Autor Tópico: Smartphone e Ubuntu  (Lida 35232 vezes)

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #15 Online: 27 de Novembro de 2010, 18:16 »
Citar
Alguns itens deu para entender pra que servem, tem coisa boa, mas tem muita coisa que nem se faz ideia pra que serve.
Para minha surpresa, meu Ubuntu (Dell Inspiron) tinha já aplicativos para iPhone instalados que eu nem sabia.

Pois é, eu também me surpreendi no meu.
Também não sabia que tinha isso!

Sabe uma coisa que me deixa intrigado?
É que vi que alguns apps só rodam em versões mais atuais do Android.
Sei que da para atualizar isso, mas não sei quais são os requisitos e quais aparelhos suportariam.

Normalmente, isso tudo é feito usando o Windows.
Só que tem uma forma de fazer (pelo menos para o Motorola Milestone) usando o nosso Ubuntu:
http://blog.luizagostinho.com/?p=758


Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #16 Online: 28 de Novembro de 2010, 21:40 »
Redwall3D,

Eu tenho há 3 meses um Motorola Milestone e estou bastante satisfeito, inclusive com a integração dele com o Ubuntu.

Para sincronizar agenda, tarefas e contatos uso os do Gmail. Para tarefas, sincronizo através do GTasks (gratuito). Para notas, uso o Google Docs. No Android, sincronizo as notas com o GDocs de duas formas: ou através do GDocs (gratuito) ou do Documents ToGo (pago mas bem barato, que comprei no Android Market). (Fiz uma "leitura dinâmica" de todos os posts que seguiram ao teu inicial e, como foi "dinâmica", é possível que eu esteja dizendo coisas que não te interessam ou que você já resolveu...)

Programas que tenho no Ubuntu e que uso (muito bem, por sinal) no Android: Dropbox, Skype, TweetDeck, Facebook, Twidroyd (que acho melhor que o próprio do Twitter), KeeePassDroid (compatível com o KeePassX do Ubuntu -- mas, embora compatível, só o uso no Android para consultar pois quando o atualizo e salvo no Android ele não abre mais no Ubuntu dizendo que a senha está errada). Como browser, uso o Dolphin Browser HD (há outro que não é HD mas eu prefiro o HD)

No post Sincronização Google-Android-Evolution eu mostrei um tutorial sobre como sincronizei meu Outlook com o Google e depois com o Android (e, finalmente, abandonei o Outlook).

Em tempo: eu não sincronizo músicas com meu smartphone. Para ouvir músicas nele, simplesmente copio as pastas onde estão as músicas que quero para o smartphone. Não é que não seja possível mas o fato é que nunca testei esse sincronismo, me acostumei a fazer dessa forma e foi ficando assim mesmo...

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #17 Online: 29 de Novembro de 2010, 17:17 »
Citar
Eu tenho há 3 meses um Motorola Milestone e estou bastante satisfeito, inclusive com a integração dele com o Ubuntu.

Li com bastante atenção a tudo o que você disse, inclusive aquele ótimo tutorial de sincronização Google-Android-Evolution que você fez.
Mas essa integração toda não é tanto mérito do Ubuntu não.
Tem muita coisa sendo feita na nuvem, como é o caso dos serviços do Google.
Acho que para quem usa bastante esses recursos, nem precisa se preocupar tanto com compatibilidade com o Ubuntu.
Sei lá ... acho que não!

Citar
Programas que tenho no Ubuntu e que uso (muito bem, por sinal) no Android: Dropbox, Skype, TweetDeck, Facebook, Twidroyd (que acho melhor que o próprio do Twitter), KeeePassDroid ...

Esse Twidroyd é muito bem falado mesmo!
Mas uma coisa bem simples que acho muito legal no TweetDeck, é a sincronia que ele faz com as contas adicionadas e as personalizações do programa também.
Da para adicionar várias contas do Twitter, Facebook, Buzz, MySpace ou do excelente LinkedIn (para quem não conhece, é para uso profissional) num dispositivo sem precisar adicionar no outro também.

