Autor Tópico: Performance no Ubuntu  (Lida 8068 vezes)

Yuri Teixeira

  • Visitante
Performance no Ubuntu
« Online: 07 de MAR?O de 2006, 00:45 »
Olá pessoal!

Em primeiro lugar, quero compartilhar a alegria de estar há 3 semanas usando exclusivamente um sistema operacional livre sem nenhum trauma! Após vagar por muitas distribuições, finalmente descobrí no ubuntu uma solução extremamente sólida para desktops.

Meu ambiente de trabalho está quase completo, estou me sentindo realmente "em casa". Só tenho uma reclamação à fazer: apesar de ter um processador razoável (Duron 1.8Ghz Applebred) e uma boa quantidade de memória (1GB), não sinto o sistema apresentar o desempenho que estou acostumado a ver com outras distros (Kurumin, por exemplo) e mesmo em relação ao RWindow$. Meu ubuntu está instalado sob o sistema reiserfs, que até onde eu conheço é o mais rápido (é padrão em distros como Kurumin e outras). As minhas impressões sobre o desempenho são as seguintes:

 - Demora para bootar, mesmo estando ativados apenas os deamons padrão do sistema;
 - Após algumas horas de uso, o gnome começa a apresentar uns lags ao arrastar janelas, responder a cliques e trocas de aba no firefox, etc...
 - Quando dou free, o consumo de memória é absurdo (400Mb em média e mas mesmo com os 600Mb livre, ainda sinto certa lentidão)

Enfim galera ubuntera, gostaria que vocês relatassem quais suas impressões sobre performance nesta distro (informando o hardware, claro :p) e se sabem sobre algum artigo ou material sobre otimização de performance no ubuntu ou em seus componentes principais (gnome, etc).

Abraços galera!

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Performance no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 07 de MAR?O de 2006, 02:32 »
com relação a isso não sei dizer muito pois tenho um AMD Atlhon 64 mas não utilizo todo o seu potencial, uso K/Ubuntu 32 bits mesmo

mas penso ser difícil conseguir avaliar diretamente pois há diversas nuances que tem de ser avaliadas separadamente, como HD, cache do processador, chipsets, barramento, entre outros

no Kurumin eles sempre ativam o hdparm e nos diversos scripts eles aproveitam pra fazer com que sistemas mais lentos consigam ser rápidos através do brilhantismo de quem programa (penso eu, pois não manjo de programação....rs)

programas de benchmark certamente darão valores mais confiáveis

abraços

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Performance no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 07 de MAR?O de 2006, 04:20 »
No quesito performance, o Breezy é devagar mesmo. Parece que corre com o freio de mão puxado!!! :)

O Debian-BR-cdd, o Kurumin 5.1 final e até o SUSE 10 são mais rápidos. Falo por experiência no meu Micro. Instalei os três aqui no meu HD.

Como disse o Kublin, o Kurumin é um caso a parte, o Morimoto faz o Kurumin pensando em Micros com 128MB de RAM e processadores fracos, e ainda por cima ele vem usando o engine do Kano!!! Nunca vi nada tão rápido em um Live-CD (Kanotix), o Kanotix voa, parece que tá instalado no HD. Já usei ele aqui também.
Outra coisa, o Kanotix é pensado para rodar em PCs modernos. Arquitetura 586, o pessoal do Ubuntu diz que não dá muita diferença para 386, mas é só você usar os dois e sentir e ver com seus próprios olhos a difrença brutal de desempenho.

Mas a coisa vai mudar de figura com o Dapper, ele é muito rápido, dá banho no Breezy, além de consumir pouquíssima memória. Não sei como vai ficar comparado com os outros, já que o SUSE e o Fedora também programam novas versões  muito próximas do lançamento do Dapper. Com certeza os usuários dessas distros vão querer maior velocidade.

Instalar o Breezy num PC com menos de 256MB de RAM é um suplício. Com 128, um calvário. Com menos que isso, vixi, é um Inferno!!!

Fui rodar o Breezy Live-CD no K6-II com 64MB de RAM da minha irmão e ........

Espere sentado ou vai comprar pão na esquina enquanto ele dá o boot!!!!

O consumo de RAM do Breezy merece um estudo patológico, ele cresce como um tumor, vai ocupando espaço na memória, consumindo recursos até que o sistema fica emperrado. Quanta mais tempo de uso do sistema, mais memória ele vai ocupando, mesmo sem abrir muitas aplicações novas.  E ele não libera muita memória não quando fecha a aplicação. Meu micro também têm 1GB de RAM, por isso não sentia o Breezy "pesar" tanto. Mas quando fui  usar ele em micros "desmemoriados" ou com processador não muito potente, vixi, que tristeza. Mas é só aguardar mais uns 42 dias e ser feliz, seus problemas de "lesmisse" aguda acabarão.

