Autor Tópico: Compatibilidade Ubuntu com HP pavilion DV7-4069WM  (Lida 14381 vezes)

Offline Danielfc10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Compatibilidade Ubuntu com HP pavilion DV7-4069WM
« Online: 12 de Abril de 2011, 11:50 »
Fala galera, to a algum tempo pesquisando um note para comprar, e finalmente achei um perfeito para mim preço acessivel e boa configuração.
http://www.multistock.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=5830

Esse note possui duas placas gráficas, ai entra o problema, tem algum perigo desse note dar problema com ubuntu?
Dei uma pesquisada no google e aqui no forúm, mas não encontrei nada relacionado desse note com linux.

Desde já obrigado!

Offline gilmarcabral

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade Ubuntu com HP pavilion DV7-4069WM
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2011, 22:51 »
Voce ira enfrentar algumas problemas.
Webcam não parece imagem na tela do cheeese.
Leitor biometrico não possui driver para linux.
Com muito custo você ira fazer funcionar a saida HDMI e olha la.
Isto tando no ubuntu 10.10 como no 11.04, só que no ubuntu 11.04 beta 2 mesmo com aceleração ativada o video não fica legal, fica travando.

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade Ubuntu com HP pavilion DV7-4069WM
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2011, 00:23 »
Danielfc10, eu sou muito fan do Ubuntu, des de a 7.04. Mas eu vou te contar uma coisa. Comprei um Notebook semelhante ao seu, com apenas algumas diferenças de configuraçẽo. O padrão de placas de video é o mesmo, mesma marca, Radeon ATI e Intel.

Estou tendo a pior esperiencia da minha vida com o Ubuntu. Já faz 2 demanas e eu, mesmo acostumado a instalar o Ubuntu a cada nova verção, até agora não consegui faze-lo funcionar perfeitamente.

O primeiro problema foi a placa de video, quando instalo o driver proprietário da ATI... um abraço. só entrando em modo gráfico seguro e desinstalando e mesmo assim, n seu como, deicha sequelas inrreversíveis, da sempre um erro no plymouth (splash screen). Formatei.

Nova versão do ubutnu, 11.04, coloquei no meu pendrive q estou acostumado a usar pra faser instalação, na hora de ler os pacotes no disco... erro.

Pego um pendrive de um amigo meu emprestado, faço tudo de novo, instala. Wuuu, alaluia! Reinicio, depois do grub a tela fica infinitamente preta, não adianta reiniciar, reinstalar o grub, nada.

Agora estou baixando outra iso com a esperança de que estes problemas estejam sendo causados por ista possivel iso ruim.

Caso eu consiga algum progresso deixo vcs sabendo.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Compatibilidade Ubuntu com HP pavilion DV7-4069WM
« Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2011, 08:11 »
caro brunnux , acho que voce é mais um dos compradores da safra de notebooks com video hibrido (intel core i + ATI ou Nvidia), se for seu caso, ja ha algumas soluçoes possives pro seu problema. de uma lida no seguinte topico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,74231.msg414586.html#msg414586 , o script que esta la é desatualizado e precisa de ajustes, mas se for seu caso eu posso ajudar.
Ubuntu Linux 10.10

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade Ubuntu com HP pavilion DV7-4069WM
« Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2011, 11:57 »
Citar
caro brunnux , acho que voce é mais um dos compradores da safra de notebooks com video hibrido (intel core i + ATI ou Nvidia), se for seu caso, ja ha algumas soluçoes possives pro seu problema. de uma lida no seguinte topico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,74231.msg414586.html#msg414586 , o script que esta la é desatualizado e precisa de ajustes, mas se for seu caso eu posso ajudar.

Estive olhando o link que vc me passou. Mas n tenho certesa se devo usa-lo. Vc ja testou no 11.04?
De qualquer forma estou instalando o 11.04 na minha maquina denovo, estava dando um problema estranho, ficava preto depois do grub infinitamente. Agora recriei todas as partições e mandei instalar o grub no sda e não em sda1, n sei se vai resolver. E estou usando outra iso, baixado novamente. Se funcionar normalmente e vc me der segurança de usar o script no 11.04 eu uso.

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade Ubuntu com HP pavilion DV7-4069WM
« Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2011, 12:08 »
Como eu imaginava, depois de instalar o 11.04 e reiniciar como pede no final da instalação ele funciona. Mas só uma vez. Quando reinicio pela segunda vez, depois daquela tela roxa (na verdade o grub nem aparece, ja que so tem o ubuntu instalado) a tela fica preta e só, não sai disso.

