Recent Posts

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 10
11
Iniciantes / Unetbootin não está gravando ISO de sistema 64bits
« Última Mensagem: por marcos90 Online Ontem às 21:26 »
Tentei gravar 3 ISOS de Lubuntu , Xubuntu  e do Debian , todos AMD64 ou 64bits . Todos não conseguem terminar de passar para o pendrive , fiquei esperando meia hora e nada !  Já com os sistemas 32bits , gravam numa boa !  Tem algum macete para gravar com ISO de 64bits ?
12
Café com Ubuntu / Re:dúvidas sobre chip de celular
« Última Mensagem: por carolinef3 Online Ontem às 21:09 »
vou tentar ser mais clara na pergunta : CHIPS usados em telemetria também  podem utilizados em modems 3g para acessar internet ?
 minha dúvida não é sobre panos tradicionais de operadoras só fiz esta pergunta porque aqui tem pessoas gurus inteligentes em tecnologia que sabem tudo

Pois bem, @carolinef3, então permita-me perguntar: e qual seria a relação dessa questão que você propõe com o sistema operacional Linux Ubuntu, que é a temática e propósito único deste Fórum?
@druidaobelix Na minha visão este  fórum teria como temática a tecnologia em geral não se limitando exclusivamente ao GNU/LINUX  por isto postei o referido tópico
13
"12540.691887) blk_update request:  I/O ERROR, dev sda sector 135739576" [...]

Apareceu I/O error precisa dar uma verificada na integridade do filesystem e na saúde do hd.

Com a partição **desmontada**, ou seja a partir de um live-iso (pendrive ou cdrom) ou tendo subido por outra partição é fazer:

Código: [Selecionar]
sudo e2fsck -C0 -p -f -v /dev/sdxn
No comando acima o x é a unidade de disco e o n a partição nesse disco, como por exemplo sda2 ou sda3 ou sdb5 e assim por diante.

Os discos necessariamente precisam estar desmontados, para que se possa fazer a verificação através do fsck.

Se aparecer a mensagem:

/dev/sdxn is mounted.

WARNING!!! The filesystem is mounted. If you continue you ***WILL***
cause ***SEVERE*** filesystem damage.

Então precisa desmontar antes de continuar.

Ou seja, estando no desktop do live-iso **não** click sobre os discos, pois se assim o fizer ocorrerá a montagem automática.

No final do processamento é produzido um relatório de saída.

Quanto a saúde do disco inicialmente é suficiente usar o utiliário Disk, que é  o gnome-disk-utility, também conhecido como GNOME Disks, ou seja, é o ícone "Discos" que aparece no Ubuntu, usando a opção "SMART Data & Self-Tests..." (tecla de atalho Ctrl S) que aparece acionando o botão com 3 barras horizontais no canto superior direito.

Se indicar algum problema em relação a badsector aí então se pode usar algo mais específico por cmdline.

14
Instalação e Atualização / Re:Ubuntu Mate 17.04 travando e dando tela preta.
« Última Mensagem: por Jose Emilio Online Ontem às 16:44 »
 Estranho,  do nada deu uma certa melhora.

Agora só aparece isso: 

" /dev/sda5: clean 241565/3858432  files , 1796577/15429687 block"

Mas depois o computador  funciona normalmente.
15
Internet, Redes e Segurança / Re:[Krack] - Tire suas duvidas aqui
« Última Mensagem: por druidaobelix Online Ontem às 15:14 »
Pois então, @Xsnake,

Uma brecha de segurança só é problema enquanto ela é desconhecida, pois uma vez que é conhecida acabou-se o problema, vez que basta corrigir.

Esses anúncios, como sempre, são altamente alarmistas e precisam mesmo ser para poder chamar a atenção, mas veja que a ameaça não é realmente tudo isso.

O primeiro requisito é que os dispositivos estejam na mesma rede, então na sua rede doméstica própria nada disso é realmente uma ameaça, a menos que o ameaçador seja alguém para quem você permitiu entrar na sua rede doméstica, ou seja, se o hacker for seu amigo e usar o mesmo roteador que você.

Numa organização que forneça acesso internet aberto (aeroportos, locais públicos, empresas que permitem qualquer um logar no wifi, etc) poderia, em tese, ser um problema, pois aí o ameaçador facilmente estaria na mesma rede, porém a ameaça cessa a partir do momento que se corrije o problema no lado do cliente.

Se o problema está realmente na terceira fase do handshake, que é o momento onde o fornecedor de wifi (=roteador) conversa com o cliente que pede acesso (computador, smartphone, tablet), a alteração no lado do cliente resolve o problema, ainda que não haja atualização do firmware do dispositivo de hardware.

Quem possui computadores Linux receberá (provavelmente já recebeu) as correções através da própria distribuição que usa, no nosso caso o Ubuntu; no que diz respeito a quem possua smartphone com Android também um patch atualizando será necessário.