Para quem não usa o TweetDeck, esse print aqui mostra essa conta que salva os nossos dados nos servidores deles:




Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #18 Online: 30 de Novembro de 2010, 06:28 »
Citar
Tem até um programinha legal chamado android indicator. Ele fica no tray e avisa se vc tiver longe do cel se tocou, recebeu msg de texto e etc via Wireless

http://code.google.com/p/android-notifier/

Tem o BlueProximity na Central de Programas.
Ele promete travar/destravar o desktop a partir da distância que ficamos com o nosso celular dele.

Uma coisa bem legal é usar o smartphone como modem em notebook, seja por USB, Bluetooth ou Wi-Fi.
Acho que eu usaria por USB por causa da bateria. ;)
Seria só uma opção na falta de Wi-Fi ou um modem 3G de "verdade".

Exemplo para o Milestone da Motorola:
http://www.guiadohardware.net/dicas/milestone-modem-linux.html

Com esses pré-pagos de R$ 0,50 da TIM e R$ 0,40 da Claro para internet, acho que compensa bastante.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2010, 06:42 por fatecano »

Offline Redwall3D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #19 Online: 04 de Dezembro de 2010, 11:09 »
 :-[Bom pessoal, eu deveria ter prestado mais atenção no que eu li aqui, todos me puxando pro Android, mas eu (burrantemente) caí na tentação de acreditar que o iPhone4 ia funcionar com Ubuntu.... Já vou avisando que me lasquei. A coisa não funciona com Ubuntu como eu achei que iria, agora é tarde. Se ainda tem alguem querendo conselho.....comprem o Galaxy i9000 com Android! Mas é o tipo de coisa que a gente só aprende "levando na cabeça". Como eu não sou chegado em gambiarra não quero fazer jailbreak (pelo menos até acabar a garantia). O aparelho é legal, tem muita coisa bacana, mas é todo travado! Minha esperança (e talvez de muitos companheiros) é que algum santificado genio consiga fazer o iTunes para Linux. Para quem nunca teve o gosto da liberdade acha o bichinho maravilhoso, mas pra quem já experimentou o espirito GNU/Linux.....!!! Bom, se eu conseguir fazer a "coisa" funcionar a contento eu aviso, mas ainda to levando porrada!

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #20 Online: 04 de Dezembro de 2010, 14:55 »
Todas as vezes que li alguém falando do iTunes, era pelo Wine ou algo do tipo.

Sei que chegaram a fazer uma petição online por causa disso, mas sei lá se isso funciona.
Por enquanto, já são 23486 assinaturas!
http://www.petitiononline.com/itmslin/petition.html

Chegou a ler isso aqui?
https://help.ubuntu.com/community/PortableDevices/iPhone#Syncing%20iPhones%20and%20iPods%20Touch%20w/%20Firmware%202.x

No link acima, mostra um vídeo no Youtube sobre o suporte ao iPhone no Ubuntu:
http://www.youtube.com/watch?v=WGf4i_kxqRU&feature=player_embedded#!



Offline Redwall3D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #21 Online: 04 de Dezembro de 2010, 15:44 »
Pow, o que seria de nos sem caras como tu? Valeu.... Vou continuar tentando. Eu atualizei o iPhone pro 4.2.1 e ele parou de conversar com o Ubuntu. Mas isso não é privilegio meu, eu li uns posts em foruns (EUA) relatando este problema, embora o pessoal do libimobiledevice afirme que funciona. Li também que o iTunes não se relaciona bem com o Wine e a coisa não anda. Mas, quem sabe se ao menos eu conseguir abrir o device tipo pendrive e eu consigo trabalhar os arquivos, embora a "épou" tenha feito a coisa de forma que só os arquivos validados pelo iTunes (sincronizados) são lidos pelo iPhone. Vou chutando, quem sabe sai gol... Se sair, posto aqui pra ajudar os aflitos.... ;D

