Autor Tópico: Reconhecimento instável do modem 3G (Resolvido)  (Lida 8079 vezes)

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Reconhecimento instável do modem 3G (Resolvido)
« Online: 20 de MAR?O de 2010, 22:19 »
Olá pessoal.
Eu uso o modem E156B da Huawei da Vivo e tá conectando beleza. Só que as vezes quando conecto o modem o Ubuntu não reconhece ele como modem e sim como pendrive, ai tenho que tirar ele e conectar novamente. As vezes o sistema não reconhece após várias tentativas, ai tenho que reiniciar o PC pra funcionar.

Pelo comando lsusb eu vejo que o modem consta na lista mas não aparece no gerenciador de rede. Não teria um comando no terminal pra forçar o reconhecimento do modem pelo Ubuntu, pra eu não ter que ficar tirando e botando o modem na usb?

O Ubuntu que eu uso é o 9.10. Abraço.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2010, 23:30 por RonaldoRG »
Ubuntu 12.04

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Reconhecimento instável do modem 3G
« Resposta #1 Online: 21 de MAR?O de 2010, 00:18 »
A conversão entre modem e pendrive é feita pelo comando "usb_modeswitch", instalado pelo pacote "usb-modeswitch". A versão atual dele, vinda dos repositórios, é 1.0.2-1. Mas ele precisa ser configurado, pra funcionar direito. :-\
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Rvos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Linux User #500472
    • Ver perfil
Re: Reconhecimento instável do modem 3G
« Resposta #2 Online: 21 de MAR?O de 2010, 01:19 »
No caso, ao invés de retirar vc pode clicar com o direito no ícone que abre e selecionar Ejetar, aguarda um pouco que ele fica disponível como modem!
Linux! Não apenas para os que necessitam, mas também para os que gostam de Informática!!

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Reconhecimento instável do modem 3G
« Resposta #3 Online: 22 de MAR?O de 2010, 18:12 »
Valeu pessoal vou testar aqui a dica de ejetar. Se não der certo eu vejo o usb_modeswitch.
Brigadão.
Ubuntu 12.04

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Reconhecimento instável do modem 3G
« Resposta #4 Online: 25 de MAR?O de 2010, 19:37 »
Olá galera.
A dica de ejetar não deu certo. Instalei o usb_modeswitch mas tô tendo dificuldades em configurar.
Já vi alguns tópicos aqui no forum, mas não tem dicas para o meu modelo de modem e156b da huawei.
Se alguem puder me indicar algum material pra configurar o usb_modeswitch eu agradeço muito.
Abraço.
Ubuntu 12.04

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Reconhecimento instável do modem 3G
« Resposta #5 Online: 26 de MAR?O de 2010, 00:15 »
A conversão entre modem e pendrive é feita pelo comando "usb_modeswitch", instalado pelo pacote "usb-modeswitch". A versão atual dele, vinda dos repositórios, é 1.0.2-1. Mas ele precisa ser configurado, pra funcionar direito. :-\

zekkerj, está é a última versão disponível no site do desenvolvedor do usb_modeswitch , :

http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/usb-modeswitch-1.1.1.tar.bz2

Ele informa que todos os modelos Huawei são suportados, alguns precisam de regras, talvez seja seu caso, mas testa isso antes

nesta versão ele corrige alguns bugs nos modelos da sony e adiciona novos modelos ao suporte do mesmo, ao nosso colega
RonaldoRG, baixe está versão, clique com o botão direito do mouse e descompacte, abre um terminal como sudo, e dê o comando make install, na pasta criada em um arquivo chamado 80.rules se não me engano, copie este arquivo para

/etc/udev/rules reinicie o micro e veja se o modem monta automáticamente.
« Última modificação: 26 de MAR?O de 2010, 00:24 por dtomadon »
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Reconhecimento instável do modem 3G
« Resposta #6 Online: 26 de MAR?O de 2010, 05:06 »
A conversão entre modem e pendrive é feita pelo comando "usb_modeswitch", instalado pelo pacote "usb-modeswitch". A versão atual dele, vinda dos repositórios, é 1.0.2-1. Mas ele precisa ser configurado, pra funcionar direito. :-\

zekkerj, está é a última versão disponível no site do desenvolvedor do usb_modeswitch , :

http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/usb-modeswitch-1.1.1.tar.bz2

Sim, eu sei que a versão do site do desenvolvedor é mais recente que a do repositório. Mas eu acho que a versão do repositório é mais fácil de instalar.

Citar
Ele informa que todos os modelos Huawei são suportados, alguns precisam de regras, talvez seja seu caso, mas testa isso antes

nesta versão ele corrige alguns bugs nos modelos da sony e adiciona novos modelos ao suporte do mesmo, ao nosso colega
RonaldoRG, baixe está versão, clique com o botão direito do mouse e descompacte, abre um terminal como sudo, e dê o comando make install, na pasta criada em um arquivo chamado 80.rules se não me engano, copie este arquivo para

/etc/udev/rules reinicie o micro e veja se o modem monta automáticamente.
Eu acho que a configuração pros modems Huawei é mais simples que a dos Onda/ZTE.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Reconhecimento instável do modem 3G
« Resposta #7 Online: 26 de MAR?O de 2010, 09:18 »
Citar
RonaldoRG, baixe está versão, clique com o botão direito do mouse e descompacte, abre um terminal como sudo, e dê o comando make install, na pasta criada em um arquivo chamado 80.rules se não me engano, copie este arquivo para

/etc/udev/rules reinicie o micro e veja se o modem monta automáticamente.
Ok, fiz o que você disse e agora vou testar pra ver se dá certo, visto que o problema não acontece sempre.
Valeu mesmo. Se funcionar eu posto aqui o resultado.

Obs. O arquivo que coloquei na pasta /etc/udev/rules foi 40-usb_modeswitch.rules, pois foi o único que eu achei mais semelhante com o que você disse.

Abraço.
Ubuntu 12.04

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Reconhecimento instável do modem 3G
« Resposta #8 Online: 27 de MAR?O de 2010, 22:28 »
É, acho que posso dizer que deu certo. O modem tá sendo reconhecido mais rápido do que antes.
De fato a instalação do usb-modeswitch pelo link que o dtomadom postou resolveu melhor do que a instalação pelo repositório.

Valeu pela ajuda de todos. Abraço.
Ubuntu 12.04

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Reconhecimento instável do modem 3G
« Resposta #9 Online: 28 de MAR?O de 2010, 03:37 »
É, acho que posso dizer que deu certo. O modem tá sendo reconhecido mais rápido do que antes.
De fato a instalação do usb-modeswitch pelo link que o dtomadom postou resolveu melhor do que a instalação pelo repositório.

Valeu pela ajuda de todos. Abraço.

Acabo, de instalar está nova versão, realmente o carregamento é mais rápido mesmo.
se resolvido seu problema, edita o título e coloca resolvido.!!!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!