Há, sei que o tópico é sobre desempenho, mas temos que dar a mã a palmatória, o bichinho é ROCK SOLID! É lerdo mas é resistente. Espero que a velocidade do Dapper não acabe com a estabildiade do sistema.

Te+
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Yuri Teixeira

  • Visitante
Performance no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 07 de MAR?O de 2006, 21:23 »
Rsrsrs, verdade cara...

Assino em baixo de seu relato, pois é muito semelhante ao que está rolando comigo. Mas mesmo assim, Ubuntu pra mim é umas das melhores distros pra desktops que eu já ví... Nunca vi nada tão sólido, organizado, simples e prático de usar!

E que venha o Dapper Drake com sua prometida melhoria de performance!

À todos que participaram dessa amistosa discussão, um forte abraço e meus sinceros agradecimentos!

Fui!

Citação de: "galactus"
No quesito performance, o Breezy é devagar mesmo. Parece que corre com o freio de mão puxado!!! :)

O Debian-BR-cdd, o Kurumin 5.1 final e até o SUSE 10 são mais rápidos. Falo por experiência no meu Micro. Instalei os três aqui no meu HD.

Como disse o Kublin, o Kurumin é um caso a parte, o Morimoto faz o Kurumin pensando em Micros com 128MB de RAM e processadores fracos, e ainda por cima ele vem usando o engine do Kano!!! Nunca vi nada tão rápido em um Live-CD (Kanotix), o Kanotix voa, parece que tá instalado no HD. Já usei ele aqui também.
Outra coisa, o Kanotix é pensado para rodar em PCs modernos. Arquitetura 586, o pessoal do Ubuntu diz que não dá muita diferença para 386, mas é só você usar os dois e sentir e ver com seus próprios olhos a difrença brutal de desempenho.

Mas a coisa vai mudar de figura com o Dapper, ele é muito rápido, dá banho no Breezy, além de consumir pouquíssima memória. Não sei como vai ficar comparado com os outros, já que o SUSE e o Fedora também programam novas versões  muito próximas do lançamento do Dapper. Com certeza os usuários dessas distros vão querer maior velocidade.

Instalar o Breezy num PC com menos de 256MB de RAM é um suplício. Com 128, um calvário. Com menos que isso, vixi, é um Inferno!!!

Fui rodar o Breezy Live-CD no K6-II com 64MB de RAM da minha irmão e ........

Espere sentado ou vai comprar pão na esquina enquanto ele dá o boot!!!!

O consumo de RAM do Breezy merece um estudo patológico, ele cresce como um tumor, vai ocupando espaço na memória, consumindo recursos até que o sistema fica emperrado. Quanta mais tempo de uso do sistema, mais memória ele vai ocupando, mesmo sem abrir muitas aplicações novas.  E ele não libera muita memória não quando fecha a aplicação. Meu micro também têm 1GB de RAM, por isso não sentia o Breezy "pesar" tanto. Mas quando fui  usar ele em micros "desmemoriados" ou com processador não muito potente, vixi, que tristeza. Mas é só aguardar mais uns 42 dias e ser feliz, seus problemas de "lesmisse" aguda acabarão.

Há, sei que o tópico é sobre desempenho, mas temos que dar a mã a palmatória, o bichinho é ROCK SOLID! É lerdo mas é resistente. Espero que a velocidade do Dapper não acabe com a estabildiade do sistema.

Te+

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Performance no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 08 de MAR?O de 2006, 17:23 »
hehe, volte e meia aqui tenho que dar kill em alguns processos para liberar a memoria o maior exemplo disso é o Limeware 350 de ram pro java, na verdade o problema é o java, quem bom que ele será mais rápido, eu utilizo o Blender e me falaram que ele era mais rápido do Linux, bem mais rápido e mesmo compilando o Blender, ele pareceu ter mesmo desempenho

Offline edcassaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Performance no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2007, 13:05 »
Oi galera, eu tenho quase o mesmo problema que o Yuri Teixeira, o Ubuntu 7.04 apresenta uns lags ao arrastar janelas, responder a cliques e trocas de aba no firefox...além de exibir os videos em preto quando eu movimento as janelas deles ou uso o cubo.
meu pc é um p4 2,26ghz com 1,25gb de ram e vídeo ati radeon 9200se 128mb....ele roda o compiz-fusion (so nao funciona o plugin de water, o de neve roda legal...e o cubo fica um pouco lento).
se alguem puder dar uma dica, eu fico agradecido.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Performance no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2007, 14:09 »
Oi galera, eu tenho quase o mesmo problema que o Yuri Teixeira, o Ubuntu 7.04 apresenta uns lags ao arrastar janelas, responder a cliques e trocas de aba no firefox...além de exibir os videos em preto quando eu movimento as janelas deles ou uso o cubo.
meu pc é um p4 2,26ghz com 1,25gb de ram e vídeo ati radeon 9200se 128mb....ele roda o compiz-fusion (so nao funciona o plugin de water, o de neve roda legal...e o cubo fica um pouco lento).
se alguem puder dar uma dica, eu fico agradecido.