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #22 Online: 04 de Dezembro de 2010, 16:18 »
Gastar uma grana dessas e não ver o bichinho funcionar direito, é complicado pra caramba mesmo.
Tomara que dê tudo certo ai! ;)

Nessa semana meu vizinho Tota (que está me devendo o tal do churrasco ... rsrs) falou sobre a sincronização de contatos:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,76079.msg424085.html#msg424085

No link que ele cita, tem várias coisas que parecem ser bem interessantes.
Acho que ele tem algum iOS, então imagino que ele poderá te ajudar bastante aqui.

Tota, cadê tu?  ::)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #23 Online: 04 de Dezembro de 2010, 20:04 »
Estou por aqui, amigo esfomeado ;D ;D ;D ;D

Vamos marcar mas é na churrascaria mesmo ( ponteio, pode ser? ) por minha conta, voce é convidado. Manda uma mp pra gente combinar.

Já que miou o Felix vir a São Paulo, vamos comer por ele a parte dele, ehehehehe.

Vamos ver a duvida do Redwall3D, senão vai me dar fome....

.... Já vou avisando que me lasquei. A coisa não funciona com Ubuntu como eu achei que iria, agora é tarde...

Mas é o tipo de coisa que a gente só aprende "levando na cabeça". Como eu não sou chegado em gambiarra não quero fazer jailbreak (pelo menos até acabar a garantia).Bom, se eu conseguir fazer a "coisa" funcionar a contento eu aviso, mas ainda to levando porrada!

Ola.

O que não funciona no Iphone 4 com o Ubuntu?

Tenho um 3Gs com IOs 4.2.1, sem jailbreak e tudo funciona.

Ao Plugar já recebo uma tela se quero abrir fotos ou musica.

para usar como modem, tal qual os modems postados com dificuldades aqui no forum, é necessário habilitar o compartilhamento no telefone, desplugar da usb e plugar novamente ( não quero usar o usb-modemswitch ) e navego tranquilamente.

Ainda não sincronizei com o Evolution, mas posso tentar para ver, pois topicos existem sobre isto desde o lançamento do IOs 3=> http://www.ubuntugeek.com/how-to-sync-google-and-evolution-calendars-in-ubuntu.html

http://www.libimobiledevice.org/

http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:DVd8iFA3AY8J:www.deer-run.com/~hal/iPhones-and-Linux.pdf+back+up+Sybc%2Bevolution%2Biphone+on+linux&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESjvNdO1t3XxRWjfABlj_ED7NtQDH07EfXEjt_CB7nmL4w45grIY-nSfOilzFiBzNcCADiDgVHmfDQpZagn04p0gWqoOvNQF2PuXzG9bwI4CS6vr6NckKlrVko6z9H2y995HFKul&sig=AHIEtbQnHk5SU7Kfr3vbnxuD3fCQFxx5aQ

Com o app gratuito => USB Disk eu uso o Iphone como pendrive, e posso então colocar livros em pdf, podcasts, filmes e ringtones, tudo sem jailbreak.

Só falta, ou melhor, não faz falta nem o iTunes, exceto para atualizar o sistema, pois para backup tem este ( é pago )=> http://www.reincubate.com/labs/iphone-backup-extractor-how-extract-files-iphone-backup-windows/#/res/i/labs/iphonebe/3_wizard.png

iTunes via wine está quase lá => http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=21302

Finalmente, vá em => Ajustes => Geral => Sobre => Legal

No seu Iphone, e veja lá o que tem de Unix e GNU/Linux nele.( e foi por estas informações que um garoto de 14 anos desenvolveu o jailbreak, que por sinal usa pacotes Debian para fazer o "serviço"....)

