Autor Tópico: Acessar Máquina Linux pelo Windows  (Lida 13464 vezes)

Offline mateuseven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Acessar Máquina Linux pelo Windows
« Online: 25 de Janeiro de 2007, 16:42 »
Olá pessoal, é o meu primeiro tópico na comunidade e gostaria que vocês respondesse minha dúvidas, revisei vários tutoriais, mas a maioria fez com que eu ficasse mais perdido ainda.

Então...

Há duas redes:

Uma Rede Windows chamada Empresa a qual se encontram 5 máquinas (windows xp) e 2 servidores (windows 2000 sever).
E uma Rede Linux chamada MSHOME  a qual se encontra 1 máquina (ubuntu 6.06).
A rede linux enxerga a rede windows e vise-versa (o teste de ping funciona corretamente em ambas redes).

No Linux ao tentar acessar uma pasta ou documento compartilhado na rede Windows, eu vou em Locais>>Servidores de Rede>>Rede Windows>> Empresa>>Servidor01>>Pasta X, ele então pede login e senha, daí digitando meu login, domínio e  senha de usuário do Windows consigo o acesso completo.

Porém ao tentar acessar uma pasta ou documento da máquina Linux pelo Windows ele pede login e senha, e mesmo digitando o usuário administrador do Linux eu não tenho acesso...

O que eu faço??
Mateus Henrique

Offline tworayser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • O gênio está além do seu tempo, Linux !!!
    • Ver perfil
Re: Acessar Máquina Linux pelo Windows
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2007, 16:58 »
Olá amigo tudo bem ...

Você precisa primeiro definir as permissões de acesso a pasta compartilhada no linux. Infelizmente não e tao simples assim compartilhou acessou. Existem parametros a você adcionar no seu SMB.conf. Que se encontra em ETC --> SAMBA.

Por exemplo:

[pasta linux]

path = /home/usuario1 ### caminho do compartilhamento.

read only = no  ###  yes habilita o compartilhamento como somente de leitura.

writeable = yes ### se habilitado, aceita o compartilhamento como leitura e escrita.

guest ok = yes  ### deixe como NO, afim de que possamos criar os users para acesso, caso contrário, todos terão acesso.

valid users = usuario1 ### esta é a opção que lista os usuários que seram permitidos o acesso aos compartilhamentos, desde quando logado nos serviços de rede SAMBA. Poderia ser definido o acesso somente a um grupo, colocando o símbolo "@" na frente do nome, EX:. Valid users = @users.

browseable = yes ### define que o compartilhamento será visto no ambiente de rede, as vezes em algumas versões antigas do win95, isso não aconteça, devendo-se usar a sintaxe: MICROTESTE$.

available = yes ### disponibilidade do compartilhamento, por padrão: yes.


---------------- continuando ------------------
definido as permissões, vc precisa adicionar um usuario ao samba , via terminal.

adduser usuario1     # adiciona um usuario

smbpasswd -a usuario1 # define a senha de acesso pra ele no samba

------------------------------------ USANDO SWAT ----------------------------------------------

ACESSANDO COMPARTILHAMENTOS DO WINDOWS P/ LINUX:

Primeiro vamos definir a pasta a compartilhar, que no nosso caso será /home/usuário1. Pelo SWAT - SEÇÃO SHARES - no campo CREATE SHARE digita o nome: usuario1 - clica em create share. Se você quiser criar outra pasta EX:.#mkdir /exemplochamada exemplo, para que só o usuario1 acesse, não esqueça de definir a opção valid users = usuario1 ou se for grupo, valid users = @users, para então registrar o acesso do usuário à pasta e depois salve o arquivo. Agora é só testar logando em uma máquina WIN com o nome do usuario1 e senha.

Se por um acaso você quiser muda-lo para outro grupo na criação de uma pasta (o root é o proprietário padrão na criação) use o comando chown usuario1.grupo /MinhaPasta -R, senão pode dar algum problema quando você estiver acessando de uma máquina WIN. Use também o comando chmod para dar permissão total a pasta, EX: chmod 777 -R /exemplo ou restrita a somente de leitura, dependendo da situação. Lembrando que a opção -R é para que as mudanças sejam feitas também nas pastas filhas recursivamente.

O SAMBA ainda oferece varios outros serviços, você pode consultar mais sobre ele nos diversos tutoriais e HOWTOs que se encontram no próprio software e diversos sites na internet. Certamente é uma ferramenta poderosa em redes que implementam a mistura de Sistemas Operacionais.
Espero que esse tutorial, possa dar uma força aos slackusers, e espero ter ajudado a comunidade.
Grande abraço e até a próxima!




Offline mateuseven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Acessar Máquina Linux pelo Windows
« Resposta #2 Online: 26 de Janeiro de 2007, 10:36 »
Nossa nem acredito que consegui!!!


Valeu pelo Help rápido e eficiente... Obrigado mesmo!
Mateus Henrique