Autor Tópico: Kernels antigos: posso sair apagando?  (Lida 5237 vezes)

Offline robertobech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
    • LINUX para o resgate
Kernels antigos: posso sair apagando?
« Online: 30 de Maio de 2006, 19:01 »
Hoje vi que minha partição root está "entupida". Não é pra menos: estou usando o dapper faz tempo, e depois de dez mil atualizações de kernel percebi que os kernels antigos continuam lá, ocupando espaço. Posso sair mandando o Synaptic dar "Complete Removal" em todos os kernels e restricted modules de kernels que não sejam o atual? Vou ganhar quase um giga na brincadeira.

Abraços a todos...
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

Offline LNAS90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
    • Ver perfil
    • http://linux-sem-misterio.blogspot.com/
Kernels antigos: posso sair apagando?
« Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2006, 20:06 »
kra em teoria pode numa boa, nunca fiz isso, pois é sempre bom ter um kernel de reserva para quando um der defeito, mas como nunca fiz n posso te garantir 100%
Meu blog (reativado a pouco tempo) http://linux-sem-misterio.blogspot.com/

Offline robertobech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
    • LINUX para o resgate
Kernels antigos: posso sair apagando?
« Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2006, 22:55 »
Mas corre o risco de apagar algum módulo que uso? Tipo, se só uso o kernel mais novo, não corre o risco de apagando os kernels e restricted-modules antigos alguma coisa parar de funcionar, né?
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Kernels antigos: posso sair apagando?
« Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2006, 12:49 »
Sempre que sai um novo eu apago o antigo no Adept (synaptic), nunca tive problemas...

Por segurança basta deixar o anterior, para o caso de um dar problemas...

Offline Willian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • Feisty Fawn
    • Ver perfil
Kernels antigos: posso sair apagando?
« Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2006, 12:53 »
Estava com esta dúvida também, agora vou poder apagar os que estão sobrando aqui..

Mas onde eu encontro o Kernel no Synaptic?
Dei uma olhada rápida, mas não encontrei nada..
Eu seu que eu tenho uns 2 no mínimo..

Offline quarte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Kernels antigos: posso sair apagando?
« Resposta #5 Online: 31 de Maio de 2006, 13:09 »
Uma outra "solução" é, ao invés de apagar os kernels, editar a lista de inicialização do Grub e comentar as linhas que mostram os kernels antigos, deixando apenas o que vc usa e um de "backup" em caso de pane...

Offline mundano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Kernels antigos: posso sair apagando?
« Resposta #6 Online: 31 de Maio de 2006, 13:40 »
Willian Oliveira, procura pelos pacotes "linux-image"

Ao apagar os kernels o grub actualiza automaticamente, e poupam cerca de 80MB em disco por cada kernel que removem.

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Mantenho duas versões, no máximo.
« Resposta #7 Online: 31 de Maio de 2006, 13:57 »
Achei este tópico interessante e de grande importância, tenho duas versões do Kernel que aparecem no meu Grub, mas não vou remover nenhuma delas. Para minha segurança é melhor manter duas disponíveis.

Só não deixo mais do que duas listadas no meu Grub nem no meu sistema, do contrário, isto causaria um efeito de poluição visual entre as duas versões do Kernel que eu considerar relevantes.

Além disso, seria um desperdício no espaço do disco rígido.

Offline Willian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 72
  • Feisty Fawn
    • Ver perfil
Kernels antigos: posso sair apagando?
« Resposta #8 Online: 01 de Junho de 2006, 13:08 »
Citação de: "mundano"
Willian Oliveira, procura pelos pacotes "linux-image"

Ao apagar os kernels o grub actualiza automaticamente, e poupam cerca de 80MB em disco por cada kernel que removem.

Obrigado por responder a minha dúvida :)

Offline robertobech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
    • LINUX para o resgate
Kernels antigos: posso sair apagando?
« Resposta #9 Online: 01 de Junho de 2006, 13:21 »
Valeu pelas dicas, rapaziada!
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

Piras

  • Visitante
Kernels antigos: posso sair apagando?
« Resposta #10 Online: 08 de Junho de 2006, 02:10 »
Citação de: "Willian Oliveira"
Estava com esta dúvida também, agora vou poder apagar os que estão sobrando aqui..

Mas onde eu encontro o Kernel no Synaptic?
Dei uma olhada rápida, mas não encontrei nada..
Eu seu que eu tenho uns 2 no mínimo..


É, por estranho que possa parecer o pacote do kernel não se chama kernel (rsrsrsrs), mas linux, porque é o kernel, com alguns módulos adicionais a base do sistema, o Linux propriamente dito.

Assim, para instalar um kernel adequado ao meu processador, um AMD Sempron 2600, tive que fazer instalar o pacote
linux-k7 com as seguintes dependências: linux image-k7, linux-image-2.6.15-23-k7, linux-restricted-modules-k7 e linux-restricted-modules-2.6.15-23-k7. Então, se você digitar linux em Pesquisar no Synaptic, por certo encontrará todos os pacotes relativos aos kernels instalados em sua máquina. E ao remover o linux-image de que você não precisa procure identificar as suas dependências e removê-las igualmente.

Offline toso51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
  • Vai uma bebida... Tema do Chromium: Tiësto
    • Ver perfil
Re: Kernels antigos: posso sair apagando?
« Resposta #11 Online: 12 de Setembro de 2009, 17:45 »
Uma outra "solução" é, ao invés de apagar os kernels, editar a lista de inicialização do Grub e comentar as linhas que mostram os kernels antigos, deixando apenas o que vc usa e um de "backup" em caso de pane...

Eu como uso dual boot tinha uma longa lista de atualizações de kernel no Ubuntu 9.04 já, assim editei e apaguei para eles não aparecerem mais.

Usei este comando sobre o Terminal (Aplicativos>Acessórios>Terminal):

sudo gedit /boot/grub/menu.lst

Lá pela linha 19, onde esta escrito timeout      15, se não me engano, coloquei o número 5 ao invés de 15, assim espero só 5 segundos e é suficiente para eu entrar no windows se quiser.

Fui nas linhas abaixo e apaguei os textos dos kernels antigos, deixei os dois últimos, um com final ímpar que dizem que são instáveis e um com final par, que dizem que é último kernel mais estável.

Não fiz isso no ubuntu, mas no kurumin, havia invertido a ordem deste arquivo, colocando o texto do windows na frente para que ele entra-se automaticamente se nada fosse feito. Isto infelizmente tive que fazer por causa do tapada da minha prima preferi o windows, mas por causa do msn, mas hoje quando voltar a casa dela posso argumentar, que até vídeo pelo aMsn esta dando para ver muito bem... Viva o linux!
Ubuntu 13.04 - Chromium !