[]'s
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2010, 20:16 por Tota »

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #24 Online: 05 de Dezembro de 2010, 00:35 »
Pera ae ... para sincronizar os contatos com o Google é necessário o tal do iTunes também?

Citar
Requirements and Upload

1. Google Sync is only supported on iPhone OS versions 3.0 and above. You can check your current version by going to Settings > General > About > Version. To upgrade, follow the instructions at http://www.apple.com/iphone/softwareupdate/. Please upgrade to iPhone OS 3.0 before setting up Google Sync.

2. Perform a sync with iTunes to ensure that Contacts and Calendars from your iPhone are backed up to your computer. Learn more about backing up your Contacts and Calendars.

Eu tentaria sempre ter meus contatos sincronizados pelo Google.
Acho muito prático!

http://www.google.com/mobile/sync/


Off topic:

Agora eu me dei bem!! kkkkk
Rapaz, eu nem queria dizer nada ... mas agora vou falar... rsrs
No mês passado minha irmã disse que pagaria a conta num self service e que eu poderia comer a vontade.
A conta dela ficou em R$ 7 e a minha em R$ 33,75!  :o
Mas fique tranquilo que eu vou pegar leve na churrascaria ... hehehe! :D
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2010, 00:44 por fatecano »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #25 Online: 05 de Dezembro de 2010, 09:15 »
Putz, arrumei um amigo que ao invés de estômago tem um buraco negro na barriga... :D

Não precisa do iTunes.

Precisa-se sim do iOS e do Evolutions, os dois com a conta no google habilitada.

Aqui, o iPhone sincroniza com o google, e depois o Evolution faz o mesmo, mantendo os contatos atualizados.

iPhone setado para google calendar e google contacts e o Evolution também.

[]'s

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #26 Online: 08 de Dezembro de 2010, 07:31 »
Só agora que vi que tinha mais gente tendo esse mesmo problema que o seu depois da atualização para o iOS 4.2:

Citar
"Unable to mount iPhone - DBus error org.freedesktop.DBus.Error.NoReply: Message did not receive a reply (timeout by message bus)"

A solução é a mesma:

http://www.dicas-l.com.br/arquivo/como_sincronizar_o_ipod_com_o_ubuntu_depois_da_atualizacao_do_ios_4.2.php

Offline Redwall3D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #27 Online: 08 de Dezembro de 2010, 10:17 »
Bom, pessoal. Eu vou tentar a ultima dica do Fatecano! Quanto ao que aconteceu aqui foi o seguinte, assim que recebi o fone, o Ubuntu abria como pendrive e podia ver as pastas, etc, etc. Mas depois que atualizei pro 4.2.1 sumiu tudo, não aparece nada nem no bluetooth (onde antes ja estava configurado). Instalei todas as libimobiledevice...nada! Inclusive tentei instalar o ical2sqlite e apareceu msg de "dependencia de pacotes nao pode ser resolvida". Mas vou tentando....

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #28 Online: 08 de Dezembro de 2010, 11:50 »
Citar
Bom, pessoal. Eu vou tentar a ultima dica do Fatecano!

Se eu fosse você, seguiria a dica do Tota antes de qualquer coisa.
Ele é da época do bit lascado e deve até ter ajudado o tio Jobs a criar esse seu brinquedinho ai.  ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Smartphone e Ubuntu
« Resposta #29 Online: 08 de Dezembro de 2010, 11:57 »
Citar
Bom, pessoal. Eu vou tentar a ultima dica do Fatecano!

Se eu fosse você, seguiria a dica do Tota antes de qualquer coisa.
Ele é da época do bit lascado e deve até ter ajudado o tio Jobs a criar esse seu brinquedinho ai.  ;D

Pode seguir minhas dicas, mas para o iOS 4.2.1 é o que voce postou mesmo.

A Apple para evitar o jailbreak asfixiou o iOS na versão 4.2.1 e eu tive que fazer isto que voce postou.

[]'s