Ou seja, tenho um ótimo notebook mas até agora tem sido inutil.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Compatibilidade Ubuntu com HP pavilion DV7-4069WM
« Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2011, 13:20 »
nao so ja testei como sei qual é o seu problema, basicamente, todas as vezes que o pc inicia ele o faz pela gpu integrada, ou seja, pela intel, cujo o modulo do driver é o i915. o problema reside no fato de que o modulo de driver da ATI (o modulo chamado radeon) esta iniciando antes do i915, e isso faz com que fique essa tela preta infinita.

eu tive esse mesmo problema, levei duas semanas e tres formataçoes pra descobrir o problema pois a soluçao é extremamente simples, basta voce adicionar o modulo radeon a blacklist, com isso ele nao sobe no boot nao da problema algum, depois do boot voce pode subi-lo sem problemas usando comando "modprobe radeon". é recomendavel subir pois sem ele o modulo de alternancia de gpu (vgaswitcheroo) nao sobe, entao fica impossivel desligar a placa fora de uso e o computador gasta mais energia e aquece mais.

se voce quiser usar o script me avise que eu te passo o que fiz pro 11.04, pois aquele antigo ja nao vai funcionar mais, se quiser posso te orientar a como colocar o radeon na blacklist sem que seja preciso formatar a maquina, usando o live cd.

ps: quanto a testar, eu tenho um notebook hp 2070br com uma ATI 4550 e desenvolvi o script pro meu uso proprio ja que sem ele o pc nao funciona corretamente, e no caso do 11.04 nao funciona de modo algum.
Ubuntu Linux 10.10

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade Ubuntu com HP pavilion DV7-4069WM
« Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2011, 14:04 »
Citar
se voce quiser usar o script me avise que eu te passo o que fiz pro 11.04, pois aquele antigo ja nao vai funcionar mais, se quiser posso te orientar a como colocar o radeon na blacklist sem que seja preciso formatar a maquina, usando o live cd.

Ótimo, gostaria muito que vc me instruisse a adicionar a radeon na blacklist, por favor. Eu li num forum sobre isso mas não estou encontrando.

E o script de alternar GPUs também.

Lembrando que minha instalação do Ubuntu 11.04 32 bits está clean, instalei hoje mesmo porem n instalei nada mais.

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Compatibilidade Ubuntu com HP pavilion DV7-4069WM
« Resposta #8 Online: 29 de Abril de 2011, 20:46 »
1 - de boot com o live cd

2 - abra o terminal e use o comando 'sudo fdisk -l', ele resultara numa saida parecida com essa:

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        5378    43195392   83  Linux
/dev/sda2            5378       60802   445187073    5  Estendida
/dev/sda5            5865       60802   441281900+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda6            5378        5864     3904512   82  Linux swap / Solaris

anote que partiçao sua correponde a linha com '83  Linux' (nesse caso ai é a /dev/sda1), essa linha é referente a sua instalaçao.

3 - de o comando 'sudo mount /dev/suaunidade /mnt'

4 - entre no diretorio com o comando 'cd /mnt/etc/modprobe.d/'

5 nesse diretorio edite o arquivo da blacklist com o comando 'sudo nano blacklist.conf'. o arquivo ira abrir no terminal.

6 adicione as seguintes linhas ao final do arquivo:
#desabilitando driver ati
blacklist radeon

6-salve com ctrl+o e depois enter, e saia com ctrl+X

7 - reinicie o pc e agora ele dara boot normalmente, notei que é um pouco demorado (uns 30s) mas nao tera problema com tela preta infinita.

8 - infelzimente, do jeito que esta reiniciar o sistema aquece demais, pois o modulo de troca de gpu esta desativado e ambas as gpus estao ligadas, para que o modulo seja reativado e a gpu fora de uso desligada atraves dele é recomendavel que voce rode o script abaixo sempre que iniciar o pc. voce deve sempre roda-lo como root, o que pode ser feito pelo terminal normalmente apos voce conceder permissao de execuçao a ele. se souber como, vc tambem pode criar um atalho pra ele e usa-lo com o gksu.

agora a segunda parte, o novo script, se voce nao possuir o aplicativo zenity instale-o, o script depende dele pra rodar, qualquer problema com  script ou adaptaçao necessaria eu posso ajudar.
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
#Script para alternar entre placas de video by kriador
#versao 20110429 para ubuntu+kernel 2.6.38
#subindo o modulo radeon
modprobe radeon

#Checando status das GPUs
STATEDIS=`cat /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch | grep :DIS: | cut -c6-12`
STATEIGD=`cat /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch | grep :IGD: | cut -c6-12`

#Definindo status das GPUs
if [ "$STATEDIS" == ":+:Pwr:" ] && [ "$STATEIGD" == ": :Pwr:" ] || [ "$STATEDIS" == ":+:Pwr:" ] && [ "$STATEIGD" == ": :Off:" ]
then
VGASTATE="GPU para Alto Desempenho"
VGAOFF="GPU para Economia de Energia"
echo OFF > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
elif [ "$STATEDIS" == ": :Pwr:" ] && [ "$STATEIGD" == ":+:Pwr:" ] || [ "$STATEDIS" = ": :Off:" ] && [ "$STATEIGD" = ":+:Pwr:" ]
then
VGASTATE="GPU para Economia de Energia"
VGAOFF="GPU para Alto Desempenho"
echo OFF > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
else
VGASTATE="Erro de Leitura de estado"
VGAOFF="Erro de Leitura de estado"
fi

#pegando o PID do X
PIDX=`pgrep X`

#criando a dialog
zenity --question --title "VGA Switcher" --text "Unidade Grafica Atualmente Em Uso:\n\n$VGASTATE\n\nDeseja Alternar para $VGAOFF ?"