Seu problema está na sua placa de vídeo e o Xorg!  Infelizmente o desempenho do Driver para as Rodeon é sofrível mesmo.  Já tentou o beta do 7.10?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Performance no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2007, 15:53 »
Nossa, ressuscitou um topico de mais de um ano! rsrs

Aqui em casa o Ubuntu também fica lento, mas também, olha a maquina da assinatura...rsrs

Mas eu gosto de usar ele.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Performance no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 27 de Setembro de 2007, 21:55 »
Salve!
edcassaro ,já tentou o HyperZ ?
Leia com atenção ,porque ele só roda com o driver Open  ;)

Boa sorte!

Offline voyeg3r

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
    • http://vivaotux.blogspot.com
Re: Performance no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 30 de Outubro de 2007, 11:33 »
Sugestões para melhorar o desempenho de seu computador com ubuntu:

1 - Observe a quantidade de memória swap. definindo manualmente as
 partições, não crie uma memória swap grande demais, ao contrário do que muitos
podem pensar isto causa lentidão.


2 - veja como está o seu arquivo  /etc/hosts

 
Código: [Selecionar]
127.0.0.1 localhost voyeg3r
  127.0.1.1 voyeg3r

Note que o nome do host "no meu caso (voyeg3r)" está nas duas linhas, pois
algumas aplicações do gnome ficam lentas caso não esteja dessa forma


3 - Habilite Recursos reduzidos (necessita de novo login para
atualizar as configurações)

Código: [Selecionar]
#Ativando recursos reduzidos
gconftool-2 \
  --config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.defaults \
  -t bool -s '/apps/metacity/general/reduced_resources' true

# Ao ativar "reduced_resouces" o modo como arrastamos janelas fica estranho, para consertar isto
# vá em Sistema >> Preferências >> Preferêncais de tecnologias assistivas e ative a primeira
# caixa de verificação ou cole a linha abaixo num konsole e pressione Enter Sorridente

#Ativando Tecnologias assistivas (se desabilitou animações é bom usar)
gconftool-2 \
  --config-source xml:readwrite:/etc/gconf/gconf.xml.defaults \
   -t bool -s '/desktop/gnome/interface/accessibility' true

4 - Diminua a profundidade de cores no servidor x (xorg.conf)
 Obs: a opção -i.backup do sed garante o backup "procê"

 
      sed -i.backup 's/\(DefaultDepth\)\s\+24/\1 16/g' 


5 - Desabilite terminais de 3 a 6 (terminais texto puro) (de novo o amado SED)

       
Código: [Selecionar]
sed -i '6,7s/^start/stop/g' /etc/event.d/tty[3-6]
6 - Se não utiliza rede sem fio desabilite
     Administração >> Serviços >> Gerenciador de serviços Bluetooth

7 - Limpe periodicamente as miniaturas de imagens

       find ~/.thumbnails -type f -atime +4 | xargs rm -f

O comando acima procura minuaturas acessadas a mais de 4 dias e deleta.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2007, 11:42 por voyeg3r »

Offline edcassaro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Performance no Ubuntu
« Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2007, 15:42 »
ei k7br, eu ativei o HyperZ e ele aumentou o glxgears (quase o dobro), mas mesmo assim as janelas dos vídeos ficavam pretas quando as movimentava. Só uma dúvida: o gutsy vem com os drivers open ou proprietários da ati??
Assim que eu terminar de fazer uns downloads aqui, vou tentar a dica do voyeg3r e habilitar as tecnologias assistivas e posto novamente se deu certo.
valeu!!!

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Performance no Ubuntu
« Resposta #11 Online: 16 de Novembro de 2007, 04:38 »
edcassaro , infelizmente eu não tenho uma ATI ,por isso em relação aos vídeos eu não sei .
Agora respondendo à sua dúvida: o Gusty vem com os drivers Open(ATI ou Radeon) instalado por padrão e o proprietário(fglrx) por opção , apesar que eu acho, que o proprietário (fglrx) não irá funcionar na   9200se .

Boa sorte! ;)