Aqui existem boas descrições do problema:

https://olhardigital.com.br/fique_seguro/noticia/saiba-como-se-proteger-da-falha-no-protocolo-de-seguranca-do-wi-fi/71698

Aqui o assunto está 'melhorzinho' descrito:

https://arstechnica.com/information-technology/2017/10/severe-flaw-in-wpa2-protocol-leaves-wi-fi-traffic-open-to-eavesdropping/

Nesse link a solução já apontada pelo "Ubuntu Security Team"

https://usn.ubuntu.com/usn/

USN-3455-1: wpa_supplicant and hostapd vulnerabilities

https://usn.ubuntu.com/usn/usn-3455-1/


16
Aplicativos / Re:Cool Reader 3
« Última Mensagem: por Banzé Online Ontem às 15:05 »
Resolvi instalar o programa "Calibre", e deu muito certo. Estou satisfeito. Valeu e obrigado novamente. :D ;)
17
Café com Ubuntu / Re:dúvidas sobre chip de celular
« Última Mensagem: por druidaobelix Online Ontem às 14:15 »
vou tentar ser mais clara na pergunta : CHIPS usados em telemetria também  podem utilizados em modems 3g para acessar internet ?
 minha dúvida não é sobre panos tradicionais de operadoras só fiz esta pergunta porque aqui tem pessoas gurus inteligentes em tecnologia que sabem tudo

Pois bem, @carolinef3, então permita-me perguntar: e qual seria a relação dessa questão que você propõe com o sistema operacional Linux Ubuntu, que é a temática e propósito único deste Fórum?
18
posso utilizar um chip/simcard de dados sem plano de voz em um tablet para utilizar apenas internet ou os chip de dados só funcionam em rastreadores e outros equipamentos?

obrigaaaada  ;)
:-[ :-[ :-[ :-[ninguém sabe me informar

Pois então, @carolinef3,

A questão não é essa, e sim que aqui é um Forum relativo ao sistema operacional Ubuntu, então os post e assuntos postados devem dizer respeito a essa temática ou ao menos correlacionados ao Linux, sem o que se estará desvirtuando a finalidade básica deste instrumento, vale dizer, vira off tópic.

Tem muito material aí pela net especificamente quanto ao uso de celulares, tablets, planos de dados etc e tal, por exemplo, veja esse que talvez responda a sua pergunta:

https://www.tudocelular.com/planos/noticias/n85035/plano-de-dados-para-pc-e-tablet-operadoras.html

Se lá no Grande Guru que tudo sabe e tudo vê, isto é, o Google, você digitar:

chip dados tablet

vai aparecer uma quase inifinidade, cerca de meio milhão, de links de uma forma ou de outra abordando o tema.

Finalmente, como simples sugestão adicional, pode ser útil revisitar esse tópico:   ;)

Regras de Utilização do Fórum

https://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.html

Seja bem-vinda.  :)

vou tentar ser mais clara na pergunta : CHIPS usados em telemetria também  podem utilizados em modems 3g para acessar internet ?

 minha dúvida não é sobre panos tradicionais de operadoras só fiz esta pergunta porque aqui tem pessoas gurus inteligentes em tecnologia que sabem tudo

grata
19
Dicas e Truques / Re:Dica: Abrir torrent magnético no Linux
« Última Mensagem: por BrunoChaves Online Ontem às 11:41 »
Ai vai uma dica para quem esta tendo dificuldade para abrir link magnético no linux
Utilizo o Kubuntu 12.04

Eu estava tendo dificuldade para abrir link de torrent magnético no Linux, li que o "transmission" abria estes links mas no meu caso não deu certo,
e depois de muito apanhar bastante achei as seguintes soluções:

1-Li que o Vuze também reconhece estes links (confesso que não testei) então não tenho certeza, mas acrescentei para quem quiser testar.
2-Resolvi com o seguinte procedimento: ao clicar no link magnético ele pede para escolher o programa, então é só clicar em procurar e escolher o programa
na sua pasta. Com o programa Ktorrent (/usr/bin/ktorrent) e ele reconheceu normalmente, acredito que vale para qualquer programa.

Espero ter ajudado!!!

No ubuntu 17.04 tambem funcionou quando pergunta o programa que você quer abrir, e só dar um Ctrl+L e no meu caso digitar /usr/bin/tixati e pront!!!
20
Internet, Redes e Segurança / Problema com Rede Linux Ubuntu x Windows 10
« Última Mensagem: por tourinho Online Ontem às 10:17 »
Prezados,

Sou um novo usuário do Linux e quase apaixonado por completo pelo sistema operacional!

Estou utilizando o Ubuntu 16.04 a mais ou menos uns três meses e já estou me aventurando a trabalhar em rede.

Coloquei o Linux para conversar em rede com as minhas máquinas com o Windows 10 e no início foi uma lenha para eles se enxergarem, mas após bastante pesquisa na internet, no final a coisa deu certo.

Do linux para o Windows 10 estou conseguindo acessar todas as pastas compartilhadas sem qualquer problema, porém, quando vou fazer o inverso, vejo a pasta que compartilhei no Linux, porém quando clico em cima para abri-la no computador com o Windows 10 aparece uma janela de segurança do windows pedindo que eu entre com as credenciais de rede. Já fiz de tudo, como dito anteriormente, minha versão do Ubuntu é a 16.04 em Dual Boot com o Windows 10 em um Notebook ASUS S550C com Intel Core I5, 1 também de HD (50 Gb na Partição do Linux) e Memória de 8GB. A minha rede é uma rede sem fio onde uso um Roteador da D Link DIR 822 Dual Band.

Do linux para o Windows 10 estou conseguindo acessar  todas as pastas compartilhadas sem qualquer problema, porém, quando vou fazer o inverso, vejo a pasta compartilhada, porém quando clico em cima para abri-la aparece uma janela de segurança do windows pedindo que eu entre com as credenciais de rede. Já fiz de tudo, porém não consigo o acessar a pasta.

Não sei onde estou errando e tenho a sensação de que a solução é simples mas não consegui vislumbrá-la.

Acertando este passo começo a me encorajar a preparar minha primeira máquina para 100% Linux e me libertar pouco a pouco do sistema operacional da Microsoft, por isso estou aqui neste fórum para pedir uma ajuda a vocês para a solução deste problema.

Desde já agradeço a ajuda! Abs
Páginas: 1 [2] 3 4 ... 10