Autor Tópico: LibreOffice ou OpenOffice para Linux e Windows?  (Lida 11049 vezes)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: LibreOffice ou OpenOffice para Linux e Windows?
« Resposta #15 Online: 18 de Abril de 2012, 18:10 »
luizjunior, você adicionou algum repositório para o libreoffice? Porque aqui a versão oficial é a 3.4.4 (eu uso o Oneiric).

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: LibreOffice ou OpenOffice para Linux e Windows?
« Resposta #16 Online: 18 de Abril de 2012, 19:38 »
Meu caro Bruno aquino, boa noite!
De fato o libreoffice e ou o openoffice são um pouco mais lentos que o ms-office, um dos fatores é o tipo de compressão que eles fazem com os arquivos.

Se no excel você preencher uma planilha de A até Z em 10.000 linhas, note que o arquivo ficará enorme, bem maior que se for feita da mesma forma no calc e salva em .ods.

Se ganhamos espaço no hd, perdemos em velocidade, isso porque o calc tem que desempacotar/descomprimir o arquivo para abrir e o contrário para salvar. Com o crescimento dos hd's, espero que um dia tenhamos a possibilidade de salvar sem tanta compressão.

Outro fator da performance um pouco menor, é o fato de ser multiplataforma, com isso não é fácil criar um aplicativo que aproveite bibliotecas já abertas pelo sistema, o ms-office se aproveita das bibliotecas usadas pelo windows para ser mais rápido.

Uma coisa interessante é que o libreoffice que vem por padrão no ubuntu, tem alguma adaptação para ganhar velocidade, quando baixamos as versões mais novas, ele fica mais lento no boot. Se instalarmos via repositório ampliado, a velocidade volta.

Por fim um pouco de configuração ajuda, veja:

http://www.hardware.com.br/artigos/configurando-openoffice/
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline luizjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 100
    • Ver perfil
Re: LibreOffice ou OpenOffice para Linux e Windows?
« Resposta #17 Online: 18 de Abril de 2012, 23:52 »
luizjunior, você adicionou algum repositório para o libreoffice? Porque aqui a versão oficial é a 3.4.4 (eu uso o Oneiric).

Caro vinicius_aleao, criei um tópico específico para o meu problema, uma vez que este aqui foi criado com outra finalidade. Se puderes, peço que me ajude por lá: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,94473.0.html

Obrigado!
"Amar e mudar as coisas me interessa mais..." (Engenheiros do Hawaii)

Offline Fcruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: LibreOffice ou OpenOffice para Linux e Windows?
« Resposta #18 Online: 19 de Abril de 2012, 06:51 »
Bom Dia,
Caros amigos, alguem me pode ajudar em como criar macros no Libre Office, é que não aparece
criar macros, só executar macros,
desde já os meus agradecimentos.
Fernando Cruz

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: LibreOffice ou OpenOffice para Linux e Windows?
« Resposta #19 Online: 19 de Abril de 2012, 07:16 »
Ola

Leia aqui => http://help.libreoffice.org/Common/Macro/pt

Pode ser o que deseja

[]'s

Movido para a sessão => Aplicativos

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: LibreOffice ou OpenOffice para Linux e Windows?
« Resposta #20 Online: 19 de Abril de 2012, 18:01 »
Bom Dia,
Caros amigos, alguem me pode ajudar em como criar macros no Libre Office, é que não aparece
criar macros, só executar macros,
desde já os meus agradecimentos.
Fernando Cruz


Vá no menu:
Ferramentas> Opções> Geral> Habilite "Ativar recursos experimentais (instáveis)

Pronto a opção "Gravar macro" estará disponível.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Fcruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: LibreOffice ou OpenOffice para Linux e Windows?
« Resposta #21 Online: 21 de Abril de 2012, 04:55 »
Bom Dia,
Caros amigos, alguem me pode ajudar em como criar macros no Libre Office, é que não aparece
criar macros, só executar macros,
desde já os meus agradecimentos.
Fernando Cruz


Vá no menu:
Ferramentas> Opções> Geral> Habilite "Ativar recursos experimentais (instáveis)

Pronto a opção "Gravar macro" estará disponível.

Muito agradecido pela ajuda, á meses que tentava gravar macros e não conseguia (Parabens pelo excelente forum)
Cpts
Fernando Cruz

Offline alexandrerio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
  • Estou aqui para aprender com vocês.
    • Ver perfil
Re: LibreOffice ou OpenOffice para Linux e Windows?
« Resposta #22 Online: 24 de Abril de 2012, 19:24 »
Sempre usei o OpenOffice ele é excelente, mesmo quando usava windows, só tinha problemas de compatibilidade com a suíte da Microsoft, sendo que culpa alguma o OpenOffice tinha.

Agora uma coisa seria muito boa se as duas suítes fossem 100% compatíveis.

Offline Bruno Aquino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: LibreOffice ou OpenOffice para Linux e Windows?
« Resposta #23 Online: 30 de Abril de 2012, 08:46 »
Estou há mais 15 dias com o LibreOffice instalado no Windows também, e realmente ele é bem mais lento do Office. Um odt de 20 páginas, parece que estou abrindo um de 200.

E a compatibilidade também ainda é baixa, todos os meus documentos feitos no Windows, antes era em Office, e muitos ao serem abertos no LibreOffice(BrOffice) acabam desconfigurados, principalmente aqueles que contém imagem, como manuais e etc.

O LibreOffice(BrOffice) , em si, eu achei bom, não senti falta de nada do Office nele, apenas esses quesitos citados ainda podem melhorar. A parte da compatibilidade, talvez seja dificil, mas é um item importante para roubar usuários do Office, mas a parte da velocidade, podem melhorar muito ainda.
Ayrton Senna da Silva:  "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."

Offline Bruno Aquino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Re: LibreOffice ou OpenOffice para Linux e Windows?
« Resposta #24 Online: 30 de Abril de 2012, 08:54 »
Meu caro Bruno aquino, boa noite!
De fato o libreoffice e ou o openoffice são um pouco mais lentos que o ms-office, um dos fatores é o tipo de compressão que eles fazem com os arquivos.

Se no excel você preencher uma planilha de A até Z em 10.000 linhas, note que o arquivo ficará enorme, bem maior que se for feita da mesma forma no calc e salva em .ods.

Se ganhamos espaço no hd, perdemos em velocidade, isso porque o calc tem que desempacotar/descomprimir o arquivo para abrir e o contrário para salvar. Com o crescimento dos hd's, espero que um dia tenhamos a possibilidade de salvar sem tanta compressão.

Outro fator da performance um pouco menor, é o fato de ser multiplataforma, com isso não é fácil criar um aplicativo que aproveite bibliotecas já abertas pelo sistema, o ms-office se aproveita das bibliotecas usadas pelo windows para ser mais rápido.

Uma coisa interessante é que o libreoffice que vem por padrão no ubuntu, tem alguma adaptação para ganhar velocidade, quando baixamos as versões mais novas, ele fica mais lento no boot. Se instalarmos via repositório ampliado, a velocidade volta.

Por fim um pouco de configuração ajuda, veja:

http://www.hardware.com.br/artigos/configurando-openoffice/


Vou começar a reparar no tamanho dos arquivos, não tinha reparado ainda.
Ayrton Senna da Silva:  "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."