#realizando a mudança
if [ "$?" == "0" ]
then
if [ "$STATEDIS" == ":+:Pwr:" ]
then
echo ON > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
echo DIGD > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
zenity --warning --title "VGA Switcher" --text "Alternando para GPU Integrada\nSua Sessão será reiniciada"
kill $PIDX
elif [ "$STATEIGD" = ":+:Pwr:" ]
then
echo ON > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
echo DDIS > /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch
zenity --warning --title "VGA Switcher" --text "Alternando para GPU Discreta\nSua Sessão será reiniciada"
kill $PIDX
else zenity --warning --title "VGA Switcher" --text "Houve um erro inesperado, por favor notificar a criador desse script no e-mail kriador@gmail.com"
fi
else exit
fi
Ubuntu Linux 10.10

Offline brunnux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade Ubuntu com HP pavilion DV7-4069WM
« Resposta #9 Online: 29 de Abril de 2011, 21:20 »
Muuuito obrigado, funcionou direitinho. Só fiz uma coisa diferente. Não usei o live-cd, usei o modo grafico seguro (o grub, por determinado periodo aparecia misteriosamente antes de colocar radeon na blacklist).

Cara to muito feliz, enfim posso usar meu notebook novo com o Ubuntu.

E uma duvida, ja que é bom executar sempre que o sistema é ligado, o script dá opção de sim ou não, escolhendo não já basta ou tenho que escolher sim e depois não para voltar a placa economica? Pois quero usar a economica por padrão, quero usar a ATI somente quando for jogar ou fazer alguma coisa que exija desempenho.

Dequalquer forma muito obrigado, se eu encontrar alguem com o mesmo problema faço questão de referenciar este topico.

Offline gilmarcabral

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade Ubuntu com HP pavilion DV7-4069WM
« Resposta #10 Online: 29 de Abril de 2011, 23:09 »
Olá!
Kriador será que vale o mesmo para o meu caso, eu possuo 2 ATI, uma mais fraca e outra dedicada.
Pois quando eu rodo o comando aticonfig --list-adapters ele so lista a placa mais fraca, a dedicada ele não mostra (mas mostra no lspci)
* 0. 01:05.0 ATI Mobility Radeon HD 4200 Series

Agradeço

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Compatibilidade Ubuntu com HP pavilion DV7-4069WM
« Resposta #11 Online: 29 de Abril de 2011, 23:21 »
cara, agora vc me pegou, realmente com duas placas ATI seu video deveria funcionar normal, passa a configuraçao do note pra eu analisar, achei que era so uma ati e um core i, foi mal. com isso acho que o modulo radeon pode nao ser o problema, vamos ter que analisar.
Ubuntu Linux 10.10

Offline Danielfc10

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade Ubuntu com HP pavilion DV7-4069WM
« Resposta #12 Online: 30 de Abril de 2011, 18:38 »
Puxa vida mil desculpas por não ter inteirado do tópico antes, consiliar faculdade + serviço + casa ta tenso.
Puts vlw mesmo pessoal, acho que ia fazer besteira, tava dando uma garimpada no forúm até agora pouco e vi outras coisas
também com questão AMD e linux, é triste, porque esse note é um custo + beneficio excelente, acho que vou acabar
comprando o Samsung Shark SF410, mas antes vou dar outras pesquisadas, porque não consigo mais ficar sem o linux,
windows só pra uso didático e mais nada.
Aproveitando o Tópico, alguém me recomendaria algum note com placa de video razoavel(ja que mexo com CG) até uns 2000 mil?
Realmente escolher um note ta dificil

MUito obrigado mesmo!!!

Offline abnerelifas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Compatibilidade Ubuntu com HP pavilion DV7-4069WM
« Resposta #13 Online: 03 de Maio de 2011, 16:20 »
tenho um notebook HP DM4 1063cl com placa de video da ATI 5450 e Intel e não há cristo que faça instalar o ubuntu 11.04 nele... ja instalei o 10.10 e mandei atualizar.. levou um ano mas atualizou.. após reiniciar não dá mais sinal de vida, fiz tudo que está descrito acima mas só fica a tela preta e mais nd.. se puderem me ajudar.. não aguento mais o windows.. >.<

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: Compatibilidade Ubuntu com HP pavilion DV7-4069WM
« Resposta #14 Online: 03 de Maio de 2011, 21:03 »
amigo, passe a configuraçao do notebook. voce ja tentou colocar o modulo radeon na blacklist?
Ubuntu Linux 10.10