procure pelo arquivo /etc/logrotate.d/rsyslog, adicione uma linha "size +100K" aos dois grupos. Isso vai limitar o tamanho de cada arquivo de log a 100KB.
depois execute o comando abaixo pra forçar o rotacionamento dos logs. Isso vai liberar o espaço no diretório.
sudo logrotate -f /etc/logrotate.conf
PS: Qual o tamanho da partição onde o /var está?
Mais uma vez em contacto colega zekkerj e obrigado por esta sua indicação
O tamanho é de 3.15 Gib já tinha pensado aumentar mas estou aguardando uma altura melhor para o fazer este falhanço de tamanho deve-se ao facto de iniciante e com muita informação dispersa sem saber ao certo qual a melhor e mais acertada solução, como foi esta opçãop tomada de fazer vário directorias paro o S.O. assim ficará e ao longo do tempo irei afinando, o meus disco está assim Extended 20.Gib dentro /boot 3.15 Gib , / 3.63 Gib, /usr 6.96 Gib , /var 3.15 Gib , /tmp 1.59 Gib , linux-swap 1.80 Gib , /home 128.77 Gib
Penso reduzir na /boot tirando 1.5 Gib e na / outro 1.5 Gib aumentar a /var de 2.0 Gib e o restante para a /usr , julgo que assim ficarei com tudo mais equilibrado salvo a sua opinião já agora.
Vou executar a sua dica e logo veremos se para já esta situação fica resolvida, para continuar com as minhas tentativas de uma rede
João Fernando Machado Mão de Ferro