: no script, conforme explicado no post do Morimoto, teoricamente eu instalaria o script uma vez e, a partir da 2a. vez, bastaria dar <Enter> na opção inicial do script. No entanto, se eu faço isso ele não conecta. Eu tenho que optar por "c" ao invés do <Enter> e reconfigurar tudo de novo para poder navegar. E, mesmo assim, não é sempre que ele conecta.

De qualquer forma, acho essa coisa do script muito complicada para um usuário comum. Já tentei outras alternativas aqui do fórum (como o post do Lunga, de out/2008) e o open3G. Destes, só o open3G funcionou no momento em que o instalei mas, na 2a. entrada, ele já não funcionou mais.

Então, o único que funciona melhor (mas nem sempre) é o do Guia do Hardware e sempre com esta complicação de ter que rodar do zero a cada vez.

Ou seja, complicado demais para algo que deveria ser bem simples (OK, no Windows também não é simples mas depois que instalo e configuro o driver, não preciso ir ao terminal nem reinstalar nada).

Um abraço.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2009, 23:38 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1