Autor Tópico: Ubuntu One com problemas na sincronização  (Lida 2447 vezes)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Ubuntu One com problemas na sincronização
« Online: 04 de Dezembro de 2011, 22:42 »
Eu já uso DropBox há mais de um ano e nunca tive problemas. Como o espaço ficou um pouco apertado, resolvi passar a usar também o Ubuntu One.

Já havia tentado usá-lo há cerca de um ano atrás mas ele apresentou alguns problemas e fiquei mesmo com o DropBox. Imaginei que, passado este tempo, não haveria mais problemas.

Achei o Ubuntu One menos amigável que o DropBox. P.ex., não tem o applet que fica no painel mostrando seu status (inativo, ativo, sincronizando, tudo sincronizado) nem informa quando baixa ou sobe algum arquivo. Temos que imaginar que tudo correu bem porque a informação não aparece (pelo menos claramente).

Ele também demora para abrir a pasta local do Ubuntu One quando ele está fazendo o sincronismo (chegou a dar 4 minutos depois que comecei a contar, ou seja, foi muito mais que 4 minutos)

Mas isto ainda seria "aceitável" se não fosse um "probleminha": ele não completa sincronismo mas informa que completou.

Ele não completa o sincronismo mas mesmo assim, ao abri-lo, vem a mensagem "Sincronização de arquivos está atualizada". Quando vi a mensagem, pensei que tudo havia corrido bem. Mas como seguro morreu de velho, fui lá na pasta do Ubuntu One deste computador e havia 19.831 arquivos com um total de 2.3 GB só que o arquivo original (no outro computador, que subi para a nuvem) tem 34.714 arquivos, com 2.6 GB. O erro foi do download porque, na nuvem, está lá no Ubuntu One que eu estou ocupando 2.6 GB dos 5 GB disponíveis. Ou seja, ele parou o download sem terminar de sincronizar. E não adiantou rebootar porque a mensagem continuava lá dizendo que estava tudo atualizado. Aí, me desconectei da conta e conectei novamente. O sincronismo recomeçou e ele baixou mais 144 arquivos, chegando a 19.975 e voltou a mensagem que estava tudo atualizado. Ou seja, continuava faltando muita coisa mas, para ele, estava tudo OK.

E tudo isto aconteceu em máquinas Ubuntu. O próximo passo ia ser instalá-lo nos 2 Windows mas vou aguardar porque assim não dá nem para pensar para utilizá-lo.

Alguém enfrentou problemas semelhantes?

« Última modificação: 05 de Dezembro de 2011, 00:43 por RamonB »
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline vitall

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu One com problemas na sincronização
« Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2011, 07:45 »
Qual versão do ubuntu vc esta usando ?

Offline JFMMão de Ferro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 638
  • Morada: Angra do Heroísmo - Açores
    • Ver perfil
Re: Ubuntu One com problemas na sincronização
« Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2011, 08:53 »
Olá colega RamonB

Estou escrevendo não para lhe dar uma solução infelizmente, mas para lhe dizer que nunca consegui de um modo
satisfatório usar esse Ubuntu One em ficheiros de dados, desisti porque até ultimamente enchia a directoria tmp depois era um problema para o desligar, vazar a tmp etc. etc.

Estou usando o Linux Ubuntu 10.04.3 Lts sempre actualizado

JFMMF

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Ubuntu One com problemas na sincronização
« Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2011, 12:20 »
Qual versão do ubuntu vc esta usando ?

Estou usando o 11.10. O upload foi feito em um Linux Mint 12 (baseado no 11.10). Em ambos, a abertura das pastas do Ubuntu One fica muito lento quando está sincronizando. O problema da diferença entre o que está na nuvem e o que está na minha pasta local foi no 11.10.

Já percebi que, quando ele informa que está tudo sincronizado, se eu desconectar e conectar novamente ele recomeça a sincronização. Já fiz isto várias vezes e pouco a pouco ele está chegando ao tamanho correto.

Já pesquisei na web e acho que este é um problema recorrente pois já vi, inclusive, uma resposta que o pessoal da Canonical deu para um blogueiro dizendo que de fato existe um problema que provoca erro de timeout quando se está sincronizando um volume grande de arquivos. Esta informação está aqui (em inglês):
http://martinwebster.eu/2011/03/06/review-dropbox-vs-ubuntu-one/

Só que isto foi há vários meses mas, pelo jeito, ainda não foi resolvido.

Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Ubuntu One com problemas na sincronização
« Resposta #4 Online: 05 de Dezembro de 2011, 12:23 »
Olá colega RamonB

Estou escrevendo não para lhe dar uma solução infelizmente, mas para lhe dizer que nunca consegui de um modo
satisfatório usar esse Ubuntu One em ficheiros de dados, desisti porque até ultimamente enchia a directoria tmp depois era um problema para o desligar, vazar a tmp etc. etc.

Estou usando o Linux Ubuntu 10.04.3 Lts sempre actualizado

JFMMF

JMFMão de Ferro, obrigado pela resposta. Eu estou a ponto de fazer o mesmo que você. Eu havia testado o Ubuntu One há cerca de um ano atrás e, como tinha problemas, fiquei no bom e (nem tão) velho DropBox. Agora, resolvi tentar novamente imaginando que, passado tanto tempo, já estaria tudo OK mas, pelo andar da carruagem, o Ubuntu One continua com sérios problemas.

Grato pela resposta.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1